segunda-feira, julho 21, 2008

VLF Bochum 1 x 1 FCPorto


O FCPorto empatou esta tarde a 1 golo com VFL Bochum da Bundesliga. Em relação ao último jogo, o FCPorto mostrou mais consistência e maior pendor ofensivo, terminando o jogo com mais remates, mais posse de bola e tendo falhado grandes ocasiões de golo (Alan, Rodriguez, Guarin, Lisandro, Mariano...) que, a terem sido concretizadas, teriam dado mais justiça ao resultado.

O FCPorto entrou em campo com a equipa disposta em 4-3-3 com Helton na baliza, Sapunaru, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Benitez na defesa, Fernando, Guarín e Tomás Costa no meio campo e Alan, Farías e Rodriguez na frente.

Se nesta altura Guarín, Tomás Costa e Rodriguez já não deixam dúvidas, há também outras revelações como Fernando e Alan, muito esforçados e a quererem provar que podem realmente acrescentar algo à equipa do FCPorto.

Na primeira parte, o FCPorto criou duas ocasiões de golo flagrantes, ambas por Alan que mais uma vez mostra algum "desentendimento" com a baliza. Corre, joga, faz jogar (por vezes há uma finta a mais) mas, frente à baliza continua a não decidir.

Na segunda parte o FCPorto entrou com Ventura, Fucile, Stepanov, Rolando e Benítez, Fernando, Lucho, Mariano, Bolatti, Lisandro e Alan, tendo ainda entrado depois Lino e Candeias.

Quando se esperava que a "2ª vaga" carregasse sobre a baliza do Bochum, os alemães acabaram mesmo por chegar ao golo, mais uma vez com Stepanov a ser infeliz. Parece que a sorte também não quer nada com o sérvio: na ânsia de cortar um canto, Stepanov alivia para a meia-lua onde nem Fernando nem Bolatti estavam a fazer a compensação, permitindo o remate de um alemão que, ainda tabelou em Stepanov, não dando hipóteses a Ventura.

A partir daí, o FCPorto sufocou o Bochum, criando 3 ou 4 situações logo seguidas para empatar, algo que só viria a acontecer aos 85 minutos num livre superiormente cobrado por Lino que parece apostado em apagar a fraca imagem geral que deixou na época passada.

Termina assim o estágio em terras alemãs, com 1 vitória e 2 empates em jogos particulares mas, importantíssimo, com a certeza de que este ano o FCPorto dispõe de um meio campo de Lucho e também que Quaresma não é essencial a esta equipa.

O FCPorto estará agora a voltar a Portugal para continuar a sua preparação para o jogo de apresentação aos sócios contra o Celtic de Glasgow, numa reedição da inesquecível Final de Sevilha. No ar está também a ideia de que, nessa noite, será apresentado o avançado que falta no FCPorto (se não for antes).

Saldo da observação dos jogos de pré-época:

Sinal mais

Guarín, Tomás Costa, Rodriguez - São sem dúvida reforços indiscutíveis e que prometem muitas alegrias aos adeptos. Tomás Costa precisa ainda de refrear um pouco os seus ímpetos na procura da bola pois não são poucas as vezes em que é batido em entradas "à queima". Contudo, possui técnica e boa visão de jogo para além de ser um bom recuperador de bolas.

Fernando - Tem-se afirmado como uma opção de valor para a posição de nº6 no sistema de 4-3-3, estando nesta altura alguns pontos acima de Mário Bolatti.

Alan - Corre, luta, procura levar a bola para a frente mas ainda anda "divorciado" com a baliza e atrapalha-se na ânsia de mostrar serviço. Pode ter assegurado uma oportunidade no plantel do FCPorto.

Lino - Parece outro. Por vezes ainda carece de tomar a melhor decisão para dar sequência aos lances em que participa mas está mais confiante e ataca melhor que Benítez. Muito rápido e com muita vontade de mostrar serviço. Pelo que fez hoje mostrou que pode ser uma alternativa válida para a lateral esquerda. Acrescenta também uma excelente alternativa para a marcação de livres que, até agora, se resumiam às trivelas de Quaresma para a bancada ou contra a barreira.

Candeias - Mostrou ter valor e grande potencial. Hoje deu boa conta de si no flanco esquerdo e sofreu um penalty que infelizmente o árbitro não assinalou ao partir para cima do defesa e entrando na área antes de ser rasteirado. Tem personalidade! Merece que se olhe para ele como uma séria aposta de futuro.

Rolando - Outro jogador que esteve em bom plano, a candidatar-se seriamente a um lugar na dupla de centrais com Bruno Alves. Forte no jogo aéreo, tem também tendência a sair a jogar, podendo ser importante para criar os desequilíbrios ofensivos. É também muito rápido, precisando contudo de trabalhar o seu sentido posicional numa nova forma de defender que encontrou no FCPorto. Pode estar aqui um grande central em perspectiva.

A Rever

Sapunaru - Tem a desvantagem de ter sido o último a chegar ao estágio mas mostrou que, com ele, o lado direito ganha solidez defensiva, para além de ser uma boa opção para o jogo aéreo. Pode ainda jogar a defesa central algo que pode ser útil em caso de impedimento dos outros defesas centrais ou caso o FCPorto tenha de recorrer a um sistema de 3 defesas perante um resultado adverso.

Benítez - Hoje já deu um ar da sua graça defensivamente, sobretudo na 2º parte, fazendo vários cortes "na raça". Na primeira parte contudo esteve outra vez muito discreto. Tem de ganhar confiança para atacar mais e deixar de cruzar mal passe a linha de meio campo.

Farías - Mostrou sentido de oportunidade apontando alguns golos, mas continua por vezes a falhar frente ao guarda-redes muitas vezes por mau domínio de bola. Para já tem titularidade assegurada num sistema de 4-4-2 ao lado de Lisandro mas e quando chegar o novo avançado?

Sinal Menos

Stepanov - Continua a ter falhas comprometedoras. Nos jogos que vi, cometeu um penalty (não era penalty mas a forma como abordou o lance, com a mão nas costas do avançado a isso induziu o árbitro), fez falta no ataque quando a bola sobrava para Farias que introduziu a bola na baliza e anulando assim um golo ao FCPorto e hoje voltou a estar no lance do golo do Bochum.

Quaresma (a situação de,) - Já está com a cabeça no Inter e vê-se isso quando só corre quando tem a bola nos pés. Caso venha a ficar, o FCPorto fica com um precioso activo desmoralizado, ainda para mais quando este ano há Rodriguez. Que seja vendido rapidamente. Já se viu que o FCPorto ganha sentido colectivo sem ele.
imagem FCPORTO

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano estou de acordo com a tua análise.
É preciso resolver a novela Quaresma - falo disso no meu blog -e assegurara continuidade do Lucho.Com a vinda de mais um avançado- segredo muito bem guardado - esperemos de qualidade, mesmo que seja um ilustre desconhecido, fiacmos com um excelente plantel.
Um abraço

David Caetano disse...

Eu acho que a continuidade de Lucho não estará em causa e pode ser resolvida facilmente, assumindo-se o compromisso de não colocar obstáculos a uma transferência no final da época. Para já, este ano, Pinto da Costa garantiu que o jogador vai ficar. Vamos então confiar que sim.