sábado, julho 19, 2008

PAOK e Hannover 96

O FCPorto realizou esta semana mais 2 jogos de preparação, contra os gregos do PAOK e os alemães do Hannover 96, respectivamente. Embora sem ter ainda ideias bem definidas, já foi possível tirar algumas ilações acerca dos reforços do FCPorto e sobre a estrutura da equipa para a época que se avizinha.

Assim relativamente aos reforços não sobram grandes dúvidas sobre Guarín, Tomás Costa e Rodriguez. Vão ser indubitavelmente uma mais valia.

Guarín tem técnica, é possante, é capaz de romper pelo meio e tem qualidade de passe. Contudo, mostrou frente ao Hannover, que a jogar a médio mais recuado fica muito estático e perde protagonismo. Em vez de um elemento dinâmico, o jogo do FCPorto ganha ali uma âncora. Na 2ª parte do jogo contra os alemães, jogando numa posição mais adiantada, ganhou mais protagonismo. Li na blogosfera que tem semelhanças com Emerson, um saudoso médio do FCPorto dos anos 90, na força que confere ao meio campo mas acho que ainda é cedo para tecer este tipo de comparação.

Tomás Costa é tremendo na recuperação de bola. Sabe segurá-la e soltá-la atempadamente. Mostra garra e vê-se que tem vontade de se afirmar pela forma como participa no jogo, solicitando a bola e tentando construir. Essa ânsia é que por vezes o atrapalha com um ou outro passe errado mas é ainda um jovem e, quando ganhar confiança, vai ser um craque!

Rodriguez mostra aquilo que já se sabe dele, e posso mesmo dizer em tom jocoso que, ele esteve um ano cedido ao Benfica para observação por isso já o conhecemos bem. Aquele lado esquerdo do FCPorto vai dar que falar, principalmente se houver ali um defesa-esquerdo que saiba atacar, mas isso é outra conversa. Contra o PAOK esteve enorme e, salvo algum imprevisto e contando com a saída de Quaresma, aquela ala esquerda é dele.

Sapunaru começa a aparecer. Seguro, forte e decidido parece ser um sucessor à altura para Bosingwa. Contra o Hannover já participou mais no ataque visto ter outra disponibilidade física, e mostrou bons apontamentos, trazendo a bela novidade de saber cruzar. Um jogador que promete.

Rolando mostra estar à altura do desafio chamado FCPorto, afirmando-se de jogo para jogo como um sério candidato ao lugar de defesa central ao lado de Bruno Alves. É forte no jogo aéreo e rápido nos cortes e nas dobras. Com Pedro Emanuel a chegar ao final da sua carreira e Stepanov a continuar com as suas falhas comprometedoras, Rolando parece-me a opção mais lógica. O FCPorto deverá começar a época com a dupla de centrais de 2007/2008 mas, a certa altura Rolando vai ter de começar a entrar na equipa.

O pior comentário que se pode fazer a Benítez é dizer que, nesta altura, é ainda uma completa incógnita. Se defensivamente não lhe tenho visto grandes falhas, também é certo que a apoiar o ataque é uma nulidade (será por receio) e aquela opção de fazer cruzamentos da linha de meio campo não é de forma alguma a melhor. Parece-me ainda muito nervoso e com medo de comprometer mas começo a temer que o FCPorto encontrou ali um digno sucessor de Ezequias e Lucas Mareque. Nesta altura, entre Benitez e Lino, prefiro Fucile a defesa esquerdo.

Em relação a outros jogadores, Alan parece querer aparecer e ser a surpresa de estágio que, no ano passado foi Tarik. Contudo, precisa de ser mais objectivo nas suas acções. Por exemplo, contra o PAOK, apareceu várias vezes solto na esquerda e a poucos lances deu a devida sequência. Chega inclusive a colidir em campo com Lino, outro que parece querer mostrar serviço neste estágio e que tem vindo a revelar bons apontamentos embora, noutras ocasiões, ainda falhe. Estou por exemplo a recordar-me do "bailarico" que fez frente ao defesa do PAOK para, logo a seguir lhe entregar de bandeja a bola e nos inúmeros passes errados que tem feito.
Em 4-3-3

Em 4-4-2


2 comentários:

Gil Lopes disse...

Viva Camarada, é para o Tetra este ano.

Este meio-campo é de categoria...

David Caetano disse...

Saudações!!! Bem-vindo "de volta" ;) Já fazias cá muita falta.

Realmente a nível de meio campo este ano opções não faltam e, pela primeira vez desde há algum tempo, creio que há alternativas a Lucho Gonzalez no meio campo.

Venha o Tetra!