terça-feira, julho 15, 2008

FCPorto na Champions... mais do mesmo

E mais uma vez o FCPorto foi confirmado na edição 2008/2009 da Liga dos Campeões, apesar de todo o choradinho e de todas as movimentações que aconteceram para tentar privar o FCPorto de um direito que conquistou EM CAMPO a 20 (vinte) PONTOS da concorrência.

Pelas palavras que ouvi ontem do representante do Benfica (que dizem as más línguas terá aproveitado para, na viagem de regresso, procurar um certo argentino ali para os lados das terras de Aragão), a satisfação que traziam da reunião era o facto de terem sido ouvidas todas as partes, lamentando porém a posição da UEFA que, imagine-se, duvidava da legalidade da decisão do CJ da FPF.

Como se, por algum acaso, fosse sequer imaginável colocar em causa uma decisão tomada por uma reunião retomada sem o presidente e vice-presidente do órgão, a quem entretanto foi instaurado um processo disciplinar, pelos mesmos elementos que reiniciaram a reunião e, para cúmulo dos cúmulos, viram a legalidade da sua decisão ser contestada por várias personalidades, que até nem são ligadas ao FCPorto, como o Prof Marcelo Rebelo de Sousa, por exemplo. O pior de tudo é que uma decisão particular dessa "reunião" do CJ foi alvo de uma providência cautelar interposta pelo Boavista no Tribunal administrativo, providência essa que foi aceite.

Ainda por cima, é lamentável sequer colocar-se em causa uma decisão destas, tomada sem se ter tido em conta os argumentos do recurso apresentados por Pinto da Costa, relativamente a uma sanção do CD da Liga, na qual o FCPorto nem sequer foi ouvido, não tendo usufruido do direito a contraditório (não se pode usufruir daquilo que não é concedido). Aliás, nessa sanção, apenas foi ouvida uma testemunha em particular do processo Apito Dourado, que veio depois, imagine-se, a ser considerada como testemunha duvidosa nos tribunais civis.

Mas pronto, o que ontem era motivo de congratulação é que o Benfica tinha sido ouvido no TAS, tal como os oportunistas de Guimarães para quem , pouco habituados que estão a actuar a este nível, estar no TAS foi motivo de profundo assombro (dizem as mesmas más línguas que o café da máquina de vending no R/C do TAS fez sensação!).

Assim, todos ficam satisfeitos: O FCPorto porque vai gozar de um direito que conquistou desportivamente, o Benfica porque foi ouvido no TAS e o Guimarães porque, como gente grande, esteve no TAS. Para mostrar que até nem levamos a mal, ao Benfica e Guimarães desejamos boa sorte na Taça UEFA.

Adenda

Se realmente, a sanção aplicada ao FCPorto de subtracção de 6 pontos resulta de uma decisão tomada com base em meios ilegais e testemunhas de credibilidade muito duvidosa, e se, ainda por cima, se concluiu que o FCPorto não foi beneficiado nos jogos em causa, qual é a base de sustentação legal e moral disto tudo, e qual é o verdadeiro motivo desta agitação toda a não ser a tentativa de mascarar sucessivos fracassos de gestão do clube mais interessado nesta questão?

O FCPorto em 2004 precisava de ser beneficiado? Vejamos: Baía, P. Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Alenitchev, Pedro Mendes, Derlei, McCarthy, Carlos Alberto,... (Marco Ferreira, a contratação posterior e sonante de outras paragens foi voluntariamente omitida) é impressão minha ou temos aqui a base da Selecção Vice-Campeã no Euro 2004? O campeão europeu de clubes precisava de ser beneficiado?

Preocupem-se mas é em jogar futebol, em tentar evitar que o Maestro tenha a sua imagem manchada agora que, cobardemente, foi atirado às feras por um dirigente que nada percebe de futebol e que, tal como muitos antes dele, já é insultado em Assembleias Gerais e tem de sair sob escolta.

Fiquem aí nos vossos delírios de Luís Garcia, Pablo Aimar, Tomasson, Dedés, Kleberson, Lisandros, Robinhos, Rushfeldts e outros que tal, que são o vosso maná de cada dia durante o defeso e deixem o futebol e a sua gestão com quem sabe. O FCPorto e Portugal agradecem.

Sem comentários: