terça-feira, julho 15, 2008

Marek Cech deixa o FCPorto

Marek Cech foi hoje anunciado oficialmente como reforço do West Bromwich Albion, clube que ascendeu este ano à Premier League, sendo o montante da transferência de 1,7 milhões de euros. Chega assim ao fim o ciclo de Marek Cech no FCPorto onde, durante 3 anos, não tendo sido um fora-de-série, mostrou ser um daqueles jogadores "úteis" que, dizia Mourinho, fazem falta em qualquer plantel. Tacticamente muito bom, Marek Cech é um jogador que deixa um saldo francamente positivo no FCPorto.

A ele, desejamos as maiores felicidades na sua carreira e agradecemos tudo o que fez pelo FCPorto. Até sempre Marek!

Fica o discurso de Marek Cech, na primeira pessoa, retirado do seu site oficial, cuja visita eu aconselho vivamente a todos:


Quando penso nos últimos 3 anos no Porto, avalio-os como anos de sucesso. Ganhei 3 vezes o campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça.

A recordação mais importante da minha vida aconteceu durante a liderança de Co Adriaanse. De um dia para o outro, viajei para o país mais ocidental da Europa. Tudo era diferente. As pessoas, o clima, a língua, o estilo de vida e a sua forma de jogar futebol. Portugal é um país onde as pessoas vivem o futebol 365 dias por ano.

Esperei durante quase 2 meses pelo meu primeiro jogo pelo famoso FCPorto e até ao fim da minha vida nunca esquecerei esse dia. A 19 de Outubro de 2005, jogámos na fase de grupos da Champions League contra o Inter de Milão. A minha estreia no estádio do Dragão, a minha estreia frente aos adeptos do FCPorto. Ganhámos 2-0 e penso que foi esse jogo que fez com que os adeptos gostassem de mim e até ao último dia sempre tivemos um bom relacionamento. Gostaria de agradecer a todos os que me apoiaram de todas as formas nos últimos 3 anos.

Outro momento importante da minha carreira aconteceu na 29ª jornada do campeonato 05/06 contra o Gil Vicente, no nosso estádio, quando o treinador Co Adriaanse descobriu uma nova posição para mim no onze, a médio defensivo esquerdo. Precisávamos de ganhar este jogo, porque na jornada seguinte íamos jogar contra o Sporting. A diferença entre nós era de 1 ponto e queríamos conservá-lo. O jogo foi cheio de nervos e não conseguíamos marcar e lembro-me que também ouvi assobios dos nossos adeptos.

Durante a compensação da primeira parte, pressenti que a bola ia cair atrás da defesa adversária e corri para lá. Com um toque coloquei a bola no espaço vazio e com outro toque atirei por cima do guarda-redes e fiz golo. Era o meu primeiro golo na liga portuguesa. Fiquei feliz. Foi um dia especial não só pelo meu primeiro golo mas, também, por ser o aniversário da minha namorada Tatiana.

A primeira época foi a mais importante pois, nessa temporada, trabalhámos muito para por a máquina a trabalhar. Até hoje, ninguém em Portugal nos conseguiu parar. Com a camisola do FCPorto fiz 80 jogos (Champions League, Liga Portuguesa, Taça de Portugal e jogos amigáveis).

Gostaria de agradecer a todos os que me apoiaram de todas as formas nos últimos 3 anos. Alguém me está a segredar que não disse as minhas últimas palavras em português.


Imagem e texto retirados de http://www.marekcech.com/

4 comentários:

Gil Lopes disse...

Pois, saiu o melhor defesa esquerdo que tinhamos (O Fucille é defesa direito) e o Lino ainda não mostrou capacidade para jogar no FCP, mas isso é outra história.

Que o Marek Cech tenha toda a sorte do mundo, pois demonstrou (apesar de não ser um fora de série), ser um jogador bastante útil ao grupo.

David Caetano disse...

Sim, perde-se um polivalente e um jogador certinho. Vamos ver o Lino que temos este ano... se aquele que da maior parte da época que até esteve na Sertã ou se aquele dos últimos jogos da temporada que até mostrou bons apontamentos.

Por outro lado Benítez ainda vai ter de provar ser um jogador à altura do FCP. Uma incógnita para já. Se fossemos pelo curriculo, nesta altura seria Sapunaru na direita e Fucile na esquerda.

O estágio se encarregará de dissipar as dúvidas mas, seja como for, torna-se assim mais compreensível o empréstimo de Leandro ao Palmeiras até Janeiro. Se houver bronca no lado esquerdo, pode-se sempre recorrer ao Leandro embora ele não venha com ritmo para futebol Europeu e, na altura, a fase de grupos da Champions já tenha terminado.

Ficamos à espera, para um comentário do agrado do Dragão Vila Pouca :), vamos confiar que a SAD soube investir bem nos reforços.

dragao vila pouca disse...

Caetano, meu caro, já vi que levas em conta o que eu digo.Obrigado pela tua consideração.
Essa tua ironia sobre a Sad é interessante, mas deixa que te diga: pelo menos não assistimos aos espectáculos deprimentes que vimos noutros lados e depois...ainda ganhamos!
Sobre o Marek Cech é o seguinte: se foi dispensado foi porque tem tem de decidir achou por bem fazer isso.Às vezes, meu caro Caetano, tem a ver com coisas, que vão muito para além daquilo que nós vemos, quando vamos aos jogos e digo isto como tese e não como referencia ao M.Cech.
Um abraço

David Caetano disse...

Amigo Dragao Vila Pouca, eu não estava a ser irónico. Eu confio que a SAD tenha sabido investir nos reforços que fez para suprir a saída de Cech. Até compreendo a saída do jogador: ía entrar no último ano de contrato, era um jogador habitualmente suplente... não tenho necessariamente de gostar, mas compreendo.

Assim o FCPorto fez um bom encaixe com o jogador. Mas fica sempre a sensação de termos perdido um jogador interessante.

A referência que eu fiz foi feita em jeito de brincadeira para veres que não estou sempre a "bater" na SAD e fi-la sem ironia alguma.

Até ver a SAD acertou em cheio em Tomás Costa, Guarin e espero que o mesmo aconteça com o Benítez ou, pelo menos, que o Lino justifique a aposta que o FCPorto fez nele. Evidentemente ainda não o fez.

Por outro lado, como referi no meu último comentário, já terá alguma lógica o empréstimo de Leandro até Dezembro numa perspectiva de vir a integrar o plantel em Janeiro caso Benítez e Lino não rendam.

Um abraço

PS - Não percas o FCP x PAOK às 17h30 na Sport TV!