sábado, julho 19, 2008

Pré-Época 2008-2009 (1ªAnalise)

FCPORTO rumo ao TETRA...



Para a Liga Interna :)




















Para a Champions League :)





















Com uma Pré-època algo atribulada este ano, por vários factores:
1ºPonto - Ser muito longa em virtude do Euro 2008, onde Scollari mostra finalmente á corja jornalista (que o idolatrava) aquilo que unicamente lhe interessava, dinheiro, o resto eram balelas e santinhas, que de treinador ele não tem nada, nunca teve e não é agora que terá, com isso a Selecção andou para trás em termos de camadas jovens, estamos mesmo mal..., e a equipa principal, veio de uma Final (Pós FCP Campeão Europeu 2004), para uma meia-final em 2006, e para uns quartos-final este ano (2008), (com o mesmo frangueiro como denominador comum), temia que se ele continuasse, isto se degradasse cada vez mais, agora é esperar que Carlos Queiroz coloque os jovens a evoluirem e formar uma equipa verdadeiramente competitiva para se chegar ao Mundial 2010 e ao Euro 2012 com hipotese de ganhar...

2ºPonto - Devido á fantochada dos tristes benfas a quererem a Liga dos Campeões, quando foram claramente um fracasso no ano passado (e não só), só revela a falta de classe e categoria dos dirigentes que lá estão hoje em dia, e sem mais comentários para gente dessa laia,... mas aqui coloco também em baixo a pouca perspicácia do Presidente Pinto da Costa, que se colocou na boca do lobo (Uefa), e que só com algum custo se conseguiu safar, mas foi triste assistir a esta novela, isso foi... E ainda por cima tem continuação, só espero que nos relvados não se repita, com os arbitros a espoliarem o FCP sempre que podem, pois já se viu que da Liga de Clubes (vermelhos até dizer chega) não se espera nada de bom...

3ºPonto - As transferências (Quaresma nunca mais se resolve, são novelas que antigamente Pinto da Costa não permitia), Lucho também falou, Bruno Alves idem, Bosingwa bem vendido por 20 milhões, Paulo Assunção foi um fracasso ter saido quase a custo zero, valia uns bons 7/8 milhões, mas ou a SAD dormiu no pedaço, ou o jogador agiu de má-fé..., Marek Cech, vendido por 1,5 milhões, não foi mal, mas entre ele e Lino ou Benitez, não percebi... Em compensação, parece-me que assim de rajada há 5 (cinco) bons reforços para esta época (Sapunaru, Rolando, Guarin, T.Costa e C. Rodriguez), a ver vamos...e Fernando foi repescado...

4ºPonto - Os Emprestados (João Paulo, Edson, Leandro, Castro, Paulo Machado, Kazmierchzak, Ibson, Leandro Lima, Pittbul, Vieirinha, Bruno Gama, Helder Barbosa, Ivanildo, Edgar (ainda é nosso?), Adriano, Renteria, Bruno Moraes), e tantos outros... (sem os contar, mas assim de cabeça, dava perfeitamente para termos mais uma equipa a jogar bom futebol e a ir á Europa na 1ªLiga), é luxo a mais para um FCP que em termos de Merchandising e Marketing é uma perfeita nulidade... e tanto dinheiro que não se faz com esta falta de visão...

E agora a verdadeira Pré-Época:

Vou falar pela 1ªvez desta época sem contar com Quaresma, se ele ficar, será obviamente um 4-3-3, faltando saber quem é o Trinco, se ele não ficar, outras possibilidades se abrirão, mas conhecendo Jesualdo, e de como ele gosta de mecanizar as suas equipas, seria preferivel nesta altura já se saber com o que se pode contar...

Vi ontem o jogo do FCP, a táctica da 1ªparte foi algo confusa, pareceu 4-1-4-1, (ou 4-3-3 mais defensivo), para na 2ªparte ser um claro 4-3-3 onde quase todos os jogadores jogaram melhor, talvez por ser mais fácil de esplanar em campo o 4-3-3 clássico.
Na baliza, claramente Nuno diz presente, ou seja, se Jesualdo não for pelos nomes e Helton não mostrar verdadeiramente que quer ser uma referência, Nuno mostra que o lugar é dele, Ventura evoluirá gradualmente.
Com uma defesa de 4, onde Sapunaru, mostra ao que veio, ser titular, pois parece-me muito seguro a defender e capaz de atacar bem, Rolando também mostra o seu poder atlético, e julgo que Bruno Alves terá ali o seu parceiro para a Época, faltando o natural entrosamento para agora, já o lado esquerdo, tanto Lino, (bem a atacar, e sem precisar de defender muito), como Benitez (baixo para o meu gosto) e sem atacar??? terão de mostrar que são melhores que Fucile, pois parece-me que é dele o lugar (pois tem um espirito muito forte de conquista), isto se Sapunaru se confirmar no lado direito, quanto a Pedro Emanuel, já numa fase da carreira onde terá de se impor como Capitão de balneário, mas onde em campo já mostra algumas debilidades (principalmente em lances aereos), mas sendo um valor seguro se Jesualdo não quiser arriscar já com Rolando, já Stepanov mostra novamente fragilidades, num jogo comete penaltie, noutro é batido pelo seu homem num canto, não é ser mauzinho, mas já aprendia qualquer coisa, ainda por cima refila com tudo e todos... Tengarrinha, não o conheço e deve ser um jovem para aprender e evoluir...

Do jogo tirei que os homens do meio-campo eram muitos e a atrapalhavam-se nas funções, T.Costa muito na direita, e Mariano na esquerda, com Guarin muito preso de movimentos a Trinco, (Pareceu um teste para o Jesualdo e bem) e Meireles sem sair no ataque (cansado, é normal) e Lucho sem acompanhar Lisandro, apenas com passes de muito longe dele, normal para um esquema diferente nesta altura.

Eu acho que com a qualidade destes médios, seria de fazer um meio-campo de 4 homens em Losango, com Fernando/Bollati a Trinco, Guarin/T.Costa a médio interior direito, R.Meireles/C.Rodriguez a médio interior esquerdo, e Lucho a servir os avançados, como se constata, não falta qualidade a este nivel.
Claro que a colocação que eu faço do Rodriguez a médio é uma possibilidade para um FCP em 4-4-2, mas com mais propensão ofensiva logo pela colocação em campo de outros jogadores mais ofensivos, ele também pode jogar num esquema de 3 avançados a extremo, ou num esquema de 2 avançados, fazendo dupla com Lisandro, o que a meu ver na Liga dos Campeões seria excelente em jogos de dificuldade elevada, com Fernando, Guarin, Meireles, Lucho (em 1-2-1 Losango), com Lisandro e Rodriguez a diambularem na frente de ataque...

Claro que tambem seria possivel jogar com 1-Guarin; 2-T.Costa e Meireles; 1-Lucho.

Outra hipotese para a nossa Liga :) , é jogarmos em 4-3-3 com 1 Trinco, e depois temos 4 homens para 2 lugares, Lucho, Meireles, Guarin, T.Costa, onde até um destes pode ser o Trinco, mas... sabendo que Jesualdo se jogar em 4-3-3 gosta de ter um Trinco pouco móvel á frente da defesa, mais depressa aposto em Fernando (mostra querer e vontade), Bollati (lento e pouco dinamico), ou Guerin, que Jesualdo colocou a Trinco no jogo de ontem, mas em 45m., não saiu do sitio (não quer dizer que tenha jogado mal, mas não criou dinamica ao jogo), e na 2ªparte em 20m., jogando mais á frente mostrou outro potencial, logo parece-me que com a saida provável de Quaresma fosse bom além do 4-3-3 normal, mecanizar um 4-4-2 Losango mais defensivo e equilibrado para a Champions ou um 4-2-4 mais ofensivo, com 2 avançados e 2 extremos.

Já na frente, seja com 2 ou 3 (avançados/extremos), falta um avançado de categoria para potenciar ainda mais este plantel (isto no caso de Quaresma sair), se não sair, temos Quaresma, Tarik, Rodriguez, Mariano (muito caro!!!), Alan (possivel dispensado) e Candeias (para evoluir), e Lisandro (El matador) e Farias (Tecla), falta um homem de renome para termos um grande plantel com várias opções para Jesualdo.

Mas desde já me parece que só a posição de Trinco poderá ser mais dificil de colmatar, não pela falta de opções, mas pelo excesso delas, ou seja, se Jesualdo não potenciar desde já uma táctica que crie mecanismos nos jogadores e os faça voltar rapidamente a entrar no ritmo do ano passado, é que o começo é daqui a um mês e com um grau de dificuldade elevado...

FCPORTO rumo ao TETRA...

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, meu caro, são tantas as coisas que não concordo, que se fosse a comentar o comentário era maior que o post.
Apenas te digo uma coisa:a partir do momento que a C.Disciplinar da Liga condenou o F.C.Porto à perda de 6 pontos o clube ficou logo na mira da UEFA.Defendeu-se, como está à vista, muito bem, mas há gente que persiste em bater no céguinho.Sinceramente, esperava mais de ti.
Como é que querias que o F.C.Porto obrigasse o P. Assunção a renovar se ele já estava com ela fisgada há muito tempo? O clube foi até ao limite.
"Em termos de Marketing e Marchandising é um desastre".
Também aqui esperava mais de ti. As grandes marcas estão associadsa ao F.C.Porto, querem continuar a estar cada vez mais,têm retornos extraordinários com a ligação ao F.C.Porto, o clube tem nesta máteria gente muito qualificada: Dragon Tour, Dragon Seat, Dragon Force, caderneta digital e tantas outras iniciativas louváveis e tu dizes que é um desastre?
Meu caro Caetano quando se pretende criticar,só para se dizer que se tem sentido crítico, e critica-se sem razão...fico desiludido.
Quanto à pré época: tem coisas que concordo na tua análise e tem coisa que discordo, o que normal.
Um abraço

David Caetano disse...

Saudações Dragão Vila Pouca! Eu sei que tens os teu ponto de vista bem definido e respeito-o em pleno. Aliás, a divergência de opinião é que acaba por dar riqueza a qualquer blog e é por isso que aprecio bastante os teus comentários.

Relativamente a este post, também haverão coisas com as quais eu concordo e outras com as quais não concordo e aproveito para chamar a tua atenção para o facto de os artigos publicados por mim serem assinados por mim ;)

Este é da autoria do meu camarada bloguista, o Wolverine, cujas opiniões em termos de aspectos de jogo aprecio pela sua qualidade.

Quanto ao resto, poderei concordar ou não, mas há que respeitar pontos de vista diferentes.

Aquele abraço.

David Caetano disse...

Wolverine, o Edgar não é do FCPorto. Esteve emprestado por um grupo empresarial, desses que agora são moda, durante o ano passado tal como Luis Aguiar.

Gil Lopes disse...

Caro Dragão Vila Pouca, sem querer alongar muito, eu apenas transmito aquilo que sinto e penso do FCP e da SAD na sua globalidade, e a maneira como eu vejo certos assuntos.

1ºPonto, não concordo que o Presidente receba em sua casa um arbitro, seja em que circunstância for, é preciso ter noção destes traficos de influência ou o que seja... e não fechar os olhos a estas situações, e isto entronca no facto de eu o criticar nesse sentido.

2ºPonto, eu também critiquei o Paulo Assunção pela sua atitude, mas a SAD aqui andou mal, não me digam que o jogador não valia um aumento significativo de ordenado, (em 3 anos foi fundamental na sua posição), e até prova em contrário, foi isso que eu tirei desta novela (em vez de se ter gasto tanto no Mariano).

3ºPonto, Merchandising e Marketing, só faço esta pergunta, a partir do momento em que C.Rodriguez assinou pelo FCP, ainda não tiveram tempo de fazer camisolas para os sócios comprarem com o nome dele???, e este é apenas um exemplo, talvez tenha sido demasiado duro, mas para quem não está no Porto (cidade), vê-se e deseja-se para adquirir produtos oficiais do FCPORTO.

Apenas uma nota final, normalmente tenho um sentido critico, mas sempre no sentido de se melhorar, como tal, estes 3 pontos que referi relativamente a esta pré-època são aspectos que a SAD e o FCP deverão melhorar rapidamente, no sentido de se ser cada vez melhor, não apenas dentro de campo, mas em tudo o que abrange o FCP.

P.S., ou então os meus parametros estão demasiado elevados no que concerne ao FCP, mas quero acreditar que não.

Abraços Portistas.