segunda-feira, julho 07, 2008

Adriano o Injustiçado

O FCPorto deu a entender que se encontra no mercado à procura de um ponta de lança de qualidade para reforçar o ataque, isto porque Adriano, Renteria e Bruno Moraes não fazem parte dos planos de Jesualdo.

Esta é uma tomada de posição que me custa a digerir, tendo em conta aquilo que Adriano já mostrou ser capaz de fazer ao serviço do clube e pela sua persistência e perseverança.

Adriano, recordo, chegou ao FCPorto na época de 2005/2006 e com 7 golos foi decisivo na conquista do título. Foi também dele o golo decisivo no jogo do título. Na época seguinte, com Jesualdo, foi 2ª opção atrás de Postiga que começou o campeonato em grande forma mas que depois se eclipsou. A partir de Janeiro, Adriano voltou a ser titular e, com 11 golos, ultrapassou Postiga e sagrou-se 3º melhor marcador do campeonato.

Na última época, fruto de várias lesões, Adriano começou em desvantagem e, a fabulosa actuação de Lisandro por um lado, e a "necessidade" de colocar Farías a jogar por outro, afinal este fora um investimento caro da SAD, levaram a que fosse 3ª e por vezes 4ª escolha mas, ainda assim, Adriano recusou-se a atirar a toalha ao chão. Com 1 golo apontado e algumas assistências para golo (inclusive para Farías no jogo contra a Naval), Adriano mostrou a sua utilidade.

Trata-se de um jogador que nunca vira a cara à luta e, embora sendo ponta-de-lança com pergaminhos em Portugal, sabe sacrificar-se em função do colectivo e assistir os companheiros quando é preciso (lembram-se da assistência para o golo de Jorginho em Alvalade em 2005/2006 no jogo que abriu as portas do título?).

Eu pergunto: para quê procurar um avançado "de classe" e esbanjar mais uns quantos milhões quando já temos Adriano no plantel?


2005/2006 - 15 jogos - 1138 minutos - 7 golos
2006/2007 - 18 jogos - 1326 minutos - 11 golos (3º melhor marcador da Liga)
2007/2008 - 16 jogos - 537 minutos - 1 golo

2 comentários:

urtigao disse...

Partilho exactamente da mesma opinião...
O porque do clube não aproveitar os avançados existentes no plantel, todos de qualidade inegável, e todos com formas diferentes de actuar.
Qualquer que seja a necessidade do treinador, entre BM, Renteria e Adriano o tecnico deveria ficar satisfeito..
Mas tenho duvidas que o JF tenha algo a opinar..
Basta ver o caso do Pitbull que foi considerado por este um dos melhores e mais regulares jogadores do campeonato e segundo parece o clube nao conta con ele..

Não é de hoje que o clube não sabe aproveitar os activos existentes no clube...agora não sei ate quando irá ser possivel.

dragao vila pouca disse...

Caetano não partilho da tua opinião nem quanto ao jogador nem quanto ao colega.