quarta-feira, agosto 17, 2005

A "Novela" Nuno Valente

Continua a polémica e a incerteza em torno de Nuno Valente... A SAD do F.C.Porto continua a pressionar o jogador para que este renuncie à selecção mas pelos vistos o jogador não cede, facto que tem levado Nuno Valente a estar afastado dos treinos e, por este andar, irá levar o jogador a transferir-se para outro clube caso surja a oportunidade.

Pessoalmente, sinto-me triste por (mais) este caso que afecta não só o clube mas também o futebol português que assim, vê afastado aquele que é actualmente o melhor defesa esquerdo nacional.

Compreendo perfeitamente a postura da SAD que acaba por ser o culminar de uma série de episódios nos quais os clubes, neste caso o F.C.Porto em particular, se viram privados sem compensação da contribuição dos seus jogadores em virtude de lesões enquanto estavam ao serviço da selecção. No entanto, acho que nenhum clube tem o direito de obrigar seja que jogador for a abdicar da selecção nacional do seu país, algo que será sem dúvida uma enorme honra para um jogador, ainda por cima num ano de Mundial.

Também acredito que este caso seja catalizado em parte pelas clivagens existentes entre o F.C.Porto e a Federação que existem desde o caso Baía, este uma carta completamente fora do baralho e isto apesar de ser considerado um dos melhores guarda-redes europeus. Será o facto de ser testemunha de defesa de António Oliveira no caso contra a Federação uma simples coincidência que nada influencia as escolhas de Scolari para a baliza da equipa das quinas?

Também acredito que, mesmo que o jogador não jogue no F.C.Porto, será chamado à selecção pois não acredito que o Jorge Ribeiro e o Rogério Matias ofereçam as garantias que este oferece.

Perante este cenário, o mais certo será termos de nos despedir deste jogador, que se verá forçado a ir terminar a sua carreira noutro lugar... e nós lá teremos de nos contentar com o Leandro e com o César Peixoto.

Caso o pior cenário se concretize, não será descabido pedir "vão buscar o Rui Jorge!!", sem dúvida um jogador que ainda é capaz de fazer uma época em bom nível no clube do seu coração e de onde foi incompreensivelmente dispensado por troca com Costinha e Peixe... (O que vale é que nos vingámos depois ao trocar o Clayton pelo Ricardo Fernandes).

imagem tirada daqui

8 comentários:

Anónimo disse...

Essa do Rui Jorge deve ser brincadeira tua, não ?!

Não brinques com coisas sérias, e o FCP é uma coisa (muito) séria!

Dragão Azul disse...

FDX! Rui Jorge?
Nem que pagasse o seu peso em ouro para jogar no FCP o queriamos cá!

David Caetano disse...

Não é brincadeira. Admiro muito o Rui Jorge. Trata-se de um jogador muito experiente que serve perfeitamente para compensar a falta de um defesa esquerdo de raíz. Numa altura em que o mercado está a fechar e as opções são poucas, porque não? Pelo menos tem rotina no lugar e, melhor ainda, é portista dos 7 costados para além de ter rotina como defesa esquerdo. Neste momento, das duas uma, ou os "defesas esquerdos" que o F.C.Porto tem aprendem a defender em condições, ou lá teremos de voltar a sacrificar o Ricardo Costa numa posição que o jogador assumidamente não gosta.
Claro que se isto é apenas uma opinião pessoal da minha parte e por isso vale o que vale. Mas já agora, quem sugerem? Acham que estamos bem servidos? Gostava de conhecer a vossa opinião.

Anónimo disse...

Miguelito, se for para lançar um jovem valor português ou Jorge Luiz, se se optar por um jogador que conhece bem o nosso campeonato e que é um jogador muito eficaz na sua posição.

David Caetano disse...

Por acaso não me lembrei do Miguelito... Era uma boa aposta.

Anónimo disse...

Mas onde pára o Miguelito ?! Já não está no Rio Ave, pois não?!...

O tipo do Braga seria bem melhor que o nosso brasileiro...

Mas para já dou o beneficio de dúvida ao Peixoto e acho que merece uma oportunidade...

O futebol está cheio de grandes laterais, que o começaram a ser assim de um dia para o outro, como que por acaso...

David Caetano disse...

Realmente, lembro-me daquele rapaz do Benfica que ninguém sabe onde está, que começou como extremo direito.

JFFR disse...

Neste caso, estou totalmente ao lado da SAD. É tão simples quanto isto: o Nuno Valente, com o seu joelho cronicamente afectado, não aguenta uma época repartida entre FCP e selecção. Está disponível a 100% para o FCP (o clube que lhe paga o ordenado)? Não? Então temos pena, mas temos que partir para outra. Não há cá "imoralidades", no meu ponto de vista.