quarta-feira, agosto 10, 2005

Dois ou três factos vergonhosos sobre o meu clube

Desta vez transcrevo o post do Zeco no fórum do Portal dos Dragões:

"Há portistas que ainda não perceberam, ou fazem que não percebem. Meus caros, o que está em causa não é se o “Costinha está a ser ingrato” (...), ou se o Costinha é um “despeitado” e um “ressabiado” (...).

O que está em causa são os FACTOS, dos quais, aliás, o Costinha só menciona uma parte. E quais são esses factos? Para quem não se lembra, eu vou recordar.

1) No dia 25 de Maio de 2004, véspera da final da Liga dos Campeões 2003/04, foi através do telemóvel do braço direito do Pinto da Costa – Reinaldo Teles – que um destacado elemento dos Super Dragões (Hélder Mota) ameaçou o nosso treinador.Este facto foi denunciado pelo Mourinho no seu livro, foi confirmado pelo próprio Hélder Mota e nunca foi desmentido pelo Reinaldo Teles.

2) Poucos dias após o nome do elemento dos Super Dragões que ameaçou o Mourinho ser do conhecimento público, a companheira do Pinto da Costa – Carolina Salgado – foi assistir ao jogo SLB–FC Porto para o meio dos Super Dragões, sendo escoltada precisamente pelo referido Hélder Mota.Este facto está documentado em filmagens e fotografias.

3) Dois ou três dias após o jogo Chelsea – FC Porto, em que o Hélder Mota cuspiu no Mourinho, o Reinado Teles foi à inauguração de mais uma loja dos Super Dragões, onde se deixou fotografar ao lado desse elemento.Este facto está documentado com fotografias (se alguém quiser eu tenho essa foto).

4) Em Setembro ou Outubro do ano passado, após mais um mau resultado em casa, vários elementos dos Super Dragões invadiram um treino da equipa, sem que a Administração da SAD reagisse.Este facto foi noticiado pelo JOGO.

5) Na sequência do jogo Nacional – FC Porto, vários elementos dos Super Dragões insultaram e ameaçaram jogadores da equipa principal em pleno aeroporto do Funchal e agrediram o Raul Meireles com uma garrafa na cabeça. À chegada ao Porto, para além dos que vinham no avião, ainda estavam mais uma dezenas de Super Dragões a fazer uma espera à equipa, tendo perseguido os jogadores até ao hotel Tivoli.Todos estes factos foram testemunhados e, apesar da sua enorme gravidade, a Administração da SAD não reagiu, como era a sua obrigação, com um forte repúdio público e medidas concretas contra os Super Dragões.

6) Mesmo após o conflito que provocaram com os jogadores, a Administração da SAD permitiu que elementos da claque continuassem a ir no mesmo avião da comitiva oficial.

7) A Administração da SAD nada fez, nem nada disse, quando os Super Dragões exibiram um cartaz, em pleno estádio da Dragão, a chamar nabo ao Derlei.

Na entrevista que deu à Sábado, o Costinha falou apenas em parte destes FACTOS e permitiu-nos perceber a forma como os jogadores sentiram o facto dos dirigentes da FCP SAD terem, implicitamente, dado cobertura a tudo isto. Mais. Pelo seu comportamento, eu acuso o Pinto da Costa e o Reinaldo Teles de serem cúmplices destes factos.

Reforçando o desafio que já fiz num post anterior, gostava de ouvir a opinião dos portistas que arranjam sempre desculpas e estão sempre dispostos a pôr as mãos no fogo pelo Pinto da Costa, a comentarem estes factos e a negá-los (se tiverem coragem para o fazer)."

10 comentários:

DanielAraujo disse...

100% de acordo com o autor deste post. As relações SD/Pinto da Costa/Reinaldo Teles há muito que são suspeitas e é uma das razões que me leva a criticar duramente a claque e aguardar com alguma ansiedade a saída de PC do comando do nosso clube. Tenho esperança que nesse dia tudo volte ao normal e que o nosso clube deixe ser uma "máfia" graças aos SD e aos 2 dirigentes citados. É vergonhoso um clube com a projecção internacional do Futebol Clube do Porto ter que passar por situações destas. Até hoje tem tudo sido camuflado, mas no dia em que alguem decidir dar com a lingua nos dentes, penso que poderemos ter aqui um caso com tanta ou maior projecção que o Apito Dourado. E infelizmente nesse dia, Pinto da Costa, que tantas alegrias deu ao nosso clube, verá a sua imagem manchada. Por alguma razão PC não critica as atitudes da claque. Por alguma razão também os SD criticam por várias vezes a Sad mas nunca PC. Cumplicidades...

David Caetano disse...

As claques estão a mais no futebol! O futebol não precisa das claques e isso ficou evidente no Euro 2004 em quem o verdadeiro ADEPTO foi quem se sentou na bancada e não um grupo de marginais que vêm no futebol um meio de expressarem a sua revolta e suprimirem com isso as suas frustrações.

É triste ver um grupo destes imiscuir-se na vida e na gestão de um clube como o F.C.P. surgindo associado a actos quem em nada dignificam o clube.

Estamos a chegar ao "modelo italiano" em que as claques controlam o estádio e agridem os adeptos do próprio clube e os jogadores sempre que lhes apetece.

Quando esta claque começa a surgir como "guarda pretoriana" do Presidente, mais triste se torna e só serve para manchar a imagem que tenho dele.

Quando o líder da claque se define a si próprio como "profissional de claque" e tem um automóvel que não está ao alcance dos seus rendimentos algo vai mal.

Repito: as claques estão a mais.

JFFR disse...

Atenção, há muita gente que faz ou fez parte de claques de futebol que é alheia a estes fenómenos. Estão lá para viver o clube de uma forma mais intensa e pela camaradagem sobretudo em dias de jogo. Além disso, reconheço-lhes o mérito de muitas vezes dinamizarem o apoio nas bancadas (por isso muita gente prefere ficar num sector próximo das claques, pelo ambiente).

O problema é que as claques são grupos que pela sua natureza (ultra) muitas vezes têm tendência para fenómenos mais "obscuros". Este compadrio SuperDragões-PC/RT choca-me. Parece que se está ali a formar uma máfia (e não nos esqueçamos que o modelo refrência sempre exaltado pelos SD é o da claque da Lazio...) em que uns encobrem os outros.
Como também me choca ler entrevistas daquele tipo que "preside" à Juve Leo ou que dentro dessa claque exista sem problemas um grupo neonazi chamado 1143.
E por aí fora...

voided disse...

Esses SD que tanto falam serão talvez um grupo de 50 pessoas (se tantos) e não mais que isso e eles neste momento devem ter uns 4000mil sócios inscritos o que faz com que os 4mil sejam metidos todos no mesmo saco. Mas não discordo do resto do post.

Anónimo disse...

Eu fui um dos fundadores dos Dragões Azuis nos idos anos 80. Posso dizer-vos que os elementos que fundaram os SD foram os elementos expulsos na altura das graves confrontações com as claques do Sporting, depois de um jogo da taça ( que perdemos ) e de um do campeonato ( que já nem me lembro do resultado). Estes elementos que deixaram escola na claque sempre foram assim. Quanto aos dinheiros e patrocinios, nós eramos escoltados nos jogos mais quentes e inclusive, chegamos a levar seguranças num famoso Belenenses-Porto em que o FCP foi acusado de ter UZIs na claque...e tinhamos mesmo.
As relações FCP-Claques sempre foram muito chegadas,para o bem e para o mal, mas a claque já defendeu os jogadores muitas vezes e só que nunca foi a Guimarães,LUz,ALvalade, Amadora,etc, é que não sabe muito do trabalho util que eles tambem fazem.

Anónimo disse...

Grande post!

Concordo com tudo o que dizes de forma absoluta e inequívoca!

Precisamos de outra SAD, para que o nome que conquistámos no campo e que é respeitado internacionalmente, não seja levado para a lama por estes comportamentos.

Acho que um dos momentos que acentuou a degradação do nosso clube coincidiu com o aparecimento da nova companheira do PdC. Deplorável!

Anónimo disse...

Concordo plenamente. As atitudes e a promiscuidade das relações entre PC, RT e dirigentes da claque não beneficiam em nada o clube, muito pelo contrário. E é uma pena porque em termos de espectáculo e capacidade de mobilização é a maior claque de Portugal.

Anónimo disse...

Toda a estrutura do FCP é apoiada à margem da lei, as vitórias são feitas por encomenda há mais de 25 anos. Todos os portugueses sabem da improbidade inata de "La Cosa Norte", só no enclave e pelos seus adeptos são negadas as evidências, camufladas pelos média coniventes com a maior farsa da história do futebol mundial!

David Caetano disse...

Oh Anónimo, isso é tudo azia? Continua lá a encomendar orgulhosamente árbitros para a Taça e a comprar jogadores de equipas contra as quais o teu clube vai jogar (os tais que falham penalties) e depois vem cá falar limpo e imaculadamente.;)

Anónimo disse...

hoje sao os super dragoes, ontem eram os guardas abeis, sempre com cobertura da dupla pc-rt.

eles têm de dar cobertura a esse grupo pq lhes fazem muitos servicinhos e se se zangam as comadres... ja sabem como é.