segunda-feira, agosto 22, 2005

F.C. PORTO-1 /E.Amadora-0

1º Jogo, 1ª vitória, mas ainda muito caminho a percorrer, e muitos aspectos a melhorar para construção da dinâmica pretendida por "Co".

Aspectos relevantes:
Necessário que os laterais sejam mais interventivos no jogo ofensivo da equipa (bem C.P. na 2ª Parte);
O meio-campo (R.M. e L.G.) têm de pegar mais na bola para serem eles a colocar a bola nos homens da frente, e não os centrais;
Os extremos (J. e L.L.) têm de efectuar mais diagonais para dentro e entrar na posição 9 para criar problemas na marcação;
Helder Postiga tem de fugir mais da marcação dos centrais para criar rupturas para a entrada dos médios, e NÃO pode falhar aqueles 2 golos, (seria 3-0);

Pressão alta a resultar a espaços (necessário melhorar concentração);
Bem o Jorginho e Diego em acções individuais para criar desequilibrios na defesa adversária;
A utilização de um avançado alto (Hugo Almeida) poderá ser uma solução desde o início dos jogos contra defesas que optem por jogar muito atrás, principalmente no dragão.

Uma nota final:
Lucho e Lisandro ao serem chamados à selecção é muito positivo, mas nota-se uma queda de produção neste jogo nos dois atletas que é necessário precaver em futuros jogos.

Força FC PORTO.

4 comentários:

David Caetano disse...

Excelente análise, mas não esqueças que no início da 2ª parte o F.C.Porto parece-me que começou em 3-4-3. Não terá sido por isso o maior protagonismo do Peixoto?

JFFR disse...

Postiga e Hugo Almeida para avançados falham muitos golos. Não sei se no caso do Almeida é por jogar menos vezes. De qualquer maneira, acho que deviam fazer muito trabalhinho extra nos treinos para melhorar a pontaria, sobretudo no caso do Postiga. O ano passado foi um festival de golos falhados, não percebo como é que não se faz os possíveis para mudar isso.

JFFR disse...

Laterais mais interventivos no jogo ofensivo?

A prioridade para já é pô-los a defender bem!
Aquele Sonkaya, coitado, é constrangedor. Pesadão, pastelão, não acerta um passe de jeito, deixa-se passar por todos, uma lástima!
O Leandro a mesma coisa. Tem um posicionamento defensivo muito mau. É esperar para ver o que dá o César Peixoto em jogos mais a sério (isto na Champions' vai dar vexame...).

Gil Lopes disse...

Exacto, na 2ªparte jogou-se em 3-4-3, mas so ate ao golo, e mesmo assim o moço continuou a subir muito e bem ja em 4-3-3.
Os Laterais modernos das grandes equipas tem de subir muito e como tu referiste na tua analise ao jogo, so mesmo quando a SAD se dispuser a gastar algum dinheiro para a defesa,:-)