quinta-feira, setembro 29, 2005

Sobre o pesadelo de ontem à noite

Depois de uma noite extremamente mal dormida, parece que ainda não acredito no que aconteceu ontem no Estádio do Dragão. Como eu disse abaixo, é simplesmente mau demais para ser verdade, é inaceitável.

Primeiro que tudo, devo dizer que uma coisa me distingue, a mim e aos restantes portistas, da lampionagem pronta a saltar de emoção com uma derrota do FC Porto e ir imediatamente poluir os blogues e fóruns portistas: as vitórias morais (se é que existem) põem-me extremamente mal disposta. As galinhas exultaram porque acharam que fizeram uma exibição do outro mundo no campo de um dos piores Man Utd das últimas décadas, e ficariam na lua se tivessem cometido a proeza de ir lá empatar (porque empatar com os grandes é a proeza naquele clube, como o foi no Dragão na época passada) - lá dizia o Avante Lampião, ficaram "a 6 minutos da fama". Perderam, mas foi caso para "ficarem orgulhosos".

Eu acho que o FC Porto mereceu ontem levar na cara, por muito que me custe admitir, mesmo apesar da boa exibição até aos 2-0, mesmo apesar da maior posse de bola, mesmo apesar do maior número de remates, mesmo apesar de tudo isso.
Fico com náuseas só de ouvir o treinador dizer que nem sempre os melhores ganham. Que este modelo (ataque desenfreado, seja em que ocasião for) é para manter. E acho que o FC Porto vai sofrer dissabores assim até que Co Adriaanse (de quem gosto muito) aprenda que o FC Porto não é clube somente para "encantar" (e até agora foi o que se viu), mas para GANHAR na Europa. Espero mesmo que ele caia em si, porque ontem depois dos 2-0 o que eu vi no Dragão foi a reedição da época passada, com os golos a entrarem e a nação portista a assistir incrédula a um filme de muito mau gosto.

A culpa de termos uma defesa fraca e de muitos dos seus elementos estarem aleijados, não é de Co. Mas a atitude em campo já passa pela sua responsabilidade (e já agora, a teimosia para com o Jorge Costa também). Não podemos estar sempre balanceados no ataque faça chuva ou faça sol (ainda para mais se os avançados insistem em falhar oportunidades de forma escandalosa). E já agora, gostava de perceber aquela que se está a tornar a substituição-tipo, de tirar o Diego (quando ontem havia jogadores em muito pior rendimento- Ibson, Jorginho) e meter avançados, ficando sem alguém que saiba transportar o jogo. Outra coisa: falta-nos um Ministro. Enfim, para além de defesas novos em Janeiro.

2ª jornada da LC: 0 pontos. Duas derrotas muito difíceis de digerir, pelo mesmo resultado. Com a agravante desta última ter sido consentida em casa, em dia de aniversário, depois de estarmos a vencer por 2-0 (e a jogar bem), frente a clube que se chama Artmedia Petrzalke. Não consigo aceitar, muito menos consolar-me com o cliché "o futebol é assim!". Esta vai-me ficar atravessada para sempre, por muitos anos que passem.

Ao menos este impensável desastre retira-nos qualquer euforia e ilusão que para já este Porto-bebé não tem capacidade para sustentar. É preciso ter calma.

Amo-te Porto

10 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Então? Quero ler uma opinião de quem saiba escrever!
Onde está o Caetano?

JFFR disse...

Realmente há que apontar as vezes que os erros de arbitragem permitem que os clubes sejam grandes na Europa. Assim tipo a mão de Vata que permitiu às galinhas ir a uma final da Taça dos Campeões.

Olha querido Montanelas, eu compreendo a tua vontade de vir chatear, presumo que as sete históricas enrabadelas de Vigo ainda te façam alguma comichãozita.

JFFR disse...

Mas também te aviso, para a próxima que não saibas conter toda a tua demência lampiónica, corto-te o pio. Estamos entendidos? Passar bem.

Anónimo disse...

Fiquei abismado. Digam o que disserem é deprimente ver o Ricardo Costa jogar.
Há questões estruturais na mentalidade do Porto que convém mudar. Por exemplo, o Alan merece jogar em detrimento do Jorginho e, como muito bem frisas, é necessário um trinco.
Em todo o caso confiança pequena Joana. A justiça tarda mas chega. Á sétima cá os esperamos.

David Caetano disse...

Que grande revolução vai para aqui...! Assim que tiver um tempinho para pensar nisto logo opino.

Gostaria era de pedir a determinados indivíduos para não virem para aqui destilar o seu ódio quase patológico ao F.C.P. e aos portistas. Que hajam recalcamentos ou outros tipos de trauma criados por eventos recentes em Sevilha e Gelsenkirchen é normal mas... um pouco mais de decoro por favor.

A gerência agradece. Até mais logo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Acho que mais cedo ou mais tarde a sorte irá proteger os audazes, tiveram 12 remates à baliza muitos defendidos por instinto, milagre, sorte etc.

Um jogo destes acontece de 20 em 20 anos, lembram-se do Wrexam?

Anónimo disse...

Olha bem o Caetano!
Vejo que escreves muito bem, bem me dera assim analisar os jogos, pareces profissional. Não devias deixar mais ninguém postar pois até desfeiam este lindo blog sobre o nosso querido fcp com opinioes artificiais e falsos amores. Eu se quiseres defendo-te na rua de alguém que te queira fazer mal,algum lampiao mouro e mal intencionado que te queira vitimizar por seres um tão bom defensor do nosso bem-amado clube

David Caetano disse...

Estes fãs não se controlam.