quinta-feira, setembro 15, 2005

Nada surpreendente

"Um rotura de ligamentos vai levar Sokota à sala de operações e a uma recuperação prolongada. Os exames efectuados ontem confirmaram o pior cenário. Este ano, o croata não joga mais" (O Jogo)

Se penso que a SAD acertou quanto ao treinador, já a política de contratações continua a ser caracterizada por critérios muito duvidosos, e isso também começa a verificar-se. É caso para perguntarmos: porque foi o FC Porto buscar o Sokota (pela mesma razão que desviou o Paulo Assunção o ano passado) ? Não vejo outro motivo senão a pirraça ao SLB. E isso é INACEITÁVEL. O jogador, contra o qual nada me move pessoalmente, mostrou nestes dois últimos jogos do FCP tudo o que tinha feito em 4 anos de SLB, incluíndo a tendência para as lesões prolongadas. Se a SAD foi rigorosa (e bem) no caso do Nuno Valente, então porque foi buscar o Sokota? Os resultados estão à vista. E agora, com Benni ingrato e Postiga de fora, o FCP apenas tem o Hugo Almeida para a deslocação a Braga.

A extrema incoerência desta política nota-se também, e sobretudo, na defesa, e esta é, meus amigos, a defesa mais fraca do FCP desde há muitos anos. A SAD não tem problemas em gastar milhões para as posições ofensivas mas para a defesa quase não mexe uma palha. Não se percebe porque vendemos o Seitaridis sem termos precavido convenientemente essa lacuna, pois enquanto nos recusámos a dar 6,5 milhões pelo único (!) jogador exigido pelo treinador (o Kromkamp), não descurámos no entanto a compra de mais um miúdo-maravilha (o tal Anderson) para uma posição bem preenchida.

No centro da defesa, a mesma coisa: o Ricardo Costa, um dos titulares abolutos, não tem valor para tal posto, o Pepe idem (ter marcado dois golos não invalida que esteja repetidamente mal na sua função). Com o Pedro de fora (devido à besta Prso), Pepe lesionado e Jorge Costa também arredado (está lesionado, mas já se justificava o seu regresso), o FC Porto vai jogar com Ricardo Costa ao lado de Bruno Alves, essa incógnita. E seja o que Deus quiser.

Vamos ver o que será daqui para a frente.
Força Porto

8 comentários:

inspector closeau disse...

O Sokota veio para não jogar metade da época passada nos outros.
Embora concorde com quase tudo fiz aqui uma pequena defesa da defesa.
http://x-tema.blogspot.com/

Anónimo disse...

TANTO AZAR JUNTO FAZ LEMBRA O ANO PASSADO!

VITÓRIA SOBRE O LILLE RATIFICADA POR DECRETO-LEI...

David Caetano disse...

Apesar de tudo, ainda sou da opinião de que o Sokota é um jogador com tremendo potencial mas não num sistema deste género. O Sokota tem de ser usado num sistema com 2 avançados uma vez que uma das suas melhores características, como há pouco em Portugal, é a de conseguir segurar bem a bola jogando de costas para a baliza, esperando pela entrada dos companheiros. Não é um finalizador puro pelo que não pode jogar sozinho na frente e por isso, tendo em conta a forma como o FCP se apresenta, não é um jogador que deva jogar de início pois assim só se está a queimar um jogador que pode ser útil. Está lento? Não me admira. Passou um ano sem jogar.

Sobre as opções actuais do FCP para a frente, Co Adriaanse pode muito bem optar por Lisandro na frente com Alan e Jorginho nas alas. Hugo Almeida é um bom suplente.

Em relação à defesa, lá vamos ter de experimentar o Bruno Alves. Seja como for, também concordo em relação ao negócio Seitaridis porque até ao momento o Sonkaya ainda não me convenceu. Quando o Bosingwa estiver melhor pode ser que feche aquele lado.

Ainda assim, acho que o FCP tem todas as condições para ir ganhar a Braga. Assumo este momento como um grande teste ao plantel do FCP e às segundas escolhas de Adriaanse.

Anónimo disse...

Totalmente em desacordo, a não ser que Mourinho seja burro por gostar de Ricardo Costa e por ter sugerido Pepe ( sabias desta? Informa-te lá). Bruno Alves e ricardo Costa, aliás, fizeram uma excelente dupla de esperanças na selecção. Depois, Sonkaya foi a 2ª alternativa que Co pretendia, pois Kromkamp era muito caro( recordo-me tanto das críticas quando se dizia que o FCP o ia buscar, que era imenso dinheiro).

Sokota, jogador a custo zero, lesionou-se num sítio que não tem nada a ver com a anterior lesão que teve. Guerrinha com o SLB? Talvez, mas o saldo é amplamente positivo, ou não achas que Deco e Maniche foram cruciais nas conquistas recentes.E já nem falo no próprio Mourinho que roubámos aos lampiões.

Ai memória curta...

È sempre assim quando corre bem, eles são os maiores, quando corre mal, são os piores.

David Caetano disse...

... O que só prova que o Mourinho afinal é humano e também se engana.

JFFR disse...

Anónimo:

Então tu concordas que se vão buscar jogadores ao SLB por pura pirraça? Ok, nem precisas de dizer mais nada.

Anónimo disse...

Pequena Joana:

Estou de acordo que se vão buscar bons jogadores aos rivais, e se vierem a custo zero e com a qualidade destes, então ainda melhor. Qual é o problema de se ir buscar jogadores ao SLB? Ou agora o Sokota é o responsável por termos perdido em Glasgow?? Sokota é bom jogador, não é um nº 9 nato, mas joga bem como pivô, além do mais é interncional croata.

Ou uma rotura de ligamentos adivinha-se?? O J. Costa teve 2 e continuou sempre a jogar.

Sejamos sérios, pirraça foi o termo que utilizaste, concordava contigo se tivessemos ido buscar só trampa ao SLB , mas tens muitos exemplos do contrário, logo não percebo a crítica quando antes todos ficámos muito satisfeitos por ter Deco, Maniche e Jankauskas. What's the problem? Agora já não se podem ir buscar jogadores em fim de contrato ao SLB só porque pode parecer pirraça??

JFFR disse...

Eu concordo que se vão buscar bons jogadores. Com o Sokota não concordei. É tecnicamente dotado? Joga bem de costas para a baliza? Etc etc etc? Se queres que eu seja franca e dura, eu quero é um avançado que marque golos! Pode ser uma opinião rudimentar, pode ser que o Sokota tenha outras virtualidades, mas eu acho que em termos de avançado-centro, o FCP precisa urgentemente de um gajo que meta a bola na baliza com regularidade. Em vez do Sokota, podíamos ter ido buscar outro.