quinta-feira, abril 09, 2009

Já estão com medo que o FC Porto ganhe a Champions?

Tenham calma que ainda falta muito!

Tenho lido blogues sobre futebol que de forma justa e obvia não deixaram passar ao lado o assunto Manchester United 2 - 2 FC Porto. No entanto encontro comentários de uma grande maioria de adeptos de futebol (dizem eles) que já encontraram desculpas para tentar anular todo e qualquer mérito que o FC Porto possa vir a ter nesta edição da prova mais importante do futebol europeu a nível de clubes.

Adeptos de Michel Platini no que respeita a não concordar que o FC Porto tenha sido autorizado a participar na prova, já começam a afirmar irredutivelmente que caso o FC Porto chegue mais longe, esta será sempre uma edição manchada por esse facto. Em 2004 a principal desculpa foi que todas as grandes equipas da Europa do futebol não estavam lá e que não é prestígio nenhum ganhar uma final contra o Mónaco (alguns acham que é muito mais prestigiante perder duas finais europeias), este ano todas as ditas grandes equipas da Europa estão lá portanto o problema inevitavelmente tinha de ser este, a corrupção que nunca ninguém conseguiu provar

Mudando parcialmente de assunto, apesar de algumas estatísticas que se encontram nas sondagens que vi, darem mais favoritismo ao FC Porto no que respeita à passagem da eliminatória (ver abaixo um exemplo), tenho contactado com algumas pessoas que, mesmo após a excelente exibição em Old Trafford, ainda não acreditam que os dragões vão conseguir deixar o United para trás, chegando mesmo a dizer que os red devils vão vir ao Porto "espetar" 3 ou 4 golos ao campeão nacional. Vejo isto como uma forma mesquinha de pensar pois nunca se deve dar o jogo como perdido logo à partida. Esse é muitas vezes o problema das equipas portuguesas (e não só), pois cometem quase sempre um erro grave que é entrarem em campo para disputar um jogo com um colosso mundial, pensando logo que o jogo está perdido, mesmo que na conferência de imprensa digam o contrário, não é essa a verdadeira forma de pensar nem o verdadeiro sentimento e ambição da equipa. Penso que o FCP é neste momento a única equipa nacional capaz de entrar em campo frente a qualquer adversário mundial sem dar o jogo como perdido. No entanto, tento sempre se ser realista e admitir a possibilidade de o jogo correr mal e aí sim, pode acontecer um resultado inesperado, mas raramente me passa pela cabeça que possa ser por uma margem muito grande como muita gente diz por aí.

O FC Porto vai resolver em casa a eliminatória com o Manchester United?
Sim 60,2%
Não 39,8%


Sondagem Record - 08-04-2009

Uma palavra também acerca dos que não percebem muito (ou nada) de futebol, ou então sou eu que não percebo e admitirei que estou enganado quando me provarem isso mesmo. Grande parte das vezes se diz que uma certa grande equipa não jogou nada e por isso é que determinado clubezeco lhes ganhou... Bom, uma coisa é certa, uma equipa nunca joga um jogo sozinha, na minha terra joga sempre contra outra equipa, normalmente com o mesmo número de jogadores de cada lado do campo. Se num determinado jogo, ou momento do jogo, alguma dessas equipas não joga muito, não conseguindo assim implementar o seu futebol apesar de ser considerada favorita perante o seu adversário, isso normalmente significa que os jogadores que estão pela frente estão apenas a cumprir eficazmente o seu papel, defender, não deixar o adversário jogar, não dar muitos espaços para não deixar que haja muitas linhas de passe, etc., por essas e por outras chego até a ficar de certa forma irritado (por dentro) e risonho (por fora) lol ao ouvir ou ler certo tipo de comentários (anedotas) como por exemplo, «a equipa estava desfalcada e por isso não jogou nada»! Não se esqueçam que há equipas que mesmo desfalcadas, possuem jogadores sentados no banco, com mais qualidade do que os que jogam do outro lado a titulares pela equipa adversária...

Se não escrever antes, uma boa Páscoa a todos!

PS - Caetano, sei que adoras este tipo de expressões... lol

9 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, meu caro amigo, andas a contratar postadores?

Varela, a estrutura do F.C.Porto é uma estrutura consolidada, que sabe fazer as coisas e portanto, já não se impressiona. É óbvio, que se por acaso - sonhar é permitido e ainda não paga imposto. Foi o título de um post que escrevi, sobre a caminhada dos Dragões, acho que nos oitavos-de-final -, ganharmos a C.L. eu quero lá saber se eles arranjam esta ou aquela desculpa...aliás e a talhe de foice, quero lá saber da gritaria que vai por aí - máquina de propaganda vermelha - sobre o penalti de Proença no Dragão...

Meu caro, é para o lado que durmo melhor e até me dá mais gozo.

Um abraço

David Caetano disse...

Camarada Vila Pouca, o Varela é uma aposta do Zé do Boné e foi recomendado pelo departamento de prospecção deste blog ;)

Achei que ele ia valorizar este blog e, pelos vistos, não me enganei. Mal entrou já marcou golos (é uma espécie de Mariano Gonzalez, vá).

Abraço!

David Caetano disse...

Quanto ao conteúdo, é óbvio que haverá sempre vozes adversas a tentar minimizar o valor das conquistas da melhor equipa de futebol de Portugal, mas valem o que valem e não será por isso que o FCPorto deixará de ganhar.

Rio-me com a tremenda azia que vou verificando nos comentários de alguma imprensa e "opinion makers" de café.

Quanto à eliminatória, sou da opinião que ela está perfeitamente em aberto e não será como com o Atlético de Madrid.

O Man Utd será sempre o Man Utd, campeão em título da Liga dos Campeões e não seria de todo espantoso se viessem cá ganhar.

Contudo, o FCPorto tem agora a hipótese de disputar a eliminatória em casa, diante dos seus adeptos e com os índices de confiança redobrados! Daqui a 90 minutos se saberá. Força Porto!!!

Editor deste blogue disse...

lol Pelos vistos, apesar de visitante asssíduo, como postador, tenho mais protagonismo que a enttrevista do Luisão depois da operação STOP!

Sim sou eu, assumo-o em qualquer lado, contra qualquer adepto, anti-adepto do FC Porto, hipocrita, mesquinho, despresável, formiga inocente, grilo cantador, lagarto estendido ao sol, ou qualquer outro adjectivo/comparação que achem adequado para aplicar a certos comentadores de futebol da actualidade desportiva que temos.

«Caetano, meu caro amigo, andas a contratar postadores?»

dragão vila pouca, tenho imenso respeito por ti e por todos os portistas que encontrar neste espaço, mas permite-me ter a minha opinião, mesmo que por vezes possa não coincidir com a tua ou com a de qualquer outro respeitável adepto do FC Porto! Porque para mim, se ser adepto é ser acólito de PdC podes me retirar já da lista de participantes deste blogue... lol

Gostaria de referir que nos meus posts tento escrever de forma justa, objectiva, racional e realista, por isso pode parecer que o conteudo do texto seja um pouco estranho, ou no mínino confuso para certas pessoas, por exemplo para quem está habituado apenas a escrever e a ler rasgados elogios clubiticamente medonhos em relação ao FCP, coisa que não acho nada abonatório quando não seja devidamente merecido... mas é apenas a minha opinião, quando me convidaram para participar neste site não me foram impostas quaisquer regras quanto ao tipo de textos a publicar. Apenas fui escolhido segundo determinados critérios que o administrador saberá enumerar caso seja necessário.
Eu tenho os meus princípios e as minhas opiniões, tenho a certeza que já estive no Dragão a apoiar o Porto mais vezes do que alguns visitantes e contribuidores deste blog. Disso me orgulho, e digo mais, acima de tudo me orgulho de de nunca ter ido ao Dragão ver o FC Porto perder um jogo, o pior resultado a que tive o prazer de assistir foi um empate, incluindo o Portugal - Filandia no jogo de apuramento para o Euro 2008 e que por sinal valeu a qualificação.
Abraços a todos! Vemo-nos por aqui certamente... ;)

David Caetano disse...

Varela, calma carago! O Vila Pouca estava só a fazer uma constatação. Afinal, és a 2ª "contratação" da época.

Quanto ao resto, o ZdB não tem estatuto editorial mas rege-se pela expressão livre de opiniões, geradoras de debate em maior ou menor grau, por parte dos seus membros que não têm necessariamente de concordar uns com os outros. É como trazer a mesa de café para a blogosfera mas com a vantagem de não levar com o fumo do parceiro :P

Eu próprio, tal como o Wolverine23 e a Luas, já aqui publiquei várias opiniões pessoais com que os leitores, Vila Pouca incluído, não concordaram e fizeram questão de o referir mas é exactamente essa a riqueza de um blog.

No fundo, há algo maior que nos une e que é superior a qualquer divergência: a nosso estatuto de adeptos do FCPorto, o melhor clube e com o maior palmarés internacional em Portugal.

Abraço e continuação de muitas e boas postas.

Editor deste blogue disse...

Bem, o texto do comentário foi escrito a altas horas e depois de umas cervejas, fumo (naquele café é permitido lol) e algumas conversas sobre futebol com o pessoal cá da minha aldeia.

Agora ao ler o meu próprio comentário aparentemente parece "feio" mas não era essa a minha intenção, assim como também não achei que fosse a do Vila Pouca, pois tal como ele, eu também apenas queria referir que costumo escrever racionalmente segundo as minhas ideias, e que por vezes podem-se cruzar com as dos restantes membros. Assim já ficam a saber só isso.. lol

Abraços aos dois!

Gil Lopes disse...

lol, andas nos copos, he he

Ainda há vidas boas, he he

Abraço

Editor deste blogue disse...

Nos copos? tem dias... lol

David Caetano disse...

E noites? Também tem?