terça-feira, agosto 25, 2009

A problemática da classificação da Liga

Tem causado alguma celeuma junto dos adeptos do FCPorto o ordenamento classificativo da Liga Sagres, onde o FCPorto, apesar de ter um saldo de golos mais favorável que os outros clubes que também têm 4 pontos, aparece posicionado em 4º lugar. Contudo, dados os critérios de classificação, esta é de facto a posição que o FCPorto ocupa actualmente, senão vejamos:

Os critérios para desempate na classificação são os seguintes, pela sua ordem de importância:

1 - Os pontos que os clubes empatados fizeram nos jogos entre si
2 - Maior diferença entre golos marcados e golos sofridos nos jogos acima referidos (desta vez ninguém lhe chamou goal average! Estão a aprender.)
3 - Maior número de golos marcados fora nos jogos acima referidos
4 - Diferença entre golos marcados e sofridos AO LONGO DE TODO O CAMPEONATO.

A estes critérios, seguem-se mais alguns relativos ao comportamento ao longo de todo o campeonato mas estes já são suficientes para estabelecer a classificação do FC Porto.

Para esta classificação, têm de ser considerados os 5 clubes com 4 pontos, em género de mini-liga, sendo eles o FCPorto, o Marítimo, o Benfica, o Belenenses e o Rio Ave. Dados os jogos entre eles, a classificação fica assim ordenada:

Classificação dos jogos entre as equipas com 4 pontos:

Marítimo 1 ponto (Está à frente do Benfica pelo critério 3)
Benfica 1 ponto
FCPorto 0 pontos
Belenenses 0 pontos
Rio Ave 0 pontos

A partir daqui, é necessário fazer recursivamente outro desempate para estabelecer a classificação de FCPorto, Belenenses e Rio Ave, que, como não jogaram entre si, obriga a recorrer ao critério 4, a diferença entre golos marcados e sofridos ao longo do campeonato inteiro:

FC Porto 4-1 = 3 golos
Belenenses 2-0 = 2 golos
Rio Ave 2-1 = 1 golo

Está portanto correcta a classificação mas, sinceramente, pouco me importa. O FCPorto até poderia estar em último pois, o que interessa mesmo é estar na frente à jornada 30 nem que seja por 1 golo.

4 comentários:

jose reyes disse...

É evidente que está incorrecta.
O que tu dizes só se poderia aplicar no caso de todas as equipas terem já jogado entre si. Como isso não acontece, o único critério de desempate é o factor "diferença de golos marcados e sofridos.

David Caetano disse...

José, percebo a origem da dúvida mas repara, o busílis da questão reside no facto de o critério se aplicar quer as equipas tenham ou não todas jogado entre si.

O curioso é que se o Paços por exemplo, tivesse conseguido ganhar o jogo da 2ª jornada contra a Briosa, suponhamos por 1-0, estaria também no "grupo dos 4 pontos" e aí o FCPorto estaria naturalmente em primeiro pois, tal como Marítimo, Benfica e Paços, teria 1 ponto mas, como marcou fora contra o Paços, ficaria à frente destes e do Benfica embora em igualdade de circunstâncias com o Marítimo. Aí adviria novamente o critério dos golos em todo o Campeonato e o FCPorto ficaria então à frente do Marítimo pelo seu melhor saldo de golos.

Eu sei que isto pode parecer injusto mas estas regras não fazem muito sentido em casos de muitas equipas empatadas. Bastaria, como dizes, incluir um critério que referisse "Caso as equipas não tenham jogado todas entre si deverá ser considerada a diferença entre golos marcados e sofridos ao longo de todo o campeonato".

Nestes critérios, especificamente nada diz que não se aplica se as equipas não tiverem ainda jogado todas entre elas.

Miguel Lourenço Pereira disse...

É simplesmente ridiculo que se esteja alguem a preocupar com a classificaçao á segunda jornada. Tipicamente portugues desde já.

Todos sabemos que até chegar a 10 jornada que nada está claro em nenhuma disputa. So com um terço da liga é que se começa realmente a perceber a dinamica e aí sim convém estar atento às posiçoes. Agora? É mesmo da silly season...

David Caetano disse...

Bem vindo ao estaminé Miguel. De facto esta preocupação é prematura e mas a partir do momento é que há dúvidas sobre esta questão, nada melhor do que esclarecê-las. Serve para esta e para futuras situações.

Seja como for, concordo, só lá mais para a frente se começará a definir a classificação da Liga. Mas entendo a preocupação... é contra-natura o FCPorto estar atrás do Benfica :P