domingo, agosto 16, 2009

Paços Ferreira-1 / FCPORTO-1

(1-1) Falcão 78m.
Foi um FCP ainda longe do seu melhor no arranque de 2009-2010, num possivel arranque para o Penta, novamente com alguns jogadores a não apresentarem níveis fisicos e tácticos de acordo com o que é exigível, mas a época ainda agora começou, e ainda há aspectos que precisam de ser muito melhorados, tais como o posicionamento defensivo e ofensivo de Bellushi, (parece ser muito mais um 10 do que um 8). Com isso Meireles perde-se nos seus movimentos, também Farias se ressente quando a equipa não manda no jogo, ele quase que é um peso morto, apesar dos alas (principalmente Hulk) tentarem aparecer no meio também.

Mas Meireles estava nitidamente com falta de gás (talvez a ter feito um jogo completo pela selecção no meio da semana) e Hulk estava com nervos a mais (porque se o 1ºamarelo é forçado, já o 2º não deixa margens para dúvidas), eu até tinha pensado que ao intervalo era ele o 2ºjogador a tirar, o 1º era o Farias...

Claro que o jogo tem duas equipas, e o Paços depois de se apanhar a ganhar, depois de por duas vezes ter ameaçado pelo lado de Fucile, soube manter a sua equipa em linhas recuadas, sem abrir espaços, e se às vezes o FCP podia (se o passe do médio entra bem) criar real perigo, tudo isso parecia ser muito esforçado, sem rotinas (onde o FCP de Jesualdo é forte).

Em toda a 1ªparte, apesar do maior dominio e posse de bola, o FCP apenas por Belluschi conseguiu inventar uma jogada (remate muito forte à trave, e outro lance onde obriga o GR a uma excelente defesa) ou um passe, isto porque os laterais quase só defendiam. Meireles estava ausente do jogo, Mariano sem posição efectiva, Farias apático e Hulk com 2 marcadores à vez que o enervavam ao ponto de ele fazer mais faltas do que sofrer (é um aspecto em que ele tem de evoluir e muito).

Já perto do intervalo, Meireles desmarca Hulk e este deixa-se antecipar pelo GR e perde uma ocasião clara de golo, e foram poucas...

O que me preocupou mais, foi ver o FCP sem outras soluções senão aqueles que já todos os adversários conhecem, e se o jogo rotinado não entra, é preciso um plano B e durante a 1ªparte não se viu nada disso.

Ao intervalo, Jesualdo precisava mexer na equipa, e tirou Meireles (algo cansado), atrasou Mariano para o meio-campo sobre a direita, e colocou Falcão no apoio directo ao Farias, com Hulk a ficar na esquerda, e o FCP até entrou melhor, a pressionar mais à frente e a tentar o empate. Mas passados apenas 10m., Hulk perde uma bola na linha de fundo e faz falta para amarelo, só que era o segundo e o FCP ficou reduzido a 10 e a perder na Mata Real.

Jesualdo fez entrar Varela para a esquerda, saindo Farias (não teve bola na área), e ficando Falcão sozinho na frente, com Mariano na meia direita e Bellushi a tentar colocar alguma geometria no jogo do FCP. Os laterais começaram finalmente a aparecer em momentos ofensivos e, apesar do jogo ter ficado aberto, com o FCP a expor-se aos contra ataques do Paços, a verdade é que o FCP tinha de tentar ganhar o jogo.

E foi numa dessas arrancadas dos laterais, que Fucile faz um excelente cruzamento para a área e Falcão num cabeceamento muito bom estabeleceu o empate.

É certo que o FCP ainda tentou chegar ao golo novamente, mas não apareceu nenhum lance, tirando um ou outro livre de Bruno Alves, mas que não acertou no alvo.

Em Resumo:

Um empate justo depois de uma entrada em jogo algo atípica e com pouca convicção, o que resultou num golo demasiado consentido de canto, o que obrigou o FCP a ir atrás do resultado, e que com a expulsão de Hulk ainda teve de lutar mais, conseguindo um empate justo.

Há ainda muitos aspectos a melhorar, muitos jogadores novos a entrosar, outros a rotinar num novo esquema e ainda outros (Hulk), a necessitarem de evoluir para serem melhores jogadores.
PORTO!!!

7 comentários:

Editor deste blogue disse...

pelo que tive a ver na net começou a choradeira, o Porto mereceu o empate, já o arbitro do benfica devia ter dado pelo menos 15 min de descontos, onde já se viu dar apenas 5? acham que o benfica iria ganhar o jogo em 5 min?!!!

dragao vila pouca disse...

De entrada jogaram nove jogadores da época passada e portanto, tinham obrigação de jogar melhor. Quando de uma semana para a outra, não se aprende nada e se entra em campo da mesma forma displicente, desconcentrada, a dormir e se dá a iniciativa ao adversário, normalmente dá mau resultado.
Hulk tem de deixar de carregar nas costas a responsabilidade de resolver tudo sozinho e passar a ter outro comportamento, sob pena de prejudicar mais que ajudar, a equipa.
Boa reacção com 10, aí já o Porto de sempre, com caracter e raça, que empatou e se podia ter perdido, também podia ter chegado à vitória.
Tudo somado, um resultado justo e um jogo com muitos motivos para reflexão.

Houveram muitos outros factores para além do factor X e não os admitir, para além de redutor é um mau serviço ao F.C.Porto.

Ah, Farías demonstrou que não é o avançado que uma equipa com as responsabilidades e ambições do F.C.Porto, precisa.

Um abraço

Visconde disse...

Calma que tá tudo controlado, já têm um ponto a mais do k deviam...

SL

David Caetano disse...

Oh Visconde, que raio de mania pá! Este ano começam com as lamentações logo em Agosto???? :P

Gil Lopes disse...

Um ponto a mais, Visconde???

E se o fiscal de linha não anula logo aos 10m. um lance onde o Farias (a quem é assinalado o fora de jogo) isolado remata e a bola sobra para Mariano que só tinha de encostar a bola para a baliza deserta...
Com o FCP a ganhar duvido que o Paços chegasse ao golo...

Conjecturas, pois claro, mas se á alguêm com razões de queixa é o FCP, que mesmo reduzido a 10 soube chegar ao empate...

Preocupa-te com o teu Sporting...

E quando comentares sobre o FCP preocupa-te em ser isento...

Abraço

David Caetano disse...

Oh Wolverine, mas o Visconde é mesmo assim! Eu passei o Sábado com ele e posso afirmar que ele esteve o dia todo a refilar que o Sporting ia ser prejudicado e que o FCPorto ia começar a ser beneficiado descaradamente logo a partir da primeira jornada... Se bem me lembro ele até disse que a culpa do golo do Nacional (o 1º) era do Pinto da Costa!!

Visconde disse...

Cadê o vosso Fair-Play!!!!? Que mania...

PS- Já viram ABola de hoje: Penalty do Tacuara devia ter sido repetido, começa a campanha a favor dos galináceos.