quarta-feira, agosto 26, 2009

Mariano não sai

Tem-se falado do interesse dos gregos do Olympiakos em Mariano Gonzalez, isto numa altura em que nos aproximamos do fecho do mercado. Contudo, embora lida a quente esta notícia possa parecer positiva, afinal Mariano é um dos jogadores mais sui generis do plantel, titular habitual mas capaz de alternar momentos de excelente rendimento com outros em que pura e simplesmente é o mais trapalhão em campo, acho que a sua saída não só não vai acontecer como seria nesta altura negativa para o FCPorto.

Primeiro porque, trapalhadas à parte, se trata de um jogador que tem os mecanismos de jogo extremamente assimilados e, apesar de ser muitas vezes inconsequente no ataque, cumpre no plano táctico e sabe desempenhar bem o seu papel, sendo também um dos mais esforçados do plantel. Por outro lado tem uma certa polivalência que lhe permite jogar à direita de qualquer dos sectores, seja defesa, meio-campo ou ataque.

Permitir a sua saída nesta altura, era perder um jogador rotinado nas dinâmicas da equipa, totalmente familiarizado com os companheiros e com a casa, e não havendo outro jogador com as suas características, seria necessário suprir uma súbita vaga no plantel que, para lá da adaptação de Hulk, não tem mais ninguém para o sector onde habitualmente joga Mariano. Quanto ao meio-campo, Belluschi lá vai ganhando rotinas mas depois ainda há Valeri (ainda sem ritmo), Guarín (que tarda em justificar a contratação) e Tomás Costa (muito bom posicionalmente mas depois incapaz de dar dinâmica nas transições ofensivas) mas, nesta altura, até Belluschi o habitual titular, ainda está longe da perfeição táctica, estando num processo de transformação de nº10 em nº8.

Não acho que Mariano seja o jogador ideal para o FCPorto, pessoalmente não gosto dele, mas para já é um jogador que cumpre e depois da saída de Lucho e Lisandro, que Jesualdo está nesta altura a colmatar, perder Mariano seria dar um tiro no pé e voltar atrás em todo o trabalho que foi desenvolvido até agora, mesmo que isso permitisse recuperar os 4 milhões de euros que foram investidos no jogador e tendo em conta que este se aproxima da barreira dos 30 anos.


7 comentários:

Sete_Luas disse...

É uma pena... :p

David Caetano disse...

Eu sabia que ias dizer isso. Bom... não era bem isso... Eu achava que serias um pouco menos diplomática :P

Miguel Lourenço Pereira disse...

Colaboro da mesma ideia. O Mariano nao é um grande jogador mas fazia à razia deste ano vende-lo nao seria a melhor ideia.

dragao vila pouca disse...

Mariano forever!

Calma com o rapaz, que foi muito importante no último terço da época e marcou vários golos, com o de Manchester a ser o mais baladado.

Às vezes tira-nos do sério?, é verdade, mas também tem coisas boas e é muito estimado no grupo.

Um abraço

David Caetano disse...

Vila Pouca, agora de repente parecias o Betencourt a dar o voto de confiança ao Paulo Bento!

Isso que estás a dizer do Mariano é verdade, por isso é que me parece um caso de estudo: o primeiro jogador mundial com o sindrome de categoria bipolar.

(Já agora no golo em Old Trafford, reparaste que ele dominou mal a bola? Acho que foi isso que partiu completamente o Van der Sar :) )

Sete_Luas disse...

HHHHEEEiii eu sou uma diplomata... mesmo quando falamos do Mariano. Vá e até posso concordar que vendê-lo agora não seria a melhor opção mmmaaasss só pelo facto que, como referes, é um jogador que já conhece o grupo de trabalho e o treinador e já está habituado a este sistema de jogo... de resto: "Bonne voyage chére ami, vai e não voltes!" :p

"(Já agora no golo em Old Trafford, reparaste que ele dominou mal a bola? Acho que foi isso que partiu completamente o Van der Sar :) )" <---- AAAAAAAHHHHHHHHHHHH Alguém que me entende, eu continuo a dizer que ele só marcou porque pegou mal na bola, ninguém acredita em mim.
Sim, eu embirro com o senhor, sim ele marcou "mtos golos" mas não o acho bom jogador, lamento... também podia dizer aqui que não achava o Jardel bom jogador e ele foi mais que uma vez o melhor marcador do campeonato, mas é melhor não ir por aí que acho que ainda sou linchada....

John Aarson disse...

Boas. É a primeira vez que comento este blog, mas tenho a certeza q não será a última. :)

Quanto ao Mariano, costumo dizer em jeito de gozo, que é o melhor jogador à face da terra e faço vénias quando ele entra em campo :$ (devem imaginar como devo ter ficado quando ele marcou o golo contra o Manchester). O Mariano é um jogador extremamente fora do normal, mas a verdade é que ele é um jogador também extremamente completo. É um trapalhão de primeira, sim. Ainda melhor! Faz com que os adversários não esperem muito dele. Um jogador quando vê um adversário todo atrapalhado com a bola, tende a baixar as defesas em relação a ele. A diferença é que depois do Mariano ter tropeçado na bola, é um gajo que finta 3 gajos seguidos e faz uma assistência para o golo.

O Mariano é um jogador que faz falta. Muitos dizem que o jogo dele contra o nacional foi pouco conseguido, que o Varela foi muito melhor que ele, etc. O Mariano está a tornar-se num jogador muito mais culto tacticamente e quem tomar atenção a isso, vê. O nosso meio campo beneficia com ele. O ataque também.

Acho que seria um enorme erro deixar o Mariano sair. Ele é um excelente jogador, e mais cedo ou mais tarde todos os adeptos se aperceberão disso.

O Mariano sairá pela porta grande do estádio do Dragão e espero que seja só quando se retirar.

Saudações Portistas Olisiponenses.