quarta-feira, agosto 26, 2009

Champions League 2009/2010 - Sorteio na quinta-feira (actualizado)


É já na próxima quinta-feira, às 16h30, o sorteio que decidirá qual o alinhamento da fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/2010.

De acordo com os rankings da UEFA, os 4 potes do sorteio deverão ficar assim alinhados:

Pote 1
FC Barcelona
Liverpool
Chelsea
Manchester United
AC Milan
Arsenal *
Sevilha
Bayern Munique

Pote 2
Olympique Lyon
Inter de Milão
Real Madrid
CSKA Moscovo
FC Porto
Sporting CP **
AZ Alkmaar
Juventus

Pote 3
Glasgow Rangers
Olympiakos *
Marselha
Dinamo Kiev
Estugarda *
Atlético Madrid
Bordéus
Besiktas

Pote 4
FC Copenhaga *
VfL Wolfsburgo
Standard Liège
Maccabi Haifa
FC Zurique
Rubin Kazan
Unirea Urziceni
DVSC Debrecen

Vindos do Playoff
Entrada directa

* Em vantagem na eliminatória.
** Caso seja eliminado pela Fiorentina serão os italianos a ocupar esta vaga. Seja como for, boa sorte para o Sporting. Tenho cá um palpite que são capazes de eliminar a Fiore.

O FCPorto irá assim evitar na fase de grupos o Inter, o Lyon, o Real Madrid, o CSKA de Moscovo, a Juventus e o AZ Alkmaar, para além de evitar eventualmente a Fiorentina.

Se do pote 4, todas parecem à partida acessíveis, já do pote 3 fazem parte algumas equipas "chatas" como o Olympiakos, o Marselha, o Atlético de Madrid e o Bordéus que parecem ser nesta altura superiores às restantes do grupo.

Já do grupo 1 o Sevilha e o Bayern serão os adversários mais desejáveis. Dos restantes... venha o diabo e escolha.

Qual seria para vocês o grupo ideal?

11 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, imagina este sorteio: Barcelona, F.C.Porto, A.Madrid e Wolfsburgo. Pode acontecer...

Abraço

Orgulhoazulebranco disse...

Atenção que o Wolfsburgo é o actual campeão alemão.Do Pote 4 evitava esse...

Do pote 3,não queria o Atlético de Madrid(embora já tenhamos visto que temos equipa para eles,mas não quer dizer que a história se repita)reencontrar o Lucho deixa-me confusa,e nunca gostei dos ares escoceses.

Do pote 1,não tenho grandes preferências,o Sevilha é tudo menos uma equipa fácil.

Seja qual for o grupo, o Porto será sempre candidato à liderença.
A ver vamos.

David Caetano disse...

Vila Pouca esse seria um alinhamento delicado... mas já vimos em anteriores ocasiões que os nomes não jogam e os colossos também se abatem.

Mas cuidado que o Wolfsburgo está a derrapar neste início de época. Em 3 jogos já encaixou 5 golos e tem uma derrota.

Isso leva-me de volta a uma célebre ocasião, em que o FCPorto também jogou com o então poderoso campeão alemão e no cúmulo dos 2 jogos ficou um saldo de 8-2 a favor do FCPorto, com uma retumbante vitória por 5-0 na Alemanha.

David Caetano disse...

Orgulho Azul e Branco,

Sobre o Wolfsburgo já opinei no comentário anterior. Acrescento que a força da equipa depende muito da inspiração da dupla atacante Dzeko e Grafite, mas creio que seria bem anulada pela actual defesa do FCPorto.

Sobre o Rangers, a verdadeira dificuldade estaria em jogar na Escócia onde as equipas locais se transcedem com o apoio do seu público. A jogar fora são equipas medianas. Quanto ao eventual duelo com o Marselha, só levaríamos com o Lucho na 2ª volta, provavelmente, mas também não me agrada muito essa perspectiva... Nem uma eventual eliminatória com o Lyon tanto pelo lado emocional (Licha) como pelo lado desportivo visto que este ano o Grande Lyon está de volta.

Do grupo 1, não há equipas fáceis, há sim, creio eu, equipas menos difíceis que outras e o Sevilha será uma delas a par do Bayern onde o Van Gaal começa já a ser questionado.

Liverpool e Arsenal estão mais fracos que no ano passado, é certo, mas o FCPorto "encolhe-se" sempre quando joga no Reino Unido e o Arsenal particularmente, começou como sempre a época em grande. Está com uma dinâmica terrível.

Para mim o grupo ideal seria:

Bayern
FCPorto
Dinamo Kiev/Rangers/Besiktas
Debrecen

dragao vila pouca disse...

No meu comentário anterior enganei-me e não reparei que tinha posto o Barcelona e o A.Madrid o que não pode acontecer. Substituo portanto, o Barça pelo Chelsea e teriamos o pior cenário, mas como bem dizes, nada que derrote, à priori, um Dragão.

Cenário, teoricamente mais fácil: Sevilha, F.C.Porto, G.Rangers e Unireia Urziceni.

Um abraço

David Caetano disse...

Nem reparei. Realmente não podem ficar equipas do mesmo país no mesmo grupo.

O Pote 4 parece bem acessível este ano, tirando o Wolfsburgo e o Rubin Kazan que serão de um nível superior às restantes, tal como o Copenhaga, difícil de bater em casa.

Já em relação ao Unirea, entre esta equipa e o Debrecen, o Zurique, o Maccabi e o Liege, é tudo carne para canhão.

Orgulhoazulebranco disse...

Caetano,percebeu bem o que eu queria dizer:os jogos na Escócia são sempre complicados!

Acho que é fundamental vencer os jogos em casa,para não termos que ir buscá-los forçosamente a um qualquer sitio mais complicado.

Ps: o Copenhaga foi eliminado.

abraço

David Caetano disse...

Orgulho Azul e Branco, depois do último comentário lembrei-me da última viagem do FCPorto à Escócia para defrontar o Celtic. Perdemos salvo erro por 3-2, o Pepe foi figura pelos golos marcados e não só e o árbitro fez vista grossa a uma falta do Prso sobre Baía num dos golos escoceses... Curiosamente o Baía e o Prso viriam a reencontrar-se noutro jogo, este de fabulosa memória, em Gelsenkirchen.

Concordo com a necessidade fundamental de vencer em casa, embora na época passada o FCPorto tenha feito as coisas um pouco ao contrário com o Kiev. Para ter hipótese de se apurar, uma equipa precisa de fazer 9 pontos. Se fizer 10 garante praticamente o apuramento. Venha quem vier, o FCPorto terá de fazer por vencer no Dragão. Daqui a 18h se saberá quem serão os adversários.

Pois é, o Copenhaga foi eliminado, tal como o Sporting. Se no primeiro caso não fico surpreendido, já no caso do Sporting eu acreditava realmente que conseguissem eliminar a Fiorentina. Foi um erro defensivo que deitou tudo a perder. Sendo assim, no alinhamento dos potes temos a Fiorentina em vez do Sporting e o APOEL em vez do Copenhaga.

No resto, tudo normal mas, saliento, o Arsenal eliminou o Celtic mas... com uma ajudinha nas duas mãos. Na Escócia o 1º golo nasce de uma falta inexistente e hoje tiveram um penalty daqueles como já não se viam desde os tempos em que o Simão Sabrosa jogava em Portugal.

David Caetano disse...

Afinal há uma alteração muito importante no alinhamento dos potes. A Fiorentina tem um ranking inferior ao do Rangers pelo que, com a eliminação do Sporting, o Rangers sobe ao pote 2 e a Fiorentina cai no pote 3.

Quanto ao APOEL, mantém-se

Orgulhoazulebranco disse...

Caetano,foi contra o Rangers precisamente,em 2005/2006.O Porto foi a melhor equipa e merecia ter vencido esse jogo.

O Rangers subiu?Optimo.Palavra de honra que não gosto mesmo nada de tudo o que venha das ilhas britânicas...e até nem me importava de encontrar a Fiorentina.

abraço

David Caetano disse...

Ora... pois foi!! Não contes isto a nenhum escocês adepto do Rangers ou do Celtic senão vêm cá deitar-me o fogo! :)

Obrigado pela correcção