quinta-feira, julho 02, 2009

Paulo Machado transferido para o Toulouse?

Afinal, o Saint Étienne não vai ficar com Paulo Machado apesar de tudo ter apontado nesse sentido a partir de Dezembro/Janeiro da época passada. O contrato de cedência celebrado entre o FCPorto e os "Verdes" previa que, após 15 jogos de Paulo Machado a titular, o clube francês passava a dispor de opção de compra do jogador por 1,6 M€. Entretanto o próprio Paulo Machado terá aceite as condições do contrato futuro, propostas durante a época, mas sem acordo formal pois tudo dependia da permanência do clube na Ligue 1.

No entanto, Paulo Machado terá mudado de ideias (provavelmente tendo em vista uma oferta mais vantajosa), tendo tomado a decisão pública de abandonar o clube francês e esse factor acabou por ser decisivo, tendo o Saint Étienne abdicado do jogador, apesar de, em comunicado, salientar que terá chegado a um acordo com o FCPorto para "salvaguardar vantajosamente os seus legítimos direitos económicos", deixando supor que terá direito a uma parte das verbas envolvidas numa futura transferência do jogador em jeito de indemnização.

O destino do jogador poderá agora passar pela continuação em França pois Paulo Machado rubricou boas exibições, sendo um objectivo apetecível do mercado francês e, adicionalmente, o interesse do Toulouse no concurso do jogador é bem conhecido. Fala-se aliás de uma proposta do Toulouse ao FCPorto na ordem dos 3,6 M€.

Pessoalmente não escondo que a saída deste jogador reveste-se para mim de uma certa mágoa, especialmente agora, pois trata-se de um jovem com muito talento e que poderia agora, face à saída de Lucho e à sua maior maturidade, poderia agora ter uma oportunidade no plantel do FCPorto embora este cenário seja improvável.

Vieirinha e Hélder Barbosa

Casos diferentes são os de Vieirinha e Hélder Barbosa. Se o primeiro esteve na época passada emprestado ao PAOK da Grécia e, agora que está em último ano de contrato com o FCPorto, por lá deverá ficar, já o segundo renovou com o FCPorto até 2011, tendo sido emprestado ao Waalwijk do campeonato principal da Holanda. O clube holandês, com o qual o FCPorto tem boas relações (já Tarik havia sido emprestado em 2006/2007), fica com opção de compra do extremo de 22 anos.

Os dois jogadores não se conseguiram impôr no FCPorto, apesar de ainda assim não terem tido todas as oportunidades que poderiam ter, tendo contudo revelado alguma inconstância exibicional após um período inicial de fulgor. Por outro lado parece-me que há extremos com mais potencial no FCPorto neste momento, casos de Candeias e Diogo Viana.

Fotografia: ASSE

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Eu tenho pena que o F.C.Porto nunca tenha dado uma verdadeira oportunidade a Paulo Machado. Sendo assim, acaba por ser um bom negócio e rende tanto ao clube, como esse fenómeno do Matigol, rendeu ao Villarreal,

Um abraço

Azulibranco disse...

Passei por aqui e gostei do que vi.
Já o adicionei.
Felicidades.
Visite-me também.