segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Rescaldo do fim-de-semana

Paços de Ferreira 0 x 2 FCPorto

O FCPorto foi à Mata Real assegurar 3 preciosos pontos, para mais tendo em conta que, no dia seguinte, os seus adversários directos jogavam entre si.

A equipa tricampeã entrou muito forte em campo, apesar de ter no banco Lucho Gonzalez e Cristian Rodriguez e sem poder contar com Fucile que não fora convocado, e desde cedo procurou chegar à vantagem. Foi por isso com alguma naturalidade que o golo acabou por surgir à passagem dos 16 minutos, com uma boa jogada pela esquerda onde Cissokho (com algumas oscilações exibicionais neste jogo), tocou curto para a entrada de Hulk que, sem cerimónias, disparou com violência para a baliza pacense, fazendo o seu 7º golo na prova.

Até à meia hora, o FCPorto praticou um futebol de domínio absoluto, com uma novidade particular em relação aos últimos jogos: trocava a bola no meio campo adversário dominando, com posse de bola, o jogo.

Contudo, a partir da meia hora, Rui Miguel rematou à trave da baliza de Helton num lance que pareceu espicaçar a equipa da casa e amedrontar o FCPorto que baixou a sua pressão e permitiu a subida do Paços. Até ao intervalo, o FCPorto passou por vários calafrios já que os jogadores pacenses por 2 ou 3 vezes dispuseram de tempo e espaço para visar a baliza portista, sendo a única excepção a esta tendência mais um lance interessante de Hulk que arrancou outra vez na meia esquerda e, tendo ultrapassado o guarda-redes da casa, não conseguiu no entanto atirar para a baliza dado o angulo extremamente difícil do lance.

Na segunda parte, o jogo foi dividido, com o Paços a ameaçar a defesa portista até cerca dos 60 minutos, altura em que o jogo muda completamente de figurino. Primeiro, o incipiente Farias (com a bola a não chegar à área, este não era o jogo ideal para o argentino confirmar os sinais que deixou antever frente ao Rio Ave) dá lugar a Rodriguez e, pouco depois, mais uma boa arrancada de Hulk na meia esquerda resulta em penalty para o FCPorto que Bruno Alves não desperdiça, sentenciando o jogo.

Até ao final, o ritmo do jogo baixou, mas houve ainda tempo para duas boas ocasiões para o FCPorto, primeiro por Rodriguez desarmado in extremis por um defesa pacense, e depois por Lisandro que, criando espaço à frente de um defesa adversário, rematou para uma defesa relativamente fácil do guarda-redes contrário.

O lance mais "discutível" acontece já perto do final, com o Paços a conseguir introduzir a bola na baliza de Helton, lance prontamente invalidado pois, nas imagens, é bem visível que a bola entra após desviar no braço de Carlos Carneiro, traíndo Helton.

Em suma, tratou-se de uma excelente vitória do FCPorto, ainda para mais dado o resultado que depois se verificou em Alvalade, onde os galácticos levaram um autêntico banho de bola e onde se registou uma tremenda injustiça no resultado (se fosse 4 ou 5-1 para o Sporting, ninguém ficaria escandalizado, até porque, na 2ª parte, o 1º remate do Benfica dá em golo, lance que aconteceu completamente contra a corrente de jogo).

O FCPorto tem assim condições para, na próxima jornada, consolidar em definitivo o 1º lugar porque joga contra o Sporting em casa e porque, na Luz, os galácticos recebem o Leixões que, se vencer hoje o Belenenses (o jogo está a decorrer) tem todas as condições para depois vencer na Luz e isolar-se em 2º lugar.


Basquetebol à deriva

O FCPorto somou mais uma derrota, a 11ª no presente campeonato, e ocupa o último lugar da classificação que dá acesso ao Play-off, o 8º lugar, podendo vir a ser apanhada na tabela pelo Ginásio que tem um jogo a menos. Trata-se de uma época extremamente decepcionante da equipa azul e branca, para mais tendo em conta a boa prestação da época passada, onde perdeu a final por 3-2 com a poderosa Ovarense, exactamente a equipa que este fim-de-semana cilindrou o FCPorto por 59-80! A quem se devem pedir responsabilidades nesta situação? Será que Júlio Matos, velha glória do FCPorto tem condições para continuar à frente da equipa? E quanto ao constante desinvestimento que tem sido feito na equipa de Basquetebol?

Hóquei seguro e imperial

Entretanto, a equipa de Hóquei em Patins, passeou contra o Carvalhos e goleou por 13-1! Num altura em que já está praticamente assegurado o 1º lugar na fase regular, e em que a passagem à fase seguinte da Liga Europeia se decide em Fânzeres dia 14 de Março, com a recepção ao Igualada, o hóquei continua a ser uma modalidade que enche todos os adeptos portistas de orgulho. 

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Já regressaste?
Ora vamos lá: no futebol, muito bons os primeiros 25 minutos e depois, como acontece sempre, adormecemos e podiamos ter sofrido as consequências. Valeu - já é costume - o Incrível Hulk.
Comentários vergonhosos dos dois RTP destacados, para a Mata Real- Hélder Conduto e L.Freitas Lobo.

Sobre o Basquetebol, eu que estive em Matosin hos a ver o jog, só não digo que senti vergonha, porque eu nunca me envergonho do F.C.Porto, mas que foi uma tristeza, foi.

No Hóquei já ganhamos esta fase e temos a vantagem caseira para os Play-off o que é sempre uma vantagem.

Um abraço

David Caetano disse...

Olá Dragão Vila Pouca!

Lá arranjei um tempinho para vir aqui dedilhar umas linhas mas confesso que não tem sido nada fácil.

Em relação ao jogo e sobre o os comentários dos "relatadores" da RTP1, concordo a 200%, foram uma autêntica vergonha. Entre outras situações destaco um lance em que Sapunaru atinge sem querer o adversário que está no chão, pedindo logo desculpa pelo sucedido, e no qual os comentadores insinuaram premeditação do romeno.

Depois, tanto no penalty como no golo anulado ao Paços, creio que, por incrível acaso do destino, eles foram os únicos espectadores que não viram os lances por inteiro. Ossos do ofício, creio eu.

Quanto às duas faces do FCPorto, é como dizes... a nossa equipa expõe-se aos dissabores quando devia saber controlar o jogo, "descansar com bola" (como dizia o Special One) e não sem ela... Felizmente, estamos cada vez mais próximos do final da época e da saída do Jesualdo.

Aquele abraço.

PS - Não arranjas uns bilhetes para o jogo de Sábado??

dragao vila pouca disse...

Arranjar bilhetes e que tipo de bilhetes?
Bilhetes de sócios? Bilhetes de público? Para que lugares? Bancada Central, Tribuna...?
Diz-me os bilhetes que queres e eu digo-te se posso arranjar.
Há jogos em que até te podia arranjar um ou dois convites, mas contra Benfica e Sporting, eles não chegam para as encomendas.

Um abraço e diz alguma coisa.

David Caetano disse...

Olha, se pudesses eram 4 bilhetes de público para a bancada central. Basicamente é para o núcleo duro do Blog do Katano / Zé do Boné. Se o Wolverine23 também quiser ir, passa a 5. Se pudesses arranjar, seria fantástico. Era só enviares o teu NIB por e-mail (podes deixar aqui em comentário o teu endereço, que eu não publico) e eu fazia a transferência.

Aquele abraço.