domingo, fevereiro 01, 2009

Belenenses - 1 / FCPORTO - 3

1-3 (Saulo 35'; Hulk 21', Rodríguez 24', Lucho 87')
Uma excelente vitória do FCPORTO hoje no Restelo frente a uma equipa combativa e que de alguma forma, aliado ao fraco estado do relvado e á arbitragem pré-condicionada (contra o FCP) fez com que o FCP tivesse que ter realizado um bom jogo de forma a ganhar este jogo e continuar no seu lugar.
Entrando muito forte no encontro, o FCP podia nos primeiros 30m., ter feito 4 ou 5 golos e ter resolvido desde logo o jogo, como apenas fez 2 e nas outras situações houve alguma falta de sorte ou discernimento para acabar desde logo com este jogo.
Depois o Belenenses marcou num lance fortuito e em fora de jogo (ainda que muito dificil de ajuizar), e o FCP apesar de ter continuado a mandar mais no jogo, ainda que sem bola, pois este FCP gosta mais de jogar em transições rápidas, mas aqui a arbitragem também quis ser protagonista e o lance que exemplifica isso é o lance do 1ºamarelo ao Fucille, pois o jogador toca num lance casual a bola com a mão, (idêntico ao lance do central do benfica ontem contra o Rio Ave), e o fiscal de linha indica que é falta ao arbitro e que de imediato, (sabendo que o Fucille estava á bica para ficar de fora contra o Benfica) resolve mostrar logo o amarelo num lance completamente casual, pois o jogador é que leva com a bola no braço e não o inverso.
Para a 2ªparte, o FCP voltou a tentar mandar no jogo, mas o Belenenses que ainda na 1ªparte tinha alterado um pouco a sua equipa (aqui esteve bem o Jaime Pacheco) fez com que o jogo passasse a ser mais repartido, e apesar de parecer que sempre que o FCP contra-atacava poderia causar perigo e se algum lance fosse bem deliniado pelos avançados, o FCP poderia marcar o golo decisivo.
É certo que em alguns lances de ataque do Belem, também se gerou algum frisson na defesa, mas parecendo sempre muito bem colocados em campo, apenas pela esquerda, onde Cissokho não esteve tão seguro e teve alguns problemas, mas também Fucille teve problemas.
Aqui realço para o aspecto que em várias ocasiões me pareceu que os laterais estavam um pouco desapoiados por parte dos médios laterais, que não raras vezes estavam muito á frente e como os extremos também não ajudavam, parecia que nas laterais o Belenenses tinha mais jogadores nas alas.
E já perto do final, o FCP marca o 3ºgolo por Lucho que minuto antes tinha feito um passe ao guarda-redes, mas depois no lance que decidiu o jogo, foi eficaz e mostrou estar num dia sim.
No ultimo lance, Fucille viu o 2ºamarelo, seguido de vermelho, que o coloca fora do jogo da Taça da Liga frente ao Sporting em Alvalade, mas que lhe permite jogar frente ao Benfica na próxima jornada, com regulamentos destes, é só rir...
E esta Taça da Liga é uma afronta, no que diz respeito aos regulamentos, de tão iverosimeis que são...
Sendo assim, o FCP vai receber o Benfica á frente do campeonato e se tudo correr normalmente, o FCP vencerá esse jogo, claro que para isso é preciso que o Vitor Pereira não faça outra gracinha, como fez desta vez, enfim, incompetências...
Apenas realço que era escusado ter entrado Lisandro, sabendo que também estava á bica para o 5ºvermelho, nestas situações, numca fiando.
E Tácticamente a entrada de Tomás Costa para mim, colocando 4 médios em campo teria sido mais eficaz.
Quanto aos jogadores:
Helton, teve uma saida em falso num lance aereo, mas de resto esteve sempre muito bem e atento nas suas acções.
Fucille, está muito bem fisicamente e isso mostra o quanto está disponivel para o jogo, pois é muito contante nas suas acções defensivas e também ofensivas.
Rolando, excelente no jogo aereo, como é seu apanágio, quase que marcou logo no inio so seguimento de um canto, esteve ligado ao lance do Belenenses, pois não conseguiu cortar a bola de forma eficaz.
Bruno Alves, sereno e também muito eficaz nos lances aereos, e ainda tentou apoiar Cissokho na esquerda.
Cissokho, apesar de ter entrado bem no jogo, quando o Belenenses colocou lá um homem rápido e incisivo, teve reais problemas de posicionamento, e esse foi o principal problema, pois ás vezes apanhava com 2 avançados por esse lado e não sabia quem marcar, aspectos a corrigir.
Fernando, muito bem nas coberturas e no apoio aos centrais, não subiu muito no terreno, pois pareceu sempre mais preocupado com as transições ofensivas do adversário.
Raul Meireles, mais uma vez parece que não jogou, ele tenta apoiar Cissokho na defesa, ou Fucille na direita ou Fernando no meio, e depois esgota-se em muitas correrias e quando aparece mais na frente parece que não decide da melhor forma, mas deixou tudo em campo.
Lucho González, há jogos em que parece não estar em campo, rendendo pouco e não acertando com os passes de transição rápida, mas neste jogo pareceu melhor e aguentou bem o jogo contra o Leixões e agora este, e ainda marcou o golo final do jogo, esperemos que assim apareça mais vezes.
Mariano, com Lisandro no banco, a aposta de Jesulado foi nele, teve por 2 vezes a hipotese de marcar e reslover o jogo ainda na 1ªparte, mas em ambas as vezes não foi eficaz, permitindo a defesa ao GR, mas mostrou tácticamente um enorme acerto e ainda centrou para o golo do Hulk.
Rodriguez, entrando detrás, em diagonais muito fortes, foi dessa forma que marcou um belo golo de cabeça ainda de longe após passe de Lucho, e foi sempre uma seta apontada á baliza, principalmente em lances de bola parada.
Hulk, num terreno destes, e com o seu poderio fisico é um jogador que consegue jogadas de força e resitência muito boas, e com as suas arrancadas consegue criar muitos problemas ás defesas contrárias, marcou um golo de oportunidade e ainda criou mais 3, 4 lances de bom recorte, tem vindo a melhorar colectivamente.
Farias, entrou e ajudou a posse de bola na frente.
Guarin, entrou para dar outra força ao meio-campo, pois Raul Meireles já estava esgotado.
Lisandro, entrou apenas no final, fez um passe de golo para Lucho marcar.

Agora é continuar a rodar a equipa com competência, fazendo tudo por tudo para vencer os próximos jogos, que são importantes na caminhada de sucesso do FCPORTO.

2 comentários:

Sete_Luas disse...

O giro disto tudo é, depois de uma arbitragem como a de ontem, haver certos e determinados jornais desportivos, que insinuam que o vermelho de Fucille terá sido provocado pelo jogador para estar apto a alinhar contra o benfica...

dragao vila pouca disse...

Estou de acordo com a análise ao jogo.
Este Porto e não adianta dizer nada que Jesualdo não vai mudar, é uma equipa de contra-ataque - as famosas transições rápidas -, que não sabe ter bola e contolar o jogo com bola. Mas mais do que isso, não "mata" os adversários, porque não tem aquilo que Robson dizia muitas vezes: Killer Instinct.
Assim sofre mais do que a conta e pior, faz-nos sofrer muito a nós.

Muito boa a gestão dos amarelos a demonstrar organização e prevenção.

Um abraço