domingo, fevereiro 15, 2009

FCPORTO - 3 / Rio Ave -1 ???

Bem, surreal, não existia ninguém na redacção principal da RTP1 para dar o resto do jogo e indicar o resultado??? Tais condições...
Lucho 37' gp, Farías 86', 89'; Fábio Coentrão 72'
Quanto ao jogo, um FCPORTO a dominar claramente a 1ªparte, onde sem jogar bem, conseguiu um rol de ocasiões para marcar pelo menos 2 golos, como não o conseguiu fazer, depois sofreu.
Começando com Mariano e Farias no onze e Rodriguez e Lisandro no banco, o FCP começou por primeiro ter uma razoavel circulação de bola no meio campo onde julgo que na 1ªparte os 3 jogadores (Fernando, Meireles e Lucho) estiveram razoavelmente bem, e como os laterais também estavam bem ofensivamante, (Cissokho menos bem defensivamente), foi-se criando jogo para os avançados, onde Hulk era a principal arma, com um excelente remate á trave e mais 2 ou 3 situações, onde Mariano também estava regular, mas onde Farias parecia claramente fora deste jogo, sempre com movimentos contrários ás desmarcações que os colegas faziam para ele, e com isso e sem nunca o FCP pressionar forte e sem conseguir encostar o adversário á área, acontecia mais um jogo onde o FCP tinha mais bola, e com isso a hipotese de criar perigo, apesar de sem grande acútilância, mas foi num lance onde Fucille foi á frente cruzar para Farias que foi carregado na área, (eu vi várias vezes B.Alves carregar o Yazalde da mesma forma e o arbitro apitava sempre falta, portanto, critério igual, ainda que nem sempre os arbitros tenham o mesmo critério, uns apitam, outros não...), e Lucho marcou de Penaltie num momento importante.
O FCP embalou e teve 2, 3 situações de perigo, e no seguimento de um canto, Mariano de cabeça ??? remata forte e parece que o Guarda-redes tira a bola de dentro da baliza e o fiscal de linha não valida o golo, diexando muitas dúvidas este lance, se fosse o 2-0 teria possivelmente acabado ali o jogo, pois o Rio Ave na 1ªparte não criou perigo algum.
Jesualdo ao intervalo e uma vez que Fucille se lesionou e como não tinha nenhum lateral no banco, resolveu colocar Fernando a defesa direito, e Tomás Costa a trinco, e se Fernando na lateral foi dando conta do resultado, apesar de não subir muito no terreno, já Tomás Costa que é muito macio para aquele lugar fez com que o FCPORTO perdesse a segurança defensiva na zona central do campo, e como Jesualdo não percebeu isso durante a 2ªparte, continuou com o mesmo esquema sem que nada fizesse, e como Carlos Brito colocou os extremos a jogar no lado contrário, Candeias na esquerda e Coentrão na direita, sempre que eles ficavam 1 x 1 com o lateral contrário, Fernando ou Cissokho, e se o trinco não ajudasse sempre que os extremos iam para o meio para tentar o remate podia acontecer o que aconteceu, golo do Rio Ave com 1 excelente golo de Coentrão, já que Cissokho teve medo de fazer falta e não aguentou a carga e como Tomás Costa só ali estava a ver o lance deixou que Coentrão rematasse á vontade.
Aquilo que aconteceu nesse periodo, com o Rio Ave a ser melhor colectivamente, (a unica alteração foi a troca directa de Mariano por Rodriguez), que vai desde o inicio da 2ªparte até ao golo do Rio Ave é algo que deveria fazer com que Jesualdo percebesse que existem jogadores que em determinados locais são menos valias para a equipa, e ele tem a obrigação de perceber isso, bastava-lhe ter colocado o Tomás Costa a defesa direito e continuava Fernando no meio-campo, lugar que fez muito bem no 1ºtempo, mas não, teve de inventar e pior, não foi capaz de corrigir o erro a partir do banco, depois foi acreditar e meter os avançados todos em campo.
Ou seja, depois do empate, Jesualdo tirou Cissokho para a entrada de Lisandro, e passou a jogar em 3-3-4 com Fernando, Rolando e B.Alves na defesa, T.Costa a trinco e Meireles e Lucho a tentar fazer jogar os alas, Rodriguez e Hulk, com Lisandro e Farias na frente, mas o FCP teve uma adaptação dificil a este esquema, pois o Rio Ave com avançados rápidos na frente conseguia o 1x1 e criava sensação de perigo, pois o FCP apesar de muita gente na frente, já não tinha grande fio de jogo, e foi num lance onde Farias ganhou finalmente um duelo individual na area que o FCP marcou após cruzamento da esquerda de B.Alves, com esse golo o FCP passou para a frente do marcador e assentou mais o seu jogo,...
...depois o apagão, e não vi o 3ºgolo, o 2º de Farias a aproveitar bem um centro rasteiro.
Quanto aos jogadores:
Helton, no golo, sem hipoteses, na bola ao poste fechou bem o angulo e esteve bem nos lances aéreos.
Fucille, estava a ser dos melhores, senão o melhor em campo, pois está em bom momento de forma, e sabe subir e fechar bem atrás.
Rolando, tirando a desatenção no remate ao poste de Coentrão, esteve bem.
B.Alves, cruzou para o golo de Farias, e apareceu muitas vezes no paoio ofensivo na parte final do jogo.
Cissokho, foi ultrapassado logo no inicio do jogo e teve de fazer falta para amarelo, no lance do golo não teve cabedal para Coentrão, 2 lances onde revelou ingenuidade e mau posicionamento, aspectos a melhorar urgentemente.
Fernando, estava muito bem a trinco, não comprometeu na lateral, mas deveria ter continuado a trinco, pois a equipa fica mais estável dessa forma.
Raul Meireles, pressionou, defendeu, tentou combinações com os colegas, globalmente bem.
Lucho, tentou aparecer muitas vezes como médio ala direito, e fez uma boa 1ªparte, com 2 ou 3 pormenores muito bons, no pior periodo pareceu que estava muito atrás, sem bola.
Mariano, começou bem o jogo, e teve boas iniciativas, mas na 2ªparte perdeu o gás e foi substituido.
Hulk, o jogador de quem se esperava mais na frente e foi realmente ele o propulsor de maior perigo no ataque do FCP, excelente remate á trave com uma jogado muito boa, pena é que ás vezes em vez de fazer o 1x2 para ir buscar a bola á frente, ás vezes perde demasiadas bolas assim.
Farias, até aos 85m., uma nulidade atacante, sempre em fora de jogo, depois marcou por duas vezes dando a vitória ao FCP, dificil de analisar.
Tomás Costa, entrou ao intervalo para a posição errada, logo jogou mal pois também entrou mal no jogo, ele não é trinco...
Rodriguez, também não entrou no jogo, com arrancadas inconsequentes, apenas bem em lances aereos...
Lisandro, entrou para a frente de ataque, e foi mais um para pressionar na frente.
A ver se o FCP melhora o seu jogo colectivamente e talvez o Jesualdo não invente tanto e saiba corrigir os seus próprios erros.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Este Porto mata-nos!

Bem melhor do que nos últimos jogos, a 1ª parte do F.C.Porto, merecia ter acabado com o jogo, já que sem favor, podiamos ir para o intervalo com 3-0.

Depois Jesualdo teve que mexer - lesão de Fucile - e mexeu mal. Em vez de fazer troca por troca: saía Fucile e entrava T.Costa para lateral-direito, e fazia apenas uma mexida, o técnico portista, resolveu fazer duas e estragou tudo. Nem Fernando foi o lateral que a equipa precisava - falta de rotina -, muito menos T.Costa cumpriu a função que o jovem brasileiro, tão bem tinha executado na 1ª parte. A equipa perdeu clarividência, desarticulou-se, deixou de pressionar, de jogar, adormeceu e pagou por isso. Valeu que Farías estava inspirado e resolveu, mostrando que na área, pode ser um jogador muito útil.
Jesualdo, que contra o Benfica meteu El Tecla a 3 minutos do fim - só por milagre em 3 minutos alguém pode resolver - deve reflectir muito bem na forma como a equipa funciona e como faz a opções durante o jogo. Hoje sujeitou-se a ter grandes problemas...safou-se. Que tenha aprendido a lição.
Falta claramente a esta equipa, a capacidade para acabar com o adversário e assim, coloca-se a jeito para ter grandes dissabores.

Esta guerra sem quartel pelo título precisa de um F.C.Porto pronto para aguentar a pressão e não um F.C.porto a dar tiros nos pés.

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Vocês foram todos passar o Carnaval ao Brasil?

Toca a postar.

Um abraço