domingo, fevereiro 08, 2009

FCPORTO - 1 / Benfica - 1

Lucho 72' gp; Yebda 45'+1
Jogar a Contra-Natura!!!
O quê dizer de uma equipa FCPORTO que gosta mais de jogar em transições rápidas do que em posse de bola???
Obrigando para isso os jogadores a correrem muito atrás da bola, e ás vezes quando a equipa adversária recua as linhas, não sabem o que fazer com posse de bola.
É este o FCPORTO que temos este ano, e quando em determinados momentos as transições rápidas podem entrar, os jogadores não acertam os passes, ou arrancam cedo ou tarde, ou seja, sem sincronização, a equipa esteve quase que partida, entre quem defendia (6, 7 jogadores) e quem atacava (3, 4 jogadores), e depois quando os avançados têm a bola, parecia que era uma luta de cada um deles contra tudo e todos.
(Um áparte, fui vendo o Sporting - Braga e sem grandes jogadores de qualidade do Braga, é de realçar que a equipa gosta de ter a bola, e sabe o que fazer com ela...), mérito ao seu treinador.
Na 1ªparte, o FCPORTO conseguiu, fruto de algumas iniciativas individuais criar situações de golo, nomeadamente no inicio do jogo, em que Lucho por duas vezes aparece sozinho, e na 1ª remata por cima e na 2ª cabeceia alto, quando estava isolado, também Lisandro obriga Moreira a uma boa defesa e Fucille remata por cima, talvez se o FCP tem marcado nesta 1ª meia hora, o jogo fosse diferente.
Depois o Benfica equilibrou o jogo e apesar de não criar perigo, colocou o FCPORTO a correr muito atrás da bola, até porquê o FCP perdia muitas bola quando tentava fazer as transições rápidas, tanto que Hulk nem chegou a entrar em jogo na 1ªparte.
E o golo do Benfica surge no ultimo lance da 1ªparte, onde na sequência de um canto, o Yebda marca, com uma clara falha de marcação no sistema defensivo do FCP, pois Lucho que estava perto dele não atacou a bola e não incomodou o jogador.
Assim, o FCP foi para o intervalo a perder, ainda que injustamente, pois apenas neste lance a defesa terá vacilado, e o FCP tinha tido 3/4 situações interessantes de ataque.
Na 2ªparte, quando se esperava que o FCPORTO aparecesse com tudo, o que se viu foi um FCP a querer e a não poder, com alguns jogadores a quererem fazer tudo muito rápido e sem o conseguirem, pois tácticamente o FCP foi inferior perante o seu adversário, e do banco, Jesualdo não soube mexer na equipa, pois o que se percebia era que era necessário mais um jogador de luta no meio-campo, talvez Guarin, e claro, indicações para o FCP ter mais posse de bola, fazendo mais ataques pelas alas, onde Rodriguez tentava aparecer pela esquerda, mas apenas Fucille o fazia pela direita, e tanto Hulk como Lisandro não conseguiam combinar entre as linhas defensivas do Benfica.
Jesualdo quando mexe, tira para mim, um dos estava a ser dos melhores jogadores, Raul Meireles que estava a pressionar muito bem, ainda que ás vezes se perdesse em correrias sem nexo, e faz entra Mariano para o lado direito, tentando assim passar a jogar em 4-4-2, com 2 médios claramente nas alas, abrindo o jogo, eu sinceramente teria tirado Fernando e colocado Guarin para existir mais posse de bola.
É certo que passado 10m. desta alteração, o FCP empata fruto de uma grande penalidade que Lucho marcou bem, o FCP animou e tentou chegar á Vitória, mas novamente sem grande sentido de jogo colectivo, sendo que o FCP fez uma 2ªparte fraca para os jogadores que tem, e isso só se justifica porquê me pareceu sempre que os jogadores estavam a jogar contra-natura, pois quando recuperavam as bolas na defesa ou no meio-campo (muito poucas bolas recuperadas na 2ªparte no meio-campo), os jogadores precipitavam-se e falhavam as combinações ofensivas.
E do banco, entra Farias??? para o lugar de Lisandro, é certo que o jogo não lhe correu bem, mas entrar o Farias???, enfim...
P.S.: Eu não vi a equipa do Benfica cansada do jogo de quarta-feira, mais me pareceu que alguns jogadores do FCP estavam mais cansados e descansaram na quarta, falta de estratégia??? ou planeamento adequado???
Quanto aos jogadores:
Helton, no golo não teve a reacção necessária, pois apesar da bola ter sido rematada perto da pequena area, é certo que a bola foi ao centro da baliza, de resto esteve bem e ainda defendeu bem por 2 vezes.
Fucille, um autêntico dinamo, principalmente na 1ªparte, sempre num vai-vem, até porque não estava nenhum companheiro á sua frente e era a ele que cabia fazer a ala toda.
Rolando, tirando o lance do golo em bola aerea, esteve bem a defender, já a sair com a bola nos pés esteve mal, e não havia ninguém que fosse atrás buscar a bola.
Bruno Alves, também falhou muito nos lançamentos longos, pois não acertava os passes, de resto bem, mas tem de ter mais calma e ás vezes orientar melhor os colegas á sua frente.
Cissokho, começou bem o jogo, a dominar o terreno defensivamante e a subir a proposito, mas no 2ºtempo caiu muito de producção e esteve principalmente mal a nivel de colocação no terreno, sem o posicionamento adequado tanto a defender como a atacar.
Fernando, não jogou mal, mas já esteve melhor nas suas tarefas especificas, não conseguiu mandar na sua area de acção, permitindo trocas de bola em demasia nessa zona.
Raul Meireles, foi durante os 60m. que esteve em campo um dos melhores, sempre em pressão constante, tanto defensivamante como ofensivamente, não compreendi a sua subsistuição.
Lucho, tentou comandar o jogo, e no inicio do mesmo, soube explorar mais situações onde apareceu bem desmarcado na area adversária, mas não conseguiu marcar, é certo que tentou imprimir passes longos, mas principalmente na 2ªparte, os lances não saiam bem.
Rodriguez, do trio da frente foi o melhor, ainda ajudava atrás e aparecia com força na frente, ainda que na 2ªparte tivesse alguns lances de puro individualismo.
Hulk, na 1ªparte, no melhor periodo do FCP, não apareceu, não explodiu, não conseguiu aparecer no 1x1, logo não fez a diferença, na 2ªparte subiu de rendimento ainda que poucas coisas lhe tenham saido bem, apesar de 2/3 remates á baliza.
Lisandro, lutou, é certo, foi sobre ele o Penaltie, mas tirando um bom cabeceamento na 1ªparte após cruzamento de Fucille, pouco mais se viu em campo.
Mariano, entrou para ala-direito, tentou arrancar alguns cruzamentos, mas pouco mais.
Farias, entrou para tentar ganhar bolas aos defesas possantes do Benfica!!!
No Banco estavam ainda Tomás Costa e Guarin, opções válidas de ataque???
Parece-me que é um resultado justo, até porquê o Benfica tirando o lance do golo e um bom remate de Reyes já perto do intervalo que Helton defendeu bem, não teve outros lances de perigo, e o FCP na 1ªparte teve 3/4 lances de possivel golo, mas na 2ªparte foi pouco competente para virar o jogo.
Agora é analisar bem este jogo, de forma aperceber os erros cometidos, principalmente ofensivamente, pois já se perderam demasiados pontos em casa, e se o FCPORTO quer ser CAMPEÃO, não pode perder mais pontos em casa.
Quanto ao lance do Penaltie sobre o Lisandro, na repetição dá para ver que não existe contacto de pés, mas confesso, na 1ªimpressão, deu sensação de penaltie.
E não esqueço que aos 18m., quando Lucho recebe a bola na area e finta Reyes, Reyes lhe dá um toque na canela, fazendo com que Lucho escorregue e inclusivamente perca tempo de reacção pois sofre um toque, mas ainda tocou a bola para Fucille rematar por alto, mas e se tem caido?
Para mim era um lance claro de Penaltie e o arbitro nada assinalou, portanto aos opinadores que agora já estão todos revoltados, analisem bem este lance e opinem depois.
O que é certo é que continuamos em 1ºlugar e com inteira justiça.

2 comentários:

Sete_Luas disse...

Análises técnicas à parte, porque não tenho capacidade para isso e porque o Wolverine já as teceu, gostei MUITO da primeira parte do jogo. Um futebol corrido, disputado, a lembrar um verdeiro jogo de futebol (coisa q ultimamente pouco ou nada se vê em Portugal). O golo do SLB no primeiro tempo pareceu-me totalmente contra a corrente de jogo mas, como quem não marca sofre, acaba por ser inteiramente justificado. A segunda parte foi mais pobre, mais atabalhoada, ambas as equipas sentiram o golo e começaram a jogar um futebol menos bonito. Acho que o resultado acabou por ser o mais justo para a exibição e saliento NOVAMENTE a exibição de Rodriguez. Isto para mim é um jogador polivalente, jogadas de ataque poderosissimas, arrancadas só paradas pelo recurso à falta, organização d jogo a meio campo e até uma perninha na defesa. O resto... o resto foi a história do jogo, o tipico de um Porto-Benfica, com os mourinhos a queixarem-se do árbitro (como de costume) para justificar a incapacidade de ganharem no dragão (como de costume NOVAMENTE). Saliento a entrada de Nuno Gomes no final da segunda parte por um motivo interessante, estava eu sentadinha a ver o jogo quando aparece a Maria Amélia na televisão pronta a entrar em campo, ao que atrás de mim uma adepta ferrenha Benfiquista (que passou o jogo todo a dizer: "Parece q teindes óbus em bez de tomates cara#$#%", sempre que os Azuis pegavam na bola e ainda "sò de oenalti é que lá chegam") diz baixinho para o companheiro de mesa e de clube: "Vai entrar o Nuno Gomes, fixe vamos sacar-lhes um penalti!" ... Ah e tal, mas o Pinto da Costa é q compra os árbitros...

dragao vila pouca disse...

Desilusão, desencanto e frustração.

Mais uma vez em casa, o F.C.Porto ficou aquém das expectativas e foi incapaz de ganhar um jogo. E não ganhou porque tem dificuldades em jogar ao ataque, em ter bola, em controlar a partida. Se no melhor período marca...ainda consegue ganhar, mas se isso não acontece, é um futebol que vive à base de fogachos, ora de Hulk, ora de Rodríguez, porque Lisandro é uma sombra do jogador que encantou na temporada passada.
Depois, Jesualdo a ver que o Benfica tinha clara superioridade numérica no meio-campo, nunca corrigiu, deixou que a equipa de Quique jogasse à vontade - Moreira não teve nenhum trabalho -, controlasse, dominasse e mesmo depois do empate, não forçou à procura da vitória, parecendo conformada e amedrontada, contentando-se em não perder.

Enfim do mal o menos e continuamos a liderar, mas desperdiçamos uma oportunidade de dar uma machadada fatal nos rivais de Lisboa.

Sobre Proença, é preciso dizer que ficou um penalti claro sobre Lucho com o resultado em 0-0, que a ser marcado e convertido, podia dar origem a um jogo totalmente diferente.

Um abraço