domingo, maio 18, 2008

Sporting 2 x 0 FCPorto



Um FCPorto irreconhecível que teve em Nuno a sua grande figura, um Sporting que fez o que lhe competia e mereceu, pelo que jogou, a vitória e um árbitro que deu uma lição de incompetência: eis o resumo da final da Taça de Portugal. Quando Grimi fez 3 faltas duras consecutivamente e o árbitro não agiu disciplinarmente, avisei logo o adepto que via o jogo ao meu lado que, quando um jogador do FCPorto fizesse a primeira falta dura, seria logo admoestado. Comprovou-se. .

Num exibição muito cinzenta do FCPorto, o Sporting teve uma entrada fortíssima em campo, fruto da superioridade numérica no meio campo que o FCPorto nunca soube contrariar. Se eventualmente a subida dos laterais poderia dar algum equilíbrio, cedo se percebeu que só Fucile interpretaria esse papel uma vez que João Paulo não tem rotina no lugar. Assim, durante a primeira meia hora, valeu ao FCPorto uma grande exibição de Nuno (enorme por 3 vezes contra Derlei) e que deixa no ar a interrogação se deveria esta época ter sido ele ou Helton o titular.

Só por volta da meia hora o FCPorto deu sinal de vida mas ainda assim de forma algo inócua com Lisandro a cabecear de forma deficiente para as mãos de Rui Patrício. Aliás Lisandro não esteve claramente nos seus dias, já que teve outro falhanço pouco habitual quando, após uma grande jogada de Mariano, ficou cara a cara com Rui Patrício mas não conseguiu desfeitear o guarda-redes.

Na retina fica um golo anulado ao Sporting por alegado fora-de-jogo de Romagnoli. O lance é extremamente duvidoso e é realmente lamentável que a SIC se tenha preocupado tanto em pôr uma câmara suspensa sobre o terreno que transmitiu imagens por vezes imperceptíveis e não se tenha preocupado com o elementar: duas câmaras para esclarecer possíveis foras-de-jogo.

Aos 71 minutos, acontece um lance determinante: Lisandro pega na bola e entra na área, sofre falta, levanta-se e depois infantilmente atira-se para cima do defesa do Sporting. Se no 2º momento efectivamente não haverá falta, no primeiro ela é indiscutível. O árbitro, que devia estar a olhar para a câmara suspensa, nada assinala e no seguimento do lance, João Paulo entra com tudo sobre Moutinho vendo e bem o cartão vermelho. Não contestando a sanção disciplinar, é indesmentivel que ela acontece pela reacção emocional do jogador a um lance mal ajuizado pelo árbitro. Se até então o FCPorto nada fizera, depois mais difícil ficou.

Contudo, a entrada de Lino ajudou a reequilibrar a equipa e o FCPorto defendeu bravamente evitando o golo do Sporting e conseguindo ir a prolongamento. Pelo meio ficou o 2º cartão amarelo por mostrar a Abel que ostensivamente jogou nas pernas de Quaresma, numa falta de gravidade idêntica á que lhe valeu o primeiro cartão. Aqui, o árbitro provavelmente estaria atento à câmara suspensa.

Agora uma questão: tendo 1 homem a menos, não se justificaria entrar em prolongamento com Tarik e Lisandro na frente para dar "veneno" ao contra-ataque? Porquê manter Quaresma até ao fim?

No prolongamento o Sporting conseguiu finalmente chegar ao golo mas novamente num lance ferido de ilegalidade: Lisandro solta-se na esquerda e Polga sai-lhe ao caminho travando em falta, num lance que, por azar, só não foi visto pelo sr árbitro que, novamente, estaria de olhos postos na câmara suspensa. Na resposta, ainda com os jogadores do FCPorto a discutir o lance, o Sporting marca numa jogada onde Pedro Emanuel é infeliz já que o remate de Tiuí é desviado pelo seu braço e descreve um arco sobre Nuno que nada poderia fazer.

Finalmente Jesualdo colocou Tarik em campo, tarde demais, arriscando tudo. Era indiferente perder por 1, 2 ou 3 e ainda por duas ou três ocasiões ameaçou o golo mas acabou por ser o Sporting a chegar ao 2º num lance de superioridade numérica no contra-ataque onde, mais uma vez, os leões foram felizes no ressalto da bola que sobrou para Tiui.

A vitória até acaba por assentar bem ao Sporting, a cuja equipa endereço aqui os meus parabéns, que foi a equipa que ao longo do encontro mais jogou mas este triunfo fica manchado pela actuação "cirúrgica" do sr árbitro que, a esta hora, já não deve estar a olhar para a câmara suspensa.

Para a história: 2-0 para o Sporting que teve em Tiui a figura do jogo. Do lado do FCPorto, o melhor em campo foi sem dúvida Nuno que com uma dúzia de boas intervenções, foi o garante da defesa portista.

Termina assim a época futebolística nacional que fica marcada pelo triunfo avassalador do FCPorto na Liga mas que depois não conseguiu transpôr esse domínio para a Taça de Portugal e Supertaça. A desforra fica marcada para o início da próxima época na Supertaça Cândido de Oliveira, a não ser que o FCPorto seja convidado para o mítico Torneio do Guadiana.

É agora hora da final da Liga dos Campeões e depois do Euro 2008.

7 comentários:

miguel87 disse...

Jesualdo comprovou o que vale como treinador do Porto: 0 (ZERO)!!!
Em 4 jogos perde 3, com uma equipa de juniores que fica a 20 pontos no campeonato??? Que tenha vergonha na cara. Só mostrou o que é: uma nulidadade. Com a equipa que tem está cada vez mais provado que só não precisava de complicar, cada vez que tem que mexer num jogador que seja, os resultados estão á vista... E continuem a idolatrar o Quaresma que ele gosta!

David Caetano disse...

Jesualdo revela em momentos decisivos, falta de ambição e de coragem e isso acaba por se transmitir à equipa (vide Final da Taça, 1ª mão com Shalke 04, Liverpool fora, ...).

Sobre o Quaresma, estou de acordo. Com Bosingwa é outro jogador em quem Jesualdo perdeu o pulso e justifica-se a sua saída. Agora o timming da venda de Bosingwa é imcompreensível mas aqui, a culpa já não é de Jesualdo.

Visconde disse...

E os chorões somos nós, pois tá bem...a conversa é sempre igual.
Criaram 2 oportunidades de perigo em todo o jogo, levaram um banho na 1ª parte, o Jesualdo inventa e a culpa é só do árbitro...!!!
E o golo anulado?
E a agressão do Quaresma?
E a do Lisandro e do Fucile?

É certo que ficou um penalti por marcar aos 69", mas a sermos correctos o Sporting já estaria em vantagem.

Qt ao lance de que Jesualdo e vocês tanto falam, é realmente falta, mas fora da área. E daí ao golo do Sporting passaram uns largos minutos, parece-me mais uma desculpa esfarrapada. Uma equipa experiente como a vossa não pode alegar desconcentração nesse momento e sacudir assim a responsabilidade da derrota.

O Jesualdo treme perante jogos a eliminar e que coloquem maior pressão sobre ele, qts já venceu?

No Campeonato foram justos vencedores, ontem tb o Sporting o foi.

Saudações camarada

David Caetano disse...

"Criaram 2 oportunidades de perigo em todo o jogo, levaram um banho na 1ª parte, o Jesualdo inventa e a culpa é só do árbitro...!!!"

Nem sempre quem joga melhor ganha o jogo. Quantos lances de perigo criaram Sporting e FCPorto respectivamente no último jogo de Alvalade? Quantos lances de perigo criou o Sporting, por exemplo, no ultimo jogo em Paços de Ferreira?

Consegues afirmar sem sombra de dúvida que Romagnoli estava em jogo? Eu não vou dizer que não está porque não é o melhor angulo para apreciar mas também nao vou dizer que está.

Quanto à agressão o Quaresma, Lisandro, Fucile, isso foi antes ou depois das várias faltas de Grimi e de Abel sem a devida sanção disciplinar?

É certo que ficou um penalti por marcar aos 69", mas a sermos correctos o Sporting já estaria em vantagem.

Mas teria a vantagem psicológica de ter suplantado a adversidade da desvantagem. O que costuma acontecer geralmente ao Sporting quando sofre um golo?

Quanto ao lance "dentro ou fora" de Polga sobre Lisandro, o primeiro derruba o portista com as pernas ou com o tronco? Onde está essa parte do corpo na altura do contacto? E além do mais, era sempre falta, fosse dentro ou fora com o que daí pudesse advir.

"E daí ao golo do Sporting passaram uns largos minutos"

Eu que vi o jogo, fiquei com toda a impressão que o golo foi logo na resposta, no seguimento do pontapé de baliza(!!!) que o árbitro marcou. Se calhar da tua observação tiraste outras conclusões :P

Para concluir, se leste o que eu escrevi, eu não disse que o Sporting não ganhou com mérito, pelo contrário. Disse foi que a vitória fica irremediavelmente manchada pela actuação do árbitro e que o Sporting não precisava disso.

AZULEBRANCODIXIT disse...

Quase tufo foi dito. Quase porque ninguém ainda se referiu às vergonhosas declarações do R.Meireles, dois dias antes do jogo: « final no Estádio Nacional?- claro!!- sempre foi. é UM BELO ESTÁDIO!!???
Fui lá uma vez e até ganhamos (ao Sporting), mas aquele estádio é obsoleto e quem não pode pagar ou não quer comprar bilhetes para a única bancada central, é melhor ir prevenido com binóculos!!
Uma gritante falta de respeito para com os adeptos em geral.
Mais valia que se jogasse na Luz ou em Alvalade, ano sim ano não, uma vez que há poucos espetáculos na Capital. Desvie-se todos os investimentos para a região de Lisboa e Vale do Tejo!
Para finalizar Parabéns a todos os ADEPTOS DO CENTRALISMO DE TODO O PAÍS (INCLUINDO OS BENFIQUISTAS E SPORTINGUISTAS DE TODO O PAÍS) PELA OUTRA VITÓRIA OBTIDA HÁ POUCAS SEMANAS ATRÁS: O INVESTIMANTO DE 480 MILHÕES NA RECONVERSÃO DA LINHA FERROVIÁRIA SINTRA/ENTRE-CAMPOS!
DESINVISTA-SE EM TODO O PAÍS E INVISTA-SE TUDO, MAS TUDO NA CAPITAL E ARREDORES CANTANDO O CHEIRA BEM CHEIRA A LISBOA!

Visconde disse...

É certo que no último confronto em Alvalade vocês foram muito ineficazes ao contrário de nós, mas isso é dos tais jogos que são uma excepção à regra geral.
Já em Paços de Ferreira, que me lembre o Sporting fez uma boa 1ª parte tendo 3/4 oportunidades de golo logo no inicio...

Ao relação ao golo ninguém poderá ter certezas absolutas, mas diz a lei que em caso de dúvida se beneficia o ataque, que por sinal foi o que vos aconteceu precisamente em Paços de Ferreira, em Setúbal e por aí fora...

Ficou por mostrar um amarelo ao Grimi e o 2º amarelo ao Abel, mas na altura em que nós teriamos 10 vocês teriam 9...

Qt às questões psicológicas, o golo do Pipi também poderia ter dado outra embalagem e tranquilidade à nossa equipa, isso é muito subjectivo...

A falta sobre o Lisandro e fora da área, e o que pudesse dai advir, deixa-me o pontapé de canto, transformado em pontapé de baliza poderia ter dado um golo para o nosso lado, o Tonel é especialista, por isso...

Qts aos largos minutos era uma metáfora, mas passaram 2/3", o suficiente para se recomporem até porque o lance do golo foi em ataque planeado e não em contra golpe.

Agora que já te esclareci mais um pouco, prepara lá a caixa do rouge made in fundão que a consagração é já amanhã...lol

David Caetano disse...

"Em relação ao golo ninguém poderá ter certezas absolutas, mas diz a lei que em caso de dúvida se beneficia o ataque" - Pelos vistos o fiscal não teve dúvidas e estava melhor colocado que nós

"Qt às questões psicológicas, o golo do Pipi também poderia ter dado outra embalagem e tranquilidade à nossa equipa, isso é muito subjectivo..." Exacto. O facto é que ficou por marcar pelo menos 1 penalty a favor do FCPorto.

Em relação à falta sobre Lisandro, dentro ou fora é falta e deveria ter sido assinalada. Aconselho-te é a ver o jogo e medir o tempo que decorreu até ao golo do Sporting. Acho que estás com Jet Lag.

PS - Falas tanto do golo do Lisandro em Paços de Ferreira... Chamo-te a atenção para o facto de, quando isso aconteceu, já tinham sido assinalados 3 foras de jogo em prejuizo do FCP com os avançados a ficarem isolados frente à baliza e, como se constatou, foram lances erradamente ajuizados. Valha-nos aos menos o facto de o nosso g-redes nunca ter tido de defender (sentado) uma bola 1 metro dentro da baliza. É o tipo de coisas que ainda não acontece no Dragão :P

A caixa está preparada mas se me chateias muito o CD da Liga ZdB penaliza-te com menos 60 pontos. :P