sexta-feira, maio 30, 2008

A saída inevitável de Paulo Assunção


A grande notícia desportiva do dia foi sem dúvida a rescisão unilateral de Paulo Assunção, jogador que tinha ainda contrato com o FCPorto por mais uma época e tendo a SAD visto fracassar todos os seus esforços em negociar a renovação do contrato do jogador de 28 anos. Pelos valores pedidos pelo jogador e pela sua intransigência negocial, foi-se tornando cada vez mais evidente que ele não estava interessado em continuar, procurando desta forma forçar a sua saída.

Obviamente que ninguém será ingénuo a pontos de não acreditar que o jogador e o seu representante já teriam começado a negociar com outro clube com vista à transferência do jogador. Por outro lado, mesmo que a SAD conseguisse ir de encontro às pretensões do jogador, seria lógico estipular um tão elevado salário para um jogador que nunca se afirmou nos anos todos em que esteve ligado ao FCPorto a não ser nos últimos 3 anos, embora obviamente, em grande plano? Neste momento, o FCPorto vai encaixar 600.000 euros de indemnização ao abrigo da dita Lei Webster segundo a qual um jogador que tenha assinado um contrato há 3 anos, ou 2 no caso de ter 28 anos, pode rescindir unilateralmente para ingressar num clube estrangeiro, sendo certo que o jogador não pode jogar em Portugal até Janeiro.

A questão que permanece no ar é: quem esteve por trás do aliciamento do jogador? Contudo, isto não isenta o jogador de se ter revelado desonesto e mercenário, mais ainda quando antecipou em 1 ano a sua saída. Terá sido coagido (palavra na moda) a renovar pelo FCPorto por 4 indivíduos ainda não identificados mas, não terá sido este facto, estúpido diga-se, algo conveniente?

Por outro lado, não me surpreende esta antecipação e até acabo por compreender (embora não aprove). Num ano em que, como referiu o camarada Wolverine num post anterior, Paulo Assunção iria estar no FCPorto só a cumprir contrato, dificilmente seria titular indiscutível (seria sequer convocado como aconteceu com Fehér?) como o foi desde o consulado de Adriaanse a esta parte, sendo por isso um jogador CARO até porque não é dos que ganham menos.

Este seria um ano para encontrar outras opções para o lugar de 6 já preparando o futuro e Paulo Assunção viveria uma época "na sombra" e, com isso, perdendo força negocial em termos de salário no seu futuro clube. Não esqueço a entrega e a generosidade que Paulo Assunção demonstrou em campo e por isso fico-lhe reconhecido mas, dada a atitude que tomou em relação ao FCPorto

Paulo Assunção é neste momento passado e, a questão que me preocupa neste momento, é saber quem vai ser o 6 da equipa no próximo ano. Vejamos as opções ordenadas pela minha perspectiva evidentemente subjectiva:

João Paulo - Jogador possante, com técnica apreciável e bom sentido de passe, em certos aspectos semelhante a Assunção pela sua capacidade de recuperação de bola. Já jogou várias vezes e bem na posição 6 e tem ainda alguma apetência pelo remate de longe, algo em que nitidamente é melhor que Assunção. Tem no entanto de moderar alguma agressividade e precisa de rotina suficiente para um época inteira na posição.

Castro - Um jovem muito promissor oriundo das camadas jovens, o que lhe confere uma noção plena da mística do FCPorto, e que poderia ser uma aposta de Jesualdo para esta época. Revelou grande disponibilidade física e garra nos jogos em que participou, um deles mesmo a lateral direito. Tem bom toque de bola mas pode ainda ser algo "verde" para ser titular. Poderia no entanto ir entrando aos poucos na equipa até ganhar rotina e confirmar as expectativas que se geraram à sua volta.

Raul Meireles - Grande sentido táctico e muita pressão sobre o portador da bola, não se furtando a "meter o pé" quando é necessário, para além de "preencher" o meio campo. Excelente no remate de longe e boa capacidade de circulação de bola. Poderia ser, como já foi noutras ocasiões, o trinco da equipa. Contudo, o meio campo do FCPorto perderia alguma acutilância em terrenos mais avançados pelo que o ideal seria encontrar outra opção ou... trazer Ibson para a actual posição de Raul Meireles.

Bolatti - Ainda não confirmou os dotes que justificaram uma intensa disputa com o Deportivo da Coruña pela sua contratação. Sendo principalmente suplente utilizado nos jogos em que participou, revelou em alguns um apurado sentido posicional e alguma capacidade de conferir verticalidade ao jogo portista mas, noutros jogos, revelou-se apático e lento. Qual será o verdadeiro Bolatti? Tem agora a pré-época para convencer Jesualdo.

Fernando - O jovem emprestado ao Estrela revelou-se uma das figuras da equipa de Daúto Faquirá sendo titular indiscutível (falhou apenas 4 jogos). Revelando alguma intermitência inicial, acabou por se tornar preponderante na estrutura da equipa da Reboleira. Já na pré-época do FCPorto havia mostrado bons pormenores (rapidez, agressividade) sendo no entanto mais usado como defesa direito na ausência de Bosingwa e depois emprestado.

A SAD poderá também optar pela ida ao mercado dada a juventude e falta de rotina de alguns dos jogadores disponíveis mas, seja como for, vou pedir a vossa opinião sobre quem poderia ser um bom reforço neste sector para o FCPorto. Participem com a vossa opinião na sondagem do lado ou deixando comentários.

1 comentário:

Gil Lopes disse...

2ºjogador a sair esta Época, e ainda estamos no principio da Época do defeso.
Como já tinha antevido num post, vai ser complicado gerir esta fase.

De notar também que tanto Bosingwa como P.Assunção foram titularissimos nos ultimos 3 anos e fundamentais nessas conquistas.
O meu agradecimento aos dois, até porquê se Bosingwa rendeu 20 milhões ao FCP, já se esperava este desfecho com o P.Assunção (28 anos), ou se tinha renovado há mais tempo, o ano passado, ou agora, sabendo desta nova lei, era normal que o jogador esticasse a corda e a SAD não cedesse, com isto perde a equipa, vamos aguardar para onde vai o jagador e ai depreender se o jogador é um vendido, ou se apenas procura um contrato excelente para ele.

Serão posições dificeis de colmatar, mas nunca existiram jogadores insubstituiveis no FCP, a ver vamos o que acontece a nivel de reforços no futuro.

Opções para a posição 6:
João Paulo, não, é um jogador bom, mas fraco para este nivel, e numa posição dificil, e sendo ás vezes agressivo, será bom coloca-lo a rodar.
Castro, não, não é a posição dele, e é muito jovem para este lugar, ainda mais para Jesualdo.
Raul Meireles, complicado, num sistema de 433 é impossivel, em 442 clássico, talvez, mas duvido que passe por ele ser opção.
Bollati, no plantel é a melhor opção, recordo aqui que P.Assunção também demorou a chegar ao patamar dos ultimos 3 anos, espero que Bollati tenha aprendido o suficiente neste ano e se consiga impor no ritmo Europeu, seria uma óptima solução, até porquê daria mais poder de choque ao meio-campo.
Fernando, um jogador para testar na pré-época, e se render o que rendeu no ano passado é uma opção para ficar no plantel.

A ver vamos se passará por estes a solucção ou se a SAD abre os cordões á bolsa e contrata um médio
defensivo fora de série, mas não acredito.