segunda-feira, maio 12, 2008

Os 23 para o Europeu


Já é conhecida a lista definitiva dos jogadores que vão defender as cores da Selecção Nacional no Europeu:


Guarda-redes: Ricardo (Betis, Esp) Quim (Benfica) Rui Patrício (Sporting)


Defesas: Bosingwa (FC Porto) Paulo Ferreira (Chelsea, Ing) Miguel (Valência, Esp) Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing) Pepe (Real Madrid, Esp) Bruno Alves (FC Porto) Fernando Meira (Estugarda, Ale) Jorge Ribeiro (Boavista)


Médios: Miguel Veloso (Sporting) Petit (Benfica) Raul Meireles (FC Porto) Deco (Barcelona) João Moutinho (Sporting) Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing) Nani (Manchester United, Ing) Quaresma (FC Porto) Simão (Atlético Madrid, Esp)


Avançados: Nuno Gomes (Benfica) Hélder Postiga (Panathinaikos, Gre) Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale)



Se no geral, concordo com a convocatória, tenho contudo de colocar em causa algumas opções:

- Guarda-redes: a titularidade irá inevitavelmente para Ricardo nem que este perca 80% da visão e fique tetraplégico. É uma opção algo irracional de Scolari que a meu ver deveria optar por Quim que chega a esta altura da época em grande forma não só por ser opção indiscutível no seu clube mas porque também foi sistematicamente posto à prova em todos os jogos. Já Rui Patrício... Ok, o Polga não faz parte do grupo e logo há menos riscos mas, para qualquer eventualidade, porque não Eduardo do Setúbal?

- Defesas: Entra Jorge Ribeiro e sai Caneira. Finalmente a Selecção tem um esquerdino nato no lado esquerdo da defesa e não será certamente 1ª opção para marcar penalties. Ainda assim, creio que a adaptação de Paulo Ferreira ao lado esquerdo é ainda mais vantajosa para a equipa visto que é um excelente defesa que já por várias vezes jogou nessa posição.

No eixo, Carvalho e Pepe não terão rival na luta pela posição. Como alternativa perfila-se Bruno Alves que impõe mais a sua presença e é muito mais forte no jogo aéreo que Fernando Meira.

No lado direito, Miguel teve uma época apagada e, com a derivação de Paulo Ferreira para a esquerda, Bosingwa não terá concorrente para o lugar.

- Meio campo: Com Petit em péssima forma e com Maniche de fora (este jogador não costuma destacar-se nos momentos decisivos Sr Scolari?), não seria descabida a chamada de Pelé. Obviamente, Petit deve ter algo em comum com Ricardo e será sempre chamado nem que venha em cadeira de rodas, esperemos que não para ser titular. Assim, Veloso e Meireles deverão ser os médios mais recuados no tradicional 4-2-3-1 de Scolari, com Deco a assumir a condução do jogo ofensivo parecendo, felizmente, em crescendo neste final de época. Contudo, João Moutinho será também uma boa alternativa a Deco.

Nas alas a minha dúvida maior, sempre condicionada pelo facto de a Selecção não ter uma referência na área adversária. Simão, Nani ou Quaresma? Simão fez uma boa época apesar das lesões e será seguramente titular, com Quaresma a perfilar-se como opção para o lado contrário. Contudo, dada a sua inconstância exibicional (pode ser que até lá se transfira e moralize) Nani poderá ser uma alternativa válida. Isto porque Ronaldo é a melhor escolha, dadas as opções, para a frente de ataque. Contudo, se Hugo Almeida for titular na frente, nas alas estarão Simão e Ronaldo.

- Avançados: Quais? Onde? Nuno Gomes reencontrou-se finalmente com os golos na última jornada do campeonato mas revelou uma eficácia paupérrima, como aliás foi seu apanágio ao longo da época, tendo como registo 6 golos em (25j/6g). Hugo Almeida (46j/10g) e Helder Postiga (19j/3g, entre FCP e Panathinaikos) são os outros avançados convocados por Scolari. Entre todos... prefiro a incorporação de Ronaldo na frente (44j/38g sem contar Taças).

Até ao arranque do Europeu irei rever a minha equipa titular.

3 comentários:

Anónimo disse...

EIS DE NOVO O ÓDIO INSTITUCIONAL DO COSTUME À SELECÇÃO PORTUGUESA EM TODO O SEU FERVOR...
JÁ SABEMOS QUE A SELECÇÃO NACIONAL É POR TI DETESTADA, E SÓ ESPERAS A DERROTA PARA ABRIRES O CHAMPAGNE COMO TODOS ANDRADES O FAZEM E SATISFAZERES O TEU EGO FANTASIANDO-SE AMOROSAMENTE COM O SR.JORGE TAMBÉM REGALADO DA VIDA.

David Caetano disse...

Tu não és só burro, tu és doente! LOL

Tu não consegues ter opinião para lá de lugares comuns e do teu "sim, porque sim"?

LOLOLOL

Thank you, thank you, thank you

David Caetano disse...

Vá, e agora, decidi que vais estar 15 dias sem ter qualquer comentário aprovado. Precisas de respirar um bocado.