sábado, maio 10, 2008

O "Apito Final"

6 Pontos de penalização, 150.000 euros de multa para o FCPorto, 2 anos de suspensão e 10 mil euros de multa para Pinto da Costa. Foi este o saldo final do processo tão propagado e pomposamente apelidado de Apito Final que se centrou em alegadas coacções sobre os árbitros de 2 jogos onde o FCPorto não foi prejudicado nem beneficiado.

Ainda assim, a haver coacção, é reprovável e teria de haver castigo. Mas sinceramente, essa coacção constituiria o cúmulo da estupidez pois nessa época, como noutras e como na actual, o FCPorto foi sempre superior à concorrência interna, com a particularidade de, nessa época, o FCPorto ter iniciado o primeiro de dois anos em que foi seguramente a melhor equipa da Europa, comprovando-o em campo. Onde deve ser e doa a quem doer.

Até acaba por ser oportuno que este castigo seja aplicado numa época onde o FCPorto foi de tal modo avassalador que, nem com 3 castigos do género, o título seria posto em causa. Será sempre essa a grande amargura dos que, cegamente, não se contentam em ver o FCPorto castigado à luz dos regulamentos em vigor, esses mesmos para quem o único castigo justo seria ver o FCPorto nos distritais apenas porque teima em não dar espaço em termos de gestão e em termos desportivos à concorrência.

Contudo, é bom que pensem que o FCPorto só ganha com favores da arbitragem. Assim a culpa do insucesso nunca será atribuída àqueles que gerem os clubes que, em sonhos, procuram competir com o FCPorto e assim, pelo menos, esses gestores continuarão nos seus cargos por muitos e bons anos espero.

No entanto, discordo totalmente da reacção aos castigos assumida pelo FCPorto e por Pinto da Costa. Segundo este último, e porque os interesses do FCPorto falam mais alto, não se iria recorrer dos 6 pontos mas ele sim, em termos pessoais, iria recorrer dos 2 anos de suspensão. Quem tomou esta decisão? Os administradores? Pinto da Costa?

Seja como for, há uma ideia geral de conformismo que é passada e que até se compreende porque, de forma objectiva, o FCPorto não será prejudicado. Em termos morais, contudo há interrogações que se colocam e, por este prisma, não recorrer é assumir a culpa. Este "meio recurso" acaba por ser uma forma infeliz de mascarar esta questão e de calar os que não se conformam com o castigo. A ideia que é passada é que aplicado o castigo, recorre-se do castigo a Pinto da Costa para passar para o exterior algum sentimento de inconformismo perante as penas aplicadas, mas, curiosamente, no mais importante (o clube), aceita-se o castigo sem recurso.

Em definitivo, deve-se assumir que o FCPorto não é Pinto da Costa, nem Pinto da Costa é o FCPorto. Ponto final. Este próprio processo começou porque Pinto da Costa não soube estabelecer uma linha entre a sua vida privada e a vida do clube, levando a sua companheira para dentro da vivência do clube e fazendo dela uma testemunha que em nenhum processo contra o FCPorto seria descartada. A própria coacção, a ter acontecido, terá sido praticada por Pinto da Costa, colocando assim em causa a instituição FCPorto.

Ninguém se deve eternizar nos cargos e, não colocando em causa tudo aquilo que Pinto da Costa fez de bom e que o tornam no melhor dirigente desportivo de todos os tempos, (tal como Maradona não deixa de ser o melhor jogador de todos os tempos só porque se meteu com a máfia), acho que está a chegar a hora de dar lugar a novos dirigentes.

Uma nota final apenas para os membros da claque Super Dragões que, mais uma vez com as suas iluminadas iniciativas, souberam manchar o nome do clube perante a opinião pública. Até quando o FCPorto vai tolerar estas situações? Felizmente, há adeptos e adeptos e, tenho a certeza, a maioria dos adeptos do FCPorto não se revê na mentalidade (ou falta dela) de um conjunto de indivíduos que teimam em manchar o clube com atitudes dignas de trogloditas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que Pinto da Costa está a fazer com esta "nova" mulher o mesmo que fez com a alternadeira. Anda a passea-la como passeava a outra pelos eventos clubísticos como um espécie de 1ª dama do portismo como diz MST.
A actual srª Pinto da Costa já mostrou à evidência a massa de que é feita. Oxalá não venha o club a ser mais uma vez enlameado por causa das mulheres com quem Pinto da Costa se mete.
Que ande com quem quizer, que se meta com quizer,que alterne com quem quizer. Não temos nada com isso. Desde que as mantenha fora do club.
Saudações Portistas

David Caetano disse...

Concordo... até porque, como se sabe, Filomena Pinto da Costa só não foi parar à estrutura de um certo clube porque se levantou em contrário um coro de vozes da "velha guarda" desse clube.

Nitidamente há que saber separar vida pessoal do clube.

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago...inteiramente de acordo.

O João Malheiro não pertencia a essa "velha guarda" pois não? LOL Penso eu de que...

David Caetano disse...

LOL não sei bem, mas quem a convidou gosta de dizer a quem o quer ouvir cada vez que o seu clube perde, que vão começar um novo ciclo.

dragao vila pouca disse...

Ó Caetano, sinceramente estou a estranhar. Pinto da Costa devia sair, agora?
Um abraço

David Caetano disse...

Não digo que saia agora neste momento já que isso seria uma atitude encarada como cobardia, um pouco ao estilo do presidente do Boavista, mas é certo que já começam a ser demasiadas situações em que o nome do FCPorto se vê envolvido devido a escolhas pessoais menos felizes do seu presidente. Seria prudente começar a pensar-se na sucessão.

Ninguém é eterno nos cargos, nem mesmo Pinto da Costa a quem, reitero, o FCPorto deve muito.