terça-feira, setembro 28, 2010

Liga Zé do Boné / Zona Mini - Fecho das inscrições

Encerra hoje, com o início da 2ª Jornada, o prazo de inscrição na V Edição da Liga Zé do Boné / Zona Mini.

A primeira jornada trouxe bastantes surpresas, entre elas o pulverizar do recorde absoluto de pontuação numa jornada. Amanhã publicaremos aqui todas as novidades e estatísticas da 1ª jornada.

segunda-feira, setembro 27, 2010

Taça de Portugal: FCPorto inicia defesa do título diante do Limianos


O FCPorto, detentor da Taça de Portugal, inicia a sua campanha na prova recebendo os Limianos em jogo que deverá acontecer a 16 ou 17 de Outubro.O Limianos chega a esta eliminatória após eliminar o rival regional Vianense em Viana do Castelo por 2-0. O clube de Ponte de Lima milita na séria A da III Divisão Nacional, comandando actualmente a classificação com 2 vitórias em 2 jogos, 5 golos marcados e nenhum sofrido.

Com seriedade, espera-se que uma eliminatória fácil para o FCPorto, num jogo que deverá servir para dar ritmo a jogadores menos utilizados.

Estreia e golo de Otamendi em destaque na Argentina


"Otamendi fez o seu primeiro jogo na Liga pelo Porto e destacou-se abrindo a contagem para um novo triunfo, desta vez sobre o Olhanense. A equipa do ex-Velez (Sarsfield), que também contou com Belluschi, somou a totalidade dos pontos nas 6 primeiras jornadas.

Qualquer jogador que viaja para a Europa sonha com a tão ansiada estreia, espera essa complicada oportunidade que a muitos, adquiridos por milhões de euros, não é dada. Por outro lado há outros que fazem do seu primeiro jogo um cartão de apresentação de luxo, que lhes confere crédito para se manterem no patamar mais alto. Este último foi o caso de Nicolás Otamendi que na sua estreia na Super Liga de Portugal, foi titular e marcou o primeiro golo do triunfo por 2-0 do Porto sobre o Olhanense.

El Chupe conseguiu lugar numa equipa em grande forma e que vinha de 5 vitórias consecutivas. Agora, com este novo triunfo, o Porto estende a série para seis e consolida o primeiro lugar com 18 pontos, conseguindo 7 de vantagem sobre os seus mais directos perseguires: Académica, Sporting Braga e Vitória Guimarães.

O defesa da Selecção abriu a contagem aos 23 minutos da primeira parte e, já nos 45, Hulk ampliou a contagem e estabeleceu o 2-0 final. O Porto, que teve Belluschi entre os seus titulares, continua imparável e parece não ter rival em Portugal."
Ver também:

Modalidades: Resumo do fim-de-semana

Hóquei em Patins: Benfica 8 x 4 FCPorto
Dragões recuperam 3 vezes mas quebram nos últimos minutos

O FCPorto falhou a conquista da sua 17ª Supertaça ao perder com o Benfica por 8 x 4 num grande jogo de hóquei em patins em que o vencedor só ficou definido nos minutos finais. Os dragões recuperaram por 3 vezes de uma desvantagem (0-1 para 1-1, 1-3 para 3-3, 3-4 para 4-4) com Pedro Gil, autor de 3 golos, a dar um valioso contributo nesse particular.

Com várias grandes penalidades e livres directos falhados de parte a parte, o jogo acabou por cair para o lado dos lisboetas que apontaram o decisivo 4-6 aos 48 minutos. A partir daí, com o FCPorto balanceado para o ataque no "tudo ou nada", o Benfica soube explorar o espaço criado nas costas da equipa portista, conseguindo marcar mais 2.

O FCPorto falha assim o 1º objectivo da época e ganha a certeza de que este ano o Benfica, no seu ano de "vai ou racha", tudo irá fazer para quebrar a hegemonia portista da última década.


Andebol: São Bernardo 33 x 34 FCPorto
Dragões chegam-se à frente

Depois de bater o Xico Andebol a meio da semana por claros 46 x 29, o FCPorto sentiu dificuldades para, este fim-de-semana, bater fora o São Bernardo por 33 x 34.

Com esta vitória o FCPorto subiu ao 4º lugar, integrando um grupo de 4 equipas todas com 10 pontos e a 2 pontos do líder Sporting que, na próxima jornada, defronta fora o Águas Santas, precisamente uma das 4 equipas que têm 10 pontos, a par do, FCPorto, ABC e do Benfica.

Depois de amanhã o FCPorto recebe o São Mamede no Dragão Caixa, esperando-se a 3ª vitória consecutiva.

domingo, setembro 26, 2010

FCPorto 2 x 0 Olhanense. Dragão só sabe vencer

"Este ano o Porto está forte. Tem muito futebol.". Foi com esta frase que um adepto do Benfica desistiu de ver o jogo ao intervalo. Com um misto de amargura e admiração, ela traduz o que é o FCPorto 2010/2011: uma equipa sólida, com um futebol esmagador, que sufoca o adversário e apenas pensa na vitória. Para recordar ficam a estreia de Otamendi assinalada por um golo e a 6ª vitória na competição que isola ainda mais o FCPorto no topo. Para a concorrência apenas ficam as lamúrias e as peneiras imaginárias para tapar o Sol da incompetência.

Avassalador é o termo que melhor descreve o jogo que o FCPorto praticou na 1ª parte. Com 65% de posse de bola e muito forte sobre a bola, a equipa portista manietou completamente o Olhanense desde o 1º minuto, fazendo de Helton praticamente apenas mais um espectador.

No alinhamento da equipa a grande surpresa foi a inclusão de Otamendi no eixo da defesa. Para mim acaba por ser dupla surpresa. Tendo em conta os últimos jogos, Maicon vinha-se revelando muito mais seguro que Rolando que acusava algum nervosismo, traduzido em passes errados e, no último jogo, uma mão na bola completamente disparatada dentro da área que, por sorte, o árbitro não assinalou.

Voltando ao jogo, o FCPorto como já referi, entrou muito forte e muito pressionante, embora tenha estado francamente melhor na 1º parte do que na 2ª. Com Hulk a dar o mote, e Varela, Belluschi, Moutinho e Fernando (enorme agora no seu novo papel box-to-box), Moretto acabou por ser o melhor dos algarvios, negando várias vezes o golo aos dragões.

O golo acabou finalmente por surgir por Otamendi, após defesa incompleta da Moretto a remate de Hulk. O brasileiro acabaria mesmo por dilatar a vantagem e estabelecer o resultado final já em cima do intervalo a aproveitar da melhor maneira uma desatenção da defesa contrária.

Na segunda parte, como eu já previa, o FCPorto baixou as linhas e entregou alguma iniciativa ao Olhanense, sem no entanto perder o controlo do jogo. Villas-Boas deu mais alguns minutos a Walter e Ruben Micael, embora ambos tenham mostrado pouco. Também não era fácil dado o cariz do jogo. Por outro lado, a entrada de Ruben Micael serviu para fazer sair Hulk de modo a evitar que o seu descontrolo emocional em crescendo tivesse piores consequências. Em mais um jogo em que foi alvo de marcações impiedosas, Hulk começou a perder a calma e a "retribuir" os mimos e a falar demais. Villas Boas não perdeu tempo e aos 70m já o artilheiro do campeonato estava a refrescar as ideias no banco. Por outro lado, Hulk também deu nota de alguns tiques de vedetismo ao não deixar por exemplo que Belluschi batesse um livre. Será pois importante fazer com que Hulk mantenha os pés no chão, para seu bem e para bem do FCPorto.

Mas já que falamos em marcações impiedosas, que dizer da permissividade do árbitro para com a actuação de Vinicius que fez entradas suficientes para ver 3 ou 4 cartões amarelos mas só levou 1? Continua portanto a "caça ao jogador azul e branco".


segunda-feira, setembro 20, 2010

Modalidades: Resumo do fim-de-semana

Andebol: ABC x FCPorto

2ª parte sem chama liquidou o dragão
O FCPorto não foi feliz na deslocação a Braga tendo perdido por 24 x 27 parecendo haver uma certa tendência para inícios de época irregulares. Com este resultado, e decorridas duas jornadas, o FCPorto encontra-se em 7º lugar, com uma vitória e uma derrota, recebendo na próxima jornada o Xico Andebol.


Basquetebol
As expectativas elevam-se
O FCPorto apresenta-se hoje aos adeptos às 21h diante dos espanhóis do Obradoiro. No lançamento do jogo e da época, o extremo/poste Miguel Miranda deixou no ar uma promessa de muito trabalho, dizendo ainda que, se tudo correr como esperado, o FCPorto vai "apresentar um basquetebol que ninguém viu na Liga portuguesa".

Depois de na época passada se ter registado uma franca evolução em relação a épocas anteriores, culminando com a conquista da Taça de Portugal e Taça da Liga e ainda com a presença na final da Liga, o FCPorto parte este ano com o objectivo maior de conquistar o campeonato, isto numa época na qual Moncho Lopez deixou de ser seleccionador e se irá dedicar em exclusivo ao FCPorto.

Hóquei em Patins: FCPorto 10 x 0 Infante de Sagres ; FCPorto 14 x 0 Lavra
FCPorto vence Torneio Domingos Oliveira

O FCPorto venceu o torneio quadrangular Domingos Oliveira ao bater o Infante de Sagres por 10-0 e o Lavra na final por 14-0. Não terá sido um torneio particularmente competitivo para o FCPorto, sendo sobretudo importante para recuperar ritmo e rotinas antes do arranque oficial da temporada.

O objectivo para esta época é sem dúvida o Decacampeonato, embora o Benfica se apresente este ano como um sério rival, tendo realizado um esforço financeiro tremendo no reforço da sua equipa para tentar contrariar a inconstestável supremacia do hóquei azul e branco dos últimos 9 anos. Mais difícil será a conquista da Liga Europeia, sonho que teima em fugir desde 1990.

quinta-feira, setembro 16, 2010

terça-feira, setembro 14, 2010

Benfica TV e o Guimarães x Benfica



Tenho de acrescentar algum comentário?

Liga Zé do Boné arranca já hoje! Estás inscrito?

Continuam abertas as inscrições para a 5ª Edição da Liga Zé do Boné - Zona Mini. Para se inscreverem devem registar-se no site da UEFA Champions League Fantasy Football, escolher e inscrever a vossa equipa com o código acima. As inscrições encerram às 18h30 do dia de início da 2ª jornada da Liga dos Campeões.

No entanto a competição arranca já hoje pelo que, para não entrarem em desvantagem, será imperativo fazerem a vossa inscrição ainda hoje, até às 19h!

Os prémios para esta edição serão anunciados em breve. Inscreve-te já!

segunda-feira, setembro 13, 2010

E à 4ª Jornada, o Benfica resolve fazer birra...

De uma tarde em que os órgãos sociais, reunidos de emergência, andaram aos murros à mesa, o Benfica decidiu positivamente fazer birra porque, pasme-se, foram prejudicados num jogo (vamos fazer de conta que o Benfica nunca foi beneficiado antes).

Das medidas que mais me chamaram a atenção destaco:

1 - O pedido de não comparência dos adeptos nos jogos fora de casa.

Eis um exemplo de como o livre-arbítrio e a democracia não são propriamente valores tidos em conta pelos lados da Luz (lá regressa o fantasma do pré-25 de Abril). Do mal o menos, a ter eco nos adeptos, pelo menos no que diz respeito a claques (as únicas ilegalizadas dos 3 grandes) acredito que tenha, vamos deixar de ter chuva de pedras em jogos de campeonatos de juniores por exemplo.

2 - Pensar em desistir da Taça do Hermínio (sim, só pensar em desistir)

A acontecer será um rude golpe na Liga e, no estado de saúde de Hermínio Loureiro, visto esta competição ter sido criada especificamente para o Benfica. Seria o esfumar de um troféu garantido! Quem não se recorda da forma brilhante como o Benfica venceu a 1ª edição, conseguindo levar a decisão para grandes penalidades graças a um penalty infantil cometido em tempo regular por Pedro Silva que, incompreensivelmente resolveu cortar a bola na área com o peito? Ou ainda a forma astuta como o Benfica conseguiu no ano passado eliminar o Nacional baralhando de tal forma o fiscal de linha que este pensou que o jogador insular que marcou um golo regular estava afinal fora-de-jogo?

No restante, nada de mais. Algo sobre requerer protecção policial por causa da violência que sofrem sempre que vão ao Porto, situação para a qual eu sugiro que levem a malta que costuma apedrejar o autocarro do FCPorto nas portagens de Alverca ou na A5 para garantir maior segurança.

Também algo sobre declarar Laurentino como persona non grata na Luz. Curioso como é que uma figura de proa do PS, partido pelo qual Vieira fez campanha, se trama só porque defendeu a suspensão de um jogador do Benfica por doping e o Benfica ainda consegue fazer com que pareça que tenha algo a ver com o caso Carlos Queiroz.

Já agora uma questão: se alguma equipa adversária do Benfica decidir mudar o jogo do seu estádio para o Estádio do Algarve, os adeptos do Benfica podem ir ou não?

A choradeira do bicampeão anunciado

A arbitragem de Olegário Benquerença, o tal árbitro que gerou à sua volta um mito urbano vermelho, prestou inestimável serviço ao Benfica, especialmente a Luís Filipe Vieira. Olegário não é um bom árbitro, nem de longe, e de facto cometeu erros graves mas daí até se fazer dele o bode expiatório do desgoverno benfiquista vai a distância do nível de quem engole uma cassete e não pensa por si próprio. Teve contudo o condão de vir trazer substância às lamentações de Vieira que acusou as alegadas más arbitragens de serem a razão da miserável carreira do Benfica nesta época que, em 5 jogos oficiais perdeu 4!

Eu pergunto:

- Terá sido Olegário quem obrigou o Benfica a pagar 8,5 M€ por um guarda-redes que tem vindo a comprometer - e de que maneira!- e por quem o Saragoça ofereceu menos de metade ao Atlético de Madrid?

- Terá sido Olegário que contratou os flops Gaitán e Jara (Sálvio ainda não se viu) para reforçar o ataque e colmatar a saída de Di Maria, dispensando Urreta para o Deportivo da Coruña?

- Terá sido Olegário que não fez a SAD benfiquista acautelar a saída anunciada de Ramires, logo quando este chegou à Luz anunciando que estava apenas de passagem?

- Terá sido Olegário que obrigou David Luiz, Luisão e Cardozo a ficar no Benfica quando estes queriam "dar o salto" e que curiosamente, estes mesmos jogadores estão esta época a léguas do que renderam no ano passado?

Pelos vistos alguém acha que sim e, provavelmente por isso, há neste momento blogs afectos ao Benfica a oferecer dinheiro, digo bem, a oferecer dinheiro a quem atentar contra a integridade física de Olegário Benquerença. Quem já não poderá participar será o Diabo de Gaia que está neste momento envolvido em outras guerras.

Já agora, falando dos penalties por assinalar no jogo de Guimarães, vamos comparar o primeiro, cometido sobre Aimar, com um dos dois lances mostrados neste vídeo (já dou o 2º lance de borla):


Exacto, acerta na perna, leva a bola à frente a seguir e... lance normal! Em relação ao segundo, relativo a um lance de falta na área sobre Carlos Martins, vamos comparar com este em que um jogador também tenta furar na área mas o adversário coloca a perna à frente:


Conseguem ver as semelhanças? I rest my case.

FCPorto 3 x 2 SC Braga - Estádio do Dragão, Capital Nacional do Futebol!


Se dúvidas houvesse, o jogo do último Sábado serviu para afirmar inequivocamente o FC Porto e o Sporting de Braga como as duas melhores equipas portuguesas do momento e, ao mesmo tempo, contra todas as expectativas criadas em torno de um bicampeão anunciado, demonstrar que o FCPorto reencontrou a dinâmica que fez de si a referência maior do futebol português sem teias de aranha.


O jogo era sem dúvida cabeça de cartaz da 4ª jornada já que o vencedor garantia o 1º lugar da classificação. Tratava-se também do 2º grande teste da época, depois da vitória "sem espinhas" na Supertaça, diante de um adversário que vinha de uma estrondosa vitória em Sevilha, onde conseguira a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Ingredientes mais que suficientes para justificar um Estádio do Dragão praticamente lotado (47.617 espectadores).

O jogo começou com um ascendente do Braga, mais pressionante e agressivo sobre a bola, fiel às ideias lançadas pelo seu treinador na antevisão do jogo apesar de não criar situações claras de golo. O FCPorto por seu turno apresenta um ritmo algo lento, pontuado por passes errados (neste particular Rolando destacou-se com passes incompreensíveis). Com o jogo algo bloqueado tacticamente, acabou por ser um lance de bola parada a fazer a diferença. Luís Aguiar (que ao contrário do que o Record afirmou não foi oferecido a custo zero ao Braga mas sim Alan) na marcação de um livre, atirou do meio da rua sem hipóteses para Helton fazendo um grande golo.

O FCPorto pareceu finalmente despertar com o golo do Braga e a primeira ameaça surgiu por intermédio daquele que seria a grande figura da noite com Hulk a atirar à barra da baliza defendida por Felipe na marcação irrepreensível de um livre. Foi curioso verificar que Villas-Boas começou por colocar Hulk à esquerda e Varela à direita, ambos com pouco apoio por parte dos defesas laterais. A partir do momento em que trocaram de posição e Hulk passou para a direita, passando a ser marcado por Elderson, verdadeiramente o elo mais fraco da defesa bracarense, o jogo começou a pender mais claramente para o FCPorto.

O empate surgiria à passagem da meia hora, com Hulk a deixar Elderson "nas covas" e a fazer um cruzamento perfeito para Varela marcar o golo que "acordou" o Estádio do Dragão.

Após o intervalo, tristemente marcado por actos que em nada engrandecem o FCPorto mas que abordarei adiante, tudo levava a crer que os dragões, à semelhança do que tem acontecido nos últimos jogos, voltassem melhores (nitidamente dedo de Villas-Boas). Contudo, acabou por ser o Braga a marcar novamente com um golaço de Lima, aparentemente talhado para marcar ao FCPorto.

Na época passada a história do jogo terminaria aqui, talvez até mesmo tivesse já terminado ao quarto de hora com o golo de Aguiar, mas este não é o FCPorto do ano passado. Este é um FCPorto que sabe o que quer, que tem ambição, que não se descontrola nem se conforma perante a adversidade. Nesta altura, disse a quem se encontrava ao meu lado que, se o FCPorto quisesse efectivamente ser campeão então iria ganhar este jogo e foi o que aconteceu.

Sem dar muito tempo aos festejos, num lance de inconformismo, Hulk levou a bola para o ataque, combinou com Álvaro Pereira que apareceu na área(!!) e serviu magistralmente o brasileiro com um toque de calcanhar e este, contando ainda com a atrapalhação de Elderson, que se estatelou ao comprido, fuzilou Felipe para o 2-2. Domingos mostrou a sua irritação e retirou de imediato o defesa-esquerdo, fazendo entrar Miguel Garcia que foi para a direita por troca com Sílvio que veio para a esquerda para tentar estancar a avalanche chamada Hulk.

Ora, o calcanhar de Aquiles do Braga reside este ano no facto de apenas ter um defesa lateral de grande nível que é Sílvio e, ao procurar tapar o lado esquerdo, Domingos acabou por aliviar a pressão sobre Varela que, pouco depois faria o 3-2 após uma grande jogada de Falcao que entrou na área partindo da esquerda e levando consigo Miguel Garcia e Vandinho, a bola no ressalto após um corte do português sobrou para Varela que, na passada, atirou uma "bomba" para a baliza bracarense e ali sentenciou o jogo.

Até ao final assistiu-se a uma exibição personalizada do FCPorto que soube gerir bem a posse de bola e a uma imagem de enorme sacrifício de Hulk que, em grandes dificuldades físicas, só com vontade férrea, a mesma que foi imagem deste FCPorto durante o jogo, resistiu até ao apito final.

Para a história fica o resultado e a memória de um fantástico jogo de futebol que merecia, este sim, ter tido prolongamento. Segue-se agora a recepção ao Rapid de Viena na estreia na fase de grupos da Liga Europa.


As bolas de golfe

Há atitudes que sendo injustificadas e descabidas acabam por resultar no denegrir da generalidade em função do gesto de um punhado. Aquele acto infeliz de atirar bolas de golfe em nada edifica a imagem do FCPorto e dos seus adeptos e só mostra que há quem, definitivamente, esteja a assistir a um jogo de futebol por puro equívoco. Que tal poupar o dinheiro da aquisição do próximo lote de bolas e dá-lo como contribuição para pagar a multa à Liga?


Modalidades - Resumo do fim-de-semana

Hóquei em patins: Espanha 8 x 2 Portugal
Portugueses goleados pelo complexo de inferioridade

Invicto até à final, Portugal tinha vindo a alimentar a esperança junto dos adeptos de, finalmente, quebrar o enguiço diante da Espanha. Afinal, tudo o que conseguiu foi marcar aos espanhóis o dobro dos golos que estes tinham sofrido até então neste torneio (1 golo) o que até seria só por si um feito digno de registo.

O problema foi que a Espanha, aproveitando de forma crua os erros sucessivos de Portugal, conseguiu infligir-nos 8 (oito), graças a uma 2º parte terrível da nossa Selecção que não conseguiu contrariar o cinismo do ataque do adversário. Na final participaram os portistas Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (capitão), André Azevedo do lado de Portugal e Pedro Gil pela Espanha, sendo que estes dois últimos apontaram 1 e 2 golos, respectivamente.

Na primeira parte, Portugal ainda reagiu bem apesar de ter chegado a estar a perder por 3-0. De forma abnegada, conseguiu reduzir para 3-2 e tudo levava a crer que a história iria ser diferente. Infelizmente, como geralmente acontece, os portugueses têm esta incrível tendência de dar tiros nos próprios pés e um autogolo matou a reacção lusitana e deu aos espanhóis a tranquilidade necessária.

Ganha cada vez mais força a máxima de que no hóquei em patins são 5 contra 5 e no final ganha a Espanha. Venha agora o Mundial... e, por favor, um psicólogo para a equipa técnica da Selecção para combater esta enorme barreira psicológica que faz com que, ao entrar no ringue, Portugal sinta que já está a perder o jogo.


Andebol: FCPorto 31 x 24 Madeira SAD
Bicampeão mostra ao que vem

O FCPorto entrou a todo o gás no Campeonato Nacional da 1ª Divisão 2010/2011, batendo em casa o Madeira SAD, 2º classificado da fase final da época passada, por claros 31 x 24.

Com Dário Andrade em grande, tal como o guarda~redes Hugo Laurentino, o FCPorto nunca deu hipóteses à equipa madeirense, alicerçando a vitória numa vantagem conseguida desde o início do jogo.

Na próxima jornada, a 18 de Setembro, o FCPorto tem pela frente um duro teste na visita ao ABC. No entanto, o objectivo é claro: conquistar mais 3 pontos rumo ao Tri!

domingo, setembro 12, 2010

Liga Zé do Boné - Inscrições abertas

Percebes de futebol?? Está na hora de deixares de ser treinador de bancada!

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição da Liga Zé do Boné - Zona Mini. Registem-se já no site da UEFA Champions League Fantasy League e inscrevam a vossa equipa com o código acima.

Curiosamente, os prémios da edição anterior ainda não foram reclamados... O prazo de reclamação termina com o fecho das inscrições na Liga (2ª jornada da Liga dos Campeões), às 19h30 de 28 de Setembro.

Os prémios para esta edição serão anunciados em breve. Inscreve-te já!

terça-feira, setembro 07, 2010

Noruega 1 x 0 Grupo de Jogadores Portugueses - Hora de usar a arma secreta tradicional...

... a calculadora, obviamente!
A Selecção deu hoje mais uma vez uma imagem pálida e infeliz, mostrando que os "Pilotos Automáticos" são um infeliz delírio e que há uma verdadeira crise de liderança à qual nada nem ninguém fica indiferente.

Isso vê-se no próprio campo como se viu hoje e já se vira na Sexta-feira passada. Agostinho Oliveira de forma alguma assegura seja o que for e as suas declarações no final do jogo pecam por omissão. Segundo ele, esta equipa tem futuro. Ora, permitindo-me completar a frase para não usar o termo autismo, a equipa tem futuro sim senhor mas creio que faltou referir que esse futuro se afigura muito negro.


Num jogo de forças entre o Estado e a Federação, entre a ADOP e o Seleccionador, quem fica a perder é o adepto que teima em alimentar ilusões. Quinta-feira haverá, ao que parece, decisões. Como sempre, à boa maneira tuga, já vêm tarde mas esperemos que tenham efeitos práticos positivos no trabalho da Selecção e que isso se veja já na recepção à Dinamarca e na subsequente viagem à Islândia que, nesta altura, se nos afigura como um verdadeiro colosso.


Não vou dar a minha opinião sobre o jogo, sobre as decisões técnicas (ou falta delas) ou sobre a dinâmica (ou falta dela) que esta noite foi posta em campo. Vou apenas realçar o único facto positivo que se aproveitou do jogo: a estreia do jovem Sílvio que, espero eu, seja agora opção prioritária em detrimento de Miguel, logo a seguir a Bosingwa.


O futebol, esse, segue dentro de momentos.


Record dá destaque a uma conta falsa de Manuel Cajuda no Twitter (actualizado)

Segundo o Record, Cajuda ter-se-á oferecido via Twitter para o cargo de seleccionador. Ora, verificada a conta Twitter em causa, das duas uma: ou Cajuda tem um sentido de humor muito peculiar (mas muito mesmo) ou, simplesmente, é uma conta falsa. Eis uns exemplos:

o meu braguinha de 96/97, com Baltazar, Peter Estrela, Zé Nuno Azevedo e Karoglan limpava este mundial da treta!

granda jogo da nossa selecção! lembrou-me uma goleada que dei uma vez, um torreense 8-1 estoril... já nem sabiam onde estava a bola...

ganda roubo no Argentina-México...recordei-me um jogo contra o Benfica, em que o Edgar fez 2 golos irregulares! Lembras-te Vítor Pereira?

até o meu cão, que é do benfica, ficou triste com a saída do di maria...

fiquei duas vezes à frente do benfica na classificação do campeonato... requisito mais que suficiente para treinar o sporting!

@luisfilipcampos tá a correr tudo bem, pá, já ganhei aqui umas belas massas! rios de dinheiro!

Acho q o Benfica vai ser bicampeão. O Porto tem 1 treinador q não fez 1 décimo do q eu fiz na minha carreira toda, n tem qq hipótese!

@luisfilipcampos ta caladinho que eu nunca desci duas equipes num ano!


...e finalmente, a pérola:

Se a Selecção apostar no Cajuda, vai ser como sair a taluda! #movimentocajuda

O que é que vocês acham?



Manuel Cajuda já reagiu em comunicado oficial e chamou os bois pelos nomes (os negritos são da minha responsabilidade):

(...) Considero a noticia, um exemplo de mau jornalismo. Aliás, tenho mesmo dificuldade em considerar essa noticia como jornalismo. Como curiosidade, fui ler o que me tinha sido, inopinadamente, atribuído pelo jornal e, de facto, confirmei algumas ideias que tenho sobre a relação que mantenho, desde há anos, com alguma comunicação social, em Portugal. O que fizeram, não é jornalismo, porque o bom jornalismo, cruza as fontes, ouve as partes e, sobretudo, valida as suas informações. Nada disso se passou com esta noticia. Ninguém se deu ao cuidado de saber se a página que me é atribuída na rede social "Twitter" é verdadeira ou uma reles utilização do meu nome. Infelizmente, trata-se mesmo de uma reles utilização do meu nome e os jornal foi enganado, levando os seus leitores ao engano. (...)

Meu caro Cajuda, com franqueza. Não acha que está a pedir demais aos jornais desportivos?

segunda-feira, setembro 06, 2010

Andebol: FCPorto falha apuramento... por um décimo de segundo!

Inglório! É o que se pode dizer do jogo de ontem no qual o FCPorto empatou a 23 golos com o Dínamo de Minsk tendo, dramaticamente, marcado um golo que já não contou por uma questão de um décimo de segundo e falhando assim o apuramento para a Liga dos Campeões.


Valeu o nível exibicional demonstrado durante a "poule" e, algo que achei fantástico, o apoio que os adeptos deram à equipa, sofrendo a bom sofrer mas sempre fazendo-se ouvir.

Depois da vitória na jornada inaugural frente ao Zaporozhye da Ucrânia, por 27-20, o FCPorto cedeu um comprometedor empate a 24 golos frente ao Metalurg da Macedónia e foi este resultado, contra um adversário perfeitamente ao alcance, que o FCPorto complicou as contas do apuramento.

Ontem, só a vitória interessava e esta esteve mesmo prestes a acontecer, apesar das dificuldades que a equipa Bielorússia criou e também da falta de sorte em alguns momentos-chave. No último lance da partida, os bielorussos souberam exemplarmente fazer passar o tempo e, faltando 5 segundos, já com um jogador de campo no lugar do guarda-redes, o FCPorto marcou o livre, dando para a ponta esquerda onde Davies, que talvez devesse ter tentado o remate, optou por dar para a ponta direita para Ricardo Moreira que conseguiu marcar... mas já o final do jogo tinha soado com a bola ainda a caminho da baliza.

Fica a valentia da exibição do FCPorto e a estrondosa ovação com que foi brindada pelo público ao sair do campo. Seja como for, a derrota já foi ontem e o futuro agora é a Taça EHF.



Um seleccionador suspenso por, graças a um desabafo em tons de turpilóquio, ter criado sérias dificuldades a uma brigada anti-doping, uma Federação ilegal que veio declarar que a Selecção nem sequer precisava de treinador, eis o contexto no qual Portugal jogou contra Chipre na Sexta-feira. O que se viu foi que, se o piloto automático está a funcionar, está seriamente descalibrado e, para agravar o cenário, também a defesa entrou em modo de suspensão. Resultado: um empate que, não sendo para já comprometedor, envergonha - e de que maneira! - os "craques" lusitanos.

Foi pouco inteligente da parte de Madaíl contribuir para, no meio de uma situação tão turbulenta, reforçar a ideia pré-concebida de que o jogo contra Chipre seria todo ele facilidades. Afinal, Portugal ocupa o 8º lugar (já foi 3º há bem pouco tempo) do ranking da FIFA enquanto o Chipre ocupa um miserável 63º lugar.

O que se viu foi uma equipa de Portugal mais preocupada em atacar, esquecendo-se de defender, cometendo erros pela nítida sobranceria que pôs em campo, enquanto Chipre fazia pela vida sabendo que o adversário, pelo menos teoricamente, lhe era superior. Afinal, Portugal fez 4 golos e, sendo assim, pelo menos no capítulo da concretização fez o que era esperado, podendo até ter feito mais golos. O problema foram aqueles inacreditáveis 4 golos sofridos.

Podemos questionar as opções tomadas pelo seleccionador, ou pelo piloto automático (nesta altura já estou confuso), nomeadamente a opção por Meireles, que esta época apenas jogou alguns minutos pelo FCPorto, em detrimento de Moutinho, que tem sido titular indiscutível, ou ainda a opção por Manuel Fernandes, também sem ritmo e com um crónico problema de indisciplina táctica, em detrimento de Miguel Veloso. É certo que ambos marcaram dois golos (desta vez Manuel Fernandes não precisou de rematar 20 vezes) mas também tiveram falhas comprometedoras.

Já a defesa... que dizer? Os defesas laterais esqueceram-se de que a designação do seu posto específico inclui o termo "defesa" e só tiveram olhos para o ataque, desprotegendo as alas e dando liberdade aos cipriotas para as explorarem. Do quarteto defensivo, apenas Ricardo Carvalho se safou no naufrágio mas nem o "Kaiser" tem o dom da omnipresença.

Fica portanto a amargura de 2 pontos perdidos em casa, num jogo de vitória obrigatória, e a necessidade imperiosa de conquistar uma vitória na Noruega. Resta apenas a incógnita sobre qual será a equipa que se irá apresentar na Terça-feira. Com Coentrão lesionado (vai uma aposta que joga contra o Guimarães?) e Miguel ... "à Miguel", é um dado adquirido que Sílvio vai entrar na equipa. Resta apenas a incógnita sobre se Miguel Veloso entrará também para o lado esquerdo. No meio campo, Tiago e Moutinho (des)esperam pela titularidade mas a alteração mais importante será para mim a substituição de Manuel Fernandes, seja por Meireles (que deverá ter pulmão para cerca de 60 minutos) ou por Veloso, dependendo das restantes escolhas.

A ver vamos a sorte que nos espera em terras do "Fiel Amigo".