terça-feira, setembro 28, 2010
Liga Zé do Boné / Zona Mini - Fecho das inscrições
segunda-feira, setembro 27, 2010
Taça de Portugal: FCPorto inicia defesa do título diante do Limianos
Estreia e golo de Otamendi em destaque na Argentina
Modalidades: Resumo do fim-de-semana
Dragões recuperam 3 vezes mas quebram nos últimos minutos
O FCPorto falhou a conquista da sua 17ª Supertaça ao perder com o Benfica por 8 x 4 num grande jogo de hóquei em patins em que o vencedor só ficou definido nos minutos finais. Os dragões recuperaram por 3 vezes de uma desvantagem (0-1 para 1-1, 1-3 para 3-3, 3-4 para 4-4) com Pedro Gil, autor de 3 golos, a dar um valioso contributo nesse particular.
Com várias grandes penalidades e livres directos falhados de parte a parte, o jogo acabou por cair para o lado dos lisboetas que apontaram o decisivo 4-6 aos 48 minutos. A partir daí, com o FCPorto balanceado para o ataque no "tudo ou nada", o Benfica soube explorar o espaço criado nas costas da equipa portista, conseguindo marcar mais 2.
O FCPorto falha assim o 1º objectivo da época e ganha a certeza de que este ano o Benfica, no seu ano de "vai ou racha", tudo irá fazer para quebrar a hegemonia portista da última década.
Andebol: São Bernardo 33 x 34 FCPorto
Dragões chegam-se à frente
Depois de bater o Xico Andebol a meio da semana por claros 46 x 29, o FCPorto sentiu dificuldades para, este fim-de-semana, bater fora o São Bernardo por 33 x 34.
Com esta vitória o FCPorto subiu ao 4º lugar, integrando um grupo de 4 equipas todas com 10 pontos e a 2 pontos do líder Sporting que, na próxima jornada, defronta fora o Águas Santas, precisamente uma das 4 equipas que têm 10 pontos, a par do, FCPorto, ABC e do Benfica.
Depois de amanhã o FCPorto recebe o São Mamede no Dragão Caixa, esperando-se a 3ª vitória consecutiva.
domingo, setembro 26, 2010
FCPorto 2 x 0 Olhanense. Dragão só sabe vencer
Avassalador é o termo que melhor descreve o jogo que o FCPorto praticou na 1ª parte. Com 65% de posse de bola e muito forte sobre a bola, a equipa portista manietou completamente o Olhanense desde o 1º minuto, fazendo de Helton praticamente apenas mais um espectador.
No alinhamento da equipa a grande surpresa foi a inclusão de Otamendi no eixo da defesa. Para mim acaba por ser dupla surpresa. Tendo em conta os últimos jogos, Maicon vinha-se revelando muito mais seguro que Rolando que acusava algum nervosismo, traduzido em passes errados e, no último jogo, uma mão na bola completamente disparatada dentro da área que, por sorte, o árbitro não assinalou.
Voltando ao jogo, o FCPorto como já referi, entrou muito forte e muito pressionante, embora tenha estado francamente melhor na 1º parte do que na 2ª. Com Hulk a dar o mote, e Varela, Belluschi, Moutinho e Fernando (enorme agora no seu novo papel box-to-box), Moretto acabou por ser o melhor dos algarvios, negando várias vezes o golo aos dragões.
O golo acabou finalmente por surgir por Otamendi, após defesa incompleta da Moretto a remate de Hulk. O brasileiro acabaria mesmo por dilatar a vantagem e estabelecer o resultado final já em cima do intervalo a aproveitar da melhor maneira uma desatenção da defesa contrária.
Na segunda parte, como eu já previa, o FCPorto baixou as linhas e entregou alguma iniciativa ao Olhanense, sem no entanto perder o controlo do jogo. Villas-Boas deu mais alguns minutos a Walter e Ruben Micael, embora ambos tenham mostrado pouco. Também não era fácil dado o cariz do jogo. Por outro lado, a entrada de Ruben Micael serviu para fazer sair Hulk de modo a evitar que o seu descontrolo emocional em crescendo tivesse piores consequências. Em mais um jogo em que foi alvo de marcações impiedosas, Hulk começou a perder a calma e a "retribuir" os mimos e a falar demais. Villas Boas não perdeu tempo e aos 70m já o artilheiro do campeonato estava a refrescar as ideias no banco. Por outro lado, Hulk também deu nota de alguns tiques de vedetismo ao não deixar por exemplo que Belluschi batesse um livre. Será pois importante fazer com que Hulk mantenha os pés no chão, para seu bem e para bem do FCPorto.
Mas já que falamos em marcações impiedosas, que dizer da permissividade do árbitro para com a actuação de Vinicius que fez entradas suficientes para ver 3 ou 4 cartões amarelos mas só levou 1? Continua portanto a "caça ao jogador azul e branco".
segunda-feira, setembro 20, 2010
Modalidades: Resumo do fim-de-semana
2ª parte sem chama liquidou o dragão
O FCPorto não foi feliz na deslocação a Braga tendo perdido por 24 x 27 parecendo haver uma certa tendência para inícios de época irregulares. Com este resultado, e decorridas duas jornadas, o FCPorto encontra-se em 7º lugar, com uma vitória e uma derrota, recebendo na próxima jornada o Xico Andebol.
Basquetebol
As expectativas elevam-se
O FCPorto apresenta-se hoje aos adeptos às 21h diante dos espanhóis do Obradoiro. No lançamento do jogo e da época, o extremo/poste Miguel Miranda deixou no ar uma promessa de muito trabalho, dizendo ainda que, se tudo correr como esperado, o FCPorto vai "apresentar um basquetebol que ninguém viu na Liga portuguesa".
Depois de na época passada se ter registado uma franca evolução em relação a épocas anteriores, culminando com a conquista da Taça de Portugal e Taça da Liga e ainda com a presença na final da Liga, o FCPorto parte este ano com o objectivo maior de conquistar o campeonato, isto numa época na qual Moncho Lopez deixou de ser seleccionador e se irá dedicar em exclusivo ao FCPorto.
Hóquei em Patins: FCPorto 10 x 0 Infante de Sagres ; FCPorto 14 x 0 Lavra
FCPorto vence Torneio Domingos Oliveira
O FCPorto venceu o torneio quadrangular Domingos Oliveira ao bater o Infante de Sagres por 10-0 e o Lavra na final por 14-0. Não terá sido um torneio particularmente competitivo para o FCPorto, sendo sobretudo importante para recuperar ritmo e rotinas antes do arranque oficial da temporada.
O objectivo para esta época é sem dúvida o Decacampeonato, embora o Benfica se apresente este ano como um sério rival, tendo realizado um esforço financeiro tremendo no reforço da sua equipa para tentar contrariar a inconstestável supremacia do hóquei azul e branco dos últimos 9 anos. Mais difícil será a conquista da Liga Europeia, sonho que teima em fugir desde 1990.
quinta-feira, setembro 16, 2010
terça-feira, setembro 14, 2010
Liga Zé do Boné arranca já hoje! Estás inscrito?
segunda-feira, setembro 13, 2010
E à 4ª Jornada, o Benfica resolve fazer birra...
A choradeira do bicampeão anunciado
Conseguem ver as semelhanças? I rest my case.
FCPorto 3 x 2 SC Braga - Estádio do Dragão, Capital Nacional do Futebol!
Se dúvidas houvesse, o jogo do último Sábado serviu para afirmar inequivocamente o FC Porto e o Sporting de Braga como as duas melhores equipas portuguesas do momento e, ao mesmo tempo, contra todas as expectativas criadas em torno de um bicampeão anunciado, demonstrar que o FCPorto reencontrou a dinâmica que fez de si a referência maior do futebol português sem teias de aranha.
Modalidades - Resumo do fim-de-semana
domingo, setembro 12, 2010
Liga Zé do Boné - Inscrições abertas
terça-feira, setembro 07, 2010
Noruega 1 x 0 Grupo de Jogadores Portugueses - Hora de usar a arma secreta tradicional...
A Selecção deu hoje mais uma vez uma imagem pálida e infeliz, mostrando que os "Pilotos Automáticos" são um infeliz delírio e que há uma verdadeira crise de liderança à qual nada nem ninguém fica indiferente.
Isso vê-se no próprio campo como se viu hoje e já se vira na Sexta-feira passada. Agostinho Oliveira de forma alguma assegura seja o que for e as suas declarações no final do jogo pecam por omissão. Segundo ele, esta equipa tem futuro. Ora, permitindo-me completar a frase para não usar o termo autismo, a equipa tem futuro sim senhor mas creio que faltou referir que esse futuro se afigura muito negro.
Num jogo de forças entre o Estado e a Federação, entre a ADOP e o Seleccionador, quem fica a perder é o adepto que teima em alimentar ilusões. Quinta-feira haverá, ao que parece, decisões. Como sempre, à boa maneira tuga, já vêm tarde mas esperemos que tenham efeitos práticos positivos no trabalho da Selecção e que isso se veja já na recepção à Dinamarca e na subsequente viagem à Islândia que, nesta altura, se nos afigura como um verdadeiro colosso.
Não vou dar a minha opinião sobre o jogo, sobre as decisões técnicas (ou falta delas) ou sobre a dinâmica (ou falta dela) que esta noite foi posta em campo. Vou apenas realçar o único facto positivo que se aproveitou do jogo: a estreia do jovem Sílvio que, espero eu, seja agora opção prioritária em detrimento de Miguel, logo a seguir a Bosingwa.
O futebol, esse, segue dentro de momentos.
Record dá destaque a uma conta falsa de Manuel Cajuda no Twitter (actualizado)
o meu braguinha de 96/97, com Baltazar, Peter Estrela, Zé Nuno Azevedo e Karoglan limpava este mundial da treta!
granda jogo da nossa selecção! lembrou-me uma goleada que dei uma vez, um torreense 8-1 estoril... já nem sabiam onde estava a bola...
ganda roubo no Argentina-México...recordei-me um jogo contra o Benfica, em que o Edgar fez 2 golos irregulares! Lembras-te Vítor Pereira?
até o meu cão, que é do benfica, ficou triste com a saída do di maria...
fiquei duas vezes à frente do benfica na classificação do campeonato... requisito mais que suficiente para treinar o sporting!
@luisfilipcampos tá a correr tudo bem, pá, já ganhei aqui umas belas massas! rios de dinheiro!
Acho q o Benfica vai ser bicampeão. O Porto tem 1 treinador q não fez 1 décimo do q eu fiz na minha carreira toda, n tem qq hipótese!
@luisfilipcampos ta caladinho que eu nunca desci duas equipes num ano!
...e finalmente, a pérola:
Se a Selecção apostar no Cajuda, vai ser como sair a taluda! #movimentocajuda
O que é que vocês acham?
Manuel Cajuda já reagiu em comunicado oficial e chamou os bois pelos nomes (os negritos são da minha responsabilidade):
(...) Considero a noticia, um exemplo de mau jornalismo. Aliás, tenho mesmo dificuldade em considerar essa noticia como jornalismo. Como curiosidade, fui ler o que me tinha sido, inopinadamente, atribuído pelo jornal e, de facto, confirmei algumas ideias que tenho sobre a relação que mantenho, desde há anos, com alguma comunicação social, em Portugal. O que fizeram, não é jornalismo, porque o bom jornalismo, cruza as fontes, ouve as partes e, sobretudo, valida as suas informações. Nada disso se passou com esta noticia. Ninguém se deu ao cuidado de saber se a página que me é atribuída na rede social "Twitter" é verdadeira ou uma reles utilização do meu nome. Infelizmente, trata-se mesmo de uma reles utilização do meu nome e os jornal foi enganado, levando os seus leitores ao engano. (...)
Meu caro Cajuda, com franqueza. Não acha que está a pedir demais aos jornais desportivos?