terça-feira, setembro 01, 2009

Plantel fechado... para já

Está oficialmente encerrado o mercado de transferências e, no que ao FCPorto diz respeito, não houve mais nenhuma novidade a não ser a curiosa transferência de Adriano para o SC Braga.

Isto significa que Bruno Alves já não sai, situação já esperada depois da contratação de Chigrinsky pelo Barcelona, o principal interessado no jogador. Por outro lado também significa que ninguém entra, nem Kléber, nem Elton, nem qualquer outro ponta de lança como foi tão falado nos últimos tempos.Pergunto-me se seria mesmo necessária a contratação de um avançado, quando Falcao começou finalmente a render depois das hesitações de pré-época. Penso que não.

Neste momento, para o ataque, o FCPorto dispõe de Rodriguez, Varela, Falcao, Hulk, Mariano e Farías, estando ainda Orlando Sá na calha para entrar. Ou seja, neste momento, o FCPorto tem 3 pontas-de-lança, dois extremos puros, um falso extremo que ora se atrapalha com a bola ora tem apontamentos de classe e uma força da natureza chamada Hulk que faz qualquer uma das posições, preferencialmente nas alas.

Se entrasse mais um avançado, quem seria o sacrificado? A resposta tende a ser Farías. Mas se perguntarmos quem deixaria de ser titular, aí a conversa é outra. Partindo do princípio que, estando todos os jogadores em forma, o ataque é constituído por Rodriguez, Hulk e Mariano ou Varela, se viesse por exemplo Kléber, quem deixaria de ser titular? Por mim, nenhum! Seria depois admissível manter um suplente com salário mais elevado que os outros lá dentro? Claro que não e, exactamente por causa disso, não foi contratado mais nenhum avançado. Para já o FCPorto está satisfeito com os que tem.

O FCPorto tem neste momento soluções para atacar a época com alguma segurança. O problema nem está no ataque mas sim em encontrar estabilidade no meio campo, algo que dependerá da velocidade de adaptação de Valeri e Belluschi, estando este último em vantagem.

Agora, todos os jogadores têm de estar com a cabeça no FCPorto, inclusive Bruno Alves (para desgosto do seu pai, parece-me) e assim será até Dezembro. Depois... logo se vê.


4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, como sabes, acho que deviamos contratar um avançado. Não contratamos, paciência, o que não tem remédio remediado está.
Oxalá estes sejam suficientes para atingirmos os nosssos objectivos...

Um abraço

Visconde disse...

Não te esqueceste de nada hoje, ou não viste a capa da Biblia...

David Caetano disse...

Vila Pouca, daqui a uns quantos jogos teremos dissipado as dúvidas. Creio contudo que temos jogadores com qualidade para atingir esses objectivos mas, claro, posso estar errado... ou não. Aguardemos. Sabes que até cheguei a acreditar que a ida do Adriano para Braga significasse uma troca com o Linz? Este avançado já foi "namorado" pelo FCPorto e tem faro para os golos. Infelizmente tem um feitio que o faz entrar em choque com os treinadores.

Abraço

David Caetano disse...

Visconde, esta capa rivaliza em estupidez com aquela outra de "O Pequeno Miccoli" que mostrava fotos do jogador em diferentes idades.

Estou indeciso entre elas mas também tenho a certeza de uma coisa: duvido que o jornal tenha pedido autorização de uso da foto à Carolco Pictures...