Este recrutamento de figuras emblemáticas do FCPorto tem aliás sido extensa pois, tanto no departamento de prospecção como nas equipas técnicas das camadas mais jovens estão integrados nada mais, nada menos que: Vitor Baía, Bandeirinha, André, Lima Pereira, José Rolando, Fernando Gomes, Capucho, Frasco, Pedro Emanuel, Paulinho Santos, Semedo, Folha e Rui Teixeira.
Esta é sem dúvida uma excelente aposta pois tratam-se de grandes ex-jogadores, que conhecem como ninguém o futebol e conviveram com realidades muito diversas e que, para além de tudo aquilo que podem transmitir aos jovens atletas em termos de jogo, transmitem também algo fundamental: a mística vencedora do FCPorto.
Fica no entanto o reparo que não basta descobrir jovens e aperfeiçoá-los. O objectivo deve ser integrar atletas no plantel principal, até porque a UEFA já exige este ano jogadores de formação nas listas de jogadores dos clubes para as provas europeias e penso que essa fatia terá tendência a aumentar ainda mais no futuro. Quando penso em casos como Paulo Machado e Bruno Gama, creio que neles o projecto 611 falhou. Há no entanto ainda Diogo Viana, Ukra, Castro, e todo um manancial de jovens jogadores promissores que podem ainda dar muito que falar... se lhes for dada essa hipótese.
Para já, saúde-se o regresso do bibota! Compensa em parte o desgosto que foi para mim vê-lo partir para Alvalade há uns anitos atrás quando ainda sabia como ninguém "balançar" a rede.
Ver biografia no Blog "O Coleccionador Desportivo".
Alguns golos:
Dinamo de Kiev 1 x 2 FC Porto (86/87)
FCPorto 2 x 0 Sporting (86/87)
Foto: Enciclopédia
1 comentário:
Sobre o F.Gomes por agora passo, mas vou falar dele qualquer dia e digo-te desde já que ele me desiludiu muito em determindao período.
Um abraço
Enviar um comentário