terça-feira, julho 28, 2009

FCPorto 2 x 0 Lyon - Desilusão

A desilusão não é obviamente pelo resultado mas sim por não ter encontrado, ao contrário do que esperava, uma capa de jornal plena de azul e com um título do género "O mesmo FCPorto europeu de sempre". É o que dá este género de vitória constituír uma normalidade para o tetracampeão, mesmo não tendo sido contra uma equipa que não desceu para a League One por 2 pontos ou contra outra equipa que na Eredivisie ficou quase a 20 pontos do 1º classificado. Mas vamos ao futebol.

Abstraindo-me da normalidade que este facto constitui, o FCPorto derrotou ontem com categoria um renovado Lyon, e mostrou já alguns automatismos interessantes e... muito Hulk. Quando se dá espaço a este jogador é fatal e, pior ainda quando este é lançado em velocidade a partir das alas como aconteceu no lance do 2º golo.

No restante, a equipa mostrou consistência e uma clara evolução em termos físicos e os novos jogadores mostram um entrosamento crescente. Tendo visto na íntegra apenas a 2ª parte, gostei da exibição de Álvaro Pereira que mostrou ser agressivo a defender apesar de não se ter aventurado muito no ataque. Quanto a Belluschi, mais do mesmo: rápido e incisivo no passe e uma clara mais valia do meio campo ofensivo azul e branco. Já Falcão está em crescendo, mostrando muito mais do que o fez na sua primeira aparição contra o Dínamo de Bucareste até porque já tem agora mais treinos nas pernas e, apesar de não ter feito qualquer golo nos 20 minutos que jogou, mostrou uma interessante disponibilidade para vir atrás criar jogo, mostrando saber também jogar de costas para a baliza. Esta característica pode vir a ser determinante na manobra ofensiva do FCPorto que tem jogadores rápidos nos extremos, sendo o bom exemplo disso o lance do 2º golo.

Varela esteve um pouco mais apagado mas a garra está lá toda. Vai ser muito útil ao FCPorto esta época. Já Valeri não teve tempo para se mostrar e também não está ainda nas melhores condições físicas pelo que prefiro esperar para ver antes de opinar sobre o jogador.

Apenas deixo um reparo: Farias merecia mais minutos. Jesualdo tem condições para promover uma concorrência muito saudável no eixo do ataque portista entre Falcao e Farias e dar a entender a Farias que não tem hipótese de entrar no onze jogando num jogo destes apenas meia dúzia de minutos pode ser desmotivante. Vamos ver como correm as coisas amanhã contra o Besiktas,
um clube de boa memória para o FCPorto.

9 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó Caetano essa não, meu caro, nós não precisamos disso...

Frente ao Lyon - quem ouvisse os comentadores da Sport Tv, diria que estavamos a jogar contra uma equipa do Luxemburgo ou de Malta -, não fomos exuberantes, mas tivemos segurança, tranquilidade, qualidade e vencemos, com toda a justiça, um adversário, que apesar de não ter sido campeão na temporada anterior, tem, não nos esqueçamos, dominado o futebol francês.
Tendo por princípio, só fazer uma avaliação mais exaustiva, quando os jogos forem a valer pontos e troféus, penso que não cometerei nenhum erro grosseiro de análise, se disser, que apesar da saída de bons jogadores e com influência na equipa - Lucho, Lisandro e Cissokho -, temos um plantel mais equilibrado, com mais soluções e que vão dar algumas boas dores de cabeça a Jesualdo. Por exemplo, para os três lugares da frente, o treinador tem 6 jogadores capazes de lutarem pelo lugar: Hulk, Varela, Rodríguez, Farías, Mariano e Falcao, permitem várias combinações e todas de boa qualidade. O mesmo acontece no meio-campo, com Guarín, T.Costa, Fernando, R.Meireles, Belluschi, Valeri - tem pormenores que não enganam acerca da sua qualidade - e a incógnita Prediger - espero vê-lo uns minutos frente ao Besiktas.

Atrás também estamos fortes e se não houverem surpresas de última hora, ficaremos com uma defesa de betão. Fucile, Sapunaru, M.Lopes e Álvaro Pereira para as laterais, Maicon, N.André Coelho, Bruno Alves e um Rolando cada vez mais jogador, para o centro da defesa, dão totais garantias e garentem que a casa vai ter alicerces seguros.

Na baliza, Helton não pode ter ou melhor, continuar a ter, aquelas distracções que às vezes nos causam tantos amargos de boca. Ontem voltou a ser displicente e ia dando barraca...definitivamente isso tem de acabar, sob pena de esta época, com a chegada de Beto, ficar a ver jogar.
- Helton, vais continuar a dar o flanco aos teus detractores?

Frente ao Lyon, dos "velhos" e dos que jogaram tempo que se visse, gostei de todos e até estava capaz de pedir ao Hulk para acalmar um bocadinho e ser mais discreto...- Givanildo, meu rapaz, tem calma, a época é longa e assim tu não aguentas!...

Dos novos: muito bem Álvaro Pereira a justificar a contratação - se Aly Cissokho não tivesse saído ia ser o cabo dos trabalhos para Jesualdo.
Bem Belluschi, que tem muito talento e quando estiver totalmente integrado vai ser muito importante. Sabe ter a bola, é forte no um para um, aparece bem na frente...não é Lucho, ou melhor, é diferente de Lucho, mas é um belo jogador.
Varela cumpriu e vai brigar, ninguém duvide, por um lugar e quem o quiser fazer sentar no banco, vai ter de trabalhar muito.
De Valeri, que jogou pouco tempo já disse tudo e N.André Coelho nem tocou na bola...
Falcao, gostei do que vi. Diferente de Farías - muito mais mobilidade -, o colombiano recepciona e segura bem a bola, tabela e pressiona bem, sabe aparecer a finalizar...vou querer ver mais, mas estou a gostar.

um abraço

David Caetano disse...

Camarada Vila Pouca, não resisti à pequena provocação ;) É mais forte que eu.

No resto, concordo com a tua análise. Na defesa está tudo perfeito, a não ser que o Bruno Alves ainda venha a sair se o Pinto da Costa disser que vai fazer tudo para o segurar, acredito que fique. Agora aquelas falhas do Helton... Não consigo perceber. O homem é bom guarda-redes mas insiste nestas falhas. Então quando são jogos a doer... Ele que não se cuide e depois que se queixe quando o Beto estiver na baliza...

Jorge disse...

talvez as minhas expectativas tenham sido colocadas muito altas mas o jogo foi muito aborrecido, estava a contar com um Lyon mais forte e um FCP mais pressionante. acaba por se salvar o resultado e mais dois golos de Hulk. o que me custa ver é a falta de pressão no meio-campo, ainda que seja cedo demais para tirar conclusões, pode ser um problema. custou-me também ver a equipa a jogar quase num 4-5-1, dependendo só de Hulk para as jogadas ofensivas e começando a construir muito cá de trás. Varela e Mariano arrastam jogo (como o fará Rodríguez, sem dúvida) mas preferia uma construção mais à frente no terreno.

ainda é cedo, há coisas a corrigir, vou dar tempo à equipa, como faço sempre...

Jorge (Porta19)

David Caetano disse...

Boas Jorge!

Para já creio que ainda será difícil ao FCPorto fazer essa pressão mais alta até porque Hulk e Mariano não são propriamente jogadores talhados para essa missão, Rodriguez (aqui discordo pois acho que dá mais agressividade à linha ofensiva) ainda está no estaleiro e o homem que fazia a pressão quase sozinho na época passada estava ontem no banco do Lyon.

Creio contudo, pelas indicações que ontem deixou Falcão poderá ajudar a dar mais agressividade à equipa que, com a inclusão de Rodriguez será capaz de ser muito mais pressionante. Rodriguez - Falcao - Hulk e com Varela à espreita, será com certeza a linha avançada mais agressiva.

Ao Varela falta definir melhor as jogadas, sabendo interpretar as movimentações dos companheiros e quanto ao Mariano... é o Mariano, não é? ;) Tanto capaz de fintar 3 ou 4 de seguida como de prender o jogo e/ou de tropeçar na bola. Vamos ver mas, também não convém esquecer que o FCPorto de Jesualdo não é propriamente uma equipa de tracção à frente mas que prefere dar algum espaço ao adversário para depois fazer as tão famosas "transições rápidas" para o ataque. Não é para mim a melhor e mais vistosa forma de jogar (estou mal habituado desde Bobby Robson) mas lá vai resultando...

Sete_Luas disse...

Mais uma vez, antes demais, tenho d dizer-te Caetano, a tua nova foto é simplesmente SUBLIME!!!!
Quanto ao jogo, concordo (em parte) com o Jorge, esperava mais do jogo porque, esperava mais do Lyon. Achei-os algo apáticos e a funcionarem um bocadinho a meio gás, acho que um Lyon de prego a fundo teria feito surgir um Porto mto mais "exuberante". A nível particular preocupam-me Bruno Alves, Helton e.. pois claro ou n era eu.. Mariano. O primeiro por continuar a parecer-me algo desconcentrado e desatento, no inicio da primeira parte houve ali um lance que enfim... Helton, porque me irrita, e irrita-me pela capacidade que tem de ser um guarda-redes de GRANDE NÍVEL e, depois, ter falhas/faltas de atenção/azares/precalços/o_que_quiserem_chamar-lhe absolutamente inadmissíveis. Qto ao Mariano, ultrapassa-me a capacidade de complicar o que é fácil e ter rasgos de génio (oou de sorte sei lá eu) e fazer bem feito. É certo que se Mariano é o jogador fetiche do JEsualdo, tb o é que é o meu "ódiozinho de estimação" mas fazer do fácil dificil não me parece ideal nos jogos a doer.
Two thumbs up para Hulk, parece-me um bocadinho mais maduro, um bocadinho menos "self-focused" e foram dois golos d encher o olho.
Curiosidade: Ver Rodriguez no meui de Hulk e Falcão e até (n m perguntem como) Farias, acho mesmo que o meio campo adversário vai ter as mãos cheias. E, falando nisso, que passa com a lesão de Rodriguez que o moço nunca mais vem mostrar as pernas pó relvado?!? (e antes que comecem as bocas foleiras, se o Jesualdo tem jogadores fetish eu tb posso ter, sim? :p) Ainda n percebi mto bem o q lhe aconteceu... Alguém explica à menina? :p
E venha o Besiktas... :)

Gil Lopes disse...

Pois, é bem verdade, camarada amigo, os comentadores estavam desejosos que o Lyon fizesse um golinho para eles festejarem, mas como não fizeram não paravam de dizer que o Lyon afinal era uma equipa vulgarissima, porquê será?

Se calhar ainda deviam ter levado mais dois jogadores do FCP, lol

Sete_Luas, ao que sei o Rodriguez está lesionado e como ainda não fez nenhum treino, em principio ainda estará de fora mais umas 3 semanas, mas as alas estão bem preenchidas, tanto que Hulk até perdeu o lugar nas alas, lol

Concordo que o Mariano pareça e ás vezes seja desajeitado, mas tácticamente, julgo ser muito útil é equipa.

Abraço

Sete_Luas disse...

És um amorzinho, Wolverine :).
Eu só n entendo é esta lesão esquisita em inicio de época, palpita-me que o senhor, provavelmente, estará de saída também mmmmmaaaaaaaasssssss espero estar enganada.
Qto ao Mariano... oh tá bem, eu sou implicativa, eu sei mas, eu acho que ele não sabe sequer o significado da palavra tática. :p

David Caetano disse...

Sete_Luas, sossega que ainda vais ver as perninhas do homem muita vez :P Ele já está recuperado e a treinar a 100%.

Sete_Luas disse...

YAY!!!!! Só tu para me dares boas notícias depois de um dia como o de hoje. :p