domingo, julho 31, 2005

Lagartices

Os adeptos do Sporting CP gostam de pensar que têm uma certa superioridade moral sobre os demais espectadores da bola. Gostam de se ver como os mais respeitadores, os mais imparciais (acreditam genuinamente que não sofrem de clubite), os mais lúcidos. Não sei porque será assim, mas presumo que seja para disfarçar o facto de o Sporting ser um clube de "bons rapazes" mas sem nervo de vencedor. Com a falta de títulos e glórias (no futebol), sublinham-se as grandezas de carácter e outras coisas do género.

Repare-se neste diálogo à mesa que tive com o meu pai e o meu irmão, lagartões. Falava-se de uma entrada assassina de Manuel Fernandes no jogo de ontem entre o Guimarães e o Benfas. Estivémos todos ainda uns minutos a dizer mal do M. Fernandes, do Petit, do João Pereira: são umas bestas quadradas, broncos, estúpidos, etc, etc, etc.
Depois é que foram elas:

- eu: "Mas segundo consta, o João Moutinho também teve no outro dia uma entrada a matar"
- pai: (alguns segundos de silêncio...) "Pois teve, mas passou o jogo inteiro a levar pancada, depois claro, explodiu"
- eu: "Então sempre é natural que um jogador que passa o tempo a levar pancada de um momento para o outro perca a cabeça, como o McCarthy"
- pai e irmão: "Não tem nada a ver, o McCarthy respondeu com murros e o João Moutinho apenas entrou às pernas em jogo corrido !!" (bela lógica legitimadora)
- eu: "Ok, então é aceitável que se responda indo às pernas, mas não indo à cara"
- pai e irmão, quase em uníssono: "És mesmo facciosa! nem dá para falar contigo!!"

De referir que geralmente estas discussões redundam sempre na acusação de que sou "facciosa". Não sei bem então o que eles serão.
Lagartices! :)

3 comentários:

DanielAraujo disse...

Grande Joana.

Deve ser bem complicado ter uma familia com lagartos. Mas pior deve ser ter que aturar mouros na familia. GRAÇAS A DEUS não tenho esse problema. Cá em casa somos todos dragões

JFFR disse...

Uma coisa é verdade: antes lagartos que lampiões. Mas tanto uns como outros só me dão motivos para ser portista.

Anónimo disse...

Os sportinguistas têm de facto o nariz um bocadinho empinado demais para as coisas que ganham.