sábado, julho 23, 2005

Brugge 2 - FC Porto 2 (5-6 nos penalties) : o primeiro troféu da época



E foi mais um joguito de preparação (amanhã há mais, no Dragão), desta vez frente ao campeão da Bélgica, mais adiantado na preparação do que o nosso mágico clube. O FC Porto esteve por duas vezes a ganhar (Benni 10 min, e Ricardo Costa 78 min), mas deixou-se empatar. O primeiro troféu da época para o FC Porto (cuja entrega não foi mostrada pela TVI... tudo normal) foi ganho nos penalties.

O FC Porto ainda tem que melhorar bastante e tem tempo para isso. As boas movimentações no ataque (faltam os golos...) e a maior solidariedade na recuperação de bola animam. Mas agora que as dispensas começam a definir o plantel, convém que se deixem as experiências e se adopte uma equipa tipo. Quero ganhar o Torneio de Amesterdão!

As laterais (sobretudo a esquerda... Ai Leandro...) deixam-me apreensiva. Foram o principal problema da defesa. E têm que ser mais treinados os centros para a área.

O Ricardo Costa esteve em bom plano mas é demasiado sarrafeiro. Algumas entradas são perfeitamente dispensáveis... se não se controla, vamo-lo ver expulso em muitos jogos.

Lucho e Jorginho ganham pontos... Ibson não têm estado grande coisa durante estágio...
McCarthy, como sempre, jogador fantástico, dá gosto vê-lo ir lá atrás ajudar e sempre com eficácia.

Parece-me que houve muita cerimónia em frente à baliza. Tudo o que eu peço aos deuses é que não tenhamos outra época de seca lá na frente. Foi angustiante e constrangedor ganhar (quando se ganhava) jogos por 1-0 e sendo o golito arrancado a ferros, muitas vezes por um defesa - hoje, por acaso, o segundo foi do Ricardo Costa.
Ainda falta um bom mês de trabalho pela frente, vamos lá a resolver isso, cambada.

A curiosidade: há três anos, na primeira pré-época do Zé Mourinho, o FC Porto também ganhou um troféu deste género, também nos penalties e também com um guarda-redes suplente na baliza (na altura o Hilário, hoje o Helton): foi com o Paris Saint-Germain. Oxalá seja um bom prenúncio!

Tenhamos fé.

foto
  • A Bola
  • Sem comentários: