domingo, julho 31, 2005
Fomos mansos
Lisandro, 35 m
Ljunberg, 48 m
Flamini, 68 m
Lisandro marcou
E pronto, o FC Porto perdeu a oportunidade de vencer o Torneio de Amesterdão 2005, mas os sinais continuam a ser positivos. A primeira parte foi muito bem conseguida pela nossa equipa, após dez minutos iniciais a ver jogar.
Na segunda, o pior sector da equipa, a defesa, cedeu perante um conjunto de estrelas que jogam de olhos fechados, Henry, Ljunberg, Pires, Bergkamp...
Leandro, apesar de por vezes dar um ar da sua graça, tem fraco sentido posicional a defender. O Sonkaya é certinho mas não lhe peçam para inventar. Pedro Emanuel fartou-se de falhar passes. Muitas vezes os avançados do Arsenal entravam por ali a dentro como queriam. Definitivamente, aquela defesa tem que ser revista e aperfeiçoada...
Após os golos sofridos, o FC Porto ficou manso, apesar de ter recuperado a posse de bola. Nos jogos a sério da Champions', há pois que perder o medo...
Destaque para mais uma grande exibição de Raúl Meireles que, com Lucho, tem feito grandes passes de longa distância. Também para Lisandro e Jorginho (que falhou o golo mesmo em cima dos 90... ).
Serve para não entrarmos em euforias, mas também para não desanimar. O Arsenal é uma das melhores equipas da Europa e o Wenger vai para a décima época a treiná-la. Este novo FC Porto tem apenas pouco mais que um mês. Por isso, considero o balanço positivo, apesar da derrota.
Vamos Porto, p'rá frente é o caminho.
imagem A Bola
Lagartices
Repare-se neste diálogo à mesa que tive com o meu pai e o meu irmão, lagartões. Falava-se de uma entrada assassina de Manuel Fernandes no jogo de ontem entre o Guimarães e o Benfas. Estivémos todos ainda uns minutos a dizer mal do M. Fernandes, do Petit, do João Pereira: são umas bestas quadradas, broncos, estúpidos, etc, etc, etc.
Depois é que foram elas:
- eu: "Mas segundo consta, o João Moutinho também teve no outro dia uma entrada a matar"
- pai: (alguns segundos de silêncio...) "Pois teve, mas passou o jogo inteiro a levar pancada, depois claro, explodiu"
- eu: "Então sempre é natural que um jogador que passa o tempo a levar pancada de um momento para o outro perca a cabeça, como o McCarthy"
- pai e irmão: "Não tem nada a ver, o McCarthy respondeu com murros e o João Moutinho apenas entrou às pernas em jogo corrido !!" (bela lógica legitimadora)
- eu: "Ok, então é aceitável que se responda indo às pernas, mas não indo à cara"
- pai e irmão, quase em uníssono: "És mesmo facciosa! nem dá para falar contigo!!"
De referir que geralmente estas discussões redundam sempre na acusação de que sou "facciosa". Não sei bem então o que eles serão.
Lagartices! :)
Sarrafada
sábado, julho 30, 2005
Por isto é bom ser portista
as edições de hoje dos pasquins de Lisboa
Jornalismo badalhoco não é uma coisa que choque ou apanhe desprevenido um portista que viva no Portugalinho e esteja habituado a seguir a vida do seu clube. Já estamos vacinados. Até já houve bem pior do que as edições dos pasquins de hoje. Lembro-me, por exemplo, assim em casos recentes, da Taça Intercontinental em Dezembro. O "jornal" Record, cujo papel não serve para muito mais do que auxílio na casa de banho, seguiu a sua política habitual: no dia do jogo com o Once Caldas, a primeira capa foi inteiramente dedicada ao FC Porto, mas porque Luís Fabiano disse umas baboseiras quaisquer contra a própria equipa (nem quando jogamos lá fora acaba a perseguição); no dia seguinte, tendo o FC Porto sagrado-se campeão do mundo de clubes pela segunda vez, foi então remetido para um quadrado humilde num dos cantos (oh raios, ganharam mais uma vez..., deve-se ter pensado lá na redacção).
Imagino os pobres coitados nos dias seguintes às conquistas de Sevilha e Gelsenkirchen, obrigados por certo a dar a atenção devida ao FC Porto, tal a importância histórica e inédita para o futebol português dos feitos do mágico clube. Como deve ser difícil e indigna a vida de um "jornalista" nessas alturas.
Tivémos também o outro dia, a propósito da "troca de galhardetes" entre Koeman e Adriaanse que já estava a pôr os media em polvorosa, e à qual o nosso treinador pôs ponto final com classe e elevação, mais uma vez o Record veio levantar o ego à lampionagem com o brilhante dizer: "Koeman mete Adriaanse no seu lugar". No comments.
Ontem, houve em Amesterdão, num dos torneios internacionais mais prestigiados da pré-época, um jogo entre os dois últimos campeões intercontinentais, FC Porto e Boca Juniors, que o mágico clube venceu com personalidade. A amostra de hoje da imprensa desportiva lisboeta lembra-nos que está a começar mais um ano igual a todos os outros. E também porque já perceberam que vem aí um grande FC Porto, andam já todos assanhados com a possível titularidade de Helton na baliza portista (há sempre que arranjar qualquer boa nova para dar ao Portugalinho).
Por esta e por outras (mas sobretudo por estas)... Graças a Deus sou tripeira.
sexta-feira, julho 29, 2005
Toma lá um pouco de Porto!
Postiga, 19'
Jorginho, 72'
Postiga remata, a bola desvia em Lucho,
FCP marca o primeiro
FC Porto vence o Boca Juniors, por 2-0, e domina o encontro, fazendo o melhor jogo da pré-época.
Positivos:
- a troca e circulação de bola
- Helton, Raúl Meireles, Lisandro
- a dupla de centrais
- marcámos dois golos, o que quer dizer que ficamos com 5 pontos no torneio (3 por vitória + 2 pelos golos)
- a atitude da equipa no geral
Negativos:
- Leandro... ainda por cima lesionou-se
- McCarthy muito longe da baliza (ainda assim esteve bem)... quero vê-lo marcar golos. Marcámos dois, mas podíamos ter sido mais
- Quaresma parece continuar no estilo fintinha & desperdício
foto MaisFutebol
Xau pessoal!
Até daqui a uma semana!
quinta-feira, julho 28, 2005
Eles andam aí
Por que motivo se procura criar uma relação de conflito entre Adriaanse e Koeman sobre qual será o melhor treinador? Não valerá a pena esperar pelo fim da época para se tirarem então as devidas ilações? Ontem lá presenciámos mais um episódio quando os jornalistas inocentemente solicitaram a Koeman que dissesse quem era melhor e ele, usando dos factos, sintetizou que era menos experiente mas tinha vencido troféus. É verdade, é um facto.
Por outro lado, Adriaanse afirma que Koeman é mais cauteloso e ele (Adriaanse) é mais vocacionado para equipas de ataque. Já tivemos oportunidade de constatar isso nos jogos de preparação em que vimos que as rotinas de ataque estão mais trabalhadas que as defensivas. Vimos também o AZ Alkmaar na época passada bater o pé ao Sporting quando certos e determinados jornais davam o AZ Alkmaar como uma equipa que não poderia sequer incomodar a equipa de Alvalade.
Van Gaal, outra pessoa que interveio indirectamente neste "conflito" disse que Adriaanse era melhor treinador porque conseguia fazer coisas fantásticas com equipas pequenas ao contrário de Koeman que pegava em equipas já feitas. Também é um ponto de vista. Já agora, quem terá construído a equipa em que Koeman pegou para ser campeão na Holanda? ;)
Há uma tendência instalada para comparar Adriaanse aos três últimos treinadores que passaram pelo F.C.Porto mas isso é passado. Nem Del Neri é Fernandez, nem este é Couceiro nem Adriaanse é qualquer um deles. Deixem o homem trabalhar ou será que estão a aproveitar agora para apedrejar devido ao receio de não o poderem fazer no fim?
Contudo, não será só o treinador a fazer a diferença nesta época, nem nunca foi. O próprio Mourinho disse que teve a sorte de encontrar uma estrutura como poucas no F.C.Porto e um presidente que o apoiou sempre. Alguém acredita que Mourinho no Benfica faria o mesmo? Até nem gostaram dele...
Agora é novamente o caso McCarthy. Mas há alguém incomodado com o facto do McCarthy apesar de "tanto mal ter dito do clube" (citando a TVI) ficar no F.C.Porto para se tornar segundo Adriaanse "um melhor jogador e ser novamente o melhor marcador"? Cada vez me convenço mais que sim. Meus senhores, aprendam alguma coisa com isto e concluam que no F.C.Porto a novela "Miguel-tem-mas-não-tem-contrato" NUNCA ACONTECERIA.
Como disse, no fim da época se verá e se tirarão as devidas conclusões quando o F.C.Porto mais uma vez percorrer a baixa portuense. Até porque já constatámos que a única razão supostamente lógica para o Benfica ganhar o campeonato e que era apontada por muito boa gente nem sequer foi esboçada. O Benfica foi campeão mas a economia nacional não melhorou e só vi aumentarem o IVA. Assim não vale a pena. Se ao menos jogassem futebol...
quarta-feira, julho 27, 2005
Que conversa de ressabiado
Leo Lima é daqueles que fala mal e de forma deselegante quando vê os outros pelas costas. Aconteceu com Couceiro, agora com Adriaanse (preterido pelos dois... por alguma razão terá sido). O gajo nem sequer tem o dom de reconhecer que se calhar não se aplicou tanto quanto devia (três vezes avisado no espaço de poucos minutos é sintomático). Naturalmente, ficou fora e agora diz cobras e lagartos do treinador do FC Porto:
«O Brasil é cinco vezes campeão. A Holanda não tem nada. A escola brasileira é a melhor e não tem o que discutir. Como ele [Co Adriaanse] pode falar que eu não me adaptei à Europa, se eu joguei lá nos últimos quatro anos? Se não tivesse me adaptado ao estilo da Europa, não terminaria nem o primeiro ano. Ele nem me conheceu direito e tomou esta posição» (A Bola)
Conversa de ressabiado.
Obrigada Jacob, por o teres mandado pastar.
foto
Loucuras
Dizem que o Chelsea está na disposição de oferecer quase 90 milhões de euros pelo avançado do Milan, Shevchenko. Mentira ou verdade, bem sei que é um jogador fantástico, mas para que precisa o Chelsea de Shevchenko ou de outro qualquer, se tem Crespo, Drogba, Gudjohnsen e Wright-Phillips? Ainda melhor, se tem Zé Mourinho?
O treinador português vive hoje num mundo de opulência oferecido pelo mafioso russo.
Por isso mesmo, nada do que possa fazer daqui para a frente poderá ser tão fabuloso como o que fez no FC PORTO. Vença o que vencer, conquiste o que conquistar (a não ser que o faça com a selecção portuguesa). Nós, portistas, orgulhamo-nos disso. Porque sabemos que ele esteve no clube certo.
imagem tirada
terça-feira, julho 26, 2005
Visitantes do Zé do Boné ajudaram Adriaanse a dispensar Leo Lima
O que eu acho é que se tivesse ficado o Sandro não seria muito mal pensado até porque se trata de um bom jogador com muita experiência na Superliga. Agora pergunto, alguém acha que o César Peixoto vai ficar até ao fim da época?
Resultados da sondagem:
Qual dos seguintes médios tem menos hipóteses de permanecer no plantel para a época 2005/2006?
Leo Lima - 32%
Raul Meireles - 19%
Sandro - 19%
César Peixoto - 16%
Anderson - 6%
Alan - 3%
Bonfim - 3%
Paulo Assunção - 0%
Quaresma - 0%
Vieira ataca a arbitragem!
Segundo consta, o motivo do protesto deve-se ao facto de o golo de Ibson no jogo de apresentação do F.C.Porto ter sido obtido beneficiando de "um fora de jogo escandaloso" e ainda no mesmo jogo, Quaresma, partindo também em posição de fora de jogo, ter obtido um penalty "mais duvidoso que o negócio dos 34 lotes de Pirelli recauchutados em Alverca".
segunda-feira, julho 25, 2005
Descubram as diferenças
"As maiores ovações da noite foram para os históricos do F.C.Porto. Jorge Costa e Vítor Baía foram padrinhos dos novos reforços" - Telejornal, RTP1, 25/7/2005
"A maior ovação da noite foi para Benny McCarthy que tanto mal disse do clube" - TVI Jornal, TVIntragável, 25/7/2005
Quantas festas de apresentação decorreram nessa noite??
domingo, julho 24, 2005
Uma palavrinha à TVI (TV Intragável)
Já não bastava o grosso da programação ser o nojo que é. Já não bastava terem um programa de entretenimento, choque e aberrações a que dão o nome de "Jornal" (e a que o povo dá audiência suprema... pensando bem, a TVI está bem para este Portugalinho), o único espaço capaz de transmitir reportagens de grande interesse público sobre papagaios tarados (no, I kid you not) e vampiros reais. Já não bastava as galas de aniversários com a Man'ela a cantar, as intermináveis e horrendas novelas ("ficção de qualidade"), as séries de humor tipo "Batanetes" (sim, eles chamam àquilo humor) e palhaçadas como o "Vidas Reais".
A TVI (TV Intragável) somente me traz dois bons pensamentos. Um deles é o facto de terem sido a única estação generalista a transmitirem o "Seinfeld". Às 2 e meia da manhã, mas transmitiram-no. Hoje felizmente (re)passa na Sic Comédia. O outro é a presença do Miguel Sousa Tavares.
Pois hoje, após tanta propaganda, tanto rodapé, tanto alarido, afinal não transmitem como prometeram a festa de apresentação do FC Porto no Estádio do Dragão. Se fosse o clube do povo que os vê, estaria naturalmente a esta hora a passar. Mas o FC Porto não. Quem neste momento clica no botão 4 pode "deliciar-se" com "Os Serranos", ou o raio que os parta.
Enfim, estou possessa.
Pensamento profundo
sábado, julho 23, 2005
Brugge 2 - FC Porto 2 (5-6 nos penalties) : o primeiro troféu da época
E foi mais um joguito de preparação (amanhã há mais, no Dragão), desta vez frente ao campeão da Bélgica, mais adiantado na preparação do que o nosso mágico clube. O FC Porto esteve por duas vezes a ganhar (Benni 10 min, e Ricardo Costa 78 min), mas deixou-se empatar. O primeiro troféu da época para o FC Porto (cuja entrega não foi mostrada pela TVI... tudo normal) foi ganho nos penalties.
O FC Porto ainda tem que melhorar bastante e tem tempo para isso. As boas movimentações no ataque (faltam os golos...) e a maior solidariedade na recuperação de bola animam. Mas agora que as dispensas começam a definir o plantel, convém que se deixem as experiências e se adopte uma equipa tipo. Quero ganhar o Torneio de Amesterdão!
As laterais (sobretudo a esquerda... Ai Leandro...) deixam-me apreensiva. Foram o principal problema da defesa. E têm que ser mais treinados os centros para a área.
O Ricardo Costa esteve em bom plano mas é demasiado sarrafeiro. Algumas entradas são perfeitamente dispensáveis... se não se controla, vamo-lo ver expulso em muitos jogos.
Lucho e Jorginho ganham pontos... Ibson não têm estado grande coisa durante estágio...
McCarthy, como sempre, jogador fantástico, dá gosto vê-lo ir lá atrás ajudar e sempre com eficácia.
Parece-me que houve muita cerimónia em frente à baliza. Tudo o que eu peço aos deuses é que não tenhamos outra época de seca lá na frente. Foi angustiante e constrangedor ganhar (quando se ganhava) jogos por 1-0 e sendo o golito arrancado a ferros, muitas vezes por um defesa - hoje, por acaso, o segundo foi do Ricardo Costa.
Ainda falta um bom mês de trabalho pela frente, vamos lá a resolver isso, cambada.
A curiosidade: há três anos, na primeira pré-época do Zé Mourinho, o FC Porto também ganhou um troféu deste género, também nos penalties e também com um guarda-redes suplente na baliza (na altura o Hilário, hoje o Helton): foi com o Paris Saint-Germain. Oxalá seja um bom prenúncio!
Tenhamos fé.
foto
Pobres jogadores
Leandro do Bonfim veio para o FC Porto há uns meses e por ele o clube teve que resolver um diferendo com o PSV na FIFA. Já está fora.
Areias, excelente rapaz, portista desde nascença (é o sócio nº 11222, diz ele), também já levou guia de marcha (boa sorte, Areias!).
Eis os primeiros dispensados (pós Leo Lima), partindo do princípio que mais vão embora.
Simplesmente não percebo porque se vão buscar tantos jogadores se não vamos precisar deles.
Gestão duvidosa (muitas vezes rima com ruinosa).
O caso Rossato (e outros...), o ano passado, ainda me está atravessado.
Aqui ficam as explicações de Adriaanse para estas dispensas (site oficial do FC Porto):
«Bomfim é um n.º 10 que pode jogar nas alas. Acontece que temos vários jogadores para a esquerda e para a direita e diversas soluções para n.º 10, como Diego, Lisandro, Jorginho e até o Postiga, por isso decidimos que tinha de ser ele a sair.Para o lugar desempenhado por Areias temos Nuno Valente e Leandro, que em minha opinião são melhores defesas. Foi uma decisão complicada, até porque ele é sócio do clube e vive o FC Porto de forma muito especial. Sinto que tem o clube no coração.Sandro é um médio defensivo que teve de competir com Raul Meireles, Paulo Assunção e até com Lucho e Bosingwa, que podem cumprir esse papel. Acabou por ser ele o escolhido para deixar o plantel. "
sexta-feira, julho 22, 2005
A Lista de Adriaanse
Quanto a Bruno Moraes, e apesar da sondagem Zé do Boné que o dá como dispensado, Adriaanse referiu que fica para já no plantel uma vez que não teve oportunidade de o ver em acção devido à intervenção cirúrgica a que foi sujeito. O homem pode ser um duro, mas também sabe ser justo!
Entretanto, Adriaanse também definiu os seus grandes objectivos para esta época:
- Superliga (claro!)
- Taça de Portugal (pois!)
- 2ª fase da Liga dos Campeões (a ver vamos)
Já agora, quem acham que vai ser dispensado? Bruno Alves ou Pepe?
quarta-feira, julho 20, 2005
FC Porto perde 2-0 com Vitesse
Foram detectados problemas na finalização.
Enfim, antes agora do que mais tarde.
Vamos lá a tratar disso, cambada.
Carlos Paredes ?
Diz-se que o paraguaio Carlos Paredes, de 29 anos, que esteve no FC Porto entre 2000 e 2002, sendo um dos preferidos dos adeptos, poderá ser a surpresa da festa de apresentação aos sócios no próximo fim-de-semana.
Hum... será? É um jogador à Porto, sem dúvida.
A ser verdade, Raúl Meireles ou Sandro candidatam-se fortemente à dispensa...
foto
Fez ontem um ano que...
Recordando Rui Filipe
A 28 de Agosto de 1994 recordo-me, ia a caminho de um almoço de família quando a rádio informa de uma notícia terrível: Rui Filipe de 26 anos, médio do F.C.Porto havia morrido nessa manhã na sequência de um acidente de viação. Foi a consternação geral!
Mas quem era afinal Rui Filipe?
Chegado à camadas jovens do F.C.Porto na época de 1984/85 vindo do Valecambrense, chegaria a sénior em 1986/87 tendo sido emprestado ao Gil Vicente e ao Espinho sucessivamente, até que aos 23 regressou ao F.C.Porto disposto a agarrar um lugar.
Numa equipa onde se destacavam nomes como João Pinto, André, Semedo, Jaime Magalhães e onde se começavam a afirmar jovens como Vítor Baía e Fernando couto, Rui Filipe acabaria por agarrar facilmente um lugar no plantel, embora não tenha chegado à titularidade indiscutível.
Como suplente ou titular, a sua atitude era sempre de um completo profissionalismo e de uma total dedicação ao clube, fruto de uma personalidade forte e ao mesmo tempo tímida e humilde. Curiosamente, a certa altura, começou a destacar-se pelos golos que marcava, muitos deles espectaculares (quem não se recorda do grande golo na Alemanha ao Werder Bremen?). O trabalho acabou por compensar e Rui Filipe chegaria mais tarde a internacional A.
A 21 de Agosto de 1994, o F.C.Porto recebe nas Antas o Sporting de Braga de Rui Correia, José Nuno Azevedo, Barroso e Karoglan, naquele que seria o primeiro jogo do primeiro título da caminhada triunfal que levaria o clube ao inédito Pentacampeonato. Numa equipa que era treinada por Bobby Robson (depois de ter substituído Ivic na época anterior), o F.C.Porto alinhava com Vítor Baía; João Pinto (cap), Paulinho Santos, Jorge Costa e José Carlos; Rui Filipe, Secretário, Emerson, Domingos (depois Kostadinov), Drulovic (depois Baroni) e Folha.
Nesse jogo, Rui Filipe marcaria o primeiro golo aos 22 minutos, sendo o segundo marcado por Kostadinov já em período de descontos, para uma vitória por 2-0.
Três dias depois, para o primeiro de 2 jogos para a atribuição da supertaça Cândido de Oliveira relativa aos vencedores da Taça e do Campeonato da época anterior, o F.C.Porto foi à luz defrontar o Benfica de Preud'Homme, Veloso, Vítor Paneira, João Pinto e César Brito, na altura treinado por Artur Jorge. Recorde-se que nesse ano, se deu o caso caricato, só possível em Portugal, de se decidirem duas Supertaças, tendo já em 17 de Agosto anterior sido disputada a Supertaça para os vencedores das competições internas de 92-93! Nesse dia, em Coimbra, o F.C.Porto havia ganho ao Benfica por 4-3 após marcação de grandes penalidades, tendo-se registado uma igualdade a 2 golos no final do jogo.
Na Luz, o F.C.Porto alcançava uma igualdade a 1 golo que lhe abria boas perspectivas para a 2ª mão. Aos 71 minutos de jogo, Rui Filipe pega na bola, passa por 2 adversários e senta Preud'Homme com uma simulação marcando um golo bonito, o último da sua carreira. O Benfica empataria 4 minutos depois por Paneira. Aos 81 minutos, Rui Filipe recebe ordem de expulsão pelo árbitro Carlos Calheiros. Esse facto acabaria por ser fatal.
Rui Filipe ficava assim sob castigo disciplinar da Liga de Clubes e impedido de defrontar o Beira Mar, em Aveiro, no domingo seguinte, a 28 de Agosto. Na manhã desse dia, não tendo sido convocado para o jogo de Aveiro, Rui Filipe sofreria um acidente de viação fatal.
Tendo sido obrigado a disputar o jogo de Aveiro por recusa das entidades responsáveis em o adiarem, o F.C.Porto entrou em campo e venceu por 2-0, com golos de Rui Barros e Emerson. No final, os jogadores e equipa técnica abraçaram-se e choraram a perda de um grande jogador mas sobretudo um amigo.
A frase de Bobby Robson diz tudo: "A sad, sad day"
Fotografias: Revista Dragões, ano 10 nº114, Setembro de 1994
terça-feira, julho 19, 2005
Dragão é Dragão
Jorge Nuno Pinto da Costa garantiu hoje que o Estádio do FC PORTO não vai vender o nome:
«Comigo na presidência essa hipótese não se coloca, agora no futuro não sei. Mas, para mim, não há dinheiro que pague a substituição do nome do Estádio» (in A Bola)
Thank you, Mr President!
foto
Pais de Fehér processam Benfica(?!)
Depois de tantas homenagens (que em alguns momentos excederam os limites do razoável) e de tantas manisfestações de solidariedade por parte do clube da 2ª circular, o que aconteceu aqui?
O cair da máscara e o revelar de uma certa hipocrisia mostrando que houve ali muito marketing à mistura?
Aproveitamento por parte dos pais do jogador?
A ver vamos
Imagem tirada daqui
Leo Lima dispensado!
Leo Lima já abandonou o estágio na Holanda tendo regressado ao Porto. Querias rigor? Estás servido!
Na sondagem ao lado podem então parar de votar no Léo Lima e escolher a próxima vítima!
image retirada daqui
O Sistema atacou!
Coincidência ou ataque do "Sistema"? Eu cá reservo para mim a minha opinião...
Seja como for, pedimos desculpa aos proprietários dos sites/blogs que estavam na lista que havíamos compilado por estes terem temporariamente desaparecido. Em 24h, ou seja, em menos tempo que levou o Tomasson a optar pelo Estugarda, a normalidade estará reposta.
Ainda assim, pedimos que deixem em comentário a este post, o vosso link ou eventuais sugestões adicionais.
Cumprimentos a todos!
segunda-feira, julho 18, 2005
O sistema
" Quando Dias da Cunha (DC) fala no “sistema” quer significar que o FC PORTO se serve de elementos que, não compondo uma organização, funcionam corruptamente para servir o nosso clube na obtenção dos resultados desportivos. Disse mais : que os rostos do sistema eram Pinto da Costa (PC) e Valentim Loureiro (VL).O SLB tomou uma posição mais inteligente, foi à boleia de DC, pois sabe bem que é o principal usufrutuário da fragilização de PC e do FC PORTO. Quando DC e Luís Filipe Vieira (LFV) falam do sistema, sabem bem que têm o apoio maciço da comunicação social e grande audição em quase todas as instâncias do estado. E não inventaram a pólvora. Ninguém tem (ou mantém) o poder (no futebol) se não contar com o apoio da comunicação social e uma grande cumplicidade junto do aparelho de estado. Bush inventou o jornalismo “embedded” para que as notícias sobre a guerra do Iraque fossem à medida dos seus interesses militares. O SLB, o SCP e os (seus) jornais praticam coisas muito semelhantes, mas com uma originalidade : para parecer que são abertos e plurais convidam uma personalidade próxima do FC PORTO e emprestam-lhe um pouco de espaço para demonstrar que colhem todas as opiniões. Desde que o FC PORTO passou a ser o inimigo principal e o adversário a abater, DC passou das palavras aos actos. Em nome da ordem e da legalidade, foi fácil criar condições e manipular situações que ajudaram ao envolvimento de muitas vontades e personalidade e que acabaram por desaguar no PREC (Processo Regenerativo Em Curso), nas suas duas vertentes: a particular que tomou o nome de “Manifesto” e a oficial de “Apito Dourado”. Ambos têm o mesmo fim e servem a mesma causa: constituir instituições formatadas para servir os interesses dos clubes do Sul (em geral) e da 2ª. Circular (em particular).Este será o sistema legal despojado de corrupção. Exemplo : o presidente do Conselho de Arbitragem é do Sporting mas é homem suficiente para escolher o Proença para apitar um jogo do SLB, num jogo de capital importância. Vai ser mais ou menos assim, provavelmente com mais Coroado, mais sumaríssimos, mais grandes penalidades e muitas expulsões : vocês sabem do que eu estou a falar.
Sobre o tema do sistema, da importância do futebol, da manipulação da comunicação social a favor dos clubes da capital, relembro aqui parte de dois artigos escritos há já algum tempo, mas perfeitamente actuais: (…)
O futebol tem um excelente poder analisador sobre os tiques nacionais : as guerras Norte-Sul, as identidades regionais, os mecanismos de ascensão na notoriedade pública através do exercício de cargos dirigentes…. Mas o que esta época futebolística, a tal respeito tornou mais evidente foi o tique centralista….”(…) Tudo isto seria apenas engraçado se não tivesse um poder analisador sobre um dos fenómenos que mais têm atado Portugal a uma cultura mental e a uma falta de vistas constrangedora: o centralismo lisboeta.
O Benfica, nos tempos do Império, era o elemento identitário da nossa transterritorialidade e a nossa marca nacional no palco das nações.Perdido o império e relativizada a ideia de Estado-nação com as geografias da pós-modernidade mais marcadas por euro-regiões, por comunidades autónomas e por áreas metropolitanas, esvaziou-se o seu velho papel simbólico. É a nostalgia desta era que faz os dirigentes benfiquistas afirmar ritualmente a sua grandiosidade planetária ou os seus seis milhões de adeptos espalhados por todo o país. Só que o mundo já não é como nos anos 60 e Eusébio já tem 60 anos. E o Benfica já não tem sentido como símbolo do Estado-nação ou como totem do povo. A tentativa desesperada de lhe manter esse estatuto não resiste àquilo que faz, de facto, as grandes equipas: as vitórias e os títulos nos grandes palcos internacionais. E esses o Benfica da última década já não os tem.A importância que, mesmo na sua ausência, continua a dedicar-lhe a comunicação social é bem o signo dum centralismo míope e auto convencido…” (Luís Fernandes in Público)
(…) Aquela insuportável postura de «somos um clube diferente, fundado por um Visconde, verdadeiro clube de cavalheiros e desportistas puros, integramos a elite do país, ministros, generais, presidentes, titulares, não nos confundimos nem misturamos nem com o povo benfiquista nem com esses marginais selvagens do Porto, essa gente que tem de comprar o que a nós nos é dado de graça — os favores da arbitragem…» (MST in A Bola)
É esta mistura muito fina que quer governar o futebol e acabar de vez com a ousadia do FC PORTO em querer concorrer com tão importantes rivais. Eu não me iludo : o “Manifesto” e o “Apito Dourado” são as duas faces da mesma moeda e constituiriam uma vergonha num país de verdadeira tradição democrática. "
" SISTEMA II : ESTAMOS ENTREGUES À BICHARADA
1. Odiavam as vitórias do FC PORTO, tanto mais quanto eram conseguidas nacional e internacionalmente,
2. Essas vitórias concludentes, universalmente reconhecidas, retiravam força à argumentação que o nosso clube só ganhava com ajudas espúrias ;
3. A denúncia do sistema, que é uma forma hipócrita de dizer corrupção, anunciada com pompa e circunstância na TV, precisava de ganhar foros de legitimidade, pois não era compreensível (até para os mais estúpidos) que o campeão europeu e mundial precisasse de favores para vencer os adversários indígenas, bem mais fraquinhos que os nossos contendores estrangeiros ;
4. Havia então que pedir ajuda ao Estado : DC e LFV contam com inúmeros amigos dentro do aparelho de estado, judicial e da imprensa livre (de “bater” no FC PORTO), e não foi difícil deitar mãos à obra ;
5. Uma denúncia anónima, bastou para despoletar toda a acção que inicialmente titularam de “morte ao dragão dourado”, mas que por decoro, recebeu, oficialmente, o nome de “(a)pito dourado” (por decoro retiraram, igualmente, o parêntesis que envolvia o artigo “a”) ;
6. O sistema e a sua denúncia, serviu para fragilizar PC e enfraquecer o FC PORTO. O VL foi o “inocente” que teve de ser degolado para dar mais credibilidade e abrangência à acção da justiça.
7. DC foi a marioneta do novo senhor, que só teve de puxar os cordelinhos. Hoje, LFV manda e comanda o futebol deste país. Ele é o “sistema”, com a bênção das instituições públicas e privadas, a que acresce a propaganda activa da comunicação social livre e independente
.8. LFV explica a DC, copiando Bush pai, o que é definitivamente o sistema: “ read my leeps : I’am the system, stupid "
domingo, julho 17, 2005
Mais uma pérola jornalística
Nisto, o repórter de campo (não sei o nome dele) entrevista Ronald Koeman ao que este responde com um espanhol bem estruturado e compreensível, que adquiriu nos muitos anos que passou em Barcelona.
A reportagem é finalizada com um remate certeiro do repórter:
Visitantes do Zé do Boné dispensam Hugo Almeida e Bruno Moraes
Qual dos seguintes avançados tem menos hipóteses de ficar no plantel para a época 2005/2006?
Escolha dos visitantes :
1 º Bruno Moraes 62%
2º Hugo Almeida 18%
3º Ivanildo 13%
4º McCarthy 5%
5º Sokota 3%
6º Postiga, Lisandro e Jorginho 0%
sábado, julho 16, 2005
FCP vence amadores do Bennekom
Desta vez, o FCP alinhou com um 11 formado pelos jogadores não utilizados frente ao NEC e chegou ao intervalo a vencer por 3-0 (Bonfim, Alan, Ivanildo).
Para a 2ª parte só se manteve em campo em relação à primeira parte o Hugo Almeida. Quaresma, Pepe, Sokota e o próprio Hugo Almeida ajudaram a construir o resultado final.
Até agora, nota positiva Sotôr Adriaanse!
A frase da semana
Eis Veiga aqui a largar por momentos a pele de ex-empresário e novel administrador, e a entrar pela via do poeta-profeta.
Risos, risos, risos
"TOMASSON: COMUNICADO OFICIAL A.C.MILAN
16-07-2005MILÃO - O A.C.Milan comunica que o jogador Jon Dahl Tomasson foi cedido a título definitivo para o STUGARDA, equipe treinada por Giovanni Trapattoni. O Milan escolhe a ocasião para agradecer a Tomasson pela importante contribuição técnica por ele oferecida durante sua permanência com a camisa rossonera. "
Oh Meu Deus... mais um "roubado" ao clube dos 14 milhões!
Depois de tanto fogo de artifício!
Não se faz! Trappatoni, seu malandro!
Oh!
Não estou preocupada com Léo Lima
Há quem se alarme perante as reprimendas sonoras de Co Adriaanse ao médio brasileiro no treino. Mas porquê? Ao que parece, Léo Lima continuava a não fazer o que o treinador lhe pedia. A primeira chamada de atenção foi, aliás, silenciosa e discreta.
Não foi Léo Lima o mesmo que chegou para a nova época dizendo que os treinos com Couceiro eram uma balda? Então talvez ele mesmo aplauda a atitude de Adriaanse perante a sua própria displicência.
No início da época 2002/203, com Zé Mourinho no FC Porto, foi público o desentendimento entre o treinador e Vítor Baía, símbolo eterno do clube, que lhe valeu uma série de jogos no banco. Porque há-de este episódio entre Adriaanse e Léo Lima (Léo Lima?!!) ser grave ou perturbador? Deixemos Adriaanse fazer o que sabe. Talvez desta maneira possamos saber quem merece ou não vestir a camisola azul e branca.
foto
sexta-feira, julho 15, 2005
Adeus Jankauskas
As grandes equipas também são feitas pelos jogadores que saltam do banco e ajudam a ganhar os jogos. Jankauskas foi suplente no FC Porto mas nem por isso deixou de ser importante. Rescindiu ontem com o FC Porto e despediu-se dos adeptos, confessando que os anos passados neste clube foram os melhores da sua carreira.
Obrigada Jankauskas, bicampeão nacional, vencedor da UEFA e campeão da Europa.
Boa sorte.
imagem
quinta-feira, julho 14, 2005
Gentlemen, start your engines!
Eis o alinhamento para a primeira jornada a ter início a 21 de Agosto:
Penafiel-Rio Ave
V. Guimarães-Naval
União de Leiria-Sp. Braga
Gil Vicente-Marítimo
Paços de Ferreira-Nacional
Sporting-Belenenses
Académica-Benfica
FC Porto-Estrela da Amadora
Boavista-V. Setúbal
A negrito coloquei dois clubes do coração e um terceiro escolhido ao acaso para não me chamarem faccioso.
NEC 0 - FC Porto 1
Postiga marcou o golo
Primeiro jogo na Holanda, primeira vitória, primeiras impressões: o 4- 3- 3 de grande mobilidade, a pressão alta a não deixar o adversário construir jogo (isto lembra-me bons tempos não muito distantes...), a boa condição física e disponibilidade dos jogadores e o brilho de alguns elementos, entre eles Lucho, McCarthy e Paulo Assunção. Difícil, pelos vistos, vai ser dispensar jogadores.
No mínimo, são sinais de que vem aí um FC Porto muito diferente daquele que (não) tivémos a época passada.
Jacob, no fim, estava bastante feliz com a resposta da equipa.
E agora o trocadilho da moda: que Lucho !
imagem
terça-feira, julho 12, 2005
Se ele o diz...
Louis Van Gaal
As palavras e apostas valem o que valem, mas Van Gaal, depois de dizer que "Lucho é o maior", volta a referir-se à realidade portista, para dizer somente isto: "Com Adriaanse, o FC PORTO voltará a ser grande na Europa".
imagem tirada
segunda-feira, julho 11, 2005
Memória: Milan 2, FC Porto 3
Sou daquele tipo de pessoas que adora ver jogos de futebol do antigamente. Gosto de ver os golos de outrora, jogadores que já saíram do activo, regras já extintas (como aquela de atrasar a bola para o guarda-redes), os penteados e comprimento dos calções, muitos bigodes ainda a fazer moda, os estádios ainda sem cadeiras, e tudo e tudo e tudo.
E se esses jogos forem do meu clube, então, pelo-me. Abençoada RTP Memória, que me proporciona tão bons momentos e me permite reviver ou, noutros casos, aprender (como Viena e Tóquio 1987) a história do FC Porto.
Ao início da última madrugada, a RTP Memória passou o Milan- FC Porto de 1996. Lembro-me que já o tinham transmitido, mas eu voltei a revê-lo. E a reviver o dia do próprio jogo, há quase 9 anos. Eu tinha 13, iniciava o meu 8º ano escolar. Lembro-me perfeitamente que cheguei a casa vinda das aulas e estava já ansiosa pelas 19h e 45m. Nestes dias de jogos grandes, fico nervosa e conto o tempo. Ainda faltam 2 horas para começar... Ainda falta 1 hora... grrrrr... nunca mais!
O golo de Simone aos 14 minutos tirou-me logo toda a esperança. "Pronto, tinha que ser!", foi exactamente este o meu pensamento. Não imaginava que aquele estaria para ser o jogo em que pela primeira vez vi que o FC Porto jogar na Europa com o espírito único que caracteriza este clube, e que apareceu também nas brilhantes jornadas de Viena e de Sevilha (para dar os exemplos maiores).
Uma equipa solidária, coesa, de movimentos simples, jogadores de raça, numa altura em que Jardel ainda sentava no banco (nos 0-5 da Luz, na mesma época, nem precisámos dele), e em que Barroso (o dos livres) começava a titular. E estava Wosniak, o polaco careca, na baliza!
Ontem, ao ver o Jorge Costa em San Siro a empurrar os colegas, a gritar-lhes, a comandar a equipa, pensei para mim, será que ele na altura sonhava que ainda ia levantar aquela Taça?
Sorri...
Findo o jogo, vitória portista por 3-2, fiquei doente de felicidade. Isto é o Porto! O nosso percurso pela fase de grupos da Liga dos Campeões, aliás, foi quase perfeito, e cheguei a pensar que o FC Porto poderia mesmo ser campeão da Europa! Fomos travados nos quartos-de-final pelo Manchester Utd, com aqueles dolorosos 4-0, que me puseram, desta feita, doente de tristeza. A doce vingança chegou 8 anos depois e finalmente o meu Porto foi CAMPEÃO DA EUROPA. A História tem coisas engraçadas.
imagem
GRAÇAS A DEUS SOU TRIPEIRA
Entretanto, a lampionagem baba e aplaude. Que horror. Que gente.
Mas como disse o Miguel Sousa Tavares, o SLB e a sua trupe directiva andam com "mania das grandezas", o que há-de dar invariavelmente em mais ridículo atrás de ridículo (a especialidade do clube do povo). É que, diz e bem MST, para se chegar onde chegou o F. C. PORTO é preciso muito trabalho.
Pois é realmente em momentos destes, e muitos outros, que só me apetece dizer... Graças a Deus sou tripeira! (que tal começarem a fazer cachecóis com esta frase?)
PS- na Suíça, o pequeno pónei caiu, o adversário foi expulso. Ia-se nos 4 minutos de jogo (...da primeira parte...).
Tão bonita é a festa do povo!
domingo, julho 10, 2005
3-1 e malas aviadas
O plantel parte na segunda-feira para o estágio da Holanda, onde vai permanecer até ao final do mês. Depois de defrontar as equipas do NEC, do Bennekom, do Vitesse e do Brugges, o FCP vai participar no Torneio de Amesterdão, onde estarão também o Boca Juniors, o Arsenal e o Ajax.
Entretanto, quem preferiu os petrodólares da Arábia a ficar no campeonato português para regressar ao FCP na próxima época (como disse que pretendia) foi o Cláudio Pitbull. Escolheu o Al Ittihad da Arábia Saudita. Adeus Pitbull, para o ano estás vendido!
imagem tirada
1º Grande Passatempo Zé do Boné!
sábado, julho 09, 2005
sexta-feira, julho 08, 2005
Eis o defesa direito!
Quem é este rapaz? Vejamos: segundo o jornal "O Jogo", trata-se de um belo exemplar de defesa direito que fez 24 anos no dia 1 deste mês, tem 1,80m e 82 kgs.
É internacional turco e jogou, sempre que o Del Bosque deixou, no Besiktas da Turquia durante a última temporada. Até aí jogou sempre na Holanda tendo inclusive o estatuto de dupla nacionalidade turca e holandesa.
A vantagem é que só custa, segundo o Record, 1,5 M€, consideravelmente mais barato que o Kromkamp, sendo a 2ª opção de Adriaanse. Estranhamente, eu sempre pensei que fosse o Trabelsi do Ajax... Pessoalmente preferia que tivesse sido apesar de ser cidadão extra-comunitário mas isso também não seria problema. Depressa se lhe arranjavam avós europeus.
Vamos lá ver no que dá isto.
imagem Record
quinta-feira, julho 07, 2005
A nova ambição
Jorge Maia, n' O Jogo:
"Há cerca de dois anos, um par de meses depois de ter ganho a Taça UEFA, o campeonato e a Taça de Portugal correspondentes à época 2002/03, José Mourinho escusava-se a repetir a promessa de ser campeão. E recusava-se por dois bons motivos: por um lado, porque não seria original e a banalidade sempre lhe causou calafrios e por outro, porque não sabia até que ponto os seus jogadores teriam ficado saciados com os títulos acumulados na época anterior. A eloquente resposta dos jogadores chegou alguns meses mais tarde com a repetição do triunfo no campeonato e a vitória histórica na Liga dos Campeões para juntar a duas Supertaças. E foi assim que a maior parte do plantel portista começou a última temporada: tão inchado, com a barriga tão cheia que simplesmente não se conseguia mexer. Pois bem, duas vassouradas mais tarde sobram muito poucos jogadores desses que estavam cheios de ganhar. Os reforços contratados esta temporada chegam de barriga vazia e mãos a abanar com a honrosa excepção de Sandro, "capitão" do Setúbal na final da Taça de Portugal ganha ao Benfica. Dos que transitam da última temporada resta uma mão-cheia de campeões europeus, uma espécie de núcleo duro, os insaciáveis. Jogadores como Vítor Baía e Jorge Costa, que já tinham ganho tudo antes de Mourinho, que ganharam mais alguma coisa com ele e que continuam com a mesma fome de títulos de sempre. Por outras palavras, este plantel do FC Porto está pronto para abocanhar a próxima temporada "
imagem
A promessa de Lisandro
"Vou matar-me pela camisola do FC Porto"
Querido Lisandro: estiveste nas bocas do povo quando se pensou que vinhas para ser lampião (andava tudo louco por ti, pelo Maxi, pelo Robinho...); acabaste por assinar pelo campeão do mundo e logo caíste no esquecimento. Agora és só mais um dos que vem para o FCP. Deixa-me dizer-te: fizeste uma escolha sábia.
Bem-vindo e boa sorte!
imagem tirada
quarta-feira, julho 06, 2005
terça-feira, julho 05, 2005
Amor à camisola!
Para provar que, ao contrário do que se diz por aí, os jogadores não são uns mercenários sem coração e cujo amor à camisola é directamente proporcional ao número de zeros do seu cheque de vencimento mensal, eis um exemplo de um jogador que não esconde o seu agradecimento ao clube do coração!
Ao mesmo tempo, Schumacher preparava-se para conquistar o primeiro título para a Ferrari enquanto que Sérgio Conceição que brilhava na Lázio, assumia o papel de profeta.
Capa da extinta Revista "Mundial", Junho de 1999 - Arquivo Pessoal
segunda-feira, julho 04, 2005
Estórias
Contada no magnífico fórum do Portal dos Dragões:
"O sócio A tem mais de 70 anos. Desde muito novo foi assíduo frequentador do Campo da Constituição, do Estádio das Antas e agora do Estádio do Dragão.
Das poucas vezes que o acompanhei às Antas, ficou-me a recordação da almofada para o assento no cimento duro das bancadas. A forma como a tratava, fazia-me lembrar a minha Avó com a sua protecção dos joelhos para o genuflexório da missa diária.
A vida pregou-lhe uma grande partida. Tirou-lhe a visão! Já sofria há muito de diabetes e a falta de saúde foi sendo compensada por óculos cada vez mais grossos. Mas poucos meses antes da inauguração do Dragão cegou completamente.
Apesar disso continuou a ir a todos os jogos do FCP com os familiares e amigos. Fica durante o jogo com o olhar perdido no espaço, de rádio no ouvido, imaginando as jogadas e captando todos os sons que complementam o espectáculo. Na inauguração do Dragão, os familiares descreveram-lhe, como puderam, a sua forma, a silhueta. Percorreram com ele os patamares à volta do estádio, citando-lhe todos as terras que se avistam no horizonte em redor. Ele ouviu atentamente todas as explicações, abanando afirmativamente com a cabeça. A seguir, com as lágrimas a rolar pelas faces, entrou como sempre para ocupar o seu lugar!
Como será o Estádio do Dragão para o sócio A?! . . . "
imagem
Já rola a bola no Olival!
Novidades do dia
Facto curioso:
>O McCarthy lá apareceu... já toda a gente devia saber que não se brinca com o Pinto da Costa. O Benny bem podia ter ligado ao Zahovic a pedir umas dicas.
Partidas:
>O Maciel lá vai ter de desembolsar o dinheiro das portagens da A1 do Porto a Leiria. Que faça boa viagem! Este corria muito e produzia pouco... Só espero que não seja controlado pela B.T.
>Organista foi cedido ao Pontevedra.
>Vieirinha e Pedro Ribeiro vão passar o ano no Marco
imagem: www.fcporto.pt
domingo, julho 03, 2005
Um a menos!
Vamos ver quem se segue. Hugo Leal, boa sorte e boa viagem!
DOBRADINHA!!
Certamente motivada por estar a jogar frente ao Campeão Nacional e Vice-Campeão Europeu, a equipa do Benfica fez o que pôde para dificultar a tarefa ao F.C.Porto tendo conseguido empatar o jogo a dois golos quando já pouco faltava para o fim da partida.
Não havendo golos no prolongamento, passou-se então aos "penalties" onde o F.C.Porto conseguiu a vitória por 1-0 fruto de (mais) uma grande exibição de Edo Bosch que defendeu todos os remates do adversário. O golo foi obtido por Reinaldo Ventura, num tiro indefensável. Refira-se ainda que o F.C.Porto atirou com algum azar duas bolas ao poste.
À margem do jogo, e a determinado momento, um dos operadores de câmara da Sport TV dedicou-se a explorar atentamente todos os pormenores dum cachecol lampião que dizia a bonita frase "Graças a Deus não sou tripeiro", como se aquilo interessasse a quem quer ver o jogo. Mais um marmiteiro entre a canalhada que faz as transmissões, já para não falar do comentador, a quem quase faltava a voz de emoção quando o SLB atacava. Por tudo isto, resta dizer que dá ainda mais gozo ganhar.
imagem retirada do site oficial do F.C.Porto
Fim do regabofe
- ficam proibidas as extensões capilares (o que eu acho fantástico, pois aquela moda que surgiu o ano passado das extensões e trancinhas é incrivelmente chunga ... acabe-se de vez com isso)
- estão também proibidos os adereços inúteis dentro do campo, como os brincos, os piercings e os anéis (alguns jogadores de facto pensam que estão num desfile de moda. Acabe-se de vez com essas mariquices.)
- os jogadores devem evitar usar chuteiras de cores e feitios berrantes e diferentes em relação aos companheiros (o que vem na sequência dos mandamentos anteriores, com o objectivo de fazer com que nenhum jogador se destaque do colectivo... bem pensado)
- tira-se o boné quando se entra no refeitório ou no balneário (o respeitinho é bonito)
- os cacifos não podem estar forrados com posters ou fotografias (bye bye Playboy)
- nada de telemóveis nos locais de trabalho (parece-me uma regra básica)
- os jogadores têm que treinar sempre com caneleiras (um esquecimento muito frequente durante a última época)
- os jogadores estao proibidos de discutir com os árbitros.
Esta medida parece-me verdadeiramente revolucionadora, ainda para mais tendo em conta de que estamos a falar do futebol português. Parece-me bem também. Pensamento e concentração sempre na vitória e menos em atirar palavrões ao árbitro.
Babo-me cada vez mais pelo início da época.
Este "novo regulamento", que não é estranho ao FC Porto pois o presidente tinha estipulado regras semelhantes aqui há uns anos (é então um regresso desejado a bons hábitos), vai ser distribuído aos jogadores. Anseio por ver se o Quaresma compreende bem o que lá diz.
Dá-lhes, Adriaanse
imagem tirada
sábado, julho 02, 2005
Curiosidade
sexta-feira, julho 01, 2005
Tenho aquela impressãozita...
Gosto de pensar no Benni como um tipo de cabeça na lua e com um empresário oportunista. Nunca para mim ele foi um ídolo, pelo menos não ao nível de um Derlei ou um Deco, mas ele foi fundamental em momentos fundamentais. Eu sei que há por aí muita gente a chamar-lhe ingrato e talvez ele seja mesmo um grandessíssimo filho da mãe.
No entanto, confesso que não ficaria nada melindrada se ele fizesse parte da próxima equipa. A única coisa que eu sei é que ele é um jogador fantástico, que sabe o que é jogar "na" Europa, mais, sabe o que é ser campeão da Europa.
Pois que seja uma relação cínica. Eu não me importo.