domingo, agosto 08, 2010

FCPORTO - 2- Benfica-0


Grande Vitória do FCPORTO no 1ºjogo OFICIAL da Epoca 2010-2011.
17ªSupertaça do FCPORTO 1 primeiro troféu do André Vilas Boas.
E se quase todos (Jornaleiros e benfiquistas, não são o mesmo...???) davam como certo uma goleada por parte do Benfica, ou no minimo uma vitória folgada, bem que levaram que contar.
Pois foi um FCPORTO de encher o olho aquele que se viu neste jogo, pois dominou sempre o jogo e o adversário, sem nunca permitir grandes veleidades.
E isso foi possivel graças a uma força de vontade tremenda, (que á vezes parecia que não existia no ano passado...), e essa determinação de VENCER conjugada com a táctica e a nova estratégia de André Vilas Boas (entrada com o pé direito), que priviligia a posse de bola, com circulação rápida na frente e após a perda de bola existe logo uma pressão muito alta forte o suficiente para o adversário não conseguir sair a jogar com a bola dominada como se viu durante quase toda a 1ªparte.
Ou seja, uma mudança drástica dos metodos que o FCP de Jesualdo tinha na Epoca passada, e sinceramente gostei desta nova atitude, mais positiva e mais ofensiva.
Com isso o 1ºTrofeu já está conquistado, e espero por mais esta Epoca, pois neste momento estamos apenas a 1 trofeu de igualar o Benfica, o que há 25 anos atrás era impensável de algum dia vir a acontecer.

Um FCP que iniciou o jogo de forma fulgurante, ao ataque e em pressão constante, e do qual surgiu o 1ºgolo (Rolando), com isso, e pasme-se... o FCP não recuou as linhas como fazia noutras alturas, continuou a pressionar alto e até aos 35m. teve sempre o jogo controlado, aqui destaco o trio do meio campo que foram fundamentais, Fernando (mais á frente), Moutinho (grande estreia) e Bellushi (parece outro), os 3 conseguiram suster 4 jogadores do Benfica na zona intermédia, muito bom mesmo.
Após os 30 m, o FCP sofreu um pouco, pois o Benfica pelo lado do Hulk (precisa de colocar-se melhor tacticamente no aspecto defensivo) conseguia colocar 2 contra 1 (Sapunaru) e com isso criar cruzamentos perigosos, mas apenas isso, pois os centrais (Rolando e Maicon) controlavam os avançados e o Benfica em toda a 1ªparte apenas por 1ªvez (remate de livre conseguiu criar perigo para uma boa defesa de Helton), o FCP teve ainda 2 boas chances de ampliar o resultado, o que seria mais justo ao fim da 1ªparte.
Na 2ªparte, e quando se esperava uma reacção do adversário, foi novamente o FCP a impor o seu jogo e numa rotação alta, controlava a posse de bola, e obrigava o adversário a não conseguir fazer o jogo que tanto gostam.
E ainda que o jogo tivesse ficado mais repartido, pareceu sempre que o FCP podia marcar novamente e não o Benfica de empatar, principalmente pela esquerda onde um Varela impressionante (o jogador supresa para este jogo, esperava Rodriguez, de resto era a equipa que eu colocaria), e sempre a esticar o jogo e a enfrentar juntamente com um Alvaro Pereira (muito bem já fisicamente), e a desequilibrarem sempre pela esquerda, e assim, num desses lances (mais um) surge o 2ºgolo do FCPORTO com Falcão oportuno a aproveitar mais um bom lance de Varela.
Após este golo, percebeu-se que estava sentenciado o jogo, o Benfica estava num colete de forças e não conseguia sair de lá, mérito para o Treinador do FCP (afinal o Técnico de Informática até percebe disto...).
E apenas por uma vez , por por Saviola frente a frente com Helton (excelente defesa) e foi apenas gerir até final com o jogo controlado.
Arbitro:
Foram só 4 expulsões de jogadores do Benfica que ficaram por fazer, apenas 4!!! (Cardozo, Cesar Peixoto, Carlos Martins e David Luiz), é que os jogadores do Benfica como não conseguiam ter bola, resolveram bater em tudo o que fosse AZUL.
E assim, a 1ªjornada da Liga já começa FALSA, pois são 4 jogadores que vão poder jogar e não deviam, mas o andor por parte do arbitros parece que vai continuar.
Foi o normal durante a época toda do ano passado, nada que nos meta medo, antes pelo contrário.
Em resumo, muito bem André Vilas Boas no seu 1ºjogo oficial com uma estratégia de pré-época, e que já deu o 1ºfruto.
Agora é eperar que este FCP continue assim forte e incisivo, pois e apesar de muitos jogadores serem muito novos (em idade) neste plantel, acredito que isso ainda lhes vai dar mais determinação para a conquista de novos titulos (aliás como disse João Moutinho, ah Dragão...).
Agora é gerir
o plantel, pois é grande e com grande valia.
Pois e apesar da saida de Bruno Alves, da possivel de Meireles (que ainda entrou e treinou um pouco no jogo), e da possivel de Fucille, 3 jogadores que nos ultimos 3/4/5 anos foram peças fundamentais no FCP.
A ver vamos, mas acho que este periodo de vendas deveria ser incurtado até 15 de Agosto e não no final do mês, até porquê os campeonatos por toda a Europa central começam e acabam mais cedo.
FORÇA PORTO!!!!!

4 comentários:

David Caetano disse...

Nada como voltar a Portugal com uma excelente notícia, carago!!! :) Soube o resultado na rádio em Vilar Formoso. Logo à noite vejo o jogo.

GRande abraço, camarada!!

P. Ungaro disse...

e a atitude do palhaço do joão "pode ser" ferreira com o Alvaro Pereira ??? uma vergonha !!!

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

dragao vila pouca disse...

Temos qualidade, temos treinador, temos de ter, em todos os jogos, a mesma atitude e o msmo espírito de conquista. É aí que se vai se o que vimos sábado é para valer, ou, como no passado, apenas um fogacho que também tivemos em dois ou três jogos da época passada.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

O que interessa é a vitória, e assim foi. Boa ou má, conseguimos.
É verdade que a primeira parte foi péssima, pelo menos para mim, mas na segunda conseguimos melhorar imenso e passámos a dominar o jogo, há que continuar a trabalhar para evoluirmos ainda mais.

Um abraço