quarta-feira, outubro 22, 2008

Um FCP sem classe...

Foi um FCP com poucas soluções ofensivas que entrou no Dragão para defrontar um Dinamo, que sem jogadores de classe, mostrou ser bastante coeso a defender e a contra-atacar com lançamentos longos para a sua dianteira.
Com Nuno na vez de Helton, que já pedia descanso, Nuno não teve trabalho apesar de no lance do golo eu achar que um guarda-redes do FCP não pode sofrer um golo daqueles, mesmo tendo sido um excelente remate...
Com uma defesa onde Rolando jogava na marcação directa ao avançado contrário, aqui ele demonstrou que para este nível ainda lhe falta estaleca, por várias vezes lhe deu demasiado espaço, e noutras, depois do avançado ter a bola controlada, não atacava a bola e deixava que o avançado tomasse a iniciativa, sendo por isso ultrapassado.
Aqui B.Alves também não conseguia fazer subir a defesa para o avançado cair em fora de jogo, e com isso o Dinamo conseguia ter posse de bola no meio campo do FCP e controlar o jogo, faltou mais crença na Vitória.
Com Sapunaru a não se entender com Mariano e a não efectuarem combinações ofensivas, restava Lino na esquerda que até entrou bem no jogo, mas foi-se apagando no vai-vem e na parte final estava de rastos, é muito para ele...e a qualidade também não abunda...
No meio-campo, Fernando tentava assumir as redeas, mas falhou demasiados passes em 45m., passou demasiado para trás e para os lados, e com isso o FCP não progredia no terreno de uma forma eficaz.
Raul Meireles foi muito esforçado, lutou QB para ter nota positiva, tentava levar a equipa para a frente, mas faltou um rasgo de qualidade para fazer a diferença, e aparcer mais vezes junto aos avançados para fazer a diferença, na 2ªparte foi trinco e não esteve mal.
Lucho tentava aparecer no jogo, mas com uma marcação directa, esteve pouco em campo na 1ªparte, apesar de ainda ter atirado ao poste, mas parece desgastado fisicamente, e na 2ªparte, apesar de ter jogado mais atrás não conseguia pegar no jogo e com isso o futebol do Porto encravou, parecendo já no final muito desgastado.
Ou seja, um meio campo onde apenas 1 jogador esteve ao seu nivel, e num jogo desta dimensão assim é dificil ganhar, talvez por isso Tomas Costa de inicio tivesse permitido que Lucho não tivesse tantas preocupações defensivas e não se desgasta-se tanto, enfim, são as escolhas de Jesualdo.
Na frente, Jesualdo, depois de Alvalade colocou Mariano no Lugar de Tomás Costa, é certo que jogava em casa, mas se queria esticar o jogo pela direita era de ter colocado o Tarik de inicio, assim, nem foi carne nem peixe, como Mariano costuma ser, ou seja, depressa se percebeu que pela direita o FCP não ia conseguir criar lances de perigo, é quase como queimar uma ala apenas para ter um jogador em campo á espera que ele em 60m. invente uma jogada, sabendo nós de antemão que só de 5 em 5 jogos é que essa jogada irá aparecer, por aqui me fico quanto á eficácia negativa desta aposta de Jesualdo, vale mais um Tomas Costa a entrar pelo meio e Lucho a descair para a direita, do que Mariano em campo, e se era para abrir o jogo, então era de colocar Tarik logo de inicio.
Pergunta para a SAD, será que Mariano tem de jogar quantos jogos para lhes mostrar que a sua contratação por 4 milhões foi um fiasco?
Ou seja, o FCP praticamente só atacava pelo centro com Lucho a tentar aparecer nos espaços que Lisandro criava, e pela esquerda, onde Rodriguez teve algumas arrancadas, mas sem eficácia produtiva, ou seja, está um jogador muito esforçado, mas que rende em termos de golos, nada..., e ainda por cima vinha de uma viagem desgastante e de uma lesão.
E com isto sobra Lisandro na frente, desamparado neste jogo, no meio de 2 centrais fortes e inteligentes que não o deixaram controlar a bola de frente para a baliza mais que 2/3 vezes, apesar de muito correr, de tentar ir buscar jogo atrás, de tabelar com os colegas, mas também ele anda longe do golo.
Depois os suplentes que entraram, Hulk jogou 45m, entrando ao intervalo, passando o FCP a jogar em 4-2-4, ou 4-4-2 a defender, mas onde claramente Hulk é um corpo estranho, será que ele não sabe que tem mais 10 colegas???, 5 milhões por este tipo de jogador para o FCP???, que não sabe o que é a mistica colectiva do FCP, assim depressa traçará o seu caminho, e a não ser que seja como o Mariano, e tenha o beneplácio do Jesualdo ou da SAD para jogar pelo que custou...
Tarik, entrou para o lugar de Rodriguez, quando Mariano já nem devia estar em campo, e foi-se colocar na esquerda, espera, no meio, e só nos ultimos 5 m. jogou na direita.
Pergunta, Jesualdo estava cá o ano passado??? em que posição jogava Tarik??? para que inventar num jogo desta importância??? Tarik fez o que pode, mas fora da sua posição não teve hipotese de fazer a diferença.
Tomas Costa, entrou para extremo direito com Tarik em campo???, mas como saiu Mariano, sempre correu mais e mostrou vontade de ganhar o jogo.
Mas este FCP deste ano tem vários problemas:
1º Não sabe marcar golos, há quanto tempo o FCP não faz um jogo decente? Onde domine claramente o jogo e o controle de forma a mandar realmente no jogo e acriar vários lances de golo claro???
2º As saidas de Bosingwa, (Sapunaru), P. Assunção (Fernando) e R. Quaresma (Rodriguez) demonstram claramente que o FCP está mais fraco só por aqui, pois com 3 jogadores novos para ganhar calo, a este nível é muito pouco para o FCP.
3º As outras ausências, P.Emanuel (Rolando), Fucille (Lesionado) (Lino), Tarik (regressa de lesão) (Mariano), apenas Rolando vai aproveitando para ganhar experiência, os outros 2, enfim, sem palavras...
4º Sobram poucos que mantenham vivo o espirito do jogo colectivo que o FCP tinha o ano passado e que os levou a praticar um bom futebol (ou apenas razoável ás vezes), mas onde este ano B.Alves, R.Meireles, Lucho e Lisandro parecem ser poucos para tanta diferença de qualidade em campo este ano...
5º Quanto ao guarda-redes, já referi que tanto Helton como Nuno são bons guarda-redes, mas poucas vezes fazem a diferença em jogos a doer...
Quanto ao jogo, foi um jogo onde o Dinamo controlou os movimentos do FCP, e onde o FCP não soube ser capaz de inventar jogadas ofensivas de qualidade, é certo que o Dinamo marcou num dos poucos remates que fez, mas foi uma equipa mais coesa e com a ponta de sorte que o FCP não teve (remate Lucho ao poste), mas onde nos ultimos 15 m. da partida se viu um FCP a tentar atacar, mas onde faltou tudo, discernimento, capacidade, qualidade e nalguns casos, até vontade...
E do banco, cada vez que Jesualdo mexe, mais do mesmo, a equipa ainda fica pior, será do Jesualdo, ou da fraca qualidade e crença que os jogadores têm agora???
É que assim vai ser dificil chegar a algum lado decente na Liga dos Campeões, claramente um FCP abaixo das minhas espectativas e onde alguns jogadores me pareciam mais capazes de pegar de estaca e fazer bons jogos pelo FCP.
Ir ganhar ao Dinamo, ao Fenerbace e ao Arsenal em casa... Jesualdo tem fé, mas será que isso chega???
Pouco, muito pouco para um FCP que ainda está a aprender, pois sãp muitas caras novas

4 comentários:

David Caetano disse...

Completamente de acordo! Excelente apreciação! O Mariano é dos tais jogadores que parece ter cláusula no contrato para jogar sempre. Não há pachorra!!!!

Já agora gostava de saber o que quis Jesualdo dizer com "São os jogadores que temos...". Preocupante! Afinal não foi ele quem escolheu os jogadores? Se não foi ele, quem foi?????

Anónimo disse...

Mas ó Caetaninho do meu coração azul, o que realmente me espanta aqui é, como é que tu, pessoa do mais elevado grau de sapiência, ainda te interrogas sobre as declarações desse Sr. ... O doutorado aqui é ele, o resto é paisagem e jumentos... Sem paciência para mais parvoeiras deste género...

David Caetano disse...

O problema é que as "parvoeiras" vão continuar, pelo menos até Maio... É exasperante!

dragao vila pouca disse...

O F.C.Porto tem vários problemas, mas o principal é o Jesualdo.
Sobre os jogadores, bons ou maus, se tiveres tempo, passa no meu blog, pois eu conto uma história interessante a esse propósito e que deves conhecer.
Ah, quando um treinador dá toda a ideia de fazer alterações - Saída do Helton, entrada do Nuno -, a pedido de certos "notáveis e "senadores" está tudo dito.
Um abraço