sábado, outubro 25, 2008

FCP-2 / Leixões-3 (Mais uma demostração de falta de classe)

Antes demais, parabéns ao Leixões.

Justificou esta vitória em campo perante um FCP que continua a ter muitos jogadores a ganhar dinheiro, rios de dinheiro e a jogar nada, Jesualdo também, como é seu apanágio, continua a não saber mexer nas peças em campo, e sempre que mexe, ainda faz pior, mas enfim, com o banco que agora tem (escolhido por ele e pela SAD) também não tem grandes alternativas.

Um FCP que entrou a perder em jogo fruto de um canto bem aproveitado pelo Leixões perante uma marcação á zona com os olhos por parte dos jogadores do FCP. Está demonstrado que esta forma de defender não funciona, já se tinha visto noutros jogos, e neste custou um golo...

Depois o FCP tentou reagir, nem sempre bem, pois como Lucho jogava a extremo direito???, não havia quem metesse ordem no jogo do FCP, e claro com o Hulk a estorvar lá dentro, (foram 5 milhões por metade do passe???), a grandes olheiros que o FCP tem...

À passagem dos 25m., Rolando tem um golo cantado, depois de um cruzamento de Hulk!!!, mas a 1 metro da baliza atira por cima, passados alguns 5 m., a defesa do FCP volta a parar, desta vez com Rolando na defesa a não subir e a permitir que Braga se isolasse e marcasse o 0-2, depois disto, Candeias entra para o lugar de Lino, e Jesualdo inventa mais um defesa esquerdo e coloca Tomás Costa nessa posição, para quando a SAD arranja um defesa esquerdo de categoria??? Quantos anos ainda os chupistas vão continuar a desencantar jogadores de 3ªcategoria por esse mundo fora para se arranjar um bom defesa esquerdo???

Ou seja, foram 15m., com o FCP a querer, a ter posse de bola, mas sem nenhuma cabeça, porque esta equipa não tem estratégia quando as coisas começam a correr mal, nesses 15m., ainda valeu o golo de Lucho de penalty após Hulk ter sido rasteirado na área adversária (é uma falta clara porquê o defesa se esquece da bola e apenas ataca o jogador...).

Na 2ªparte, o FCP entrou com outra dinâmica e consegue, apesar de não estar a jogar nada bem, chegar ao golo do empate atravéz de Lisandro que finalmente marcou.

Mas quando se esperava que o FCP acalmasse e assentasse o seu jogo e partisse para um jogo mais de acordo com os seus pergaminhos, José Mota mexeu na equipa e parece que o Leixões voltou a espevitar, ao contrário do FCP, e onde Jesualdo tira Sapunaru, Tomás Costa passa para defesa direito e entra Mariano, (mais um defesa esquerdo) para o lado esquerdo do FCP, criando uma avenida para os homens do Leixões que atacavam pelo seu lado direito.

Claro que o jogo aqui podia cair para qualquer lado, pois o FCP no meio-campo, tanto R.Meireles como Lucho tentavam chegar muito depressa á frente, e deixavam espaço para os contra-ataques do Leixões, num desses, o Leixões marca, mas o auxiliar invalida mal o golo, seria o 2-3, (o seu a seu dono...), mas passados alguns minutos e já com Farias em campo (aqui rio-me..., é que não posso fazer outra coisa...), sendo que saiu Rodriguez, que está cada vez pior, apesar de 2/3 arrancadas..., mas pouco mais, agora não percebo como Hulk joga 90m., a sério, não percebo, (que tal darem-lhe uma bola e mandarem-no treinar para o Japão outra vez...).

Claro que esta substituição desorganizou ainda mais aquele conjunto de bons rapazes e com isso o 3ºgolo do Leixões, é certo que é um remate excelente, mas está sem pressão naquela zona central do terreno, depois disso foi o desnorte, com chuveirinho atrás de chuveirinho à espera do golo caido do céu.

Depois disto e já o tinha dito antes, este FCP deste ano está-se a revelar uma desilusão para os sócios e adeptos: demasiados jogadores sem estaleca para entrarem no onze de um FCP mais fraco dos ultimos 4 anos a esta parte, e mesmo comparado com o ano dos 3 treinadores, ai havia melhores jogadores do que estes que o FCP tem agora.

E com um Jesualdo que parece não saber montar uma equipa, e dotá-la de capacidade psicológica para virar resultados, antevejo uns próximos jogos muito, mas muito complicados,... Pois vejo ali muito jogador, mesmo alguns do nucleo duro a atravessar momentos de mau futebol, e como os outros não sabem mais...

Falando de jogadores, pouco há a dizer, a defesa continua a meter agua por todos os lados, Bruno Alves muito irritadiço e Rolando ainda verde..., então as laterais nem se fala, Sapunaru é uma desilusão, esperava um jogador muito mais capaz, e de Lino já todos sabemos as suas limitações..., no meio-campo, a falta de um trinco capaz neste 4-3-3 de Jesualdo de fazer a diferença é tão evidente que nem merece a pena falar (Pelé vale 6 milhões... na Intercalar...), e Tomás Costa e Raul Meireles apesar de muito esforçados e lutadores têm dificuldade em criar e inventar jogadas ofensivas, até mesmo de aparecer na frente a desiquilibrar..., na frente, nas alas, que alas??? Rodriguez, 2/3 boas arrancadas, Hulk, Mariano, Candeias???, claro que se Lucho estivesse em forma e se Lisandro estivesse a facturar, se calhar seria diferente, mas como os únicos, ÚNICOS 2 jogadores ofensivos do FCP não estão no seu normal..., que fazer???

E claro do banco, Candeias correu mais atrás da bola do que com ela, Mariano a lateral esquerdo, enfim..., Farias ainda deve estar para perceber como marcava tantos golos na Argentina e aqui nem sabe desmarcar-se... com um banco destes...

Com isto, apenas esperar que os jogadores do FCPORTO sintam neste momento que não vale a pena vir falar para a comunicação social que vão ganhar, que isto, que aquilo, que não gostam de assobios, e se concentrem em fazer aquilo para que são pagos principescamente, e que ganhem os próximos jogos do FCP, mas que vai ser preciso fé, isso vai...

4 comentários:

David Caetano disse...

Embora "estes sejam os jogadores que temos", é completamente irresponsáve presumir que o FCPorto não tem melhor plantel que o Leixões e, como tal, não tem obrigação de vencer, não só o Leixões, como qualquer outra equipa que apareça pelo Estádio do Dragão, no que à Liga Sagres diz respeito.

O mercado de Inverno terá de implicar necessariamente reajustamentos pois o FCPorto está nitidamente carente de uma solução para a esquerda da defesa.

Por outro lado, falta capacidade ofensiva e só temos Farias e Hulk. Alguém se lembra de um certo Adriano que está a treinar sozinho e que valeu APENAS 1 campeonato e 1 Taça de Portugal?

Até quando vamos ter de ATURAR a insistência em Mariano e a incompreensível não convocatória (pelo menos) de Pelé???

Sobre o jogo, quando soube a equipa inicial (mudando MAIS UMA VEZ o meio campo) e com uma frente de ataque coxa nas alas presumi logo o pior. A coisa ainda se compôs, é certo, mas QUANDO OUVI (na Rádio, pois não vi o jogo) QUE O SR JESUALDO DECIDE QUE O TOMÁS COSTA ESTAVA A DAR DEMASIADA CONTA DO LADO ESQUERDO e decide mandá-lo para o lado oposto FAZENDO ENTRAR MARIANO PARA DEFESA ESQUERDO (??????????????) assumi e disse logo àqueles que estavam ao meu lado que o Jesualdo acaba de entregar o jogo ao Leixões onde José Mota, como sempre, foi tacticamente exemplar.

Só espero que o Jesualdo seja homenzinho e assuma que não tem capacidade para comandar o FCPorto. Se tiver que sair que seja agora enquanto o FCPorto ainda tem hipótese de ganhar tudo (a nível interno, claro! Sejamos realistas).

dragao vila pouca disse...

Ó meu caro Caetano eu acho que se pode argumentar, criticar, dizer de nossa justiça, mas sem baixar o nível.
Chupistas?!...Mas não são os mesmos que nos levaram, ainda há 4 anos, a um título europeu que é só o maior feito da história do desporto português. Chupistas, não são os mesmos que fizeram do F.C.Porto Tri-Campeão? E muito mais coisas, que todos conhecemos?
Quando as coisas correm mal perde-se completamente a memória, mas daí a descer a determinados níveis, não pensei que fosse lema do Zé do Boné.
Já nem comento o jogo.
Um abraço

David Caetano disse...

Dragão Vila Pouca, creio que essa é uma expressão com grande conteúdo de revolta mas opiniões são opiniões e este blog agrega 3 pessoas diferentes com total liberdade de expressão, estejam elas ou não de acordo.

Contudo, falando da campanha do título europeu, ela foi conduzida por José Mourinho e com jogadores escolhidos por ele.

Desta feita, será que os jogadores foram escolhidos por Jesualdo? Ainda para mais quando diz que "Estes são os jogadores que temos"?. Pelo que vi ontem, não precisávamos de ir buscar um contentor de sul-americanos de valor duvidoso, bastava termos ido buscar 2 ou 3 jogadores ao Leixões.

Já agora, quem é que escolheu este Benítez? Quem é que achou que meio Hulk valia 5 milhões e quem é que achou que o Mariano, o jogador fetiche do Jesualdo, valia 4 milhões?

Sete_Luas disse...

PEssoalmente, acho que o problema da "equipa" (falo d jogadores e equipa técnica) é exactamente ter sido a mesma que nos levou ao tri-campeonato, não há humildade, não há vontade de fazer mais, convencemo-nos que basta-nos ser um grande clube e tri-campeões para os adversários entrarem em campo de cabecinha baixa e perninhas abertas para levarem um "banho de bola"... Ainda bem que a minha mãe fez anos e me obrigou a ficar em casa porque, caso contrário, eu teria ido ver "aquilo" ao estádio e eu jurei a mim mesma que nunca iria ver um jogo do tipo Portugal - Albânia e pagar alguma coisa por isso... Merecemos perder e merecemos perder por 4-2...
O que é que o Tarik está a fazer no banco e, por sua vez, o que é que o Mariano está a fazer em campo? O homem não faz NENHUM em posição NENHUMA! Para onde foi a defesa do FCPorto? PAssou algum ovni pelos lados do Dragão? O que é que se passa com os guarda-redes do FCPorto? A titularidade faz-lhes mal? Onde está Pelé, foram seis milhões de euros por ele para nem o banco aquecer?O que é que se passa com Lisandro? AS questões contratuais andam a afectar-lhe a concentração? Certo o homem dá o litro mas na hora do remate deve lembrar-se da birra: "o Rodriguez ganha mais e eu também quero!" e lá vai bola por cima, para fora ou á figura.... Sinceramente, este não é o meu Porto, este é o Benfica que eu vejo entrar em campo em mtos jogos (não agora pk o Porto ainda joga futebol) cheio d soberba e arrogância e a n jogar NADA!!!!! Enfim... gaijices....