sábado, agosto 16, 2008

Sporting - 2 / FCPORTO - 0

Mais do mesmo na SuperTaça... Sporting melhor conjunto e principalmente muito mais eficaz, e com 11 jogadores em campo, o FCPORTO andava só com 10 e outros fora de sitio...
Este jogo começa a ser perdido depois da lesão de Mariano Gonzalez, (quem diria...) e depois na cabeça do Jesualdo, é que com a lesão do extremo, e não havendo outras opções para o lugar, (não mesmo...???) ... Jesualdo não sabia o que fazer e resolveu alterar toda a frente de ataque do FCP, isto é, colocou Farias (quem???) em campo na frente de ataque (ele ataca...???), deslocou Lisandro para a esquerda, e ao fazer isso, perdeu-se a melhor arma que o FCPORTO tem, a conexão Lucho - Lisandro, pois colocou o Lisandro fora do local onde decide os jogos grandes, e depois colocou Rodriguez a extremo direito durante 45m., local onde até nem esteve mal, mas parece-me claro que Rodriguez tem feito a Pré-Epoca na esquerda e está mais habituado a esse local.
Para mim, mais do que possiveis erros defensivos nos golos sofridos, que os houve, falhou a montagem do conjunto em termos ofensivos, e aí o FCP esteve muito aquém do que vale, pois não existindo capacidade do avançado (Farias) fugir aos centrais em bolas colocadas pelos médios, o FCP vê reduzida a sua forma de atacar de forma coerente a baliza adversária.
Claro que se Lucho tivesse feito o golo na 1ªparte, onde atirou ao poste, a história podia ter sido outra, (se...), ou se tem marcado o Penaltie na 2ªparte...
Nos golos sofridos, a defesa do FCP não fica nada bem vista, no 1ºgolo, Benitez deu muito espaço ao seu homem, que ao vir para o meio, ele não acompanhou e desiquilibrou a defesa, pois B.Alves sai á bola e R.Meireles e P.Emanuel foram os 2 atras do Romagnoli, deixando Djalo sozinho, P.Emanuel falhou claramente a marcação.
No 2ºgolo, Sapunaru, esteve mal em 2 locais, junto á linha onde salta fora de tempo, e na area, onde não consegue resolver a situação de uma maneira eficaz e coloca a bola na zona central onde Djalo está sozinho, (e depois neste lance Benitez que o marcava ficou claramente a dormir)...
Uma 1ªparte com alguns bons remates de parte a parte, (Lucho e Rochemback, em livres) e sem ninguem ter um efectivo maior dominio sobre o adversário, num jogo não muito bem jogado, com muitos passes falhados, mas onde por vezes se jogava a uma grande velocidade, mas nem sempre bem, perto do intervalo, numa falha defensiva, e onde Djalo mostrou eficácia, o Sporting marcou.
Com isto, na 2ªparte esperava-se uma maior pressão do FCP, mas o FCP não conseguia pegar no jogo, mesmo depois de Jesualdo ter colocado Rodriguez na esquerda, Lisandro no meio e Farias na direita, mesmo assim, o FCP não engrenava, tal como aconteceu durante todo o jogo.
Depois entrou Hulk por Farias (que fez zero em campo), mas nem isso resultou, só quando Jesualdo arriscou tudo e colocou Candeias em campo por Guarin é que o FCP pressionou mais o Sporting, e num lance Candeias força Caneira a cometer Penaltie (mão na bola), mas Lucho desaproveitou a hipotese para reduzir para 2-1, destaque para a boa defesa de Rui Patricio que adivinhou o remate, ele que esteve bem em mais 3/4 defesas, assim, não se pressionou muito nos ultimos 10m. da partida, com isso, o jogo acabou, pois alguns jogadores ausentaram-se mais cedo, outros jogavam individualmente, faltou unidade ao FCP neste jogo, faltou conjunto...
Os jogadores:
Helton, sem grandes defesas, pouco podia fazer nos golos, e não conseguiu ser super, (com ele na baliza não se podem esperar milagres), e no mau atraso de B.Alves resolveu bem a situação.
Sapunaru, não estava a fazer um mau jogo, eficiente e a subir no terreno, mas no 2ºgolo deu um buraco de todo o tamanho, e perdeu-se no resto do jogo.
P.Emanuel, pois, começa a não ter pedalada, principalmente para jogadores muito rapidos (como Djalo) que o fazem correr muito (1ºgolo fora de sitio) e 2ºgolo na zona central onde ele tem hipotese de resolver o lance e não consegue...
B.Alves, já se percepeu que em 4 saltos que faça com os avançados, 3 vão ser falta, por isso vai ter de evoluir para se posicionar melhor e ganhar os lances de outra forma, também não está isento de culpas no 2ºgolo, também não definiu, ficou á espera... ainda cabeceou com perigo por duas vezes (uma para Helton...!!! e outra num canto onde ia marcando).
Benitez, tem de ser menos precipitado, rematou 2/3 vezes de forma completamente tonta, é bom tentar o golo, mas assim, não serve de nada, e defensivamente, não faz esquecer Fucille.
Falo aqui de Fucille, porquê apesar de me parecer que não está em forma (pelos jogos da pré-época), mas pelo que vi hoje, tem 2 boas hipoteses de ganhar um lugar no onze quando recuperar a forma.
Guarin, jogou a médio defensivo, e nem foi carne nem peixe, mas num jogo desta exigência, simplesmente não serve, não foi sóbrio e eficaz o suficiente para provar que merece o lugar, não é consistente o suficiente para esta posição, pois não rouba bolas e deixa jogar muito, e não pressiona atempadamente, e nas saidas de bola, (passes e afins) esteve ausente, bem substituido no meio da 2ªparte.
Raul Meireles, mais uma vez, correu que se fartou contra o Sporting, mas sem eficácia, teve um bom remate que obrigou Rui Patricio a uma grande defesa, mas esteve um pouco ineficaz na posse de bola, como todo o FCP.
Lucho, o mesmo de R.Meireles, ou seja, por eles passa toda a conexão ofensiva e envolvimento atacante com os 3 avançados, mas na 1ªparte, tirando o remate ao poste, e uma vez que Lisandro esteve algo fora do jogo, ele tentava conexões com Farias, mas nenhuma funcionou, com isso, perdeu-se o fio de jogo, na 2ªparte, falhou um penaltie (muito denunciado), e esteve pouco eficaz no passe, é preciso mais, muito mais para se conquistar titulos em jogos a eliminar, mais dele e dos colegas.
Farias, lento nas arrancadas, sem fugir ás marcações, sem desiquilibrar em nenhum lance pela positiva, muito fraco para 60 m., e para jogar a titular no FCP.
Lisandro, ao ser colocado na esquerda, desapareceu do jogo, correu, lutou, mas percebia-se que jogar a extremo já não faz parte da sua rotina de jogo e com isso jogou pouco para um jogo desta importância, quando jogou no centro de ataque não conseguiu fazer a diferença... e ainda finalizou mal em 2 lances.
Rodriguez, algumas boas arrancadas, mas apenas individualmente, colectivamente faltou mais entrosamento com os colegas, e na 2ªparte foi perdendo o gáz... parece-me que este jogador precisa que a equipa controle mais o jogo para ser mais eficiente.
Hulk, entrou para o lugar de Farias, (e passamos a jogar com 11), mas tem um gritante falta de entrosamento, teve dois bons remates na parte final, mas sem sucesso, ainda que tivessem ido á baliza.
Candeias, numa altura em que o FCP estava sem soluções ofensivas, entrou e dinamizou o lado direito do ataque, foi dele o lance do Penaltie e ainda mais 2/3 boas soluções atacantes, mas como nós conhecemos o Jesualdo (até por este jogo...), poucas hipoteses terá de ser titular.
Mas a jogar num 4-3-3 com 2 extremos e uma vez que Rodriguez ia jogar, e Quaresma (SADISMO da SAD), Mariano e Tarik lesionados, só restava Candeias, solução para Jesualdo, banco, (e troca de posições no resto da equipa), por isso, mais do mesmo este ano.
Muito a rever depois deste jogo, quando parecia que o FCP tinha encontrado bons reforços, parece que falta ainda conjunto neste inicio de época, e algumas posições estão sem jogadores de qualidade e rotinados... Muito a trabalhar ainda...

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

A crónica está boa, mas quando se joga mal não se merece a sorte do jogo. Tudo bem que houveram erros individuais, mas já nessa altura era notória a nossa incapacidade de pegar no jogo e sermos melhores. É também impressionante, que o Jesualdo -para mim a partir de agora e até prova em contrário, o Professor perde Taças - ainda não tenha arranjado maneira de travar o losango leonino. O P.Bento nem precisa - o que é lamentável - de inovar para ganhar ao Porto de Jesualdo.
Mais, como é possível o Farías não ter saído logo ao intervalo? Como é possível Guarín ser trinco -será que todos já vimos isso menos o Jesualdo- e continuar a errar sempre, quando bastava passar o Raúl para o lugar do colombiano e as coisa melhoravam logo?
Benítez nunca vai ser uma ajuda para Rodríguez.
Sapunaru esteve muito mal, mas esperemos que tenha sido só um jogo.
Estou preocupado e apreensivo.Espero que esta semana seja definitivamente clarificadora,sobre saídas,possíveis entradas e Quaresma.
Finalmente: não consigo imaginar este Porto sem Lucho.
Um abraço

Visconde disse...

Sendo que a vitória assenta de forma justissima ao Sporting, que foi melhor equipa, actuando como um bloco ao contrário do porto que procurou muito as acções individuais.
Pelos jogos da pré-época esperava-se mais do porto, que na minha opinião teve em Lucho (apesar do penalty) e em Candeias os melhores elementos. Benitez é pior que o Lino, não passa o meio, não arrica subir, demasiado fraco e Sapunaru fez-me recordar o Secretário a assistir o Acosta, lindo, lindo...

SL

AZULEBRANCODIXIT disse...

Mas mais uma vez o Porto perde (consecutivamente pela 3ªvez, a quarta nos últimos cinco jogos), sem ter sido inferior. Desta vez, exclusivamente, por azelhice própria, ao contrário das outras vezes.
Incrível foi o desplante de Amândio de Carvalho, Vice-Presidente da F.P.Futebol, de não se coibir de festejar, agarrado no Pódio aos jogadores do Sporting,´aquando da entrega da Supertaça, como se pôde ver na 1º e 3ª página da edição de ontem de « O Jogo», como de um dirigente ou adepto do Sporting se tratasse... Vergonhoso!!!
Também a entrada após o 2-0 em campo do piroso de cabelo oxigenado, Miguel Veloso, quando fazia exercícios de aquecimento, não só não mereceu o devido cartão amarelo, como não foi referido por nenhum comentador ou orgão de comunicação social, como também é costume neste fictício País. Ao invés (tanto num caso como noutro), se fosse ao contrário...

No dia seguinte à vitória do Porto no Torneio de Braga, regressava a casa, e ainda em Espanha, mas próximo de Portugal, sintonizei consecutivamente a Antena 1, TSF e R.Renascença e EM NENHUM DOS NOTICIÁRIOS DESPORTIVOS OU GENERALISTAS DAS 3 ESTAÇÕES FALARAM DO F.C.PORTO E DA VITÓRIA VESPERTINA, OU DO CASO QUARESMA ...
Também no futebol a Comunicação Social tende a afunilar para Lisboa!
VERGONHOSO!!!

David Caetano disse...

Foi um jogo péssimo do FCPorto! Nem vale a pena comentar, subscrevo inteiramente a tua opinião Wolverine. Agora espero que o "Professor" de uma vez por todas abra os olhos. Seja como for é seguramente a última época dele no FCP.