domingo, agosto 31, 2008

Arriverdeci!

O FCPorto divulgou há instantes no seu site oficial um comunicado no qual dá conta do acordo com o Inter de Milão para a transferência de Ricardo Quaresma.

Longe dos 40 milhões da cláusula de rescisão, o valor monetário que o FCPorto vai receber é de 18,6 milhões de euros. Incluída no negócio está a transferência do jogador Pelé para o FCPorto, avaliado em 6 milhões de euros. Sendo assim, o valor do negócio ascende a 24,6 milhões de euros.


Foi também salvaguardado no acordo de transferência que, caso Ricardo Quaresma atinja determinados objectivos desportivos (titularidade, golos,...), nos 3 anos do contrato que rubricou como Inter, o FCPorto poderá receber até 6 milhões de euros adicionais.


Este negócio foi assim feito por um valor que, como já referi, fica bem abaixo dos 40 milhões de euros da cláusula de rescisão mas que foi bem negociado se tivermos em conta que o jogador já tinha, há muito, manifestado vontade de sair e que em Itália se colocam algumas reservas sobre o que Ricardo Quaresma poderá realmente valer, fruto da inconstância exibicional que, pontualmente o afecta.

Por outro lado acho que o futebol português, embora fique mais pobre com a saída do jogador - é inegável que se trata de um virtuoso -, poderá ter muito a ganhar em termos de Selecção Nacional pois agora, o jogador vai ser treinado por José Mourinho. Um mestre em termos de preparação mental dos jogadores e que, todos esperamos, saberá formar Ricardo Quaresma para deixar de ser apenas um virtuoso para, finalmente se tornar um craque de topo. Basta pensar no que Mourinho conseguiu com Maniche por exemplo.

Apesar da polémica recente, a memória não é efémera nem pode ser toldada pela ingratidão e, sendo assim, desejo muita sorte a Ricardo Quaresma e agradeço-lhe tudo o que fez pelo FCPorto.


Imagem retirada daqui

3 comentários:

Gil Lopes disse...

Sinceramente, uma saida anunciada á muito, muito por força do acordo que o FCP fez com o jogador para o deixar sair se existisse um clube que atingisse determinados valores.

Só não percebo que se esses valores são os que estão no comunicado, como foi possivel arrastar esta novela tanto tempo, um verão inteiro, (+- 3 meses) e no fim o que se discutia eram valores desta ordem???

É que isso impediu uma pré-época sossegada e a Jesualdo de poder trabalhar de outra forma a equipa tácticamente.

Para mim, isto significa que Pinto da Costa e seus pares perderam nesta negociação algum do crédito que eu neles depositava quando o FCP efectua vendas dos seus activos, pois abre um precedente grave para outros jogadores que queiram sair desta forma, e isso não é bom.

Em resumo, valor muito baixo para o valor da clausula de rescisão, e precedente criado no FCP.

Boa Sorte para Ricardo Quaresma e obrigado pelos momentos de magia no Dragão e não só.

Espero que agora com Pelé, a quem saúdo com boas vindas, um muito bom atleta, a ver se encaixa bem no plantel, sendo que Fernando esteve bem ontem, será uma luta interessante pelo lugar de Trinco entre dois miudos novos.

David Caetano disse...

O problema aqui foi a intransigencia do jogador e Massimo Moratti, que também é um osso duro de roer. O Inter soube jogar e de que maneira com a vontade do jogador e com o prazo do mercado.

dragao vila pouca disse...

Verbas e análise à saída do Quaresma com a qual concordo, em dragaodoente.blospot.com
Um abraço