quinta-feira, agosto 28, 2008

Os adversários, um a um II: Fenerbahçe


Fenerbahçe Spor Kulübü

Sendo o primeiro adversário do FCPorto na Champions, visitando o Estádio do Dragão a 17 de Setembro, o Fenerbahçe foi, na época passada, a equipa-sensação da Liga dos Campeões. Treinada por Zico, só aos pés do Chelsea viria a cair, já nos quartos de final, vencendo em casa por 2-1 mas perdendo em Londres por 2-0.

O Fenerbahçe foi 2º classificado na última edição da Liga turca com 73 pontos, menos 6 que o campeão Galatasaray que, curiosamente foi eliminado nas pré-eliminatórias da Champions. O Fenerbahçe ficou empatado em pontos com Besiktas e Sivasspor valendo o facto de ter tido o ataque mais concretizador da prova (72 golos em 34 jogos).

Com um conjunto interessante (maioritariamente turco) e orientado por Luís Aragonés, o Fenerbahçe sabe - e de que maneira - tirar partido do factor casa onde os adeptos fazem jus à fama dos adeptos turcos. O clube soube colmatar as saídas de Kezman e Mehmet Aurélio com a entrada de Emre e do campeão europeu Daniel Guiza que vieram juntar-se aos já conhecidos Roberto Carlos, Semi Senturk e Deivid.

Em relação ao Besiktas, o FCPorto sabe de antemão que vai enfrentar um conjunto mais experiente e categorizado e onde o jogo na Turquia vai ser tão ou mais difícil que o jogo em Londres. O Fenerbahçe é sem dúvida, pela sua carreira recente e pelo seu valor, candidato a passar à fase seguinte.

Sem comentários: