terça-feira, junho 10, 2008

Vítor Baía condecorado com a Ordem do Infante D.Henrique


O mítico Vítor Baía foi esta manhã condecorado por Aníbal Cavaco Silva com o título de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique como reconhecimento pela sua carreira.

Esta condecoração visa agraciar todos aqueles que se distinguiram pelos serviços relevantes prestados em prol de Portugal, no país e no estrangeiro.

Vítor Baía, representou o FCPorto e o FCBarcelona para além de ter sido durante quase 10 anos o titular da Selecção Nacional. Ao serviço do FCPorto conquistou 10 campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal, 8 Supertaças Cândido de Oliveira, 1 Taça UEFA, 1 Liga dos Campeões e 1 Taça Intercontinental. Em Barcelona, conquistou 2 Taças do Rei, 1 Campeonato, 1 Supertaça de Espanha, 1 Taça das Taças e 1 Supertaça Europeia.

Para além de ser actualmente o futebolista recordista de títulos a nível mundial, com 32 titulos contra 25 de Pelé, Rijkaard e Mário Lacatus, também é o único jogador que conquistou títulos em todas as competiçoes de clubes em que participou. É ainda detentor do record e 1192 minutos sem sofrer golos no Campeonato Nacional e o 5º classificado nessa estatística a nível mundial.

Vítor Baía é e será sempre o melhor guarda-redes do FCPorto de todos os tempos e um dos melhores guarda-redes (senão o melhor) de sempre de Portugal.

Actualmente é Director de Relações Externas do FCPorto e dirige uma fundação com o seu nome, destinada a apoiar crianças e adolescentes carenciados.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Costuma dizer-se que a justiça não se agradece, mas não posso deixar de estabalecer um paralelismo entre a atitude do actual Presidente da República, Cavaco Silva - não sou nem nunca fui cavaquista e nunca votei em Cavaco - e a atitude do anterior Presidente, Jorge Sampaio, que não condecorou o F.C.Porto, vencedor da Taça UEFA, Liga dos Campeões e Campeão do Mundo, mas condecorou Leonor Pinhão, vá lá saber-se porquê!
Escrevi isto num post que fiz.
Um abraço

David Caetano disse...

Ora, caro amigo, então a Leonor Pinhão é uma figura eminente da cultura lusófona! Escreve crónicas de elevado teor cultural em publicações periódicas insuspeitas, colabora em livros de autores(as) consagrados(as) e ainda é argumentista na florescente indústria cinematográfica portuguesa. Tem tudo o que é necessário para ser condecorada.