quinta-feira, junho 19, 2008

Saídas e Reforços

Lucho Gonzalez terá manifestado, em entrevista, vontade em sair do FCPorto para abraçar uma liga mais competitiva. Pessoalmente compreendo-o: para além de a Liga Portuguesa não ter a visibilidade de outras ligas europeias, é uma liga que normalmente perde a competitividade a partir de Janeiro.

Certo é que Lucho é um jogador de classe mundial, tornando-se um alvo apetecível para os tubarões do futebol europeu (poderá ser, por exemplo, o substituto de Deco no Barcelona) mas, por outro lado, tem contrato até 2011, não sendo certamente um dos que ganha menos no FCPorto. Não tendo uma cláusula de rescisão no contrato, o valor da sua transferência terá forçosamente de ser negociado com o FCPorto e, se Quaresma vale 40 milhões segundo a SAD (ninguém tem?), Lucho valerá muito mais. Por outro lado, Lucho é um jogador vital no FCPorto, ao contrário de Quaresma. Aliás, essa é também a opinião dos leitores do Zé do Boné, que o manifestaram em sondagem, elegendo-o como figura maior do Tri-campeonato com 43% dos vontos, sondagem na qual, curiosamente (ou não), Quaresma não teve qualquer voto.

Seja como for, na eventualidade da saída de Lucho, a SAD terá obrigatoriamente de ir à procura de um jogador de classe sem medo de investir. À partida, o substituto natural tendo em conta a posição onde jogava no Rosário (médio direito / interior direito) e a qualidade de visão e de passe, será Tomás Costa, ficando novamente em aberto a vaga para médio de características mais defensivas pois apenas Bolatti é pouco. De salientar que confirmando-se o seu valor, Tomás Costa será um jogador fundamental, quer pelas suas características, quer pela sua versatilidade (médio defensivo, médio-direito, defesa-direito).

Faltam ainda alguns jogadores neste FCPorto, nomeadamente um defesa-direito para lutar taco-a-taco com Fucile pela posição, e um defesa esquerdo se Cech avançar para o meio campo ou for transferido, tal como Lino, pois Benítez é uma incógnita.

No meio campo, faltará alguém como alternativa pontual a Lucho ou, se este sair, como seu sucessor no FCPorto. No ataque, aparentemente está tudo definido, excepto pela incógnita Quaresma que, para meu desespero, não parece que vá sair do FCPorto...

Potenciais reforços

Este Campeonato da Europa tem revelado alguns bons jogadores que poderiam ser bons reforços para o FCPorto, para aquelas posições em que a equipa está mais carenciada. Por outro lado, há outros jogadores de mérito reconhecido que poderiam ser "recuperados" pelo FCPorto para a próxima época:

Andrei Arshavin (médio ofensivo / médio direito / avançado, 27 anos)
Playmaker do Zenit, foi fundamental na época brilhante da equipa, sendo também nesta altura uma peça fundamental da Selecção Russa (35 internacionalizações / 12 golos). Tendo cumprido castigo nos 2 primeiros jogos do Euro, apareceu decisivamente ontem contra a Suécia. Será contudo, nesta altura, um jogador de preço elevado.

Danijel Pranjic (defesa esquerdo / médio esquerdo, 26 anos)
É um jogador de grande velocidade que ataca muito bem a linha final e, para além disso, também é dono de um poderoso remate e uma excelente capacidade de cruzamento. Tem sido uma figura em destaque na Selecção Croata (14 internacionalizações) dando uma especial agressividade ao lado esquerdo do ataque, onde consegue conciliar a sua garra, própria dos croatas, com uma boa cultura táctica assimilada na Holanda. Joga actualmente no Heerenveen onde, em 41 jogos na presente temporada, apontou 10 golos.


Pedro Mendes (médio centro/ médio direito, 29 anos)
Um médio com história no FCPorto, para onde se transferiu após excelentes prestações no Vitória de Guimarães, tendo conquistado um campeonato e uma Liga dos Campeões. Foi transferido para o Tottenham de forma algo precipitada, onde jogou duas épocas, estando agora, desde 2006 no Portsmouth.
Fez este ano 24 jogos na modesta equipa inglesa onde foi figura secundária atrás de Diop, Diarra e Muntari. Muito generoso e disciplinado tacticamente, o jogador que entre os adeptos do Portsmouth é chamado de "The Man With The Big Hearth", seria com certeza uma grande aquisição para o FCPorto.

Sem comentários: