segunda-feira, junho 30, 2008

Pinto da Costa não vai a julgamento

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu não levar a julgamento o presidente dos «azuis-e-brancos» Pinto da Costa, no processo «Apito Dourado» relativo ao jogo com o Estrela da Amadora da época 2003/04, conhecido como Caso da Fruta

O juiz de instrução Artur Ribeiro ordenou que seja enviada ao DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) certidão das declarações prestadas, em sede de instrução, por Carolina Salgado, com vista a eventual procedimento criminal por testemunho agravado falso. A antiga companheira do presidente do FC Porto arrisca pena de prisão de cinco anos.


O processo agora arquivado dizia respeito ao jogo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, arbitrado por Jacinto Paixão, que levou o Ministério Público a alegar que teriam sido fornecidas prostitutas à equipa de arbitragem, bem como que lhe teria sido propiciado um jantar como contrapartida pelo favorecimento no encontro da época 2003/04.

Os restantes arguidos no Caso da Fruta, Reinaldo Teles, administrador da SAD portista, António Araújo, empresário, e os árbitros Jacinto Paixão, Manuel Quadrado e José Chilrito não foram igualmente pronunciados pelo juiz de instrução.

Recorde-se que o caso tinha sido arquivado e posteriormente reaberto pela equipa liderada por Maria José Morgado, que vê agora o acórdão do TIC do Porto considerar que as escutas telefónicas não poderiam ser usadas tratando-se de tentativa de corrupção.

2 comentários:

Crystal Rat disse...

E agora depois de O FCPorto ter sido ilibado neste processo fará sentido perder os tais 3 pontos referentes a este jogo na tal "justiça" desportiva
do CD da liga e do Sr Ricardo Costa(Mandatário do Benfica)? Agora não me venham dizer que o colectivo de juízes não é imparcial e idóneo!!!
Isto é uma chapada muito forte no Sr Ricardo Costa e na Sr Morgado!! Mas esta senhora já mandou sequer alguém para a cadeia em Portugal? Parece-me ser uma pessoa bastante incompetente visto num país onde prolifera a corrupção ainda não ter conseguído prender ninguém.É só garganta!!! Re-lembro que nem a ordem dos médicos condena ninguém antes de serem condenados nos tribunais, mas havia pressa para que o Sr ricardo costa fizesse o trabalho para que foi mandatado.
Na justiça, não se pode condenar por convicções, mas sim por provas concretas e sem duvidas razoáveis, por mais que eu discorde deste principio que defende mais o criminoso que a vitima, é a única maneira de termos efectivamente justiça!

David Caetano disse...

Nem mais!!

Que irá acontecer agora ao processo relativo à perda de 6 pontos, tendo-se chegado à conclusão que a testemunha idónea e credível afinal é uma mentirosa? Poderá o FCPorto processar a Liga por danos morais e prejuízos e exigir a restituição dos pontos?

Parece-me ter sido registado um abalo sísmico ali para os lados do Colombo...