quinta-feira, agosto 19, 2010

Genk x FCPorto - O favoritismo avalia-se dentro das 4 linhas

O FCPorto começa a disputar hoje às 19h30 os 180 minutos de futebol que o separam da fase de grupos da Liga Europa contra o Genk da Bélgica.

Já muito foi dito sobre o que se pode esperar deste jogo, sendo que todas as opiniões, inclusive na Bélgica, vão no sentido de o FCPorto ser naturalmente o claro favorito nesta eliminatória.

No site oficial do Genk, o FCPorto é referido como "um dos adversários mais difíceis que poderiam ter saído" ao clube belga, referindo-se ao facto do clube português ter participado consecutivamente na Liga dos Campeões desde 2003, competição tida como a mais habitual para os portistas. Termina a análise com a ideia de que o Genk "terá de estar num dia de Graça para conseguir bater o seu adversário lusitano". É por este diapasão que alinham também treinadores e jogadores que na imprensa belga defendem a ideia de que o "FCPorto não está no seu lugar ao participar na Liga Europa".

Ora é todo este contexto de humildade e de descartar de favoritismo que me faz pensar que esta eliminatória pode ser muito perigosa. O Genk, como já referi anteriormente, está numa boa fase tendo dois jogadores convocados para os próximos compromissos da Selecção Belga e liderando o campeonato maior da Bélgica com 3 vitórias em 3 jogos e 11 golos marcados e 1 sofrido.

É uma equipa em forma, mecanizada e que, nada tendo a perder, irá de certeza tentar a sua sorte de forma descomplexada e positiva. Só um FCPorto "à Porto" conseguirá ultrapassar esta eliminatória, sabendo de antemão que a história dos jogos na Bélgica não é nada favorável às suas cores. Vamos a eles!

1 comentário:

Gaspar Lança disse...

Três golos sul-americanos que nos colocam com um (ou dois...) pés na fase de Grupos da Liga Europa.
Bonito o gesto de Falcao, ao dedicar o golo a Hulk.
Notam-se alguns erros na equipa (esteve muito mal Maicon; venha o Otamendi pois Maicon ainda não está preparado) mas ainda não está nada fechado visto que, até dia 31 de Agosto, alguém pode sair ou mesmo entrar.
Uma grande vénia para André Villas Boas que mais uma vez sobe o que fazer.
No Dragão é para marcar mais golos!

Um abraço
http://odragaozinho.blogspot.com