quinta-feira, fevereiro 11, 2010

FCPorto 1 x 0 Académica - A caminho do Algarve

Um golo de Mariano, já próximo do fim do jogo, ditou o apuramento do FCPorto para a final da Taça do Hermínio. O jogo nem sempre foi bem jogado, até porque o FCPorto jogou com meia equipa formada por jogadores habitualmente pouco utilizados, e disso tirou o melhor partido a Académica, sempre muito organizada tacticamente. Creio até que se esta Académica tivesse um ponta-de-lança uns furos acima dos que actualmente tem no plantel, poderia ser um caso sério da Liga Sagres.


O FCPorto teve muitas dificuldades em controlar o meio campo, isto apesar de contar com 4 unidades no sector. De Belluschi, Valeri e Guarín, que jogavam à frente de Tomás Costa, só o 1º procurava dar alguma aceleração ao jogo, perante a apatia de Valeri e a lentidão e os passes errados de Guarín. Na frente, Orlando e Mariano tinham muitas vezes de recuar para vir buscar jogo já que os médios não conseguiam colocar a bola jogável na frente. Se de Guarín a irregularidade já é uma imagem de marca, já de Valeri esperava mais. Parece-me que Valeri terá ficado afectado pela entrada de Ruben Micael no plantel e por ter sido preterido em favor deste na Liga dos Campeões... Uma pena já que vejo ali um jogador com muito potencial mas, já se sabe, Guarín é outro dos "queridos" de Jesualdo.

Na segunda parte, as substituições, sobretudo a entrada de Varela e Ruben Micael vieram finalmente dar lucidez ao jogo e o FCPorto começou a 2ª parte em cima da Académica que, mérito dos ajustes feitos por Villas Boas, conseguiu reequilibrar a partida e chegou a dispor de oportunidades de golo que, lá está, os seus avançados não souberam aproveitar.

Quem aproveitou foi Mariano que, com uma assistência inteligente de Ruben Micael atirou colocadíssimo sem hipóteses para Ricardo e carimbou o passaporte para a final desta Taça do Hermínio.

No FCPorto os melhores foram Álvaro Pereira, sempre a dar acutilância e largura ao ataque, e Nuno Coelho, a quem a presença de Bruno Alves parece ter dado a confiança necessária para uma exibição muito concentrada com intervenções muito oportunas. Ruben Micael e Varela vieram dar outro dinamismo ao jogo portista, trazendo organização e lucidez (Micael) e agressividade no ataque (Varela).

Segue-se agora a final, a realizar no Estádio do Algarve no próximo mês. Com o Benfica a perder gás (o resultado de Alvalade é extremamente enganador) e o FCPorto a crescer, só se espera que a diferença não seja feita por mais uma arbitragem a necessitar de educação sobre as particularidades da anatomia humana, no caso, a diferença entre uma caixa torácica e um membro superior. Vá, já só peço que não seja uma equipa de arbitragem como a de ontem que invalidou um golo legítimo e não viu um penalty

Ver o vídeo aqui: http://videos.sapo.pt/iwIFVOSKakM2EcZZy6Mf.

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Na final com a assinatura do patinho feio - aguenta Luas!
Bom jogo, boa Académica e vitória sofrida, mas justa do F.C.Porto.

Um abraço

David Caetano disse...

He he! Seria interessante saber o que a Luas tem para dizer sobre o assunto...

Sete_Luas disse...

E a Luas aqui está!!!

Ora portanto, vou colar aqui a mensagem que enviei ao meu pessoal: "O Mariano a resolver jogos?! Algo de errado se passa com este Porto... E que golo...."

Ora, faz parte de se ser humano e adulto dar a outra face, eu dou a minha mas não já. Há mto tempo que esperava que este Mariano se mostrasse e me provasse o porquê do fetichismo de Jesualdo por ele e de todo o nome que trazia de lá de fora... Não alinho em histerias colectivas, gostei MTO de ver a prestação de Mariano neste jogo e no jogo contra ao Sporting, no jogo com a Naval, por exemplo, ja o senti mais desconcentrado e a falhar passes e cortes bem ao estilo do Mariano enquanto patinho-feio e não ao estilo do cisne que quis mostrar nos jogos que mencionei. Ao contrário do Prof. Jesualdo, não deixo que as minhas simpatias ou antipatias pessoais atrapalhem os meus juizos relativamente ao jogador a ou b ao nível das suas prestações.

Que continue assim é o que eu digo e aí terei todo o gosto de dar a mão à palmatória e "aguentá-lo" bem, SR. Vila Pouca. :p

Sete_Luas disse...

P.S. (Acho que é importante referir que o único motivo porque tenho esta antipatia de estimação pelo "patinho-feio" deve-se ao facto das exibições pobres a que nos habituou e nada mais... quem sabe se ele n será o próximo Rodriguez da minha pessoa... AHAHAH)

Rui disse...

As antipatías são no caso de adeptos do FCPorto,facilmente identificaveis.
A grande maioria do adepto azul,convive mal (e chega a assobiar) todos os atletas em baixo de forma.
Depois é vê-los a fazer dieta.!
.....aos atletas claro.!

Sete_Luas disse...

Agora que a liberdade de expressão tem estado na boca do povo e na ordem do dia acho que o pessoal devia reflectir bem se esse direito se aplica só aos jornalistas....