domingo, fevereiro 21, 2010

Qualquer semelhança com a actualidade poderá ser pura coincidência


Graças à circunstância de a Associação Desportiva do Fundão militar no campeonato de futsal da 1ª divisão, passei a apreciar este desporto, uma espécie de sub-produto - passe a expressão - do futebol, que entusiasma pela intensidade de jogo e ritmo elevado, onde um jogador apenas pode ser mais determinante do que numa equipa de 11. Talvez por não ter havido jornada do campeonato este fim-de-semana (não vejo outra razão para tal), fui acometido de uma súbita melancolia saudosista que me fez recordar a época de 2007/2008.

Nessa época, corria o mês de Abril de 2008 e o Belenenses liderava a fase regular do campeonato com 4 pontos de avanço sobre o 2º classificado Benfica, quando, após 8 meses de deliberação, o Conselho de Disciplina da Federação decidiu suspender o atleta Pedro Cary, figura em destaque na equipa de Belém, por alegada inscrição irregular... na 1ª jornada do campeonato, em Setembro de 2007. Pedro Cary foi suspenso por 1 mês, logo na altura mais decisiva da fase regular, e o Belenenses foi punido com perda de 3 pontos. A equipa de Belém recorreu entretanto ao Conselho de Justiça da Federação.

Nas poucas jornadas até ao final da fase regular, o Belenenses, privado de um jogador-chave, perdeu pontos fatais que fizeram a equipa cair para 2º lugar, por troca com o Benfica. Nos play-off, ambas as equipas se apuraram para a final disputada à melhor de 3 jogos e, pelo alinhamento da fase regular, o Benfica obteve o direito de disputar o eventual 3º jogo em casa.

Se no primeiro jogo, em Belém e já com Pedro Cary, o Belenenses conseguiu vencer por 4-3, já no segundo jogo na Luz o resultado acabou por ser de 6-0 a favor do Benfica, havendo por isso necessidade de disputar novo jogo, também na Luz, no qual o Benfica venceu novamente, desta ver por 4-2, sagrando-se assim campeão nacional.

5 dias depois, o CJ da Federação daria provimento ao recurso do Belenenses, anulando a decisão do CD e dando razão aos azuis de Belém nas suas alegações de que não havia motivo para o castigo. O campeonato, contudo, já tinha sido decidido e a decisão nada alterou...

Qualquer semelhança com a actualidade pode ser ou não coincidência, começando no facto de o beneficiado poder parecer o mesmo.

Sem comentários: