sexta-feira, dezembro 30, 2011

2011 - Mais um ano de ouro na história do Futebol Clube do Porto - Parte 3

Maio

Maio foi o mês que fechou a época de 2010/2011 com chave de ouro. O FC Porto consagrou-se como campeão nacional indiscutível, estabelecendo um recorde de pontos na vantagem em relação ao 2º classificado, ao mesmo tempo que venceu a Liga Europa e a Taça de Portugal.

A nível interno quis o destino que fosse no último jogo em casa para o campeonato que o FC Porto estivesse à beira de perder pela primeira vez na prova, não se livrando de perder pontos pela primeira vez em casa. Um golo de Hulk já em tempo de compensação permitiu que os dragões alcançassem pelo menos
o empate 3-3 (não sem polémica em foras-de-jogo mal tirados que dariam um resultado completamente diferente) contra um estóico Paços de Ferreira, num jogo onde uma entrada a matar de Nelson Oliveira atirou Moutinho para fora do jogo e pôs em risco a participação do médio na final da Liga Europa. Felizmente o João "Coragem" conseguiu recuperar a tempo de marcar presença em Glasgow. Quanto a Nelson Oliveira, viu e bem o vermelho directo.






O campeonato seria fechado da melhor forma uma semana mais tarde no Funchal, com uma vitória por 2-0 frente ao Marítimo, jogo que marcou o selar de uma proeza notável: o FC Porto sagrou-se campeão sem derrotas e apenas com 3 empates!




Em termos europeus, uma derrota por 3-2 no terreno do Villarreal não foi suficiente para impedir o FC Porto de se apurar para Glasgow onde, pela primeira vez na história, duas equipas portuguesas se encontraram numa final de uma competição europeia. O Braga foi o adversário, após ter eliminado o Benfica com uma derrota por 1-2 na Luz e vitória 1-0 na cidade dos arcebispos. Proeza para os bracarenses, alívio para os encarnados a quem a ideia de voltar a defrontar o FC Porto deixava extremamente preocupados.

Num jogo não muito brilhante, bloqueado tacticamente, valeram o sentido de oportunidade de Falcao, após um grande passe de Guarín, e as mãos de ferro de Helton para que o FC Porto voltasse a figurar nas montra dos vencedores europeus, conquistando a primeira Liga Europa do futebol português. Após Viena, Sevilha e Gelsenkirchen, foi a vez de Glasgow entrar no rol das cidades europeias de boa memória para os adeptos azuis e brancos.


Para o Jamor convergiram os adeptos para a última festa da temporada. Diante de um Vitória de Guimarães que ainda incomodou durante a primeira parte, o FC Porto mostrou galões. A tarde pertenceu a uma jovem pérola colombiana de seu nome James Rodriguez que contribuiu com 3 dos 6 golos com que o FC Porto derrotou os vimaranenses, num score final de 6-2.


No panorama futebolístico nacional, as proezas do FC Porto eclipsaram por completo uma tal de Taça da Liga que nem foi celebrada por quem a conquistou. Reza a história que, como acontecera na Luz frente ao Porto, houve muito boa gente que teve vontade de apagar a luz aos 90 minutos para fechar uma época calamitosa, curiosamente a época em que se tinham assumido como bicampeões mais que certos e ainda tinha elevado a fasquia para... a conquista da Liga dos Campeões. (Momento de pausa para um riso sarcástico).


O jogo e o golo

Sem dúvida a final de Glasgow e a cabeçada de Falcao. O FC Porto conquistou o seu 5º troféu europeu e escreveu mais uma página de ouro na sua história, dando razão a Pinto da Costa que, profeticamente afirmara no final da época anterior "Vamos voltar a ganhar, cá dentro e lá fora!"






O melhor

3 troféus erguidos numa época onde o FC Porto conquistou 4 das 5 competições em que competiu.

Mais um troféu europeu conquistado numa final onde, pela primeira vez na história, se defrontaram duas equipas portuguesas.

A Taça de Portugal foi mesmo a festa do futebol. Cabazada aplicada e troféu levantado!



O pior

A lesão que ia deixando Moutinho impedido de participar na final, numa entrada que deu muito que falar por Nelson Oliveira.

A final de Glasgow ficou aquém das expectativas em termos de futebol jogado. Frente a frente, as duas equipas que melhor futebol praticaram em Portugal em 2010/2011 deixaram os adeptos algo frustrados nesse aspecto.







Amanhã: O turbulento mercado de Verão e a fuga de Villas-Boas

2 comentários:

austria87 disse...

Magníficos textos.
PARABÉNS e boas entradas.
SEMPRE PORTO

dragao vila pouca disse...

Mas que ninguém diga irrepetível...

Que 2012 seja, apesar de tudo, uma ano bom, com muita saúde, principalmente.

Abraço