sexta-feira, dezembro 30, 2011

2011 - Mais um ano de ouro na história do Futebol Clube do Porto - Parte 2

O 2º trimestre de 2011 marca o clímax da época de 2010/2011. O FC Porto ganha jogos com resultados categóricos, cilindra adversários, pulveriza recordes e conquista a Europa. A nível interno, humilha duas vezes o rival mais directo em jogos que deixaram traumas profundos nos adeptos encarnados. Para a história fica o feito de uma equipa que se tornou na equipa portuguesa com mais títulos e que se destacou ainda mais em termos de palmarés internacional.


Abril

Abril mês da liberdade, mês da celebração eufórica, o mês em que a Luz se apagou! Abril de 2011, o mês destinado a perdurar na eternidade das memórias dos adeptos azuis e brancos (e não só) e onde a concorrência, envergonhada e humilhada, preferiu esconder-se no conforto da escuridão. O primeiro jogo do mês de Abril colocou frente a frente FC Porto e Benfica no estádio da Luz, equipas que partiam para esse jogo com ambições bem diferentes.

O FC Porto lutava ainda em 3 frentes e sabia que o título estava praticamente assegurado, embora uma vitória na Luz fosse a cereja em cima do bolo. O Benfica mobilizou adeptos e jogadores com aquilo que se tornou o objectivo maior no campeonato: impedir a humilhação suprema de ver os dragões fazerem do Estádio da Luz o palco da festa de um campeonato mais que merecido. Já bastava a afronta indizível dos 5-0 sofridos no Dragão na primeira volta.

Só que o FC Porto que subiu ao relvado da Luz não mudou o chip do querer e da ambição que foi apanágio da época. Não se refugiou no conforto de saber que um empate era um resultado confortável e suficiente e foi à procura da vitória que arrancou a ferros.
Nem uma arbitragem inqualificável de Duarte Gomes, que provavelmente na altura ainda não tinha perfil no Facebook, impediu Villas Boas e os seus de colocar sobre o campo a lei do mais forte.








O FC Porto venceu por 2-1, sagrou-se campeão e deixou a "onda vermelha" à beira de um ataque de nervos, agarrando-se à esperança de "vingarem" mais esta facada profunda no seu orgulho com uma vitória na Taça de Portugal onde estavam bem lançados. No final, os dirigentes do Benfica mostraram porque dizem ser diferentes dos outros (mostraram a sua estatura moral, digo eu) e, para não assistirem às celebrações do título, apagaram a iluminação do estádio e ligaram o sistema de rega.









A festa seguiu na mesma e para sempre fica a memória do dia em que o FC Porto foi a Lisboa apagar a Luz. No final, soltou-se a alegria!






Mas quis o destino que, nesse mesmo mês, o FC Porto voltasse à Luz para disputar a 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal, com um handicap de 0-2 derivado da derrota em casa averbada na primeira mão. Apesar de o Benfica já ter sido "vendido" na imprensa como o mais que provável vencedor da Taça de Portugal, mais uma vez o FC Porto passeou categoria e nem um penalty fantasma inventado já perto do fim a favor do Benfica impediu os dragões de dar mais uma estocada numa águia moribunda. Resultado final: 3-1 para o FC Porto após uma 2ª parte de luxo em que o adversário foi vulgarizado e passaporte carimbado para a final da Taça de Portugal!

Ainda durante o mês de Abril, o FC Porto assumiu-se como favorito à vitória na Liga Europa, passeando na Rússia e ganhando ao Spartak de Moscovo por 5-1 no Dragão e 5-2 em Moscovo e depois conseguindo um resultado sensacional nas meias finais da competição ao bater o Villarreal por 5-1 no Dragão, após estar a perder por 1-0 ao intervalo, e garantindo o apuramento para a final de Glasgow!

A nível interno o FC Porto ainda fez dois jogos a contar para o campeonato, vencendo o Portimonense no Algarve por 3-2 e depois o Sporting no Dragão também por 3-2.



O jogo

Sem dúvida a vitória na Luz nas meias finais da Taça, quando o Benfica já era dado como vencedor antecipado da competição após a vitória por 2-0 no Dragão e que deixou os portistas no céu e os benfiquistas à beira do colapso. Com 0-0 ao intervalo, o FC Porto voltou dos balneários com um ritmo diabólico que não deu hipótese a uma equipa do Benfica que se viu completamente desorientada em campo. Valeram os golos de Moutinho, Hulk e Falcao e nem um penalty fantasma por excelente movimento artístico de Saviola conseguiu perturbar mais uma festa na Luz... desta vez com direito a iluminação no final.






O golo

É difícil escolher qual terá sido o melhor ou mais significativo golo do mês de Abril. O golo de Moutinho que deu início à reviravolta na Taça de Portugal? O 3º golo do FC Porto contra o Villarreal por ser um lance espectacular de contra-ataque, o 2º golo por Guarín pela iniciativa individual eficaz ou o 4º golo por Falcao, num voo após a passe de Guarín? E porque não o voo de Falcao a fazer o 1-0 na recepção ao Spartak? O 2º golo contra o Sporting na noite em que Rui Patrício evitou uma goleada histórica só à conta de Falcao? A minha escolha vai para o golo do FC Porto em Moscovo, uma jogada incrível do... Íncrivel que recupera uma bola na defesa, tabela no círculo central com Falcao para depois aparecer na cara do guarda-redes russo a fazer o 1-0 para os dragões!






O melhor

Abril, o mês perfeito! 7 jogos, 7 vitórias, 26 golos marcados, 10 sofridos. Reviravolta nas meias-finais da Taça de Portugal com vitória por 3-1 na Luz após derrota por 0-2 no Dragão, vitórias categóricas contra Spartak e Villarreal na Europa, alcançadas as 15 vitórias consecutivas no campeonato.

O título de campeão alcançado na Luz por 1-2, contra Benfica e Duarte Gomes.

O passaporte praticamente carimbado para a final da Liga Europa.


O pior

A pequenez das mentalidades vê-se nos gestos e nas palavras. Neste caso, para esconder a vergonha de terem de assistir à festa do título do FC Porto na Luz, o Benfica, o tal "clube diferente", apagou as luzes do estádio e ligou o sistema de rega, ajudando com isso a perpetuar este momento na memória colectiva desportiva dos portugueses.

A arbitragem de Duarte Gomes no 2-1 da Luz, só comparável a uma outra de um tal João Ferreira na Supertaça disputada no início da época 2010/2011. Ainda não devia ter perfil no Facebook na altura.



Sem comentários: