quinta-feira, maio 26, 2011

Comunicado do FC Porto: ORGULHOSAMENTE RIDÍCULOS

Comunicado do FC Porto acerca da... vamos chamar-lhe teimosia, da comunicação social da nossa praça, em continuar a considerar a Taça Latina como prova oficial, apesar da FIFA (quem são estes tipos para se julgarem autorizados a contestar o palmarés da Instituição?) ter afirmado o contrário:

ORGULHOSAMENTE RIDÍCULOS

Nos últimos dias alguma comunicação social desencadeou uma polémica tão mesquinha quanto parva por causa da contabilidade dos títulos oficiais no futebol português. Em causa estava se era o FC Porto ou o Benfica o clube com mais títulos, tudo porque alguns saudosistas, certamente desencantados com o natural correr dos dias, insistiam em juntar a Taça Latina, competição não oficial disputada nos anos 50 do século passado e conquistada pelo Benfica em 1950, aos títulos oficiais do Benfica.

O FC Porto, que contabiliza como troféus oficiais competições disputadas sob a égide da federação, Liga, UEFA ou FIFA, e contabiliza como troféus não oficiais todos os outros, manteve-se em silêncio, apesar de todos os disparates que foram sendo ditos e escritos.

Até que ontem, a agência noticiosa do país fez o que todos deveriam ter feito, questionou a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial, e perguntou singelamente se para a FIFA a Taça Latina tinha sido ou não uma competição oficial. A resposta da FIFA não deixou dúvidas, a Taça Latina nunca foi uma competição oficial e não é contabilizada como prova oficial. Como se impunha, a Agência Lusa fez um despacho dando conta do esclarecimento da FIFA, que a comunicação social nacional aproveitou para esclarecer os seus leitores, ouvintes, espectadores.

Toda a comunicação social não, porque persistem alguns redutos de imbecilidade. O jornal “A Bola”, por exemplo, através da pena do director Vítor Serpa, em editorial, escreve que Bola continuará a atribuir esse título como oficial ao Benfica e promete uma investigação própria. Ou seja, para a “A Bola” nem o esclarecimento da mais alta instância do futebol mundial serve quando contaria os seus próprios desejos. Aguardamos a prometida investigação.

E o que dizer do jornal “Record”, que perante o esclarecimento da FIFA, numa notícia escondida na penúltima página, disse apenas que por não ser membro da FIFA continuaria a fazer contas à sua moda.

É a isto que se chama branquear a verdade e estes dois jornais desportivos continuam com a mentalidade de quando se disputava a Taça Latina, quando em Portugal se dizia “orgulhosamente sós”. Na verdade, orgulhosamente ridículos.


Os melhores jogos da época 2010/2011 - Parte 3

Liga Sagres - 7 de Agosto de 2010
FC Porto 3 x 2 SC Braga



Quando a 11 de Setembro o FC Porto entrou em campo para defrontar o SC Braga, havia muita expectativa à volta deste encontro. Questionava-se a valia deste FC Porto, que iria aqui ter o seu primeiro grande teste no campeonato, contra uma equipa que, ao chegar ao seu 8º jogo, eliminaram já o Celtic e o Sevilha nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.



Aquilo a que acabou por se assistir foi ao que é considerado pela crítica o melhor jogo do campeonato, com golos (e que golos!), muita velocidade e intensidade por ambas as equipas, e a incerteza no resultado até ao último minuto.



O Braga adiantou-se no marcador por duas vezes, mas o Porto não abdicou da sua identidade e manteve a sua toada de jogo, acabando por triunfar graças a 2 golos de Varela e um golo de Hulk que fez estragos frente ao bracarense mais fraco: Elderson.



Esta vitória mostrou a força do FC Porto e ajudou a catapultar a equipa para uma grande época.





Reacções:




Domingos Paciência





André "Very Special One" Villas-Boas



quarta-feira, maio 25, 2011

FIFA reconhece FC Porto como clube português com mais títulos


A FIFA afirmou à Agência Lusa que não reconhece a "famosa" Taça Latina como um troféu oficial, não mencionando esse troféu em qualquer das suas publicações pelo facto de não obedecer às leis do jogo da época.

Pelo contrário, e para matar alguma discussão que alguns tentaram ridiculamente levantar relativamente a este troféu, a Taça Intercontinental é reconhecida como um troféu oficial desde a sua criação em 1960, mesmo quando a designação se alterou para Taça Toyota em 1980, embora não atribua a designação de "Campeão do Mundo" aos clubes vencedores. Essa designação é apenas aplicável ao Mundial de Clubes, prova que substituiu a Intercontinental a partir de 2004, o ano em que o FC Porto a venceu pela última vez.

Curiosamente, a final continua a "honrar" a velha Intercontinental. Invariavelmente defrontam-se na final um clube europeu e um clube sul-americano, excepção feita na última edição onde o Inter cilindrou o africano Mazembe por 3-0.

Sendo assim, a contabilidade correcta é:


O FC Porto é o clube português com mais títulos oficiais. Ponto final!


Os melhores jogos da época 2010/2011 - Parte 2

Supertaça Cândido de Oliveira - 7 de Agosto de 2010
SL Benfica 0 x 2 FC Porto

O primeiro jogo oficial da época foi especial por vários motivos. Primeiro porque significou a conquista daquele que viria a ser o 1º de 4 troféus desta inesquecível época de 2010/2011. Em segundo lugar porque mostrou que FC Porto iríamos ter: uma equipa táctica e mentalmente forte e que privilegiava a posse de bola. Finalmente porque, de acordo com toda a conjuntura mediática que antecedeu este jogo, o Benfica era já o vencedor antecipado do troféu, sendo ainda o mais que provável campeão nacional 2010/2011, assim como um sério candidato a vencer a Champions.


O que aconteceu no jogo foi um exercício claro de supremacia do FC Porto, com uma táctica soberbamente montada por Villas-Boas, que manietou o conjunto do "catedrático do futebol", Jorge Jesus. No final, graças aos golos de Rolando (com a inestimável colaboração de Roberto que vinha já revelando os dotes que o tornariam uma figura da época) e de Falcao, o FC Porto arrecadou o troféu e Villas-Boas conquistou o seu primeiro troféu em menos de um ano de actividade como treinador principal.







Reacções:




O catedrático aka Balboa da Pastilha:










André Villas-Boas, o nosso "Very Special One", distribuíndo bofetadas de luva branca aos agentes da comunicação social que puseram em causa o valor do FC Porto antes deste jogo:







terça-feira, maio 24, 2011

Os melhores jogos da época 2010/2011 - Parte 1

Ao longo da temporada que terminou, o FC Porto proporcionou a todos os adeptos de bom futebol, portistas ou não, excelentes exibições, coroadas com resultados fantásticos, uns mais que outros, é claro.

Não é fácil escolher o jogo que mais marcou a época, tantos foram os momentos inesquecíveis proporcionados, desde o 1º jogo oficial para a Supertaça, que marcou o início desta temporada memorável até à final da Taça de Portugal do último Domingo, que terminou com a conquista do 4º troféu da época pelo FC Porto.

Assim, nos próximos dias, iremos recordar esses jogos ao mesmo tempo que convidamos os leitores a votar naquele que consideram ser o jogo mais marcante da época, numa pré-selecção arbitrária de 12 jogos que nos pareceram ser os mais significativos.

Qual é o jogo que consideram ter sido o mais marcante da época? Votem na sondagem ao lado e digam de vossa justiça!


segunda-feira, maio 23, 2011

Taça de Portugal: Época fecha com chave de ouro e com festival de golos!

"João Moutinho ergue a última prataria do FC Porto." - UEFA

O FC Porto fechou a época com chave de ouro, conquistando a Taça de Portugal ao bater o Vitória de Guimarães na final por fantásticos 6-2, e assegurando o 4º troféu de uma época (mais uma!) que ficará para sempre na memória dos adeptos.

O jogo de ontem no Jamor, foi o corolário daquilo que foi a época do FC Porto. Os dragões foram superiores logo a abrir, claudicaram um pouco a meio e depois arrancaram para um desempenho avassalador que não deu hipóteses à concorrência.

No entanto, as desconcentrações defensivas ainda serviram para criar alguma preocupação nos adeptos portistas e alimentar a expectativa dos vimaranenses, mas foi Sol de pouca dura. Notou-se que já há jogadores a precisar de férias e notou-se também que havia também um certo desanuviamento e alguma desconcentração. É normal. O FC Porto estava ainda na ressaca dos festejos da conquista da Liga Europa e isso teve o seu preço. Ver Hulk a marcar Edgar (com quase mais meio metro no lance do 2º golo) é sintomático. Onde estavam Rolando ou Maicon? Por outro lado, no 1º golo do Guimarães fica a ideia que Rolando foi afastado por um adversário, acabando por desviar a bola para a baliza. Fernando, por seu turno também esteve infeliz ao longo do jogo -não só pelo penalty cometido-, sendo mais que justificada a sua saída.

Seja como for, o FC Porto mostrou toda a força do seu ataque. Sem Falcao, Villas-Boas permitiu-se a jogar mais em velocidade, explorando o contra-ataque com mestria, já que a presença de Varela, James, Hulk e Belluschi, dava um dinamismo adicional à manobra ofensiva. Com o aparte dos 2 golos vitorianos, o Guimarães pouco mais fez para além de 2 lances onde Beto mostrou qualidade, o FC Porto foi sempre mais perigoso e, se o resultado já é histórico, se os dragões não tivessem tirado o pé do acelerador na 2ª parte, o resultado teria sem dúvida números mais elevados.

Beto foi mais uma vez decisivo!

Do jogo sobressaem duas figuras: James e Beto. Se o primeiro ainda tem um longo caminho a percorrer, embora já mostre muita qualidade para a idade que tem, já Beto tem a pouca sorte de ter Helton como concorrente. Não fosse esse facto e seria indiscutivelmente o guarda-redes titular da Selecção Nacional, como ainda o será certamente num futuro próximo. Mostrou mais uma vez a sua agilidade numa defesa extremamente difícil ainda na primeira parte e, como já o fizera no ano passado também para a Taça no jogo contra o Belenenses, mostrou que é um especialista na defesa de grandes penalidades.

Com esta Taça de Portugal, a 16ª da sua História, o FC Porto ultrapassa o Sporting em número de Taças conquistadas e iguala outra vez o Benfica em número absoluto de títulos. Digo outra vez uma vez que a Taça Latina, como o Dragus Invictus também o referiu em comentário, foi subitamente elevada à categoria de troféu oficial, apesar de se tratar de um torneio de pré-época onde os clubes participavam por convite. Para a próxima época, com um bocado de sorte (se o Torneio do Guadiana e a Taça da Amizade não forem entretanto promovidos), o FC Porto conseguirá inevitavelmente essa ultrapassagem.

Para já, siga a festa e umas férias bem merecidas. Cai o pano sobre uma época de sonho.


Foto: UEFA/AFP; RR

domingo, maio 22, 2011

Taça de Portugal: Vai mais uma?

O FC Porto joga hoje o último troféu da época, podendo fechar com chave de ouro uma época que, mais uma vez, está a ser memorável!

Depois de uma Supertaça ganha "sem espinhas", um Campeonato ganho sem dar hipóteses à concorrência e com resultados que não deixam dúvidas, e uma Liga Europa onde, a partir de certa altura, o FC Porto foi considerado o grande favorito à vitória final, hoje é a vez da Taça de Portugal, onde os dragões irão encontrar o Vitória de Guimarães.

É certo que a época será sempre classificada de fantástica, independentemente do que hoje acontecer. É certo que Villas-Boas não chamou Falcao nem Otamendi para este jogo. Mas, à luz do que foi a época e tendo em conta a capacidade desta equipa, é legítimo perguntar: Porque não mais uma?

Força Porto!!

PS - A escolha do Jamor como palco para a final é justificada pelo facto de este estádio ser um palco histórico e nostálgico do futebol português e da Taça de Portugal. Sim senhor. É portanto por isso que a FPF faz questão de o conservar praticamente nas mesmas condições em que se encontrava há 50 anos atrás. Porque não o anfiteatro romano de Conímbriga? Também é um palco histórico e é só necessário acrescentar bancadas amovíveis e sanitários.

quinta-feira, maio 19, 2011

Vitória do FC Porto na imprensa mundial


Ecos da vitória do FC Porto, ontem em Dublin, na imprensa mundial:













FC Porto - Vencedor da LIGA EUROPA - 2010/2011

Depois de Viena, Tóquio, Sevilha, Gelsenkirchen e Yokohama, Dublin entra irremediavelmente na lista de cidades mágicas do imaginário do Dragão. Na capital da ilha-esmeralda, o FC Porto conquistou a sua primeira Liga Europa, 7 anos após a última conquista de uma prova europeia (a Liga dos Campeões).

Poder-se-á discutir se é justo integrar "in media res" os clubes repescados da Liga dos Campeões. O que é certo é que essa particularidade torna esta Liga Europa muito mais difícil do que o antigo modelo da Taça UEFA e, exactamente por isso, acaba por ser muito mais saborosa esta vitória.

Não foi um jogo bem jogado, muito pelo contrário. Houve poucas oportunidades, muita luta a meio campo, mas, no final e naquilo que realmente interessa, a vitória sorriu ao FC Porto que, cada vez mais se afirma como um dos grandes da Europa e indiscutivelmente, como a equipa portuguesa com maior palmarés internacional:

2 Taças dos Campeões / Liga dos Campeões
2 Taças UEFA / Liga Europa
1 Supertaça Europeia
2 Taças Intercontinentais

Mais uma vez, o FC Porto faz história e deixa ainda mais vincada a sua marca no futebol europeu. A nível interno, a época quase perfeita poderá ter o seu corolário já no Domingo no Estádio do Jamor na final da Taça de Portugal.

Para já, siga a festa! Parabéns ao FC Porto (com um grande enfoque no nosso "Very Special One!") e, porque se impõe dizê-lo, parabéns ao SC Braga não só pela forma briosa como hoje se bateu mas também pela grande época que realizou.

quarta-feira, maio 18, 2011

Dublin 2011 - Cumprir com seriedade e profissionalismo!




O FCPorto tem hoje a oportunidade de escrever mais uma página de ouro da sua História quando às 19h45 entrar no Dublin Arena para defrontar o Braga, naquela que é a sua 5ª final de uma competição europeia.

Temos razões para estar optimistas à luz daquilo que o FC Porto tem feito esta época, parecendo não se cansar de bater recordes. Para já a época está a ser brilhante. Uma supertaça e -objectivo maior- o campeonato, ambas as provas conquistadas com inequívocas demonstrações de superioridade.

O jogo de hoje frente ao Braga é especial, e não só pelo ineditismo de se tratar de uma final inteiramente portuguesa. Na presente época, o FC Porto ultrapassou vários adversários, uns mais fracos e outros de topo, sendo que todos foram ultrapassados com o mesmo brilhantismo.

Contudo, o Braga muda radicalmente as circunstâncias, embora haja claramente favoritismo da parte do Porto. É que para os minhotos o respeito e o conhecimento que têm dos dragões é completamente diferente do que seria caso se tratasse de uma equipa estrangeira. Estão habituados a jogar contra o Porto e sabem que não têm nada a perder. Trata-se de uma situação semelhante à que se perspectivava em 2002/2003, quando o Boavista estava no limiar de aceder também à final da UEFA em Sevilha. Quando questionado sobre quem preferia como adversário na final, Mourinho optou inequívocamente pelo Celtic, porque tinham "mais respeito pelo FC Porto" do que o Boavista.

Para a esmagadora maioria dos jogadores bracarenses será também a única ou última oportunidade que terão de conquistar um troféu com o prestígio da Liga Europa, casos de Alan, Meyong, Paulo César, Vandinho,... Sendo claramente não favoritos, nada têm a perder e tudo a ganhar. Podemos pois preparar-nos para ver os Guerreiros do Minho a deixar a pele em campo até ao último minuto.

Só um FC Porto sério, competente e esforçado poderá obter o resultado que tanto desejamos: trazer mais um troféu europeu para a sua galeria e para Portugal. Seria o seu 7º troféu internacional, somando-se às duas Taças dos Campeões / Liga dos Campeões, à UEFA (Sevilha), à Supertaça Europeia e às duas Intercontinentais.

Villas Boas deverá optar pelo onze que mais segurança traz: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro; Fernando, Guarín e Moutinho, Varela, Falcao e Hulk. Serão estes jogadores que terão a missão de cumprir com seriedade e profissionalismo até porque, como bem sabemos e bem vimos esta época, festejar por antecipação pode trazer grandes amargos de boca.

Força Porto!! Queremos essa Taça!


A caminho de Dublin - Todos os jogos e todos os golos

O FCPorto joga hoje a possibilidade de escrever mais uma página de ouro na sua História cada vez mais brilhante e recheada de títulos, isto numa semana que poderá fechar da melhor forma uma época inesquecível.

Antes de falar da final, começamos por recordar todos os jogos e todos os golos do FC Porto na caminhada que levou os Dragões à final de hoje em Dublin.

Ao todo, o FCPorto realizou 16 jogos, resultando em:

13 vitórias
1 empate
2 derrotas

43 golos marcados, dos quais 16 por Radamel Falcao
15 golos sofridos.

Resumidamente, o FC Porto eliminou equipas dos seguintes países:

Bélgica (1), Bulgária (1), Turquia (1), Áustria (1), Rússia (2), Espanha (2)


Resumo dos jogos:

Pré-eliminatória

Genk 0 x 3 FC Porto



FC Porto 4 x 2 Genk



Fase de Grupos

FC Porto 3 x 0 Rapid Viena



CSKA Sofia 0 x 1 FC Porto



Besiktas 1 x 3 FC Porto



FC Porto 1 x 1 Besiktas



Rapid Viena 1 x 3 FC Porto



FC Porto 3 x 1 CSKA Sofia


Fase final

Sevilha 1 x 2 FC Porto



FC Porto 0 x 1 Sevilha



CSKA Moscovo 0 x 1 FC Porto



FC Porto 2 x 1 CSKA Moscovo



FC Porto 5 x 1 Spartak Moscovo




Spartak Moscovo 2 x 5 FC Porto



FC Porto 5 x 1 Villarreal



Villarreal 3 x 2 FC Porto