terça-feira, março 30, 2010

Entrevista de Judite de Sousa a Pinto da Costa: Presidente do FCPorto recandidata-se


Pinto da Costa anunciou esta noite que se vai recandidatar à presidência do FCPorto. Esta foi aliás a grande revelação da noite sobre o clube azul e branco, dentro do que permitiu a entrevistadora que, quiçá por hábitos caseiros ou procurando lançar alguma gasolina na fogueira, centrou a entrevista ao presidente do FCPorto... no Benfica!

Pelo meio, Pinto da Costa admitiu que o Benfica vai inevitavelmente ser campeão, vencendo este "o campeonato dos túneis" mas ressalvando que se não fosse o castigo a Hulk, provavelmente as coisas seriam diferentes. Perante a insistência frenética de Judite de Sousa sobre se um jogador é assim tão decisivo numa equipa e se os outros não se sentirão menosprezados, Pinto da Costa esteve bem, referindo os exemplos de Barcelona e Real Madrid, equipas recheadas de estrelas e campeões do Mundo, mas que sem Messi e Ronaldo são completamente diferentes.

Habilmente, Pinto da Costa foi-se furtando a fazer declarações que pudessem ser alvo da forma particular de fazer justiça do CD da Liga, usando e abusando de citações, documentos e recortes de imprensa para fundamentar a sua argumentação. Veremos, ainda assim, se no seu último estertor, o "Baltasar Garzón" português não tentará ainda uma última gracinha.

O momento alto foi, como já referi, o anúncio em primeira mão da recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FCPorto. Segundo palavras do próprio "vou voltar a recandidatar-me porque quero mostrar que, mesmo sem ninguém na Liga, vou voltar a ganhar não só cá como lá fora e quero fazer um grande museu que quero que seja o museu mais visitado da cidade do Porto."

Pelo meio uma única gaffe, referindo Falcao como internacional "paraguaio".

Contudo, o episódio mais caricato da entrevista veio da própria entrevistadora. Em resposta a uma pergunta colocada por Judite de Sousa sobre... Vieira, Pinto da Costa respondeu que a uma das grandes diferença de Vieira em relação a anos anteriores era o facto de já não usar vernáculo quando falava nas casas do Benfica pelo facto de ler. Mais uma vez em frenesim, Judite "atirou-se" a Pinto da Costa pretendendo saber o que queria dizer com aquilo o Presidente do FCPorto. Perante as evasivas de Pinto da Costa, Judite atirou a pérola: "Se agora lê ou é analfabeto ou é cego. Em que ficamos?" Tranquilamente Pinto da Costa respondeu que, se Vieira era capaz de ler, então havia duas coisas que ele obviamente não era: cego e analfabeto. Um mimo!

Foi pois uma entrevista que valeu pelo anúncio da recandidatura mas que, no restante pouco produziu. Pudesse Pinto da Costa falar livremente e outro artigo completamente diferente aqui estaria...



Foto: CLPM

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, para mim a frase foi: "vou voltar a ganhar, não só cá, como lá fora", marca a entrevista...sem esquecer o Museu.

Um abraço

Sete_Luas disse...

Não fosse o facto de hoje entrar de mini-férias eu diria que esta entrevista tinha sido o ponto alto da minha semana. Já não me lembrava de me rir tanto há algum tempo. Sempre achei que a entrevistadora não primava muito pela inteligência ou pela qualidade como "entrevistadora" e ontem vi alguém que soube tirar partido destes atributos de Judite Sousa. Sarcástico, mordaz, irónico, Pinto da Costa esteve ao seu melhor nível... Gostei principalmente do pormenor de classe da oferta à entrevistadora de um livro sobre o mundo "obscuro" do futebol (obscuro porque a capa é preta!).