segunda-feira, fevereiro 22, 2010

FCPorto 5 x 1 Sp. Braga: Vendaval ofensivo varre bracarenses


O Sp. Braga ainda deverá a estar tentar perceber o que aconteceu ontem à noite no Estádio do Dragão. Procurando recuperar o 1º lugar da classificação, os minhotos encontraram um FCPorto cheio de alma que cilindrou autenticamente o adversário e não deixou dúvidas quanto à sua superioridade. Talvez por pensar antecipadamente que o resultado já era castigo suficiente, Olegário decidiu ser complacente e só assim o Braga chegou ao final do jogo com 11 jogadores em campo.

Numa semana em que o invulgar CD da Liga, através do exibicionismo compulsivo da sua figura "maior", dera a conhecer o resultado de mais uma das suas interpretações muito particulares da lei, o FCPorto recebeu o Braga num contexto muito particular. Depois de um grande momento de declaração de união por parte do plantel, mais uma vez no aquecimento a equipa voltou a mostrar solidariedade para com Hulk e Sapunaru, envergando uma t-shirt com o nome de ambos.


O momento mais emotivo que antecedeu o jogo acabou no entanto por ser o minuto de silêncio em homenagem às vítimas do temporal na Madeira, sublinhado com forte aplauso vindo das bancadas e a emoção muito particular do mais recente craque azul e branco, Ruben Micael, que não largou a bandeira da região autónoma.




Quando Olegário Benquerença apitou para o início da partida, poucos esperariam o que aconteceu nos 90 minutos que se seguiram: um FCPorto que vulgarizou completamente o Sp. Braga, derrubando a imagem de extrema organização táctica que a equipa de Domingos Paciência tinha vindo a deixar desde a 1ª jornada, sem argumentos para contrariar o caudal ofensivo que o Dragão ontem descarregou sobre a defensiva bracarense, sobretudo a partir do flanco esquerdo.

Se até ao primeiro golo ainda existiu algum equilíbrio, a partir do 1º golo, uma assistência primorosa de Varela (que grande jogo!) para a finalização de Meireles, só deu FCPorto! A largura de jogo dada pelas alas do FCPorto, sobretudo a esquerda, abriu espaços no meio que foram explorados de forma excepcional por Micael e Meireles, sendo que na frente Falcao foi um quebra cabeças para os adversários. Dá gosto ver jogar o colombiano, cheio de confiança, a ser capaz de assumir a iniciativa para vir atrás pegar na bola e dar ele próprio início aos movimentos ofensivos, revelando depois um notável instinto de finalizador. Facto importante: Falcao com os 2 golos obtidos ontem, tem agora 16 golos marcados, menos um que Cardozo, embora este último tenha 6 golos obtidos de penalty contra 1 do colombiano.


Em grande estiveram também Varela e Álvaro Pereira. O jovem português coroou a sua exibição com duas assistências perfeitas para golo e que cansa só de ver correr. Graças a ele, Filipe Oliveira terá com certeza tido pesadelos esta noite. Já Álvaro Pereira, o tal que afinal foi preterido no Benfica em favor de Schaffer, voltou a fazer uma grande exibição mas desta vez mais notável pelo fantástico golo marcado "do meio da rua" e que só levanta questões em relação ao desempenho de Eduardo nesse lance porque Álvaro não se chama Cristiano Ronaldo. Juntamente com Varela formou uma ala esquerda temível. Coincidência ou não, 4 dos 5 golos nasceram do lado esquerdo do ataque do FCPorto.

No meio, Micael e Meireles entenderam-se às mil maravilhas e se Meireles marcou na sequência de uma jogada-tipo do FCPorto, já Micael por duas ocasiões esteve perto de conseguir o golo que tem vindo a justificar. A jogar assim, não tenho dúvidas que vai conseguir naturalmente um bilhete para a África do Sul, juntamente com Varela.

Na direita, Fucile também ajudou a dar profundidade ao ataque, embora este flanco não tenha tido a mesma acutilância do esquerdo já que Mariano não tem a dinâmica de Varela. Apesar de tudo, o argentino tentou várias vezes o golo, sendo a ocasião mais flagrante o lance em que se isolou à saída do meio campo mas, pressionado pelo defesa que recuperou terreno e pela saída de Eduardo acabou por atirar um pouco ao lado, e soltou-se sobretudo na ponta final, dado o espaço que o Braga abriu ao avançar no terreno. Foi nesse período que Mariano criou a jogada para o golo de Belluschi, um golo à "futsal", Belluschi que pouco depois seria alvo de uma entrada bárbara por parte de um adversário que, por sorte, não lhe partiu a perna.

Este lance acabou por ser a cereja no topo do bolo da actuação de Olegário Benquerença que de forma incompreensível apenas mostrou o cartão amarelo ao jogador do Braga. Já antes Mossoró não vira o 2º amarelo por pontapear uma bola para a baliza depois do apito do árbitro (embora se possa discutir a justiça do primeiro) e Paulo César também se safara do vermelho após tentar agredir Fucile à cabeçada (mal o "teatro" do uruguaio). Há que reconhecer no entanto que ficou também uma grande penalidade por assinalar contra o FCPorto, já que Meireles derrubou Mossoró na área. Portanto, uma exibição em grande de Olegário, apesar dos elogios de Ruben Micael que hoje são reproduzidos na imprensa.


Agora o Sporting

A próxima jornada traz consigo o reencontro com o Sporting, equipa que este ano conta por derrotas os jogos com o FCPorto. Fica para já a grande incógnita: que equipa vamos ter em Alvalade? O FCPorto de contenção que amiúde temos visto ou o FCPorto de ontem e de Quarta-feira, capaz de lutar do 1º ao último minuto, disputando cada lance como se fosse o último?

Fotos: FCPORTO

domingo, fevereiro 21, 2010

Modalidades: Resumo do Fim-de-Semana

Andebol: Madeira SAD x FCPorto (adiado)
Tempestade na Madeira leva à anulação do jogo

Depois de na semana passada ter conquistado o Torneio Cidade de Tarouca, ao bater na final o S. Bernardo por 34 x 23, o FCPorto viu a sua participação no reinício do Campeonato, o jogo contra o Madeira SAD, ser adiado devido ao temporal que assolou a ilha da Madeira, com as infelizmente tristes consequências que se conhecem.


Basquetebol: FCPorto 79 x 63 Ovarense
Ovarense apadrinhou regresso às vitórias

Depois de ter novamente perdido no fim-de-semana passado, em casa com o Vitória de Guimarães, o FCPorto voltou às vitórias e logo diante da Ovarense, triunfando por 79 x 63, com uma grande exibição de Stempin.

O FCPorto segue em 4º lugar, com 9 vitórias e 5 derrotas, atrás de Benfica, Guimarães e Ovarense. Na próxima jornada o FCPorto desloca-se ao terreno do Sampaense, 8º classificado.


Hóquei em Patins: Iserlhon 1 x 6 FCPorto
A lei do mais forte

Depois do triunfo no campeonato contra a AD. Oeiras por 7-0 na semana passada, este fim-de-semana foi dedicado às competições europeias e o FCPorto fez valer a sua supremacia na sua visita ao terreno do Iserlhon, triunfando por 6-1, com 5-0 ao intervalo. Os golos foram apontados por Ventura (2), Emanuel Garcia (2), Pedro Gil e Filipe Santos.

Com esta vitória o FCPorto reassume à condição a liderança do grupo já que o Valdagno tem menos um jogo e menos um ponto que o Octocampeão nacional.

Qualquer semelhança com a actualidade poderá ser pura coincidência


Graças à circunstância de a Associação Desportiva do Fundão militar no campeonato de futsal da 1ª divisão, passei a apreciar este desporto, uma espécie de sub-produto - passe a expressão - do futebol, que entusiasma pela intensidade de jogo e ritmo elevado, onde um jogador apenas pode ser mais determinante do que numa equipa de 11. Talvez por não ter havido jornada do campeonato este fim-de-semana (não vejo outra razão para tal), fui acometido de uma súbita melancolia saudosista que me fez recordar a época de 2007/2008.

Nessa época, corria o mês de Abril de 2008 e o Belenenses liderava a fase regular do campeonato com 4 pontos de avanço sobre o 2º classificado Benfica, quando, após 8 meses de deliberação, o Conselho de Disciplina da Federação decidiu suspender o atleta Pedro Cary, figura em destaque na equipa de Belém, por alegada inscrição irregular... na 1ª jornada do campeonato, em Setembro de 2007. Pedro Cary foi suspenso por 1 mês, logo na altura mais decisiva da fase regular, e o Belenenses foi punido com perda de 3 pontos. A equipa de Belém recorreu entretanto ao Conselho de Justiça da Federação.

Nas poucas jornadas até ao final da fase regular, o Belenenses, privado de um jogador-chave, perdeu pontos fatais que fizeram a equipa cair para 2º lugar, por troca com o Benfica. Nos play-off, ambas as equipas se apuraram para a final disputada à melhor de 3 jogos e, pelo alinhamento da fase regular, o Benfica obteve o direito de disputar o eventual 3º jogo em casa.

Se no primeiro jogo, em Belém e já com Pedro Cary, o Belenenses conseguiu vencer por 4-3, já no segundo jogo na Luz o resultado acabou por ser de 6-0 a favor do Benfica, havendo por isso necessidade de disputar novo jogo, também na Luz, no qual o Benfica venceu novamente, desta ver por 4-2, sagrando-se assim campeão nacional.

5 dias depois, o CJ da Federação daria provimento ao recurso do Belenenses, anulando a decisão do CD e dando razão aos azuis de Belém nas suas alegações de que não havia motivo para o castigo. O campeonato, contudo, já tinha sido decidido e a decisão nada alterou...

Qualquer semelhança com a actualidade pode ser ou não coincidência, começando no facto de o beneficiado poder parecer o mesmo.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Fumo branco para Hulk e Sapunaru às 15h30?

Tudo aponta para que se saiba hoje, às 15h30, qual o castigo que o implacável, imparcial e extremamente competente CD da Liga irá aplicar a Hulk e Sapunaru no âmbito do famigerado "Caso do Túnel da Luz".

A confirmar-se, é realmente admirável o CD da Liga ter conseguido tomar uma decisão em apenas 2 meses sem ter tido hipótese de recorrer a quaisquer tipo de provas irrefutáveis como podem ser por exemplo um livro da autoria de uma qualquer cidadã idónea, embora escrito por interposta pessoa.

Mas atenção que estamos a falar de uma Liga que tanto suspende preventivamente jogadores durante meses por incidentes em túneis como aplica castigos a outros em circunstâncias semelhantes sem ter de recorrer a suspensões preventivas (mas espera inteligentemente que feche o mercado para anunciar castigos decididos previamente), uma Liga que suspende por 2 jogos um jogador que simule um penalty mas que, também possibilita que qualquer jogador possa simular 3, 4 ou 5 no mesmo jogo safando-se apenas com uma sanção pecuniária. Também estamos a falar de uma Liga que prevê suspensões de meses por tentativa de agressão a não jogadores mas que suspende por 2 a 3 jogos quem agrida jogadores propriamente ditos. Claro que se for um adepto a invadir um terreno de jogo para agredir um árbitro assistente (numa altura em que os stewards provavelmente estão todos no túnel) a coisa fica por um ralhete ao clube da casa. Será certamente uma atitude de compreensão para com um clube que pede à polícia para não ser tão rigorosa no controlo dos adeptos...

É às 15h30, não é? Aguardemos. Sinto que vou rir às gargalhadas.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

FCPorto 2 x 1 Arsenal... Muito curto!

Muitos passes errados, muito jogo físico (Ruben Micael e Fàbregas que o digam), muitas decisões erradas e um resultado que é curto para a 2ª mão. O FCPorto cumpriu o exigido e, à semelhança do último encontro com o Arsenal, marcou 2 golos. Pena ter sofrido um golo muito consentido que complicou a tarefa da 2ª mão no próximo dia 9 de Março.

O jogo valeu no entanto pela entrega dos jogadores e, se mais fosse preciso, pela afirmação de Ruben Micael como um dos grandes reforços de 2009/2010, jogando sem complexos, olhos nos olhos e desestabilizando os adversários directos. Aliás, a forma como "criou" o 2º golo foi paradigmática, mostrando concentração e vontade de vencer, conseguiu pressionar o árbitro e o guarda-redes adversário e, mal apanhou a bola, chamou Falcao e marcou rapidamente o livre sem dar hipóteses quer aos adversários, quer ao árbitro. Nos antípodas ficou-se Hulk, como já havia previsto ontem. O brasileiro voltou com tanta vontade de mostrar serviço que se agarrou demasiado à bola e perdendo-a sistematicamente em incursões inconsequentes.

Para a história fica o golo de Falcao que irá entrar para o anedotário do futebol europeu e que, a esta hora, já deverá estar pelo Youtube, isto embora o primeiro, por Varela, também não lhe fique atrás.
Registe-se a azia de Arséne Wenger que preferiu atirar as culpas da derrota ao árbitro devido ao que se passou no 2º golo, isto quando os seus jogadores, incluindo o próprio capitão da equipa Fàbregas, assumiram a sua ingenuidade no lance em causa. Golo limpo, portanto, que resulta na caricatura dos ingleses remetidos a uma espécie de meninas de coro ingénuas.


Imagem: UEFA

FCPorto x Arsenal - O regresso do incrível num jogo onde só a vitória interessa

O FCPorto joga esta noite uma cartada importante da sua época na recepção ao Arsenal logo às 19h45 em jogo a contar para os 8ºs de final da Liga dos Campeões.

Os londrinos chegam ao Porto com várias ausências sonantes. De facto, Wenger não poderá contar com o guarda-redes Almunia, Gallas, Song, Arshavin, Van Persie e Eduardo. No entanto, em campo estarão nomes como Clichy, Sagna, Vermaelen, Eboué, Fabregas, Rosicky, Nasri, Vela, Walcott e Brentdner, pelo que o FCPorto terá tudo menos tarefa fácil...

Por outro lado, Jesualdo também não poderá contar com Rodriguez e Farías, embora os regressos de Meireles e Hulk (isto de ter um craque só para jogar a Champions não é para qualquer um), o que limita as opções de ataque, já que Orlando Sá não foi inscrito na prova.

No ar fica a curiosidade de saber de que forma reagirá Hulk a este período de férias prolongadas a que o incompetente CD da Liga o votou. A mim parece-me que vamos ter o Hulk com tanta vontade que se vai atrapalhar frequentemente com a bola mas que, às duas por três, irá tirar uma da cartola.

Equipa provável: Helton, Fucile, B. Alves, Rolando, A. Pereira, Fernando, Meireles, Belluschi / Micael, Varela, Falcao e Hulk.

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Liga Zé do Boné / Betadin - Jornada 7 - As coisas começam a aquecer!

Inicia-se hoje a jornada 7, a primeira da fase a eliminar e o primeiro de 6 jogos antes da final da Champions, da emocionante Liga Zé do Boné / Betadin. Agora as coisas começam a aquecer e os palpites sobre quem irá ou não passar as eliminatórias serão decisivos.

Não se esqueçam que têm até às 19h30 para efectuarem as vossas transferências que, para esta jornada, serão ilimitadas. Boa sorte a todos!


Sponsors oficiais da Liga:



Prémios:

1º lugar - Caixa de 6 garrafas de vinho Fundanus, oferta da ACF - CRL
2º lugar - Caixa de 6 garrafas de vinho Alpedrinha, oferta da ACF - CRL
3º lugar - 1 Garrafa de licor de cereja, oferta d'As Tílias
Recorde de pontuação - 1 Garrafa de licor de cereja, oferta d'As Tílias

sábado, fevereiro 13, 2010

Leixões-0 / FCPORTO -0

Faltaram pernas a alguns jogadores do FCPORTO, principalmente na frente de ataque, pareceu-me que neste momento faltam opções de melhor qualidade, nos últimos 2 jogos já se notava algum cansaço, é que basicamente tem sido o tridente Mariano, Varela e Falcão a ganharem os jogos, pois do trio do meio campo, não parece existirem jogadores que façam golos com alguma frequência...
Apesar do meio campo ter correspondido tácticamente, mas com algumas lacunas a nível de melhoria de definição das jogadas ofensivas.
E claro, a falta de um carrilador na esquerda também se notou, apesar de Fucille não ter estado mal, não dá a mesma profundidade ao ataque do FCPORTO pela esquerda como A. Pereira dá...
E quando os homens da frente, como foi o caso de hoje estão desinspirados, poucas alternativas restam, apenas Orlando Sá, mas nesta altura sem faro para o golo, e como Rodriguez, Farias e Hulk estão de "baixa", e com o excesso dos jogos, pareceu-me que o cansaço e a falta de lances de génio fez a difernça para o FCP não marcar.
E quando por 4 vezes o FCP teve lances claro de golo, existiu inépcia (Varela por 2 vezes, só o cansaço fisico e desgaste mental responde a estes 2 falhanços, Falcão em 1 lance sem objectividade, e Belushi que numa situação de golo claro rematou por cima, quando estava sozinho de frente para a baliza...)
Claro que o azar também existiu, pois no melhor lance de Bellushi, a inventar uma jogada mas a acertar na barra com o guarda-redes já batido...
E depois existiu o arbitro, que numa jogada genial, as tais que definem os jogadores, com Ruben Micael a inventar um lance e a ser claramente derrubado na grande área, perante uma Paixão onde só a má fé e indecência por parte do arbitro não apita penaltie, este é dos tais lances que define a desonestidade intelectual deste fdp de arbitro, que sempre que pode prejudica o FCPORTO, aliando a isto o facto de o arbitro permitir um completo anti-jogo por parte dos jogadores do Leixões que se deitavam para o chão sempre que podiam...
Com este empate e apesar de todo o empenho por parte dos jogadores, notou-se pouco esclarecimento, para não dizer muito na hora da verdade, e é aí que se resolvem este genero de jogos, frente a equipas que só defendem, e destaco que a falta de opções é tremenda, principalmente no ataque, de Jesualdo acho apenas que não arriscou tudo, não era necessário ter o B. Alves na defesa nos ultimos 15 m, e aí era de o colocar sempre na frente, e acho que os cantos e livres laterais têm de ter mais variantes no momento da sua marcação, de forma a criar outras alternativas ofensivas.
Assim, com este empate, só um FCPORTO que vença todos os jogos até ao final pode ser CAMPEÃO, de outra forma, poderá ter sido um adeus prematuro ao titulo...

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Taça de Portugal: FCPorto defronta Rio Ave nas meias-finais

Foi realizado há instantes o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, tendo ditado que o FCPorto irá medir forças com o Rio Ave, primeiro em Vila do Conde a 24 de Março e depois, na 2ª mão, no Estádio do Dragão a 14 de Abril.

O Rio Ave, que chegou às meias-finais após eliminar o Guimarães, e o FCPorto já se defrontaram esta época na Liga Sagres, em Novembro último, tendo o FCPorto vencido por 2-1.

FCPorto 1 x 0 Académica - A caminho do Algarve

Um golo de Mariano, já próximo do fim do jogo, ditou o apuramento do FCPorto para a final da Taça do Hermínio. O jogo nem sempre foi bem jogado, até porque o FCPorto jogou com meia equipa formada por jogadores habitualmente pouco utilizados, e disso tirou o melhor partido a Académica, sempre muito organizada tacticamente. Creio até que se esta Académica tivesse um ponta-de-lança uns furos acima dos que actualmente tem no plantel, poderia ser um caso sério da Liga Sagres.


O FCPorto teve muitas dificuldades em controlar o meio campo, isto apesar de contar com 4 unidades no sector. De Belluschi, Valeri e Guarín, que jogavam à frente de Tomás Costa, só o 1º procurava dar alguma aceleração ao jogo, perante a apatia de Valeri e a lentidão e os passes errados de Guarín. Na frente, Orlando e Mariano tinham muitas vezes de recuar para vir buscar jogo já que os médios não conseguiam colocar a bola jogável na frente. Se de Guarín a irregularidade já é uma imagem de marca, já de Valeri esperava mais. Parece-me que Valeri terá ficado afectado pela entrada de Ruben Micael no plantel e por ter sido preterido em favor deste na Liga dos Campeões... Uma pena já que vejo ali um jogador com muito potencial mas, já se sabe, Guarín é outro dos "queridos" de Jesualdo.

Na segunda parte, as substituições, sobretudo a entrada de Varela e Ruben Micael vieram finalmente dar lucidez ao jogo e o FCPorto começou a 2ª parte em cima da Académica que, mérito dos ajustes feitos por Villas Boas, conseguiu reequilibrar a partida e chegou a dispor de oportunidades de golo que, lá está, os seus avançados não souberam aproveitar.

Quem aproveitou foi Mariano que, com uma assistência inteligente de Ruben Micael atirou colocadíssimo sem hipóteses para Ricardo e carimbou o passaporte para a final desta Taça do Hermínio.

No FCPorto os melhores foram Álvaro Pereira, sempre a dar acutilância e largura ao ataque, e Nuno Coelho, a quem a presença de Bruno Alves parece ter dado a confiança necessária para uma exibição muito concentrada com intervenções muito oportunas. Ruben Micael e Varela vieram dar outro dinamismo ao jogo portista, trazendo organização e lucidez (Micael) e agressividade no ataque (Varela).

Segue-se agora a final, a realizar no Estádio do Algarve no próximo mês. Com o Benfica a perder gás (o resultado de Alvalade é extremamente enganador) e o FCPorto a crescer, só se espera que a diferença não seja feita por mais uma arbitragem a necessitar de educação sobre as particularidades da anatomia humana, no caso, a diferença entre uma caixa torácica e um membro superior. Vá, já só peço que não seja uma equipa de arbitragem como a de ontem que invalidou um golo legítimo e não viu um penalty

Ver o vídeo aqui: http://videos.sapo.pt/iwIFVOSKakM2EcZZy6Mf.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Modalidades: Resumo do Fim-de-Semana

Andebol: Xico Andebol 19 x 34 FCPorto e FCPorto 42 x 21 Águas Santas
FCPorto triunfa duplamente de forma categórica

O FCPorto impôs-se categoricamente nos 2 jogos que realizou, primeiro contra o Xico Andebol a meio da semana e depois, já este fim-de-semana, na recepção ao Águas Santas, redimindo-se assim de um amargo empate caseiro frente ao Sporting da Horta há uma semana atrás.

Se no primeiro jogo, a vitória teve um certo sabor a lavar da honra depois da derrota caseira da primeira volta contra a equipa vimaranense por 29 x 33, já a 2º vitória impressiona pelos números pouco habituais a este nível.

O FCPorto segue firme no 1º lugar com 40 pontos em 15 jogos e com mais um ponto de vantagem sobre o ABC. Na próxima jornada, no dia 20, o FCPorto desloca-se à Madeira para enfrentar o Madeira SAD, actual 5º classificado.


Basquetebol: Illiabum 69 x 61 FCPorto
O persistente síndroma da irregularidade

É difícil perceber o actual FCPorto, capaz de intercalar duas derrotas incompreensíveis com um fim-de-semana de luxo em que vence Guimarães, Benfica e Ovarense, conquistando a Taça Hugo dos Santos / Taça da Liga.

Com esta derrota em Ílhavo, o FCPorto cai para 4º lugar, atrás de Guimarães embora os minhotos tenham mais um jogo. Na próxima jornada o FCPorto recebe precisamente o Vitória de Guimarães num jogo onde se espera que o Dragão reencontre o caminho das vitórias.


Hóquei em Patins: Candelária 2 x 1 FCPorto
Primeira derrota do Octocampeão à 14ª jornada

O FCPorto teve este fim-de-semana a sua primeira derrota no campeonato, onde apenas havia perdido pontos no empate na Luz. A equipa a conseguir derrotar pela primeira vez o Octocampeão foi o Candelária dos Açores, uma equipa que em casa, motivada pelo seu público, consegue ser muito complicada.

Apesar de ter começado por sofrer um golo, o FCPorto ainda conseguiu empatar por Pedro Gil mas, na segunda parte e já perto do fim, o Candelária acabaria por estabelecer o resultado final.

O FCPorto continua na frente com 37 pontos, mais dois que o Benfica, recebendo o Oeiras na próxima jornada.


domingo, fevereiro 07, 2010

FCPorto em retoma

Começo este artigo por endereçar um abraço a todos os leitores do Zé do Boné e por pedir desculpa pela ausência a que fui forçado nos últimos tempos por motivos de força maior. Seja como for, cá estamos de volta para analisar o momento actual do universo azul e branco.

FCPorto 3 x 0 Naval

O FCPorto está diferente para melhor. Depois dos jogos frente a Nacional, Sporting e Naval, o saldo é de 3 vitórias, 12 golos marcados, 2 sofridos. Este FCPorto está melhor e sem dúvida a entrada de Rúben Micael na equipa tem a ver com isso, isto enquanto continuamos à espera que o CD da Liga interrompa, quiçá, o seu jogo de bridge para decidir sobre o caso Hulk.


Este jogo marcou o regresso de Bruno Alves à titularidade depois ter ficado de fora da convocatória no jogo contra o Sporting por opção, contra o Nacional por castigo. A braços com as ausências de Rodriguez, Raul Meireles e Fernando, Jesualdo armou a equipa com a defesa habitual, sendo a principal novidade a inclusão de Tomás Costa, substituto habitual de Fernando, na posição 6. Na frente, o trio de ataque foi o mesmo que no jogo contra o Sporting: Mariano, Varela e Falcao.

O FCPorto entrou bem e poucas hipóteses deu à Naval, controlando o jogo e obrigando a equipa figueirense a recuar para tentar fechar os caminhos para a sua baliza. Aqui, há que destacar um aspecto muito importante da mudança de jogo do FCPorto com a entrada de Ruben Micael: jogando o madeirense com Belluschi, o FCPorto ficam com 2 médios criativos que jogam alto no terreno e isso faz com que a equipa portista consiga subir e recuperar mais vezes a bola em zona de ataque, havendo depois capacidade para fazer a sua circulação e para gerar passes de ruptura com mais frequência. Fica pois a questão: com o regresso de Meireles o que acontecerá? Sairá Belluschi ou Micael? Ou não sairá nenhum e o médio da selecção nacional terá de lutar pela titularidade como qualquer outro?

De volta ao jogo, foi preciso paciência para chegar ao golo, tendo este acontecido na marcação de um livre indirecto dentro da área da Naval por Tomás Costa, a cereja no topo do bolo de uma grande exibição.

Na segunda parte o FCPorto continuou pressionante mas, a dada altura, pareceu acomodar-se na ideia de que, a haver um golo, este nunca seria da Naval, atitude que ia custando caro não fosse o avançado da Naval que surgiu diante de Helton ter falhado o remate. Pouco depois o FCPorto chegaria finalmente ao golo da tranquilidade com Falcao a mostrar todo o seu instinto matador na sequência de um livre onde Bruno Alves assistiu o colombiano para o seu 14º golo na Liga.

Já com Guarín em campo por troca com Belluschi, este golo definiu em definitivo o resultado e trouxe a tranquilidade necessária para Jesualdo dar descanso a Fucile e Micael, dando mais minutos a Miguel Lopes e Valeri. O FCPorto acabaria ainda por chegar ao 3º golo pelo inevitável Varela, após assistência de Falcao. Aliás, Falcao foi esta noite um jogador mais virado para o colectivo, tendo por vezes em prejuízo próprio deixado de lado o egoísmo intrínseco dos verdadeiros pontas-de-lança. Por 3 ou 4 situações se viu o colombiano em boa posição para ensaiar a sua meia distância, tendo contudo optado por um passe para um companheiro o que acabou por resultar apenas no 3º golo do FCPorto. Será talvez por isto que Falcao não está já à frente de Cardozo, o marcador de penalties do Benfica, na lista de melhor marcadores do campeonato mas será também por isto que dificilmente se verá um companheiro de Falcao a reclamar com o colombiano no melhor tom de brejeirice.

No final, mais 3 pontos para o FCPorto e uma possível aproximação ao topo da classificação, neste momento ocupado pelo Benfica que quis tanto ser líder que teve de antecipar o seu jogo. Quanto ao Braga joga amanhã no Restelo contra um Belenenses à procura de si próprio. Já se sabe que não poderá contar com alguns jogadores influentes castigados no âmbito da confusão com o Benfica à entrada do túnel no jogo em Braga. Curiosamente, nenhum destes jogadores foi suspenso preventivamente até ser conhecido o castigo... Legalidades.

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Golo de Mariano González

Só para dizer que me parti a rir...

5-1, isto é o que dá em jogar com dois Nº10 em vez de nenhum como é normal... :p

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Modalidades: Resumo do Fim-de-Semana

Andebol: FCPorto 32 x 32 Sp. Horta
Estranho adormecimento azul resultou em empate amargo

Quando a 10 minutos do fim o FCPorto alcançou uma vantagem de 7 golos (29-22), poucos esperariam menos que uma natural e expectável vitória. Infelizmente, também os jogadores do FCPorto se esqueceram que ainda havia 10 minutos para jogar e, a 10 segundos do fim, o Sporting da Horta conseguiu empatar, acabando por levar 2 pontos para os Açores de forma totalmente inesperada.

Apesar do empate, o FCPorto continua na liderança isolada do campeonato, com 34 pontos em 13 jogos, agora com 1 ponto de vantagem sobre o 2º classificado ABC. Se o objectivo for o título, não são estas atitudes de senadores que irão contribuir para isso. Possa este resultado ter servido de aviso.


Hóquei em Patins: Física 2 x 5 FCPorto
FCPorto ultrapassa as Linhas de Torres com classe de Campeão

A equipa de hóquei em patins do FCPorto parece apostada em não facilitar na corrida ao Eneacampeonato mesmo que, como sucedeu neste fim-de-semana, as coisas não comecem por correr bem.

Depois de ter sido surpreendido pela Física no arranque da partida, o FCPorto viu-se a perder por 2-0 e foi aí que o campeão puxou dos seus galões e arregaçou as mangas, partindo de forma imparável para um triunfo por 5-2, já com 3-2 ao intervalo, fruto de 2 golos de Pedro Gil e um do inevitável Reinaldo Ventura. Na segunda parte o FCPorto não baixou o ritmo, tendo ampliado a vantagem através de Filipe Santos e André Azevedo.

Terminada a primeira volta, o FCPorto é líder incontestado e invicto, com 37 pontos em 13 jogos, mais 5 que o 2º classificado Benfica que este fim-de-semana perdeu em Valongo por 2-1. Metade do caminho para o histórico Eneacampeonato já está percorrido.


Basquetebol: FCPorto 74 x 53 Ovarense
FCPorto vence Taça Hugo dos Santos diante dos principais rivais

Foto: Record

O FCPorto venceu a 1ª Edição da Taça Hugo dos Santos, antiga Taça da Liga, ao derrotar sucessivamente o Vitória de Guimarães por 71-69, o Benfica por 78-72 e, na final, a Ovarense por expressivos 74-53. Foi pois um fim-de-semana em grande por parte dos comandados de Moncho Lopez que deram uma mostra do seu real valor e daquilo que conseguem fazer se mantiverem a concentração e a ambição.

Trata-se do primeiro troféu oficial da época para a equipa do FCPorto, a lembrar o passado não muito distante da modalidade, e que se espera que possa servir de tónico para o futuro próximo.
Força FCPorto!