domingo, janeiro 24, 2010

Taça do Hermínio - Estoril 0 x 2 FCPorto. Tranquilo apuramento


Depois da lastimável exibição de quarta-feira contra o Belenenses, num jogo onde o discurso de Jesualdo, que gostou da atitude dos jogadores e que ficou surpreendido pela exibição dos do Restelo, diz tudo, o FCPorto jogou hoje em casa do Estoril. Surpreendentemente, contra todas as previsões, o jogo decorreu mesmo no Estoril e não no Estádio do Algarve, histórica casa do clube canarinho em jogos da I Liga.

Jesualdo aproveitou para fazer algumas improvisações tácticas, alinhando com Nuno Coelho na esquerda da defesa, em contra-ponto com Miguel Lopes, novamente com direito a uma oportunidade, tendo Mariano ficado na esquerda e Guarín na direita. Confesso que quando ouvi falar da colocação de Mariano à esquerda fui por instantes assombrado por um FCPorto x Leixões de má memória da época passada mas, felizmente, foi um receio passageiro.

O atractivo deste jogo foi, ao mesmo tempo para mim, o motivo de maior estranheza: a titularidade de Rúben Micael, tendo Sérgio Oliveira ficado outra vez no banco, com direito a apenas meia dúzia de minutos para (não) se mostrar. Difícil de compreender esta teimosia de Jesualdo em não valorizar os activos que já tem. Será que Sérgio Oliveira será outro Paulo Machado para ser trocado por outro Guarín? O miúdo tem muito talento e poderia e deveria ser chamado mais vezes a jogos importantes que não fossem desta Liga do Hermínio e dos Amigos.

O madeirense contudo, teve alguns bons apontamentos, mostrando muita vontade de se afirmar. O FCPorto só terá a ganhar se Rúben demorar pouco a soltar o seu grande futebol na Invicta. Por outro lado, a presença de Rúben parece ter tido um efeito de despertador em Belluschi que conseguiu finalmente o golo que tanto procurava e que pode tranquilizar o argentino para se assumir em definitivo como playmaker da equipa.

Também Orlando Sá se estreou a marcar num lance em que revelou verdadeiro killer instinct, acreditando na falha da defesa estorilista, e tirando com classe o guarda-redes do caminho para garantir o apuramento tranquilo do FCPorto para as meias finais como líder do grupo, relegando a Académica para a segunda posição pela diferença de 1 golo marcado.


Dos túneis aos viadutos

Entretanto a chegada do FCPorto a casa do Estoril (no Estoril e não no Estádio do Algarve, como já referi atrás) acabou por ser atribulada com o autocarro do FCPorto e o carro de Pinto da Costa a serem apedrejados em plena A5. Parecem pois cada vez mais perigosas as obras de engenharia civil rodoviárias pelos lados capital, desde as auto-estradas aos viadutos passando sobretudo pelos túneis que encerram os misteriosos perigos que todos conhecem.

Ficará por saber quem foram os cobardes autores deste acto, embora acredite que tenham sido vitoriados em determinados sectores e no seio de determinadas maralhas. Aparentemente, trata-se de um fenómeno usual naquela região do país. Quem não se lembra do inesperado fenómeno, qual Entroncamento, da chuva de pedras de 27 de Junho em Alcochete ou, mais recentemente, de uma outra equipa do Norte cujo autocarro também foi alvo de um mimo semelhante ao passar pela zona de Alverca em ambiente de festa?

Sinais claros de uma certa forma de civilização.


Ainda a rábula dos castigos a Hulk e Sapunaru

Numa altura em que ficámos a saber pelos canais oficiais do CD da Liga, os jornais diários, que Helton, Fucile e Rodriguez não deverão ser alvo de processos no já emblemático caso do Túnel da Luz, ficámos também a saber que os incidentes nessa zona sensível do Estádio da Luz são costumeiros. Vieram à luz imagens de uma agressão ocorrida na época passada, mais uma vez com o envolvimento de um segurança, a um elemento do staff portista, e ficámos a saber que o árbitro nada viu e nada registou (que pouca sorte!) mas que a PSP enviou um relatório para a Liga.

Embora desta vez, depois da propaganda diária que foi feita às famigeradas imagens que supostamente mostram Hulk e Sapunaru a transformar um segurança da Luz num mártir ao nível de São Sebastião, a imprensa tenha sido célere em vir a terreiro revelar que afinal as imagens não servem de prova nenhuma nestes casos, fica por saber o que aconteceu ao relatório enviado pela PSP à Liga. Tal como Hulk e Sapunaru, aguardamos pacientemente e de preferência gostaríamos de uma resposta antes do final da época.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Caetano, acordas de repente e pumba: tudo no mesmo saco.

Sobre o jogo, o que é importante é ganhar, para adquirir confiança. Estamos nas meias-finais e a jogar frente à Académica para grande alívio de muitos, em particular do presidente da Liga - se calhasse o Benfica no Dragão ia ser bonito! Se o sorteio tem dado um Sporting-Porto - parece que alterararam os regulamentos e havia essa possibilidade -, tenho dúvidas se o F.C.Porto iria a Lisboa...

Sobre o túnel o ataque à pedrada, apenas digo que isto vai acabar mal, mas depois não venham dizer que nós é que somos os maus da fita.

Um abraço

GaCoMoSi disse...

Taça Lucílio faz favor...nada de retirar o mérito a quem tanto "lutou" por ele!

Saudações Leoninas...